Buscar

atividade 2 ESTETICA FACIAL I

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

ESTETICA FACIAL I
 Pergunta 1 
1 em 1 pontos
	
	
	
	Segundo a Anvisa (2007), os Equipamento de Proteção Individual (EPI) são barreiras físicas que evitam a contaminação direta e indireta por patógenos. São dispositivos de uso individual, utilizado pelo profissional esteticista destinados a proteção e a segurança da saúde de riscos suscetíveis de ameaça de contaminação por microrganismos patogênicos. As medidas de precauções universais são de extrema importância, o custo é baixo e exige apenas o envolvimento do profissional para alcançar resultados positivos. Se todos os profissionais se preocupassem com as normas de biossegurança, a possibilidade de exposição dos pacientes a perigos seria muito reduzida.
 
ANVISA. Agência Nacional de Vigilância Sanitária do Ministério da Saúde. Segurança do paciente : Higienização das Mãos. Brasília, 2007. Disponível em: <http://www.anvisa.gov.br/servicosaude/manuais/paciente_hig_maos.pdf>. Acesso em: 26/12/2018.
 
A partir dessas informações e de nossos estudos sobre Biossegurança, associe cada Equipamentos de Proteção Individual a seguir com suas respectivas funções de uso nos procedimentos estéticos.
 
I. Máscara facial.
II. Avental ou jaleco.
III. Óculos de proteção.
IV. Luvas de látex.
V. Gorro ou touca. 
 
(   ) É utilizada durante os procedimentos estéticos e o processo de limpeza de materiais e ambiente. Não deve ficar pendurada no pescoço. Deve ser retirada somente depois das luvas.
(   ) Deve estar totalmente fechado durante os atendimentos. Ao fim do dia deve ser retirado e deixado no local de trabalho.
(   ) Devem ser limpos após cada procedimento. É indicado que o paciente o utilize durante a aplicação de laser.
(   ) Evitam infecções cruzadas e contaminação entre profissional e paciente, permite o contato seguro com sangue e secreções.
(   ) Previne a contaminação cruzada. Deve cobrir todo o cabelo e orelhas do esteticista. É indicado que o paciente também a utilize. 
 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: 
	
	
	
	
		Resposta Selecionada: 
	
I, II, III, IV, V. 
	Resposta Correta: 
	
I, II, III, IV, V. 
	Feedback da resposta: 
	Sua resposta está correta. Os EPIs são essenciais no trabalho do esteticista, bem como a higienização das mãos, prevenindo, assim, a contaminação entre profissional e paciente, oferecendo segurança durante a execução dos procedimentos estéticos.
	
	
	
 Pergunta 2 
0 em 1 pontos
	
	
	
	De acordo com Rivitti (2014), a acne é uma das principais queixas estéticas e acomete indivíduos de ambos os sexos em qualquer momento da vida, provocando alterações físicas e emocionais em consequência do aspecto inestético da pele em virtude das lesões, que tendem a gerar cicatrizes como sequela. Diversas opções terapêuticas estão disponíveis, desde os esfoliantes, antibióticos tópicos e sistêmicos até a isotretinoína sistêmica. Existem, também, várias intervenções terapêuticas que podem ser realizadas em conjunto com o tratamento medicamentoso da acne, destacando a extração das lesões na limpeza de pele.
 
RIVITTI, E. A. Manual de Dermatologia Clínica de Sampaio e Rivitti . Rio de Janeiro: Artes Médicas, 2014. 
 
Considerando o texto, analise as asserções a seguir.
 
I. A técnica limpeza de pele profunda compreende várias etapas, sendo realizada numa sequência cuja função é restaurar a função da pele, considerada eficaz e muito indicada para o tratamento da acne.
 
PORQUE 
 
II. Na etapa de extração, o esteticista remove as lesões inflamatórias e não inflamatórias utilizando métodos manuais adequados e seguros, com auxílio da cureta e da agulha, evitando sua evolução.
 
Analisando a relação proposta entre as duas asserções acima, assinale a opção correta. 
	
	
	
	
		Resposta Selecionada: 
	
A proposição I é verdadeira e a proposição II é falsa. 
	Resposta Correta: 
	
As proposições I e II são verdadeiras, e a II é justificativa da I. 
	
	
	
 Pergunta 3 
0 em 1 pontos
	
	
	
	Existem várias correntes usadas em eletroterapia, porém podemos definir dois tipos básicos de corrente: a galvânica e a farádica. Elas dão origem às outras correntes, conhecidas como corrente moduladas, que hoje são muito utilizadas nos eletroterápicos.
 
Conforme Pinheiro (2011), o médico italiano Luigi Galvani, em 1780 relatou suas observações sobre a “eletricidade animal”, conhecida hoje como bioeletricidade, ao constatar que a aproximação de um bisturi eletricamente carregado, fez a perna de uma rã mover-se. 
 
PINHEIRO, L. A. Do átomo grego ao Modelo Padrão: os indivisíveis de hoje. Textos de Apoio ao Professor de Física , Porto Alegre, v. 22, n. 6, 2011. Instituto de Física – UFRGS, Programa de Pós Graduação em Ensino de Física, Mestrado Profissional em Ensino de Física. Disponível em: <https://www.if.ufrgs.br/public/tapf/v22_v6_pinheiro_costa_moreira.pdf>. Acesso em: 26/12/2018.
 
Considerando o texto acima e o conteúdo estudo, assinale com V as alternativas verdadeiras e com F as alternativas falsas.
 
I. (   ) A corrente galvânica é contínua e constante. A origem de seus efeitos fisiológicos está nas alterações físicoquímicas que produz ao atravessar soluções eletrolíticas.
II. (   ) Apesar da corrente farádica provocar eletrólise, na estética é indicada para flacidez e HLDG; em alta frequência, para cauterização e cicatrização de lesões acneicas.
III. (   ) No polo positivo (anodo), da corrente galvânica ocorre vasodilatação, e no negativo (catodo), ocorre vasoconstrição, ações que favorecem o aumento do metabolismo celular.
IV. (   ) A frequência da corrente farádica determina efeitos fisiológicos específicos: baixa frequência, analgésico; média frequência, analgesia; alta frequência, bactericida e antisséptico.
 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de respostas. 
	
	
	
	
		Resposta Selecionada: 
	
 V, F, F, F. 
	Resposta Correta: 
	
V, F, F, V. 
	Comentários da Resposta: 
	Sua resposta está incorreta. As características dessas correntes elétricas usadas na eletroterapia definem seu mecanismo de ação fisiológica e os efeitos terapêuticos que se aplicam no tratamento das disfunções estéticas nos procedimentos profissionais. 
	
	
	
 Pergunta 4 
0 em 1 pontos
	
	
	
	A postura ética do profissional da área de saúde inclui as condutas de Biossegurança, que devem ser adotadas em diversas áreas, incluindo a área estética. Segundo Rossete (2016), a visão da Biossegurança é ampla, sendo um conjunto de normas e procedimentos estipulados por meio de normas regulamentadoras e legislações orientadas pela Anvisa, pelo Ministério do Trabalho e da Saúde, entre outros. As normas não são voltadas somente para os riscos biológicos, enfatizando, também, riscos químicos, físicos, ergonômicos e de acidentes. 
 
ROSSETE, C. A. Biossegurança . São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2016. 
 
Considerando o texto acima e o conteúdo estudado, analise as seguintes afirmativas sobre os riscos a que está exposto o esteticista durante a realização de procedimentos.
 
I. O risco biológico é a contaminação por patogênicos, favorecendo a ocorrência de infecção cruzada, na qual profissional e paciente se tornam disseminadores de doenças infectocontagiosas. 
II. O risco químico se dá principalmente pela exposição frequente do esteticista aos produtos cosméticos que contém substâncias tóxicas, como os ácidos.
III. O risco ergonômico deve ser considerado para evitar patologias como: Lesões por Esforços Repetitivos e Distúrbios Osteomusculares (LER/DORT), cansaço físico e mental, dores musculares, tensão, ansiedade, depressão, gastrite e úlcera.
IV. O risco de contaminação por meio da manipulação do sangue, que ocorre em alguns procedimentos, é alta. Basta uma pequena quantidade para que haja a transmissão patogênica, causando doenças graves, favorecendo inclusive a infecção cruzada.
 
Está correto o que se afirma em: 
	
	
	
	
		Resposta Selecionada: 
	
I, II e IV, apenas. 
	Resposta Correta: 
	
I, III e IV, apenas. 
	Comentários da Resposta: 
	Sua resposta está incorreta. A análise dos
riscos considera toda a rotina de trabalho do esteticista e a relação profissional-paciente, o ambiente de trabalho como um todo e sua possível interferência nas questões ambientais. 
	
	
	
 Pergunta 5 
0 em 1 pontos
	
	
	
	A bioeletricidade do corpo humano é visualizada com muita facilidade por meio de um eletrocardiograma ou do eletrocenfalograma, ela depende da constituição orgânica das células e também da condutibilidade do corpo.
 
Conforme Kitchen (2003) o corpo humano é um bom condutor elétrico por ser composto de mais de 60% de água, com altas concentrações de íons, que ocupa papel importante dentro das reações vitais orgânicas, podendo estabelecer uma d.d.p. entre os meios interno e externo da membrana celular, representando condições ideais para a geração da corrente iônica. Sem ela os músculos não poderiam se contrair, o coração não poderia bombear o sangue e os nervos não poderiam transmitir impulsos ao cérebro.
 
KITCHEN, S. Eletroterapia : prática baseada em evidências. 11. ed. São Paulo: Manole, 2003.
 
Considerando o contexto apresentado acima e o conteúdo estudado, analise as seguintes afirmativas sobre as características bioelétricas do corpo humano.  
 
I. A solução eletrolítica que banha o interior das células, bem como os espaço fora das células, favorece a condução e geração de bioeletricidade. 
II.  Tecidos que contenha mais água e eletrólitos, como a pele e a gordura, são altos condutores elétricos, já o sangue e músculos são fracos condutores na aplicação da eletroterapia. 
III. A membrana plasmática garante as características elétricas do corpo,  sua superfície externa é mais positiva (+) que a interna (-), estabelecendo uma d.d.p. média de -70 mV.
IV. O corpo humano é uma máquina elétrica capaz de gerar bioeletricidade conduzida pelo sistema nervoso, uma rede de distribuição de pulsos elétricos que o integra ao cérebro.
 
Está correto o que se afirma em: 
	
	
	
	
		Resposta Selecionada: 
	
I, II e IV, apenas. 
	Resposta Correta: 
	
I, III e IV, apenas. 
	Comentários da Resposta: 
	Sua resposta está incorreta. O estudo do corpo humano, partindo dos conhecimentos fundamentais de eletricidade, permite uma interação análoga das características funcionais e estruturas das células, órgãos e tecidos corporais com os componentes dos circuitos elétricos.   
  
	
	
	
 Pergunta 6 
1 em 1 pontos
	
	
	
	A descoberta da eletricidade revolucionou por completo o modo de vida humano em todos os aspectos, permitindo o desenvolvimento tecnológico que melhorou a qualidade de vida. A corrente elétrica é definida como o fluxo ordenado de cargas elétricas (íons ou elétrons) num condutor mediante a aplicação de uma diferença de potencial elétrico (ddp) ou tensão elétrica (V). Em eletroterapia, a intensidade da corrente aplicada é baixa, da ordem de miliampères (mA) ou microampères (µA). Esses termos técnicos representam as variáveis físicas da corrente elétrica e são importantes para entender os princípios de funcionamento dos equipamentos eletroterápicos.
 
Nesse contexto, associe cada variável ao seu conceito.
 
I. Tensão.
II. Frequência.
III. Potência.
IV. Condutores.
V. Intensidade.  
 
(   )  Que permitem a fácil movimentação dos elétrons ou íons, ou seja, a passagem da corrente elétrica e uma força motriz capaz de movimentar e organizar os elétrons livres no interior do condutor, por meio de uma diferença de potencial elétrico (ddp), denominada tensão elétrica, cuja unidade de medida é o Volt (V) 
(   )  O número de oscilações (ciclos) geradas por unidade de tempo. Sua unidade de medida é o Hertz (Hz), que equivale a uma oscilação por segundo. 
(   ) Representa a quantidade de elétrons que passa pelo condutor em um intervalo de tempo e a unidade de medida é o Ampère (A). Segundo Lacrimanti (2014), em eletroterapia a intensidade da corrente aplicada é muito baixa, da ordem de miliampères (mA=10 -3) ou microampères (µA=10 -6). 
(   )  Definida como a rapidez com que o trabalho (Joule) é realizado num período de tempo, indicando a quantidade de energia elétrica transformada em outro tipo de energia. É expressa em Watts (W), sua unidade de medida. 
(   )  Unidade de medida é o Volt (V).   
 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta. 
	
	
	
	
		Resposta Selecionada: 
	
IV, II, V, III, I.
	Resposta Correta: 
	
IV, II, V, III, I.
	Feedback da resposta: 
	Sua resposta está correta. Essas variáveis físicas expressam parâmetros elétricos que podem ser, inclusive, configurados nos equipamentos de eletroterapia para obter os efeitos fisiológicos conforme suas prioridades nos procedimentos estéticos.
	
	
	
 Pergunta 7 
1 em 1 pontos
	
	
	
	O principal objetivo das normas de Biossegurança na estética, segundo Coelho (2017), é prevenir os riscos a que a equipe de profissionais está exposta, já que os agentes patogênicos podem estar presentes em materiais biológicos, como sangue, saliva e suor, que são manipulados constantemente pelo esteticista, garantindo a preservação da saúde, qualidade e segurança em todos os procedimentos realizados e no ambiente de trabalho.  Diante da detecção e identificação destes riscos, é fundamental para o profissional esteticista a adoção de medidas de Biossegurança na sua rotina diária de trabalho.
 
COELHO, R. P. J.  Biossegurança em Biomedicina Estética. 2016. 25 folhas. Monografia apresentada ao Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Biomedicina Estética pelo Centro de Capacitação Educacional – CCE, Recife.  Disponível em: <https://www.ccecursos.com.br/img/resumos/biosseguran-a-em-biomedicina-est-tica.pdf>. Acesso em: 26/12/2018.
 
Considerando o texto acima e o conteúdo estudado sobre as medidas de prevenção em biossegurança, assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas. 
 
I. (   ) A higienização das mãos é uma medida básica, um dos pilares da prevenção e controle de infecções, incluindo as cruzadas.
II. (   ) Para a limpeza e desinfecção do local, acessórios e materiais de trabalho, é recomendado o uso de clorexidina a 1%, um dos desinfetantes mais utilizados no mundo, tem baixo custo e fácil acesso.
III. (   ) O objetivo da esterilização é destruir totalmente os microrganismos presentes na cureta e agulhas usadas na limpeza de pele profunda, não sendo necessário sua limpeza antes de entrar na autoclave.  
IV. (   ) O tempo de duração da técnica de higienização das mãos do esteticista, para sua eficiência total, é de apenas 40 a 60 segundos, devendo ser realizada antes e após a execução dos procedimentos estéticos. 
 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de respostas. 
	
	
	
	
		Resposta Selecionada: 
	
V, F, F, V. 
	Resposta Correta: 
	
V, F, F, V. 
	Feedback da resposta: 
	Sua resposta está correta. A Biossegurança faz parte da ética do profissional esteticista, que deve ter consciência de sua responsabilidade pela minimização dos riscos. Dessa forma ele será capaz de proporcionar segurança e bem-estar ao paciente durante a realização de seu trabalho. 
	
	
	
 Pergunta 8 
1 em 1 pontos
	
	
	
	Apesar de serem técnicas distintas, tanto a limpeza de pele profunda como a higienização facial são procedimentos importantes da estética facial. Seu objetivo comum é preparar a pele, antes da realização de qualquer outro procedimento estético, mantê-la limpa, nutrida e vitalizada. Sua diferenciação se dá na sequência das etapas de realização, sendo que segundo Lacrimanti, et al. (2014), a limpeza de pele profunda é indicada em todos os graus de acne por remover lesões inflamatórias (pústulas) e não inflamatórias (comedões abertos), evitando sua evolução. Já a higienização facial pode ocorrer em cabine de estética como um procedimento destinado à hidratação ou nutrição da pele. 
 
LACRIMANTI, L.M.; VASCONCELOS, M. G. de; PEREZ, E. Curso didático de estética: volume I. 2. ed. São Caetano do Sul: Yendis, 2014. 
 
Nesse contexto, relacione as colunas abaixo corretamente. 
 
I. Higienização.
II. Esfoliação.
III. Tonificação.
IV. Massagem.
V. Máscara e Finalização.
 
(  )
A técnica mais indicada é a drenagem linfática facial por descongestionar os tecidos, reduzir o edema e melhorar a oxigenação e nutrição do tecido facial. 
(   ) Seu objetivo é remover impurezas, excesso de oleosidade, poluição e maquiagem presentes na epiderme. Os cosméticos com essa finalidade são gel, emulsão e sabonetes faciais, contendo inclusive ação demaquilante.
(   ) Sua escolha depende dos ativos específicos, após sua retirada, utiliza-se um fator de proteção 30 ou 50, de acordo com as características da pele de cada paciente.
(   ) Sua função é reequilibrar o pH da pele, favorecendo a ação dos cosméticos específicos do tratamento. Preferencialmente, não deve conter álcool para evitar o ressecamento da pele.
(   ) Sua função é remover células mortas da camada córnea, promovendo renovação celular e diminuindo a espessura da epiderme para facilitar a extração e absorção de princípios ativos cosméticos. 
 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta. 
	
	
	
	
		Resposta Selecionada: 
	
IV, I, V, III, II. 
	Resposta Correta: 
	
IV, I, V, III, II. 
	Feedback da resposta: 
	Sua resposta está correta. Na rotina de cuidados com a saúde da pele as etapas comuns auxiliam a oxigenação tissular e facilitam a manutenção do manto hidrolipídico, prevenindo a proliferação bacteriana, mantendo assim a saúde da pele e uma boa aparência. 
	
	
	
 Pergunta 9 
0 em 1 pontos
	
	
	
	A ciência está em constante movimento no sentido de aperfeiçoar os modelos concebidos. Para Pinheiro (2011), um deles explica o conceito de partícula elementar da estrutura da matéria. A evolução deste conceito permitiu a descoberta da própria formação do átomo, ou seja, pequenas partículas denominadas de subatômicas que estão na sua estrutura. No seu núcleo se alojam as partículas prótons e nêutrons e, orbitando ao redor do núcleo, estão as partículas denominadas elétrons. Esse modelo padrão é compartilhado hoje pelos cientistas, tanto os teóricos quanto os experimentais. 
 
PINHEIRO, L. A. Do átomo grego ao Modelo Padrão: os indivisíveis de hoje. Textos de Apoio ao Professor de Física , Porto Alegre, v. 22, n. 6, 2011. Instituto de Física – UFRGS, Programa de Pós Graduação em Ensino de Física, Mestrado Profissional em Ensino de Física. Disponível em: < https://www.if.ufrgs.br/public/tapf/v22_v6_pinheiro_costa_moreira.pdf>  Acesso em: 26/12/2018.
 
Considerando estas informações e o conteúdo estudado, assinale a alternativa que apresenta a definição e o conceito dessas partículas subatômicas. 
	
	
	
	
		Resposta Selecionada: 
	
São consideradas a tensão elétrica, ou seja, a diferença de potencial elétrico do equipamento eletroterápico, que se desloca no interior do corpo humano, com efeitos nos tratamentos estéticos faciais. 
	Resposta Correta: 
	
Representam cargas elétricas que produzem eletricidade, o próton possui carga elétrica positiva (+), elétron possui carga elétrica negativa (-) e nêutron não possui carga elétrica. 
	
	
	
 Pergunta 10 
1 em 1 pontos
	
	
	
	Houve uma expansão do número de locais que oferecem os serviços de estética, com grande rotatividade de pacientes. Dessa forma, há risco de contaminações que podem comprometer a saúde de todas as pessoas envolvidas nesse ambiente. Com o objetivo de prevenir essa disseminação, de acordo com a Anvisa, deve ser mantida uma rotina prática de biossegurança, específica na área de saúde, visando minimizar tais riscos  protegendo assim a saúde de todos. 
 
ANVISA. Agência Nacional de Vigilância Sanitária do Ministério da Saúde. Segurança do paciente : Higienização das Mãos. Brasília, 2007. Disponível em: <http://www.anvisa.gov.br/servicosaude/manuais/paciente_hig_maos.pdf>. Acesso em: 26/12/2018.
 
Considerando o texto acima e o conteúdo estudado, assinale o princípio que define a biossegurança na estética. 
	
	
	
	
		Resposta Selecionada: 
	
Ações que previnem o risco de contaminação e transmissão de doenças no ambiente de trabalho por meio de boas práticas na área de estética e beleza, para evitar o risco de contaminação por agentes patógenos. 
	Resposta Correta: 
	
Ações que previnem o risco de contaminação e transmissão de doenças no ambiente de trabalho por meio de boas práticas na área de estética e beleza, para evitar o risco de contaminação por agentes patógenos. 
	Feedback da resposta: 
	Sua resposta está correta. O conceito e os princípios de biossegurança são indispensáveis para o esteticista avaliar os riscos iminentes ao seu processo de trabalho e para que possa atuar corretamente na prevenção dentro do ambiente profissional.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais