Buscar

AVALIAÇÃO ONLINE - PROPEDEUTICA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

AVALIAÇÃO ONLINE – PROPEDEUTICA
1) A gastrite e a úlcera gástrica são doenças que levam à lesão da mucosa gástrica. Na gastrite essa lesão é superficial, enquanto na úlcera gástrica a erosão pode estender se profundamente, até as camadas musculares do estômago. Assinale a alternativa incorreta.
R: O tratamento da gastrite e da úlcera gástrica está baseado no uso de anti-inflamatórios, uma vez que a causa é a inflamação da mucosa gástrica e não se faz necessária a alteração dos hábitos alimentares.
2) O manejo da dor é indispensável para o cliente portador de gastrite ou úlcera gástrica, sendo o diagnóstico de enfermagem indicado para este problema, dor aguda e a intervenção, o controle da dor por meio de seu alívio ou redução até um nível de conforto que seja aceitável para o cliente. Assim, assinale a alternativa incorreta referente aos cuidados a serem prescritos neste caso:
R: Apenas a administração de analgésicos anula os demais cuidados.
3) A litíase renal é definida como a presença de cálculos no sistema urinário, 85% constituídos por cálcio, com incidência entre 5% a 15% na população mundial, sendo a terceira causa de alterações no trato urinário. Assim, as manifestações clínicas da litíase renal dependem da localização do cálculo, podendo estar na pelve renal, nos ureteres e/ou na bexiga podendo levar à obstrução, à infecção e edema. Neste sentido, assinale a alternativa correta referente aos sintomas de litíase renal localizada na pelve renal:
R: Dor intensa e profunda na região costovertebral; piúria; náusea e vômito; desconforto abdominal.
4) Segundo a Organização Mundial da Saúde, ter saúde não significa viver sem doença apenas, mas também viver com qualidade de vida. Assinale a alternativa que aborda corretamente qualidade de vida:
R: Qualidade de vida é a percepção individual com relação ao grau de satisfação encontrado na vida familiar, amorosa, social, crenças pessoais e suas relações com as características do ambiente.
5) Analise as assertivas acerca do processo de enfermagem e assinale a alternativa correta:
R: I e II são corretas.
6) As pneumonias são inflamações dos pulmões causadas por um agente infeccioso, ocasionando a produção de exsudato e leucócitos local, dificultando o processo ventilatório. Desta forma, o exame físico é de suma importância para avaliar-se a evolução do cliente. Assinale a alternativa incorreta referente ao exame físico:
R:  Na avaliação pulmonar são dispensáveis a palpação, a inspeção e a percussão, visto que a ausculta é o passo mais importante.
7) A Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) é uma doença na qual os sinais e os sintomas levam anos para progredir e se agravar, mas a maioria dos pacientes foi ou é tabagista. Assim, assinale a alternativa incorreta referente aos sinais e aos sintomas da DPOC:
R: Diminuição do diâmetro anteroposterior do tórax; ausculta pulmonar com roncos e estertores significativos; hipertermia.
8) Assinale a alternativa correta de acordo com a escolha dos dispositivos de oxigenoterapia utilizados, desde um discreto desconforto até uma insuficiência respiratória mais grave, respectivamente:
R:  Catéter ou cânula nasal; máscara de oxigênio simples, máscara de Venturi, máscara reinalante com reservatório, máscara não reinalante com reservatório, cânula endotraqueal.
9) Os procedimentos de sondagem gástrica, enteral, gastrostomia, exigem conhecimento técnico e científico do enfermeiro, no sentido de reconhecer os materiais específicos para cada tipo de procedimento. No caso do procedimento de sondagem gástrica, a sonda correspondente para o procedimento é:
R: Levine.
10) A assistência de enfermagem ao cliente portador de pneumonias deve ser planejada de acordo a avaliação dos sinais e sintomas, a gravidade da doença, a identificação dos problemas de enfermagem e o julgamento clínico para a elaboração dos diagnósticos de enfermagem. Assinale a alternativa correspondente aos principais diagnósticos de enfermagem indicados aos portadores de pneumonia:
R: Desobstrução ineficaz das vias aéreas; hipertermia; dor aguda.

Outros materiais