Buscar

questoes_tecido_muscular

Prévia do material em texto

1) Explique a contração muscular esquelética e a contração muscular lisa
R: A contração muscular esquelética é uma contração forte, rápida, descontinua e voluntaria. Já a contração muscular lisa contração fraca, lenta e involuntária.
2) Cite as principais proteínas envolvidas no processo de contração muscular ( para os 3 tipos de músculos)
R: As células musculares apresentam filamentos de actina e miosina. Essas duas proteínas deslizam umas sobre as outras, fazendo com que o músculo se contraia. Outras: Tropomiosina e Troponina. 
Ex: Tecido muscular estriado esquelético: Quatro proteínas diferentes são encontradas nessas miofibrilas (miosina, actina, tropomiosina e troponina), e são a miosina e actina as mais abundantes.
3) Diferencie os 3 tipos de músculos quanto a rapidez, força, uso de ATP e forma de contração ( voluntaria ou involuntária)
R: Tecido Muscular Estriado Cardíaco: São fortes, rápidas, contínuas e involuntárias, uma vez que elas possuem grande metabolismo e necessitam constantemente de ATP.
Tecido Muscular Liso: Contrações lentas, involuntária, não vigorosa como observado nos outros tecidos. A contração é controlada pelo sistema nervoso autônomo.
Tecido Muscular Estriado Esquelético: A contração desse tipo de tecido é rápida e vigorosa, porém não involuntária. Ex: Bíceps 
4) Dê as funções desempenhadas pelo tecido muscular.
R:Tecido Muscular Estriado Esquelético: É responsável pela contração voluntária do organismo.
Tecido Muscular Liso: Responsáveis pelos movimentos involuntários do corpo, por exemplo nas contrações uterinas durante o parto. Esse tecido é encontrado em várias estruturas do corpo, como a bexiga, útero, trato digestório e artérias.
Tecido Muscular Estriado Cardíaco: Ele atua na contração do coração, assim permite o bombeamento de sangue para todo o organismo.
5) Classifique os tipos musculares, indicando um exemplo de cada um.
R: Músculo estriado esquelético: células alongadas, com 10 µm a 100 µm de diâmetro e 30 cm de comprimento. Está preso nos ossos.
Músculo liso: células fusiformes, espessas no centro e afiladas nas pontas, com cerca de 3 µm a 10 µm de diâmetro e comprimento variado, dependendo de sua localização, em vasos sanguíneos podem apresentar cerca de 20 µm, já no útero durante a gestação cerca de 500 µm. Esta nos órgãos ocos, ex: vasos sanguíneos, útero e bexiga.
Musculo estriado cardíaco: suas células são alongadas e cilíndricas, ramificadas, com cerca de 15 ï�­m de diâmetro e 80 a 100 ï�­m de comprimento, com um ou dois núcleos centrais. Esta presente no coração.
6) Explique a importância dos discos intercalares e onde eles são encontrados .
R: Encontrados no tecido muscular estriado cardíaco, esses discos transmitem sinais de uma célula para outra, garantem a sincronização da contração cardíaca e atuam impedindo que as células separem se quando ocorre o batimento do coração.
7) Discorra sobre a importância do Reticulo sarcoplasmático e em qual tipo muscular ele é mais desenvolvido.
R: É especializado no armazenamento de íons cálcio e quando libera esse cálcio para o citoplasma acontece a contração muscular (deslizamento da actina sobre a miosina). O retículo sarcoplasmático está disposto em formato de redes a circundar um grupo de miofilamentos. Retículo Endoplasmático e a contração muscular. Nas células musculares esqueléticas ele funciona sequestrando íons de calcio do citossol, auxiliando o controle da contração muscular. O estímulo para a contração é geralmente um impulso nervoso que se propaga pela membrana das fibras musculares, atingindo o retículo sarcoplasmático (onde há cálcio armazenado), que libera íons de cálcio no citoplasma.
8) Diferencie hiperplasia de hipertrofia. Qual tipo muscular é melhor para realizar cada um destes processos.
R: Hipertrofia: É o processo de desenvolvimento muscular ocasionado por um estímulo tensional, definida como aumento da área de um músculo (aumento do volume das células, formação de novas fibrilas), o principal mecanismo de hipertrofia é a multiplicação das fibras proteicas, que ocorre como adaptação à sobrecarga tensional nos músculos em atividade. Ex: Musculo Estriado Esquelético 
Hiperplasia: É o processo de aumento no número de células musculares em relação ao original, proliferação das células por mitose. A sobrecarga de treinamento imposta ao músculo estimula o surgimento de novas células, que são fibras musculares. Ex: Musculo Liso

Continue navegando

Outros materiais