Buscar

simulado av1 direito constitucional 2

Prévia do material em texto

1
          Questão
	Acerto: 0,0  / 0,2
	
	Analise as alternativas abaixo sobre as formas de estados e assinale a correta.
		
	
	O Estado Federado se caracteriza pela existência de Estados-membros os quais sempre serão impedidos de incorporar-se entre si, subdividir-se ou desmembrar-se para se anexarem a outros, ou formarem novos Estados ou Territórios Federais.
	 
	Os Estados Unitários sempre demonstrarão um grau bastante elevado de centralização e concentração do poder, por isso nunca poderão ser considerados mais desconcentrados do que as Federativas.
	
	O Estado Federado se caracteriza pela existência de Estados-membros sem soberania (mas com autonomia e com capacidade de auto-organização político-administrativa) e com o direito de secessão, ou seja, com o direito de separar-se.
	 
	O Estado Unitário é caracterizado pela unidade de poder político, ou seja, existe uma só fonte normativa para todo o território do Estado, inexistindo a descentralização.
	
	A Confederação é um pacto confederal, nela não há direito de secessão de um único Estado, pois é indissolúvel, vez que a Confederação é a União de Estados Soberanos que se unem almejando interesses comuns.
	
		2
          Questão
	Acerto: 0,2  / 0,2
	
	Em 9 de janeiro de 2012, foi promulgada, no Estado de São Paulo, a Lei complementar no 1.166, criando a Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte, integrada por 39 Municípios paulistas, inclusive o Município que é a Capital do Estado de São Paulo. Dentre outras previsões, estabelece a referida lei complementar que a instituição da Região Metropolitana em questão tem por objetivo promover a integração do planejamento e da execução das funções públicas de interesse comum aos entes públicos atuantes na região. Considerada a disciplina da matéria na Constituição da República, é correto afirmar que:
		
	
	a instituição da Região Metropolitana não autoriza a execução de funções públicas de interesse comum aos Municípios envolvidos, mas tão somente sua organização e planejamento.
	
	o Estado não poderia ter criado uma Região Metropolitana, pois a Constituição somente o autoriza a instituir aglomerações urbanas e microrregiões
	 
	a forma de instituição da Região Metropolitana e o objetivo mencionado são compatíveis com as disposições constitucionais a esse respeito.
	
	a criação da Região Metropolitana por lei estadual somente será válida se houver sido realizada consulta prévia, mediante plebiscito, às populações dos Municípios envolvidos.
	
	a Região Metropolitana poderia ter sido criada por lei ordinária, não sendo necessária lei complementar para esse fim
	
		3
          Questão
	Acerto: 0,0  / 0,2
	
	Assinale a alternativa correta. nos termos de lei civil:
		
	
	as pessoas jurídicas de direito público são penalmente responsáveis por atos dos seus representantes que nesta qualidade causem danos a terceiros;
	
	empresas públicas e sociedades de economia mista e outras paraestatais.
	 
	associações de utilidade pública são equiparadas às pessoas jurídicas de direito público para efeito de responsabilidade patrimonial;
	 
	são pessoas jurídicas de direito público interno a União, cada um dos seus Estados, o Distrito Federal e cada um dos seus Municípios;
	
	a União, cada um dos seus Estados e as empresas públicas são pessoas jurídicas de direito público interno;
	
		4
          Questão
	Acerto: 0,0  / 0,2
	
	A parte da população do Estado V situada ao sul do seu território, insatisfeita com a pouca atenção que vem recebendo dos últimos governos, organiza-se e dá início a uma campanha para promover a criação de um novo Estado-membro da República Federativa do Brasil o Estado Nárnia, que passaria a ocupar o território situado na parte sul do Estado de São Paulo. O tema desperta muita discussão em todo o Estado, sendo que alguns argumentos favoráveis e outros contrários ao desmembramento começam a ganhar publicidade na mídia. Tendo como parâmetro o sistema jurídicoconstitucional brasileiro, avalie as assertivas seguintes: I. O desmembramento poderia ocorrer, pois, a vedação ao direito de secessão, uma das características fundamentais do Estado Federal não estaria excepcionada em tal hipótese. II. Além de aprovação pela população diretamente interessada, o desmembramento também pressupõe a edição de lei ordinária pelo Congresso Nacional com esse objeto. III. O sistema constitucional brasileiro exige que o desmembramento dos Estados seja precedido de divulgação de estudos de viabilidade econômica. IV. A consulta plebiscitária realizada perante a população diretamente interessada, segundo precedente do Supremo Tribunal Federal, deve ser efetivada perante toda a população do Estado a ser desmembrado. É correto apenas o que se afirma em:
		
	
	I, III e IV.
	 
	II e IV
	 
	I e IV
	
	II e III
	
	I, II e III
	
		5
          Questão
	Acerto: 0,2  / 0,2
	
	(38º EXAME DE ORDEM) Acerca do federalismo nacional, assinale a opção correta:
		
	
	A CF, ao extinguir os territórios federais até então existentes, vedou a criação de novos territórios.
	
	Segundo preceitua a CF, são entes federativos os estados-membros, o DF, os municípios e os territórios federais.
	 
	A CF não atribuiu ao território a chamada tríplice capacidade.
	
	O DF não possui capacidade de autoadministração, visto que não organiza nem mantém suas próprias polícias.
	
	estado de natureza
	
		6
          Questão
	Acerto: 0,2  / 0,2
	
	Suponha que lei estadual autoriza menor de 18 anos a conduzir veículo automotor. Esta Lei é:
		
	
	Inconstitucional, pois nos termos do artigo 23, XII, da CF, a União, os Estados, o DF e os Municípios têm competência comum para estabelecer e implantar políticas para educação e segurança no trânsito;
	
	Inconstitucional, porque cabe aos Municípios legislar sobre assuntos de interesse local;
	
	introdutória, de exame de projetos nas comissões permanentes e plenário, revisória, decisória e sancionatória.
	
	Constitucional, porque no âmbito da competência concorrente, cabe aos Estados suplementar a legislação federal;
	 
	Inconstitucional, porque a União tem competência privativa para legislar sobre trânsito e transporte;
	
		7
          Questão
	Acerto: 0,2  / 0,2
	
	¿Sobre a estrutura do Estado Federal brasileiro: sua organização concreta, seus componentes, a técnica de repartição de poder autônomo entre as unidades federativas, integra a organização político-administrativa da República Federativa do Brasil.¿ SILVA, José Afonso. Curso de Direito Constitucional Positivo. São Paulo: Editora Malheiros. 2004, p. 469. (trecho adaptado). O trecho da obra acima trata da autonomia dos entes federativos que compõem o Estado Federal brasileiro, e sobre eles qual alternativa abaixo se pode indicar como correta:
		
	
	São entes federativos brasileiros União, Municípios e Territórios.
	
	São entes federativos brasileiros União, Distrito federal, Estados-membros, Municípios e Territórios.
	
	São entes federativos brasileiros União, Distrito federal, Estados-membros, Municípios e os Territórios Neutros Imparciais.
	
	São entes federativos brasileiros União, Distrito federal, Estados-membros e Territórios.
	 
	São entes federativos brasileiros União, Distrito federal, Estados-membros e Municípios.
	
		8
          Questão
	Acerto: 0,2  / 0,2
	
	A instituição de região metropolitana para o fim de integrar a organização, planejamento e execução de funções de interesse público de interesse comum, autorizada pela Constituição Federal, depende
		
	
	de iniciativa dos Estados-membros, por meio de lei ordinária.
	
	de iniciativa da União, por meio de Emenda Constitucional.
	 
	de iniciativa dos Estados-Membros, por meio de Lei Complementar.
	
	de iniciativa dos Estados-membros, desde que conte com a anuência dos municípios limítrofes, a ser instituída por Convênio.
	
	de iniciativa de qualquer dos municípios que componham a região, uma vez obtida a anuência dos entes limítrofes, a ser instituídapor Consórcio.
	
		9
          Questão
	Acerto: 0,2  / 0,2
	
	Considerando as normas constitucionais acerca da estrutura federal brasileira na Constituição, assinale a alternativa CORRETA:
		
	
	A secessão, como instituto típico do Estado Federal, permite a que os Estados Federados se desliguem da estrutura federativa.
	 
	No sistema do Estado Federal brasileiro, a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios são entidades políticas autônomas,
	
	Dos municípios do Distrito Federal, Brasília é a capital dessa unidade da Federação, a qual acumula as competências dos estados-membros e dos municípios.
	
	Como forma de Estado, a Federação se caracteriza pela possibilidade da nulificação do tratado federativo.
	
	O Estado Federal, como expressão do Direito Constitucional, nascido com a Constituição norte-americana de 1787, baseia-se na união de coletividades políticas soberanas.
	
		10
          Questão
	Acerto: 0,2  / 0,2
	
	IX EXAME DE ORDEM UNIFICADO
O Estado "X" possui Lei Ordinária, que dispõe sobre regras de trânsito e transporte. Determina essa lei a instalação de cinto de segurança em veículos de transporte coletivo de passageiros, impondo penalidades em caso de descumprimento. Inconformado com este diploma legal, o Governador do Estado deseja propor ação direta de inconstitucionalidade. Neste caso, assinale a afirmativa correta.
		
	
	A ação não poderá ser ajuizada pelo Governador sem prévia autorização da Assembleia Legislativa do Estado X, já que se trata de ação contra lei do próprio Estado.
	 
	A lei é inconstitucional, pois viola a competência privativa da União para legislar sobre trânsito.
	
	Não haveria vício de inconstitucionalidade, caso a lei estadual tivesse status de lei complementar, ao invés de lei ordinária.
	
	a competência para a demarcação de terras indígenas é da União, na esfera do poder executivo.
	
	O Governador não poderá propor a ADI, como pretende, pois a lei não possui vício de inconstitucionalidade.

Continue navegando