Buscar

Tecido Conjuntivo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Histologia Geral
-Tecido Conjuntivo
-São compostos por células e matriz extracelular, a qual consiste de substancia fundamental e fibras.
-Funções: suporte estrutural, servir de meio para trocas, defesa e proteção do corpo e local de armazenamento de gordura.
-Matriz Extracelular: composta pela substancia fundamental e pelas fibras.
-Substancia Fundamental: é um material hidratado, amorfo e composto basicamente por glicosaminoglicanos, proteoglicanos e glicoproteínas de adesão.
-Fibras: composta por fibras colágenas (são inelásticas e possuem grande resistência a forças de tração), reticulares e elásticas (constituído por elastina (são formadas pela proteína colágeno do tipo III, em associação a glicídios) e microfibrilas de fribilina).
Tipos de colágeno: tipo I (tecido conjuntivo propriamente dito, ósseo, dentina); tipo II (cartilagens hialina e elástica); tipo III ( fibras reticulares); tipo IV (lamina densa das laminas basais); tipo V (placenta); tipo VI (fibrilas de ancoragem).
-Componentes Celulares: composto por células fixas (estáveis e de vida longa) e por células transitórias (moveis e de vida curta). 
-Células Fixas do Tecido Conjuntivo: fibroblastos, células adiposas, pericitos, mastócitos e macrófagos.
-Fibroblastos: tipo celular mais abundante do tecido e são responsáveis pela síntese de quase toda matriz extracelular. Podem ser ativos (alongado e fusiforme) ou inativos (menores e ovoides).
-Miofibroblastos: fibroblastos modificados que possuem características semelhantes as dos fibroblastos como as das células musculares lisa. Possuem filamentos de actina e miosina.
-Pericitos: possuem sua própria lamina basal e envolvem as células endoteliais dos capilares de pequenas vênulas.
-Células Adiposas: são células completamente diferenciadas, cuja função é a síntese, o armazenamento e a liberação de gorduras.
Divididas em adiposas uniloculares (única gotícula de gordura → Gordura Branca) e adiposas multiloculares (múltiplas gotículas pequenas → Gordura Parda).

Continue navegando