Buscar

Prova lll Ética Profissional em Serviço Social

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1. A conduta profissional do assistente social é regida pelo Código de Ética e tem vários princípios e valores que norteiam sua prática. Um dos princípios fundamentais é a liberdade. Disserte sobre o princípio da liberdade.
A liberdade está atrelada a profissão do assistente social, embasada pelo código de ética de 1993 do serviço social, e caracteriza-se como princípio ético central, ao qual alforria o homem como ser social e sua opressão. Dentro da profissão, com relevância a sua atuação, está fortemente ligada as relações de força e poder, com os desafios constantes e limitações, sempre à procura da liberdade.
O conceito de liberdade instituído ao profissional é um compromisso do serviço social. Porém, nota-se que para a profissão atingir tal reconhecimento, passou por diversas mudanças, também refletidas em seu código de ética. Uma vez que demonstra a liberdade diante a capacidade humana de escolha. 
Com isso, a reconhece como valor ético central e as demandas de autonomia, emancipação e plena expansão do ser social. Logo, não é apenas uma conquista individual do homem, mas coletiva, como ação transformadora, crítica, reflexiva e organizada dentro de condições impostas.
Ainda, em relação a profissão, requer a contribuição frente as escolhas éticas da vida social, comprometimento profissional e responsabilidade. Além disso, a liberdade no ambiente de luta das classes sociais, está junto a justiça, igualdade e democracia, como atributos éticos.
Portanto, o código ético do profissional é relativo aos valores do indivíduo, que deve ser construído a partir da escolha consciente, superação a alienação e a opressão social. O que alguns autores descrevem como pontos de grande capacidade humana para transformar e construir a sociedade.
No tocante a luta pelos direitos do indivíduo e garantia da liberdade, o profissional é responsabilizado pela criação de alternativas que possam transformar a realidade individual ou familiar. Ademais, o código ético direciona o profissional a melhor forma de lidar com as situações sociais de maneira eficiente e que traga bons resultados quanto a melhoria de vida, dentro dos princípios éticos.
2. Podemos classificar a ética como um modo de comportamento moral dos seres humanos, sendo um espaço de reflexão sobre a vida cotidiana em sociedade, considerando os homens como seres livres, no qual estamos sempre em transformação e movimento. Partindo desse pressuposto, o que se entende por liberdade?
Por definição comum, a liberdade é o “conjunto de direitos reconhecidos ao indivíduo, isoladamente ou em grupo, em face da autoridade política e perante o Estado; poder que tem o cidadão de exercer a sua vontade dentro dos limites que lhe faculta a lei”.
Ou seja, como circunstância que torna o homem livre, é a aptidão de tomar decisões por si próprio, movido por determinação, autonomia e independência. Pode também ser compreendido como o direito à cidadania, seja políticos, civis ou sociais.
Historicamente, a organização da sociedade e a instituição normativa de vivência do homem, se caracteriza como o desprendimento da liberdade. Alguns estudiosos declaram que tal condição é tomada a fim de obter a paz, proteção do indivíduo e garantia de seus direitos, como fundamento da estrutura do Estado.
Isto posto, observa-se que a liberdade não é a condição de exercer toda e qualquer vontade humana, mas realizar dentro dos limites sociais o direito a escolha de cada cidadão possui. Essa situação condiciona o comportamento no espaço individual humano de modo que não fira o espaço do outro.
Contudo, embora o Estado garanta a liberdade por meio de seus fundamentos, demonstra imensa desigualdade entre as classes no cumprimento de direitos e deveres, tornando-se contraditório e tirano. Dessa forma, são observados inúmeros movimentos com o passar do tempo que buscam assegurar a liberdade do indivíduo. Visto isso, a equidade social também deve ser pensada como princípio de garantia a liberdade.
Apesar da realidade atual, a liberdade é objeto de desejo do homem, como capacidade de tomar suas próprias decisões e escolher seu destino. Embora a sociedade conte com um sistema falho, são levantadas diversas estratégias para manutenção do exercício da liberdade, muitas vezes mediada pelo assistente social. Perspectiva que conta com valores e princípios para melhoria da sociedade contemporânea.

Continue navegando