Buscar

SOCIEDADE, EDUCAÇÃO E CULTURA PROVA FINAL

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Sociedade, Educação e Cultura (HID10)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Objetiva) - Individual FLEX ( Cod.:648888) ( peso.:3,00)
	Prova:
	22889861
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	As deficiências de aprendizagem são apontadas como as principais responsáveis pela falência de muitas empresas e instituições. Estas representam sintomas de problemas e também ?mitos? mais profundos, indistintamente. Com relação às posturas que indicam as principais expressões de deficiências de aprendizagem no interior de uma organização, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Fixação em eventos; a cura pode ser pior que a doença; Eu sou meu cargo.
	 b)
	Eu sou meu cargo; o inimigo está lá fora; a ilusão de assumir o comando.
	 c)
	Eu sou meu cargo; a cura pode ser pior que a doença.
	 d)
	Mais rápido significa mais devagar; a cura pode ser pior que a doença.
	2.
	O trabalho e o desenvolvimento teórico sobre a gestão escolar é um conteúdo bem explorado na educação atual. Neste tema, estão direcionadas questões educacionais importantes para a escola brasileira, como a falta e a má utilização de recursos públicos. Em destaque, os baixos salários dos profissionais da educação e problemas estruturais e físicos das escolas. Tal contexto poderá ter uma melhor condução se orientado por uma gestão democrática e participativa nas unidades de ensino. Neste sentido, analise as afirmativas as seguir:
I- A gestão democrática do ambiente escolar pressupõe a participação ampla dos profissionais no processo decisório.
II- Uma gestão democrática é realizada sem a presença das famílias, pois os pais são leigos em assuntos educacionais. 
III- Uma gestão democrática é efetivada com a ampla interferência de políticos nas escolas. 
IV- Uma gestão democrática do sistema de ensino é conquistada com a colaboração de diversos setores da comunidade escolar.   
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas II e III estão corretas.
	 b)
	As afirmativas II, III e IV estão corretas.
	 c)
	As afirmativas I e IV estão corretas.
	 d)
	As afirmativas I, II e III estão corretas.
	3.
	O estudioso da sociedade e da educação Pierre Bourdieu (1930-2002) definiu a existência de ações cotidianas praticadas automaticamente e sem planejamento consciente. Elas ocorrem nos espaços familiares, no trabalho e em todos os espaços sociais. Estas ações compreendem o âmbito conceitual de:
	 a)
	Simbólico.
	 b)
	Campo.
	 c)
	Doxa.
	 d)
	Habitus.
	4.
	Podemos observar que o mundo viveu nas últimas três décadas alterações no campo econômico. Estas modificaram profundamente as dinâmicas sociais. Algumas características padrão, como moedas diferentes para os diferentes países e uma intervenção do Estado nas dinâmicas econômicas hoje são consideradas obsoletas. O exemplo europeu, com uma moeda única (o euro) e um banco central comum (o banco central europeu), é paradigmático. Estas alterações macroeconômicas se refletem em nosso cotidiano. Com relação às alterações da pós-modernidade no campo econômico, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O consumismo é presente no cotidiano ocidental.  
(    ) O comunismo e a planificação da economia são características pós-modernas.  
(    ) A sociedade é materialista, sendo a realização de ?sonhos de consumo? um ideal de vida. 
(    ) A sociedade é solidária, sendo a distribuição de renda e as ações de filantropia uma constante pós-moderna. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F - F.
	 b)
	V - F - V - F.
	 c)
	V - V - F - V.
	 d)
	F - V - F - F.
	5.
	De uma maneira geral, as concepções de homem e de universo variam paradoxalmente, dependendo da época e da sociedade histórica. Diante disto, em que sociedade as ideologias e as mentalidades passam a compreender o homem como a medida de todas as coisas e como o centro do universo?
	 a)
	Idade Moderna.
	 b)
	Idade Contemporânea.
	 c)
	Idade Média.
	 d)
	Idade Antiga.
	6.
	O multiculturalismo tem sido indicado para ser inserido nos currículos tanto das escolas como das universidades, por apresentarem uma visão mais equilibrada da história, da cultura e da sociedade dos mais diferentes países e culturas. Com relação às possibilidades do multiculturalismo, analise as sentenças a seguir:
I- Reconhece as diferenças que existem entre os indivíduos e os grupos sociais.
II- Assegura o reconhecimento e a representação das formas culturais minoritárias.
III- Identifica que o indivíduo está condicionado e restrito à sua própria formação cultural. 
IV- Interpreta por meio de diversas e outras tendências culturais.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 b)
	Somente a sentença IV está correta.
	 c)
	Somente a sentença III está correta.
	 d)
	As sentenças I e III estão corretas.
	7.
	É possível afirmar que existe uma dada cultura para a qual existem públicos específicos, os quais elegem determinadas manifestações e expressões para serem prestigiadas e consumidas. Diante disto, assinale a alternativa CORRETA que apresenta a relação entre a área e a definição/abrangência de cultura descrita:
	 a)
	As culturas vulgar e erudita apresentam níveis de complexidade similares, principalmente devido à presença da música.
	 b)
	A cultura erudita, concentrada nas minorias sociais, é muito importante para o desenvolvimento letrado/intelectual da sociedade.
	 c)
	A cultura elitista tem como objetivo expor, por meio da música, literatura, artes, uma probabilidade de ascensão social.
	 d)
	A cultura vulgar, presente nas massas, é a mesma das culturas regionais, onde existe a música, a dança, o folclore e o futebol.
	8.
	?Voracidade? é um texto de Luís Fernando Veríssimo que apresenta uma crítica ao modelo social baseado no consumo exagerado. Nesse caso, o autor faz uma reflexão ao descrever as atitudes de um indivíduo que frequenta o cinema numa determinada cidade norte-americana. Veríssimo compara as atitudes do consumidor no cinema com a mentalidade americana de consumo pouco consciente. No contexto da crítica do autor e de nossa realidade educacional, analise as afirmativas a seguir:
I- A economia de consumo oferece a oportunidade de sermos infantis sem parecermos insanos.
II- O modo social baseado neste tipo de consumo permite a realização dos sonhos de criança, momento de ausência do senso crítico.
III- Ao professor cabe a responsabilidade de banir o infantilismo consumista do ambiente escolar através de leis e sanções.
IV- O ambiente escolar é um espaço isento de problemas ou responsabilidades ligadas às questões econômicas ou morais.
FONTE: VERÍSSIMO, Luís Fernando. A mesa voadora. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001. 154p.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas III e IV estão corretas.
	 b)
	As afirmativas II e IV estão corretas.
	 c)
	As afirmativas II e III estão corretas.
	 d)
	As afirmativas I e II estão corretas.
	9.
	Mesmo não havendo consenso na historiografia sobre as concepções de tempo, a periodização que divide a sociedade em Pré-história, Idade Antiga, Medieval, Moderna e Contemporânea é presente em quase todos os livros didáticos do Ensino Fundamental e Médio. Ao professor cabe o esforço de apresentar e desenvolver este conteúdo em sala de aula na medida em que alerta sobre a limitação de estabelecer a concepção de tempo linear. Nesta discussão, o período denominado Idade Média, que durou aproximadamente dez séculos, recebe este nome mais pelo fato de estar no centro linear de outras quatro fases. Sobre este contexto de ensino, analise as afirmativas a seguir:
I- O Período Medieval é descartado dos materiais didáticos pelo retrocesso cultural do feudalismo.
II- Devido à problemática da história linear, torna-se relevante excluir a Idade Média dos currículos atuais.
III- Mesmo separadas, as fases da história possuem transformações que não são estanques em sua época.
IV- Na Europa medieval,o acesso à educação era reservado aos filhos dos nobres e aos sacerdotes cristãos.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas I, III e IV estão corretas.
	 b)
	As afirmativas I, II e III estão corretas.
	 c)
	As afirmativas III e IV estão corretas.
	 d)
	As afirmativas I e II estão corretas.
	10.
	Zigmunt Bauman é um sociólogo europeu que contribuiu com suas ideias para o debate contemporâneo sobre os dilemas da pós-modernidade. Suas contribuições inspiram reflexões sobre os dilemas da contemporaneidade. Com relação à produção intelectual do referido pensador, assinale a alternativa CORRETA que melhor explica os conceitos por ele desenvolvidos:
	 a)
	O principal conceito formulado por Zigmunt Bauman é o de função social, encarado como a possibilidade de análise da sociedade e compreendendo-a como um organismo, no qual as instituições se comportam como membros em um corpo, sendo a Sociologia encarada como um estudo das instituições.
	 b)
	O principal conceito formulado por Zigmunt Bauman é o de Modernidade Líquida. O mundo do século XX viveu uma modernidade calcada em instituições sólidas, como a família, a igreja ou as empresas. Hoje o mundo vive um processo de liquefação, no qual as relações humanas não são mediadas por valores sólidos, mas sim por uma velocidade de mudanças e grande dinamismo.
	 c)
	O principal conceito formulado por Bauman é o da ação racional mediante a valores, algo presente no mundo da contemporaneidade, no qual as religiões e os valores tradicionais possuem grande popularidade, visto nas expressões de avivalismo evangélico e nas diferentes formulações do fundamentalismo religioso islâmico, em exemplos como o da Al-Qaeda de Osama Bin Laden.
	 d)
	O principal conceito formulado por Zigmunt Bauman é o de luta de classes, presente no mundo contemporâneo devido ao processo de globalização, que amplia os antagonismos sociais, um efeito correlato à mundialização do capital transnacional. Assim, movimentos como o da ocupação da Bolsa de Valores de Nova Iorque e das manifestações populares no Brasil em 2013, podem ser mais bem compreendidos.
	11.
	(ENADE, 2005) Os escritos de Marx sobre o movimento do proletariado podem ser considerados como contribuições clássicas aos estudos dos movimentos sociais. Marx partia do pressuposto de que os movimentos do proletariado deveriam constituir-se a partir da tomada de consciência das classes sociais, da definição de seus opositores de classe e de um projeto de transformação da sociedade. A sociologia contemporânea, a partir de uma leitura da realidade da segunda metade do século XX, como a realizada por Touraine, Melucci, Castells e muitos outros, atualizou esse conceito, considerando que os movimentos sociais se organizam tendo por base a construção de uma identidade coletiva, a definição de adversários ou dos conflitos e de um projeto ou utopia de transformação ou mudança social. Com base nesses pressupostos, analise os itens a seguir: 
I- O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST), que construiu, a partir da noção de "sem-terra", sua identidade coletiva, considera a estrutura da terra como historicamente injusta no Brasil e luta pela redistribuição da propriedade rural, razão por que pode ser considerado um movimento social. 
II- Segundo a sociologia contemporânea, os únicos verdadeiros movimentos sociais no Brasil são os movimentos sindicais. 
III- O Grito dos Excluídos, organizado pelas pastorais sociais, promove manifestações exclusivamente no dia da Independência e, portanto, não se caracteriza como movimento social. 
IV- Segmentos da população negra no Brasil vêm se organizando em torno de uma identidade afro-brasileira, consideram-se vítimas de um legado histórico de discriminações, propõem modificar essa situação por meio de políticas afirmativas e de reconhecimento étnico e emergem como movimento social. 
V- Somente os movimentos de base classista podem ser considerados como verdadeiros movimentos sociais, tanto no passado como nos dias atuais.
Estão certos apenas os itens:
	 a)
	I, III e IV.
	 b)
	III, IV e V.
	 c)
	I, II e III.
	 d)
	I, IV e V.
	12.
	(ENADE, 2005) Karl Marx, Max Weber e Émile Durkheim, considerados fundadores das ciências sociais, desenvolveram interpretações e conceitos sobre o mundo social que permanecem como referências de análise até os tempos atuais. Nesse sentido, assinale a opção correta a respeito de interpretações e conceitos elaborados pelos referidos autores:
	 a)
	Karl Marx desenvolveu os conceitos de relações de produção e alienação; Max Weber elaborou os conceitos de ação social e poder; Émile Durkheim estabeleceu os conceitos de fato social e anomia.
	 b)
	Karl Marx, ao trabalhar a esfera dos valores, elaborou o conceito de capital simbólico; Max Weber, na sua crítica à modernidade, referiu-se ao "desencantamento do mundo"; Émile Durkheim, ao analisar a determinação da sociedade sobre o indivíduo, formulou os conceitos de consciência coletiva e fato social.
	 c)
	Karl Marx decodificou as leis do capitalismo e analisou as relações de produção como relações de exploração; Max Weber, a partir do estudo das religiões, concluiu que a economia é fator preponderante do desenvolvimento do capitalismo; Émile Durkheim, ao desenvolver o conceito de fato social, afirmou que a coerção é interna aos indivíduos.
	 d)
	Karl Marx utilizou as metáforas de infraestrutura e superestrutura, para explicar as relações sociais; Max Weber considerou diferentes níveis de racionalidade na sociedade capitalista ocidental; Émile Durkheim sustentou que o indivíduo determina a sociedade.
Parte inferior do formulário

Continue navegando