Buscar

DESAFIO COLABORATIVO CITOLOGIA E EMBRIOLOGIA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1- DESCREVER O QUE É E QUAL A FUNÇÃO DE CADA ORGANELA QUE COMPÕE AS CÉLULAS:
A célula é uma unidade produtiva que apesar de minúscula é muito complexa pois nela há estruturas e processos responsáveis pela nutrição, construção e transporte de materiais e substâncias e estruturas, excreção de resíduos, respiração para obter energia para que ocorra esses processos, assim como reprodução e o controle destas atividades. 
A célula animal é bem mais complexa e organizada, pois apresenta organelas responsáveis pelas suas atividades. Vamos entender mais sobre esses organóides:
MITOCÔNDRIAS - são organelas presentes nas células, onde ocorrem as principais etapas de respiração celular e lá encontramos diversas enzimas e outras substâncias que participam desse processo. As mitocôndrias utilizam nutrientes e oxigênio para produzir energia química chamada ATP, o que faz com que elas sejam consideradas as usinas de produção de energia da célula, a casa de força da célula. Aproximadamente 90% de toda a energia do corpo é produzida pelas mitocôndrias. A quantidade de mitocôndrias varia de acordo com o tamanho e o grau de atividade da célula. Em algumas células, há apenas algumas mitocôndrias, enquanto em outras há milhares. Geralmente, as células que precisam de mais energia para a função, tais como as do cérebro, coração e músculo esquelético possuem um número maior de mitocôndrias. Uma excelente informação sobre as mitocôndrias é que elas contêm DNA, RNA e ribossomos, o que indica que são capazes de produzir suas próprias proteínas. Inclusive a existência de DNA mitocondrial evidencia que essa organela é capaz de se autoduplicar e transferir, às mitocôndrias resultantes, o seu material genético. 
CLOROPLASTOS - é uma organela presente nas células das plantas e outros organismos fotossintetizadores, como as algas e alguns protistas. Também são capazes de produzir suas próprias proteínas e de se autoduplicarem, pois assim como as mitocôndrias, também foi encontrado a presença de substâncias como proteínas estruturais, lipídios, DNA, RNA, ribossomos e enzimas relacionadas com a fotossíntese. Apesar da fotossíntese ser sua principal função, os cloroplastos também são responsáveis pela síntese de aminoácidos, ácidos graxos e metabólitos secundários, além de poderem ser um local de armazenamento temporário do amido enquanto a planta realiza fotossíntese. 
FLAGELO – É formado por prolongamento da membrana plasmática em forma de fios, situado no citoplasma, estão envolvidos no deslocamento de seres unicelulares ou gametas masculinos (espermatozóides).
RETÍCULO ENDOPLASMÁTICO GRANULAR E LISO – É um sistema de membranas que envolvem e interligam cavidades, construindo pequenos tubos, vesículas e sacos achatados. O retículo está a serviço de funções diferentes conforme a presença ou não de pequenos grãos aderidos à sua superfície. Se não ocorrer estes grãos as membranas constituem o retículo endoplasmático liso ou agranular que participam da síntese de lipídios como os hormônios sexuais (esteróides) e no transporte de substância no interior da célula. Quando esses grãos são encontrados em sua superfície, chama-se retículo endoplasmático rugoso. Esse grãos são os ribossomos, compostos por RNA e proteínas, é associado à síntese de proteínas graças a aproximidade com o núcleo já que o RER pode enviar de forma rápida um sinal para o núcleo iniciar o processo de transcrição do DNA, e ainda quando há proteínas deformadas ou desdobradas (inativas), há um sinal específico para melhorar o processo, caso contrário, será sinalizado que a célula deve ser encaminhada para uma morte programada (apoptose).
COMPLEXO DE GOLGI – Esse complexo possui um papel muito importante no organismo dos seres vivos. Uma de suas funções é quando se acompanha o trajeto das proteínas fabricadas pela célula, se forem fornecidos aminoácidos radioativos a uma célula excretora como a do pâncreas, por exemplo, pouco depois será identificado que a radioatividade se concentra sobre o ergastoplasma (retículo endoplasmático rugoso). As proteínas sintetizadas com esses aminoácidos são depois liberadas das célula através das vesículas do Golgi sendo lançasdas no tubo digestivo, constituindo as enzimas do suco pancreático, ou seja, o Golgi é responsável por armazenar, transformar e exportar as substâncias produzidas no Retículo Endoplasmático Liso e Rugoso (REL e RER).
RIBOSSOMOS – são pequenas estruturas em forma de grânulos que estão presentes nas células procariontes e eucariontes. Eles são fundamentais para o crescimento, a regeneração celular e o controle metabólico. Os ribossomos são ativos apenas na forma de polissomos para realizarem a etapa final da síntese de proteínas. 
LISOSSOMOS – são pequenas bolhas membranosas , repletas de enzimas hidrolíticas, essas enzimas favorecem as reações de quebra de ligações químicas, com adição de moléculas de água. Dessa forma, diversas macromoléculas, como proteínas e ácidos nucléicos, podem ser despolimerizadas e várias outras substâncias podem ser digeridas. Os lisossomos são responsáveis pela digestão de partículas que foram absorvidas pela célula e de organelas da própria célula.
DNA e RNA – são substâncias químicas envolvidas na transmissão de caracteres hereditários e na produção de proteínas compostas, que são o principal constituinte dos seres vivos; são ácidos nucleicos encontrados em todas as células humanas. O DNA e o RNA se diferenciam quanto à pentose sendo a Timina do DNA e a Uracila no RNA e se diferenciam também quanto à função e localização celular, outra característica que diferencial eles é que o DNA possui uma fita dupla no seu filamento e o RNA uma fita simples. O DNA cumpre seu papel no controle das atividades celulares através da síntese de RNA. 
2- COMO ESSES ORGANOIDES MANTÊM AS CÉLULAS ATIVAS A PARTIR DE SUAS FUNÇÕES? 
Para entender melhor como esses organóides mantêm as células ativas a partir de suas funções vamos imaginar que as células são como fábricas e indústrias e que cada organela presente dentro das células funcionam como se fossem os setores e departamentos, cada um com sua função específica. As organelas são responsáveis pela maior parte do que acontece dentro da célula, algumas fazem a produção de substâncias que serão úteis às células, outras trabalham para realizar um processo conhecido como respiração celular, outras fazem o processo de digestão intracelular, entre tantas outras funções.
3- ESSES ORGANOIDES APRESENTAM ALGUMA FUNÇÃO DE AUTODESTRUIÇÃO CELULAR?
Sim. Algumas organelas podem apresentar também função de autodestruição por diversos motivos como renovação celular, por exemplo, como os lisossomos que atuam ativamente nos processos de autofagia e autólise. A autofagia é um processo no qual moléculas da própria célula são digeridas tanto para renovar uma organela velha ou danificada, quanto para obter energia temporária na falta de nutrientes. Já a Autólise é um processo de destruição celular onde ocorre o rompimento da membrana do lisossomo liberando enzimas digestivas no citoplasma, o que provoca a morte da célula. Há também um outro processo de destruição celular chamado de Apoptose, neste caso a morte celular é programada com o objetivo de eliminar células desnecessárias ou defeituosas
REFERÊNCIAS:
ALBERTS, Bruce. BIOLOGIA MOLECULAR DA CÉLULA. Editora Artmed.Toda Biologia. Disponível em: < https://www.todabiologia.com/citologia/lisossomos.htm>. Acesso em: 23 de setembro de 2019. 
COMPLEXO DE GOLGI. Educa mais Brasil. Disponível em: <https://www.educamaisbrasil.com.br/enem/biologia/complexo-de-golgi>. Acesso em: 23 de setembro de 2019. 
MOISÉS, Hélvio N. e SANTOS, Thais H. F. Novo Manual Nova Cultural: BIOLOGIA. São Paulo: Editora Nova Cultural, 1994.
LINHARES, S. & GEWANDSZNAJDER, F. Biologia hoje: volume 2. São Paulo, Ed. Ática. 1998. 503p.
SOARES, J.L. Biologia: volume único. São Paulo, Ed. Scipione. 1997. 509p.

Continue navegando