Buscar

atividade 3 metodologia cientifica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Imparcialidade (Émile Durkheim) X Parcialidade (Max Weber) na pesquisa científica
Atividade 3 Metodologia Cientifica
Questão 1- Realizar pesquisa científica pressupõe seguir regras previamente estabelecidas na busca por criar padrões comuns a serem adotados. No entanto, alguns pontos suscitam discussões. Durkheim e Weber estabeleceram posições diferentes a respeito da postura do pesquisador diante do objeto a ser estudado. A respeito da perspectiva desses dois autores responda as questões a seguir:
A) Para Durkheim é possível que o pesquisador deixe de lado a sua subjetividade na hora de fazer ciência? Explique. (0,5)
Sim, desde que trate o seu objeto de estudo como “coisa” e se utilize a função de observar, relatar e formular a explicação da lei geral. “Coisa consiste em manter um distanciamento, sem se envolver com aquilo que estou pesquisando”.
A) Para Weber é possível que o pesquisador deixe de lado a sua subjetividade na hora de fazer ciência? Explique. (0,5)
Não, pois a partir do momento que escolho um tema de pesquisa, escolha algo que me chama a atenção. Para Weber, essa escolha já compromete o que é ciência, por que o pesquisador vai querer comprovar o seu ponto de vista. Em busca desta objetividade cientifica, ele propõe um recurso metodológico chamado “tipo ideal” (ideal vem de idealização).
C) No que consiste o conceito de tipo ideal proposto por Weber? (0,5)
O tipo ideal refere-se a uma construção mental da realidade, onde o pesquisador seleciona um certo número de característica do objeto em estudo, a fim de, construir um “todo tangível”, ou seja, um TIPO. Esse tipo será muito útil para classificar os objetos de estudo. Por exemplo, quando pensamos em democracia temos em mente um conjunto de características em nossa mente dando origem a um todo idealizado (o Tipo Ideal). Ao observar um sistema político contrastamos com esse tipo que temos em mente para classificar esse sistema como democrático ou não, por exemplo.
D) A pesquisa científica passa pela escolha de um tema, de uma pergunta de pesquisa e de uma hipótese. Ao final da realização da pesquisa a hipótese precisa ser confirmada? Explique. (0,5) 
Hipóteses são suposições colocadas como respostas plausíveis e provisórias para o problema de pesquisa. As hipóteses são provisórias porque poderão ser confirmadas ou refutadas com o desenvolvimento da pesquisa. A hipótese é sempre uma afirmação, uma resposta possível ao problema proposto. A formulação de hipóteses é quase inevitável, para quem é estudioso da área que pesquisa. Geralmente, com base em análises do conhecimento disponível, o pesquisador acaba “apostando” naquilo que pode surgir como resultado de sua pesquisa. Uma vez formulado o problema, é proposta uma resposta suposta, provável e provisória (hipótese), que seria o que ele acha plausível como solução do problema.

Continue navegando