Buscar

questionario III

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

· Pergunta 1
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	De acordo com a IT10 (Instrução Técnica número 10), intitulada Controle de materiais de acabamento e revestimento do Corpo de Bombeiro do estado de São Paulo, é possível afirmar:
I. A IT10 estabelece as condições a serem atendidas pelos materiais de acabamento e de revestimento empregados nas edificações para que, na ocorrência de incêndio, restrinjam a propagação de fogo e fumaça.
II. A IT10 estabelece que materiais de acabamento são todos os materiais ou conjunto de materiais empregados nas superfícies dos elementos decorativos das edificações, tanto nos ambientes internos como nos externos, com a finalidade de atribuir características estéticas, de conforto e de durabilidade.
III. A IT10 estabelece que materiais de revestimento são todos os materiais ou conjunto de materiais utilizados como arremates entre elementos decorativos.
Analise as afirmações e assinale a alternativa correta:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	a. 
I é correta.
	Respostas:
	a. 
I é correta.
	
	b. 
II é correta.
	
	c. 
I e II são corretas.
	
	d. 
I e III são corretas.
	
	e. 
I, II e III são corretas.
	Feedback da resposta:
	Resposta: A
Comentário: a IT10 estabelece as condições a serem atendidas pelos materiais de acabamento e de revestimento empregados nas edificações para que, na ocorrência de incêndio, restrinjam a propagação de fogo e fumaça. Estabelece-se que materiais de revestimento são todos os materiais ou conjunto de materiais empregados nas superfícies dos elementos construtivos das edificações, tanto nos ambientes internos como nos externos, com a finalidade de atribuir características estéticas, de conforto, de durabilidade e que materiais de acabamento são todos materiais ou conjunto de materiais utilizados como arremates entre elementos construtivos.
	
	
	
· Pergunta 2
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	Quando se desenvolve um projeto de design  de interiores, a especificação de materiais de revestimento deve levar em consideração alguns critérios, tais como:
I. Função e propósito: a função desejada do projeto deve ser atendida e seu propósito deve ser alcançado.
II. Utilidade e economia: um projeto deve apresentar praticidade, raridade e economia na seleção e no uso dos materiais.
III. Forma e estilo: o projeto deve ser genericamente agradável ao tato e aos nossos demais sentidos.
IV. Imagem e significado: deve projetar uma imagem e promover associações que portem significados para as pessoas que o usam e experimentam.
Analise as afirmações e assinale a alternativa correta:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	c. 
I e IV são corretas.
	Respostas:
	a. 
I é correta.
	
	b. 
II é correta.
	
	c. 
I e IV são corretas.
	
	d. 
I, II e III são corretas.
	
	e. 
I, II, III e IV são corretas.
	Feedback da resposta:
	Resposta: C
Comentário: ao se definir e analisar um problema de projeto pode-se também desenvolver objetivos e critérios por meio dos quais a efetividade de uma solução pode ser medida. Seja qual for a natureza do problema de projeto de interior com o qual se está lidando, há diversos critérios com os quais devemos nos preocupar. Função e propósito: primeiramente, a função desejada do projeto deve ser atendida e seu propósito deve ser alcançado. Utilidade e economia: em segundo lugar, um projeto deve apresentar utilidade, honestidade e economia na seleção e no uso dos materiais. Forma e estilo: em terceiro lugar, o projeto deve ser esteticamente agradável aos olhos e aos nossos demais sentidos. Imagem e significado: em quarto lugar, deve projetar uma imagem e promover associações que portem significados para as pessoas que o usam e experimentam.
	
	
	
· Pergunta 3
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	Ao especificar materiais num ambiente é possível sensibilizar pessoas, para tanto, há vários itens que devem ser considerados ao conceber o projeto de especificação de forro, parede e piso. É correto o que se afirma em:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	a. 
Deve-se levar em consideração o local e o tipo de ambiente, a quantidade de pessoas que irão circular no local, as condições climáticas do local e o tipo de atividade a ser realizada no local.
	Respostas:
	a. 
Deve-se levar em consideração o local e o tipo de ambiente, a quantidade de pessoas que irão circular no local, as condições climáticas do local e o tipo de atividade a ser realizada no local.
	
	b. 
Deve-se levar em consideração se é área interna ou externa, se é área seca ou molhada, se é área harmônica ou desarmônica, se é área porosa ou elástica.
	
	c. 
Deve-se levar em consideração o custo, o pagamento parcelado, a entrega expressa e a limitação de caixas.
	
	d. 
Deve-se levar em consideração a relação de beleza do material, de padronagem, de consideração, de colocação e de sedimentação.
	
	e. 
Deve-se levar em consideração a quantidade e o tamanho do material, o peso, a altura, a espessura, a cor, a raça e o brilho.
	Feedback da resposta:
	Resposta: A
Comentário: de acordo com o desempenho técnico do material e a função e as características necessárias do ambiente e dos usuários, especificamos forros, paredes e pisos diferentes em ambientes residenciais, comerciais (lojas, bares, restaurantes, clínicas da área de saúde, consultórios, ambientes corporativos/escritórios), industriais e institucionais (creche, posto de saúde, escolas, entre outros). Há vários itens que devem ser considerados ao conceber o projeto de especificação de forro, parede e piso: o local e o tipo do ambiente; a função e o tamanho; a quantidade de pessoas que irão circular e permanecer no ambiente (piso); o tipo de atividade que será realizada no ambiente; se a área é seca ou molhada; se a área é interna ou externa; as condições climáticas do local; a limpeza, a segurança do produto, o custo, a manutenção e a estética.
	
	
	
· Pergunta 4
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	De acordo com Chiodi Filho e Rodrigues (2009), rochas ornamentais e para revestimento são aquelas capazes de serem extraídas em blocos ou placas recortadas em formas diversas, apresentando um dos seguintes acabamentos finais:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	d. 
Bruto, polido, flameado, apicoado, jateado, levigado ou resinado.
	Respostas:
	a. 
Polido, apicoado, queimado, jateado, levigado, ajeitado ou resinado.
	
	b. 
Bruto, brilhoso, flameado, picotado, jateado, levigado ou resinado.
	
	c. 
Bruto, lixado, queimado, apicoado, jateado, levigado ou resinado.
	
	d. 
Bruto, polido, flameado, apicoado, jateado, levigado ou resinado.
	
	e. 
Bruto, polido, flameado, picotado, jateado, ajeitado ou resinado.
	Feedback da resposta:
	Resposta: D
Comentário: bruto ou in natura: material sem acabamento, sua superfície tem aspecto rugoso, pode ser especificada em áreas externas. Polido (brilho): de aparência lisa e brilhante, é indicada para áreas secas, pois na presença de água pode se tornar muito escorregadia. Flameado ou flamejado: a pedra recebe um jato de fogo em sua superfície que deixa um aspecto rugoso e ondulado, pode ser especificada em áreas externas. Apicoado: superfície conseguida por meio de pequenas marteladas, deixando a pedra com aspecto áspero e uniforme, é muito especificada em áreas externas, pode ser considerada uma textura antiderrapante. Jateado: superfície conseguida por jatos de areia lançados sobre a pedra, deixando-a com aspecto opaco, também pode ser indicada para áreas externas. Legivado: superfície conseguida por lixamento bruto das pedras, deixando a pedra com um acabamento semipolido, seu aspecto é rústico e sem brilho, é especificado em áreas internas e externas. Resinado: é aplicada uma camada de resina que irá cobrir os poros da pedra, dando a aparência de brilho, é indicado para áreas secas.
	
	
	
· Pergunta 5
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	Utilizadas desde os primórdios como abrigo, algumas espécies de madeiras são consideradas mais aptas que outras para o uso nas construções devido às suas características de resistência, pois algumas são mais macias e outras são mais duras. Ainda quanto às características das madeiras,
é possível afirmar:
I. A madeira é sensível à luz do sol e outros agentes, como insetos, bactérias e fungos, os quais podem ser ocasionados pela umidade e pode causar apodrecimento.
II. As madeiras aplicadas numa obra de forma definitiva estão presentes em canteiros de obras, nos escoramentos das lajes, para confeccionar as fôrmas e para utilização nos andaimes.
III. As madeiras aplicadas numa obra de forma temporária podem aparecer nas estruturas, coberturas, esquadrias, molduras, acabamentos de pisos e forros.
Assinale a alternativa correta:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	a. 
I é correto.
	Respostas:
	a. 
I é correto.
	
	b. 
II é correto.
	
	c. 
I e II são corretos.
	
	d. 
I e III são corretos.
	
	e. 
I, II e III são corretos.
	Feedback da resposta:
	Resposta: A
Comentário: a madeira é sensível à luz do sol e outros agentes, como insetos (cupins e brocas), bactérias e fungos, os quais podem ser ocasionados pela umidade, que pode causar apodrecimento. As madeiras podem ser aplicadas numa obra de forma temporária e definitiva. De forma temporária, temos a aplicação em canteiros de obras, nos escoramentos das lajes, para confeccionar as fôrmas e para utilização nos andaimes. As madeiras definitivas podem aparecer nas estruturas (pilares, vigas e lajes), coberturas, esquadrias, molduras, acabamentos de pisos (assoalhos, tábua corrida e tacos) e forros.
	
	
	
· Pergunta 6
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	A madeira necessita estar seca e com a umidade controlada para que não venha a empenar. Durante a secagem, as madeiras podem apresentar defeitos como:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	a. 
Empenamento e rachaduras.
	Respostas:
	a. 
Empenamento e rachaduras.
	
	b. 
Assoalhamento e rachaduras.
	
	c. 
Encurtamento e brocas.
	
	d. 
Empenamento e brocas.
	
	e. 
Espelhamento e rachaduras.
	Feedback da resposta:
	Resposta: A
Comentário: a madeira necessita estar seca e com a umidade controlada, por isso deixe secar a peça de 15 a 20 dias no ambiente em que será instalada, para que não venha a empenar. Ainda recomendam que na hora da compra deve-se preferir a madeira que foi seca em estufa, pois caso não seja, após a colocação e com o passar do tempo, as tábuas tenderão a curvar-se, deixando o piso com um aspecto desagradável. Empenamento: é a distorção da peça de madeira em relação aos planos de sua superfície. Rachaduras: aparecem como consequência da diferença de retração nas direções radial e tangencial da madeira e da diferença de umidade entre regiões contíguas de uma peça durante o processo de secagem.
	
	
	
· Pergunta 7
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	Com relação ao gesso, é possível afirmar:
I. É produzido a partir do mineral gipsita, um pó de cor cinza que endurece em contato com o ar.
II. É um péssimo isolante térmico e acústico, porém resistente ao fogo.
III. Pode ser utilizado para rebaixamento do teto, golas de gesso, forros e divisórias, mas não pode ser aplicado como acabamento em reboco.
IV. É utilizado para esconder as tubulações de água e esgoto do rebaixamento da laje.
É correto o que se afirma em:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	a. 
IV.
	Respostas:
	a. 
IV.
	
	b. 
III e IV.
	
	c. 
II, III e IV.
	
	d. 
I, III e IV.
	
	e. 
I, II, III e IV.
	Feedback da resposta:
	Resposta: A
Comentário: é produzido a partir do mineral gipsita, um pó de cor branca que endurece quando se adiciona água a ele. É um bom isolante térmico e acústico e resistente ao fogo. Pode ser utilizado nas construções em acabamentos de rebocos, rebaixamento do teto, golas de gesso, forros e divisórias. É utilizado para esconder as tubulações de água e esgoto do rebaixamento da laje.
	
	
	
· Pergunta 8
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	O material cerâmico é feito de uma mistura de argila, água e outros componentes que por meio de processos como trituração, moagem, mistura, prensagem ou extrusão é levado por uma esteira para fornos de altas temperaturas. São considerados materiais cerâmicos peças como:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	d. 
Cerâmica vermelha, cerâmica branca e tijolos refratários.
	Respostas:
	a. 
Cerâmica amarela, cerâmica branca e tijolos refratários.
	
	b. 
Cerâmica vermelha, cerâmica bege e tijolos refratários.
	
	c. 
Cerâmica amarela, cerâmica bege e tijolos refratílicos.
	
	d. 
Cerâmica vermelha, cerâmica branca e tijolos refratários.
	
	e. 
Cerâmica amarela, cerâmica bege e tijolos refratários.
	Feedback da resposta:
	Resposta: D
Comentário: cerâmicas vermelhas: telhas, tijolos, blocos cerâmicos, elementos vazados, lajes, tubos cerâmicos, argila expandida e lajotas para pisos. Tijolos refratários: materiais que suportam grandes temperaturas, aplicados em fornos e churrasqueiras. Cerâmica branca: louças sanitárias, como lavatórios e bacias, e louças de mesa, como pratos, xícaras e bules, além de materiais refratários, como isolantes térmicos, fritas e corantes, abrasivos, vidros, cal e cimento, cerâmica de alta tecnologia (naves espaciais) e até coletes à prova de bala.
	
	
	
· Pergunta 9
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	Quanto ao acabamento de bordas dos vidros, necessário para questões de estética, proteção, segurança e estruturação, analise a imagem e identifique o correto acabamento da sequência:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	e. 
A – lapidado; B – meia-cana; C – bizotê.
	Respostas:
	a. 
A – lapidado; B – meia-cama; C – capitonê.
	
	b. 
A – replicado; B – meia-cana; C – bizotê.
	
	c. 
A – lapidado; B – meia-casa; C – bizotê.
	
	d. 
A – lapidado; B – meia-cana; C – capitonê.
	
	e. 
A – lapidado; B – meia-cana; C – bizotê.
	Feedback da resposta:
	Resposta: E
Comentário: lapidado reto silicone estrutural com borda exposta. Polido reto silicone estrutural com acabamento diferenciado meia-cana, aplicação em espelhos, vidros decorativos e móveis. meia-cera polido, aplicação em espelhos, vidros decorativos e móveis. Bizotê lapidado, silicone estrutura. Bizotê polido, espelhos e vidros decorativos de móveis. Filetado, vidros para caixilhos com tratamento térmico.
	
	
	
· Pergunta 10
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	Analise as imagens e identifique os principais materiais de acabamento:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	d. 
1 – madeira; 2 – alumínio; 3 – gesso; 4 – espelho; 5 – bambu; 6 – vidro; 7 – mármore; 8 – tinta; 9 – papel de parede.
	Respostas:
	a. 
1 – madeira; 2 – água; 3 – gesso; 4 – espelho; 5 – bambu; 6 – vidro; 7 – mármore; 8 – tinta; 9 – papel de parede.
	
	b. 
1 – madeira; 2 – alumínio; 3 – gesso; 4 – espelho; 5 – bambu; 6 – plástico; 7 – mármore; 8 – tinta; 9 – papel de parede.
	
	c. 
1 – madeira; 2 – alumínio; 3 – tinta; 4 – vidro; 5 – bambu; 6 – vidro; 7 – mármore; 8 – gesso; 9 – papel de parede.
	
	d. 
1 – madeira; 2 – alumínio; 3 – gesso; 4 – espelho; 5 – bambu; 6 – vidro; 7 – mármore; 8 – tinta; 9 – papel de parede.
	
	e. 
1 – madeira; 2 – ferro; 3 – tecido; 4 – espelho; 5 – bambu; 6 – vidro; 7 – mármore; 8 – tinta; 9 – papel de parede.
	Feedback da resposta:
	Resposta: D
Comentário: madeira aplicada em parede. Alumínio aplicado em escultura. Gesso aplicado em forro de sala. Espelho aplicado em parede de banheiro. Bambu aplicado em fechamento de divisa. Vidro colorido aplicado em vitral. Mármore aplicado em paredes e piso. Tinta aplicada em parede. Papel de parede aplicado em parede.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando