Buscar

Pensamento Político na Idade Média e Neoliberalismo

Prévia do material em texto

Acadêmico:
	
	
	Disciplina:
	Ciência Política 
	Avaliação:
	Avaliação Final (Discursiva) - Individual Semipresencial ( peso.:4,00)
	Prova:
	
	Nota da Prova:
	9,00
	
	
Parte superior do formulário
	1.
	A Idade Média foi um período marcante para o pensamento político devido à centralidade da igreja com relação às atividades políticas. Em especial com a introdução da ideia de igualdade do Cristianismo, que levou ao questionamento da escravidão, uma das bases do mundo antigo. Nesse período destacaram-se as obras de Santo Agostinho e São Tomás de Aquino. Disserte sobre as características do pensamento político desses pensadores.
FONTE: LEITE, Fernando. Ciência Política: da Antiguidade aos dias de hoje [livro eletrônico]. Curitiba: InterSaberes, 2016.
	Resposta Esperada:
* Santo Agostinho foi defensor da ideia de igualdade apresentada pelo cristianismo: se todos são filhos de Deus, logo todos são iguais. * Não elaborou uma doutrina política, mas suas obras expressavam seu ideal de que a ordem moral e religiosa seria capaz de resolver problemas políticos e sociais.
* São Tomás de Aquino partiu da teoria de Aristóteles para compreender a sociedade de seu tempo e a teologia cristã. * Defendeu, assim como seu percursor, um regime político misto e três sistemas de governo: monarquia, aristocracia e democracia.
	2.
	O pensamento neoliberal surge após o fim da Segunda Guerra Mundial, resgatando os preceitos do liberalismo e apresentando uma oposição aos viés intervencionista defendido por Keynes e à política social-democrata. Na década de 1970, após o fim do fordismo, a teoria ganha espaço e adesão nos meios político e econômico, em todo o mundo. Disserte sobre as políticas estatais adotadas com expansão do pensamento neoliberal.
	Resposta Esperada:
A crise instaurada no modelo social-democrata na década de 1970 levou ao questionamento do padrão fordista vigente. A acumulação flexível surgiu como alternativa para a ampliação dos direitos sociais que haviam levado a redução da lucratividade das empresas. As políticas neoliberais, adotadas por países como a Inglaterra, os Estados Unidos da América e até mesmo o Brasil, previam a privatização de empresas e serviços estatais, redução das taxas alfandegárias e abertura para as importações.
Parte inferior do formulário

Continue navegando