Buscar

aluno4 00

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Acadêmico:
	
	
	Disciplina:
	Sociologia 
	Avaliação:
	Avaliação Final (Objetiva) - Individual Semipresencial ( peso.:3,00)
	Prova:
	
	Nota da Prova:
	9,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	"É preciso dar prioridade à questão social porque, caso contrário, vamos ter a moeda mais forte do mundo com a maior miséria do mundo. Nós não somos palhaços, nós somos cidadãos e temos de ser respeitados nos nossos direitos, assim como nos compromissos de campanha que são estabelecidos a cada quatro anos. É preciso aprender a ser mais indignado, a cobrar mais; não podemos ficar tão passivos e tão pacíficos diante de tanta miséria. (sociólogo Betinho)" (URBANESKI; SILVA, 2010, p. 3).
O texto do Sociólogo Betinho é um convite aberto e decidido para melhor compreensão da realidade e para uma atitude de compromisso com a qualidade de vida de uma sociedade. Suas palavras são de ação e não de passividade. No contexto do convite do sociólogo Betinho, analise as afirmativas a seguir:
I- A visão sociológica de Betinho incentiva a não passividade diante das injustiças sociais.
II- O convite do sociólogo Betinho restringe-se apenas à análise da sociedade sem interferir.
III- A sociologia proposta por Betinho reforça a sociologia crítica de sua realidade.
IV- No texto proposto por Betinho, a sociologia está atrelada à superação da miséria humana.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: URBANESKI, Vilmar; SILVA, Everaldo da. Sociologia. Indaial: Uniasselvi, 2010.
	 a)
	As afirmativas I, III e IV estão corretas.
	 b)
	Somente a afirmativa II está correta.
	 c)
	As afirmativas I, II e III estão corretas.
	 d)
	As afirmativas I, II e IV estão corretas.
	2.
	"Sou um homem de causas. Vivi sempre pregando, lutando, como um cruzado, pelas causas que comovem. Elas são muitas, demais: a salvação dos índios, a escolarização das crianças, a reforma agrária, o socialismo em liberdade, a universidade necessária. Na verdade, somei mais fracassos que vitórias em minhas lutas, mas isso não importa. Horrível seria ter ficado ao lado dos que venceram nessas batalhas". Sobre o autor dessa declaração, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Roberto DaMatta.
	 b)
	Darcy Ribeiro.
	 c)
	Oliveira Viana.
	 d)
	Cristina Machado.
	3.
	A humanidade, pelo menos alguns setores dela, tem se preocupado com o futuro, principalmente de ordem ambiental. Entretanto, além da violência, a questão do terrorismo pode também trazer preocupações devido a ataques terroristas para países, e até mesmo cidades, com grande concentração de pessoas. Quanto ao terrorismo, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Dentre os fatos que motivam o terrorismo estão fatores ideológicos, religiosos, políticos, entre outros. De certo modo, o terrorismo pode deixar a população de determinada cidade ou país em apreensão, pois nunca se sabe a hora, como e onde.
	 b)
	Em termos gerais, podemos destacar que o terrorismo usa a violência contra pessoas somente, com o intuito de deflagrar conflitos ou ameaças de natureza religiosa.
	 c)
	Embora ainda seja uma ameaça, após o 11 de setembro ocorrido nos EUA, para muitas cidades o terrorismo não é algo a ser temido em demasia, pois após longo estudo e implementação da espionagem tornou-se possível prever com exatidão quando uma determinada ação terrorista vai se efetivar.
	 d)
	O terrorismo deixa um rastro de insegurança para todos, não somente nos ditos "países-alvo", porque os ataques não possuem lógica ou regra, sendo comuns em locais urbanos onde se encontra grande quantidade de pessoas, como em pequenas localidades periféricas.
	4.
	A lógica do pensamento mecanicista reside na ideia de que as funções devem ser claras e definidas, sendo que o padrão de atuação dos envolvidos não pode ir além do estipulado, propiciando um cenário rotinizado, burocratizado e altamente planejado. Com base no exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Em algumas organizações, o modo mecanicista pode oferecer bases para uma operação eficaz. Em outras, porém, pode ter consequências desastrosas. Frente a isso, um dos maiores desafios com que se deparam muitas organizações é substituir esse tipo de organização e pensamento por ideias e enfoques novos.
(    ) A abordagem do homem mecanicista implica dizer que o trabalhador é livre para pensar e apontar ideias inovadoras.
(    ) Uma das críticas feitas ao modelo mecanicista pode ser observada no filme "Tempos Modernos", de Charles Chaplin.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - F.
	 b)
	V - F - V.
	 c)
	V - V - F.
	 d)
	V - V - V.
	5.
	O século XIX é amplamente reconhecido como o século do progresso, em meio ao qual triunfou o aprimoramento técnico e material, bem como as invenções tecnológicas, que representam as evidências mais expressivas da modernidade, porém não se pode dissociar tais aspectos das estruturas já existentes em épocas anteriores. Com relação ao contexto anterior e estruturas antecedentes à consolidação da modernidade e do progresso, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Pode-se indicar que a existência de metrôs, de automóveis, aviões, bondes e submarinos já era tecnologia utilizada em outros tempos e sociedades.
(    ) No interior das corporações de ofício, já ocorria uma espécie de especialização de profissões, bem como de diferenciação de materiais que favoreceram o processo de industrialização posterior. 
(    ) A lançadeira e o tear mecânico, a substituição da lã pelo algodão podem ser indicados como estruturas fundamentais ao processo de industrialização e modernização do setor têxtil. 
(    ) A presença de técnicas artesanais de produção é uma característica das indústrias que surgiram na sociedade ocidental durante a modernidade.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - V - F.
	 b)
	F - V - V - V.
	 c)
	V - F - F - V.
	 d)
	F - F - V - V.
	6.
	Uma das mais importantes contribuições desse sociólogo foi a análise da burocracia. Ele concluiu que as formas burocráticas rotinizam os processos de gestão exatamente como a máquina rotiniza a produção. A qual autor o exposto se refere?
	 a)
	Weber.
	 b)
	Marx.
	 c)
	Comte.
	 d)
	Guerreiro Ramos.
	7.
	Abrigam grandes populações, em quantidade proporcional a sua importância e poder, mas acima de tudo a capacidade do centro urbano de polarizar, fazer convergir processos de socialização - por meio dos quais os atores interagem e produzem cultura - e desenvolvimento de saber especializado e técnicas de coordenação e controle. A que contexto social se refere o exposto?
	 a)
	Aristocracia.
	 b)
	Cultura.
	 c)
	Proletariado.
	 d)
	Monarquia.
	8.
	De acordo com Moreno (2002, p. 25), os romanos, ao criarem e administrarem seu vasto império, contribuíram em muito para semear a civilização urbana em quase toda a Europa. Algumas de suas cidades eram enormes, como a Roma Imperial, que chegou a ter um milhão de habitantes. Com relação ao que se refere o exposto, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: MORENO, Julio. O futuro das cidades. São Paulo: Editora Senac, 2002.
	 a)
	À burocracia.
	 b)
	À urbanização.
	 c)
	À violência.
	 d)
	À ruralização.
	9.
	O período histórico e filosófico que antecede a pós-modernidade é amplamente conhecido como modernidade. A interpretação dos autores sobre estas duas fases não é consensual. Para alguns autores, a pós-modernidade não existe. O que ocorre é a continuação da modernidade. Com relação aos aspectos que definem a modernidade, analise as sentenças a seguir:
I- Nesse momento, ocorreu a retração da produção do conhecimento, e a população migrou gradativamente das cidades para o campo.
II- Esta época da humanidade é marcada pela Revolução Industrial, baseada na tecnologia mecânica e pela organização e ampliação do capitalismo.
III- É o momento em que a anarquia, as invasões bárbaras e a irracionalidade se fizeram presentes nas concepções e valores de
mundo e de sociedade.
IV- Este período foi marcado pela forte hierarquização da sociedade e de processos institucionais, a convicção plena na razão e no progresso como responsáveis pela felicidade humana.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	10.
	A fase da história chamada de Idade Média foi caracterizada pela construção dos Castelos e Catedrais. Foi uma época clássica dos contos cavaleiros corajosos e uma época de longas guerras, como as Cruzadas e a Guerra dos Cem Anos. Nesse contexto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A visão predominante na mentalidade medieval é o Teocentrismo, ou seja, as questões religiosas são o centro das decisões culturais e políticas.
(    ) Na mentalidade medieval, o homem passa a ser considerado como superior a todas as outras criaturas terrenas. Além disso, tornou-se capaz de invenções como máquinas e automóveis.
(    ) Na mentalidade renascentista, o ser humano era visto com certo desprezo, devia aceitar os sofrimentos impostos pela vida, e foi considerado um ?ser pecador?. 
(    ) Para a mentalidade renascentista, a realidade e os fenômenos da natureza devem ser explicados pelo homem através da ciência e da razão.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F - V.
	 b)
	V - F - V - V.
	 c)
	F - F - V - F.
	 d)
	V - F - F - V.
	11.
	(ENADE, 2017) Os movimentos indígenas da atualidade, somados aos novos pressupostos teóricos da História e da Antropologia, conduzem ao abandono de antigas concepções que contribuíram para excluir os índios de nossa história. A temática da história indígena passa, nas últimas décadas, por um processo de ressignificação sobre o lugar dos indígenas na história e no ensino de História, com o surgimento de novas abordagens e implementação da Lei n. 11.645/2008, que estabeleceu a obrigatoriedade do estudo da história e cultura afro-brasileira e indígena no Brasil. A respeito dos estudos históricos sobre os indígenas e a efetivação da Lei nos currículos escolares, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: ALMEIDA, M. R. C. Os índios na História do Brasil. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2010 (adaptado).
	 a)
	Os estudos contemporâneos surgidos a partir de novas abordagens apresentam os indígenas como sujeitos ativos de sua própria história, reconhecendo a presença desses nos conflitos e nas negociações ao longo da formação da sociedade brasileira.
	 b)
	A implementação da Lei n. 11.645/2008 permitiu uma reorganização do currículo do ensino de história, com a inserção de unidades separadas para o estudo das questões afro-brasileiras e indígenas no ensino básico e na educação superior.
	 c)
	As novas abordagens dos estudos sobre os indígenas buscam reconhecer o papel desses ao longo da história por meio de sua aculturação, possibilitando sua inserção nas relações sociais que formaram a sociedade brasileira.
	 d)
	A implementação da Lei n. 11.645/2008 tornou obrigatórios os conteúdos referentes à história e cultura afro-brasileira e dos povos indígenas na disciplina de História, em detrimento de outras áreas do currículo escolar, como literatura e artes.
	12.
	(ENADE, 2012) No século passado, houve dois momentos distintos em que duas concepções antitéticas de política econômica se impuseram, quase como um consenso: nos anos 1930, a ideia de que a salvação ou futuro da sociedade estava no Estado; e, a partir dos anos 1980, a ideia, contrária, de que a salvação ou futuro da sociedade está no mercado. Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir:
I- A primeira concepção está associada à crise do capitalismo, à planificação econômica socialista e ao modelo chamado keynesianismo. 
II- A primeira deveu sua popularidade aos êxitos da República de Weimar, na Alemanha, e da Frente Popular, na França. 
III- A segunda deve sua popularidade aos êxitos alcançados pela economia chinesa, no Oriente, e alemã, no Ocidente. 
IV- A segunda concepção está associada ao colapso do socialismo, à crise da social-democracia e à globalização. 
Estão corretas as sentenças:
	 a)
	II e IV, apenas.
	 b)
	I e II, apenas.
	 c)
	I e IV, apenas.
	 d)
	III e IV, apenas.
Parte inferior do formulário

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Outros materiais