Buscar

Etapas e Dilemas da Adolescência

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Etapas e Dilemas da adolescência
Ana Flávia da Silva- 4º Semestre
Kethlen Samanta Malaquias- 8º Semestre
Maria Vitória Amaral Cabral- 4º Semestre
Rafael Davi Pereira de Morais- 8º Semestre
Wester Costa Diana- 3º Semestre
Introdução:
A fase da adolescência é a mais turbulenta e complexa da vida do ser humano. Estar no meio da fase infantil e a adulta gera conflitos únicos que precisam ser compreendidos para serem superados. Deixar para trás a criança de brincadeiras e diversão e assumir responsabilidades do mundo adulto, faz dessa fase um desafio, tanto para o adolescente como para os pais, professores e familiares.
Animação:
Dilemas:
Aspectos afetivos;
Aspectos intelectuais;
Aspectos sócio-morais.
Estudo feito pela UFMG:
Série 1	Trabalho	Independên	cia	Conflitos	Escolha amorosa	0.3	0.25	0.11	0.1	Série 2	Trabalho	Independência	Conflitos	Escolha amorosa	0	0	0	0	Série 3	Trabalho	Independência	Conflitos	Escolha amorosa	0	0	0	0	
Conclusão
Neste trabalho, abordamos um tema muito importante para nossos estudos, a compreensão das etapas e os dilemas vividos pelos adolescentes. 
A adolescência é uma fase da vida cheia de transições enigmáticas, que ocorrem tanto no aspecto físico, afetivo, intelectual e nas relações sociais. Essas diversas transições despertam no adolescente a insegurança , o medo, a angústia, visto que, ele as designa como uma saída para a sua independência ainda incerta, e o incerto gera conflitos e dúvidas no cotidiano dos adolescentes . Os conflitos e dúvidas geram comportamentos reativos, o adolescente não mais concorda com o que lhe é apresentado pelos pais e educadores, ele passa a questionar, é como se estivesse tendo que esperar para sair da infância e ir para sua independência.
Diante desse trabalho concluímos que, o mundo visto dos olhos dos adolescentes é uma grande incógnita devido a busca de conhecer seu próprio mundo, o mundo onde vive e o mundo imposto pela sociedade. Ressaltamos a importância dos pais e educadores sobre o acolhimento com os adolescentes, a permuta dos comportamentos reativos para novas idéias, direcionando o jovem para sua capacidade de inventar, criar, descobrir, definir e redefinir a vida como ele se sentir bem e conseguir filtrar seus reflexos quando se sentir ameaçados ou confusos, apresentando os resultados positivos de se estabelecer alguns limites, mostrando sua capacidade de governar-se pelos seus próprios meios, usando da autoridade dada pela experiência adulta com destreza, não impondo ou apontando erros, mas mostrando os benefícios de acertar.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando