Buscar

Cefalópodes: Moluscos Marinhos Inteligentes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Cephalopodes 
Os Cefalópodes (Cephalopoda, do grego kephale, cabeça + pous, podos, pé) são a classe de moluscos marinhos a que pertencem os polvos, as lulas e os sépias. Os cefalópodes,que estão entre os invertebrados mais inteligentes e mais rápidos , apresentam o corpo dividido em cabeça, massa visceral (manto) e tentáculos (braços).
Caracteristicas gerais 
·	animais de corpo mole, não segmentados
·	simetria bilateral, triblasticos, celomados, protostômiados
·	trato digestivo completo
·	sistema circulatório aberto (com exceções)
·	presença de sistema respiratória, excretor e nervoso
·	muitos protegidos por uma concha calcaria 
Locomoção
Diferentemente dos animais das outras classes que se locomovem pelos pés musculares, os cefalópodes se movem expelindo água por um funil ou pelo sifão.
Sistema respiratório
O sistema respiratório é variado dentro do filo dos moluscos. Os animais aquáticos respiram por ctenídios, que são filamentos branquiais em forma de pente, alguns terrestres respiram através de pulmões e outro fazem troca gasosa pela pele.
Comunicação
Cefalópodes se comunicam através das cores de seus corpos (células chamadas cromatóforos), que podem mudar de cor para afugentar predadores ou atrair presas e indivíduos do sexo oposto. Essa mudança de cor acontece quando os músculos esticam as células e por causa disso os pigmentos se espalham. Além disso há comunicação por contato físico, visão (movimentos), quimiorreceptores e liberação de tinta escura.
Reprodução
Cefalópodes são dioicos, ou seja, órgãos sexuais masculinos e femininos são encontrados em indivíduos diferentes. Um dos braços do macho é modificado para um órgão sexual para introduzir os espermatozoides na fêmea. Esse órgão passa a ser chamado de hectocólito. O hectocólito introduz os espematozóides na cavidade do manto da fêmea perto da abertura do oviduto. As lulas e os demais cefalópodes entram na fase reprodutiva no fim do ciclo de vida. A fêmea depos 
Aparelho digestivo
Os moluscos apresentam aparelho digestivo completo (boca, estomago, intestino e ânus). Na boca, com exceção dos bivalves, os moluscos têm uma estrutura chamada rádula. A rádula é como se fosse a língua dos moluscos, tem inúmeros dentículos voltados para trás que são usados para raspar ou cortar o alimento. O número de dentes presentes na rádula pode ser usado para identificação e classificação dos animais do filo.
Sistema circulatório
O sistema circulatório dos moluscos é do tipo aberto ou lacunar, onde o sangue é impulsionado por uma bomba, que é o coração, passa no interior de alguns vasos sanguíneos e chega a lacunas (hemoceles) encontradas entre os diversos tecidos, circulando lentamente nesse local, sob baixa pressão, levando nutrientes e oxigênio e recolhendo gás carbônico e outros resíduos oriundos do metabolismo.
A única exceção são os cefalópodes, que possuem sistema circulatório fechado, exigindo alta pressão por se locomoverem muito rapidamente.
Sistema nervoso e sensorial
O sistema nervoso dos moluscos é composto, basicamente, por um anel de nervos ao redor do esôfago e uma série de cordões nervosos que seguem para as demais regiões do corpo. O sistema sensorial é muito variado e depende do grupo. Alguns possuem estruturas, chamadas estatocistos, capazes de perceber variações ambientais, outros possuem tentáculos sensoriais e olhos (olfato, seus braços são quimiorreceptores )(8 braços= polvo e 8 bracos e 2 tentaculos= lula)
Classificação 
• Gastrópodes
Os gastrópodes são os mais conhecidos tipos de moluscos, sendo aqueles que contém na sua estrutura corporal tentáculos contráteis e uma carapaça com forma de espiral. Além disso, a superfície de apoio desse animal é mais achatada.
Exemplo desses animais são alguns tipos de lesmas e o próprio caramujo.
• Pelecípodes
Já os pelecípodes são os moluscos que vivem no mar e as suas conchas são duplas. Exemplo desse tipo de molusco são as ostras, os mariscos e os mexilhões.
• Cefalópodes
Por fim existem também os cefalópodes, que por sua vez, são os moluscos que não contam com uma concha. Porém, os tentáculos desses moluscos contam com ventosas e os seus olhos são muito bem desenvolvidos.
Para exemplificar, temos os polvos e as lulas.
O sifao inalante é uma estrutura ao qual a água entra no animal,banha as branquias, para ocorrer a respiraçao branquial (retirada de oxigenio), e sai pelo sifao exalante
OS MEXILHÕES, assim como as cracas, grudam em pedras, pedaços de madeira e cascos de navios. Só que as cracas se fixam totalmente numa superfície. Já o mexilhão fica pendurado nas superfícies, preso por um tufo de pequenos filamentos chamados fios de bisso. Esse método permite que o mexilhão tenha certa mobilidade, o que facilita a alimentação e a migração. Como o bisso do mexilhão, que parece tão frágil, consegue resistir ao impacto das ondas do mar?
Analise o seguinte: Os fios de bisso são rígidos em uma ponta, mas moles e elásticos na outra. Pesquisadores descobriram que 80 por cento do bisso é composto de material duro e 20 por cento de material mole. Essa é a proporção exata para o mexilhão ficar bem preso a uma superfície. Com essa estrutura, o bisso consegue aguentar o constante vaivém das ondas.

Continue navegando