Buscar

Avaliação Final (Objetiva) - Individual Semipresencial - MDA60

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Acadêmico:
	
	
	Disciplina:
	Desenho Técnico (MDA60)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Objetiva) - Individual Semipresencial peso.:3,00)
	Prova:
	
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	Considerando que toda edificação é um sólido geométrico, o desenho arquitetônico baseia-se na expressão de suas três dimensões sobre as duas dimensões de um pedaço de papel. Desse modo, o projetista utiliza o sistema convencional de projeções ortográficas para a representação gráfica, evidenciando os planos horizontal e vertical imaginários que seccionam a edificação. Sobre os planos verticais gerados em uma edificação, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O corte é obtido quando passamos um plano vertical perpendicular ao piso da edificação, interceptando-a de modo longitudinal (sentido de comprimento) ou transversal (sentido de largura) à edificação.
(    ) Recomenda-se que o posicionamento do corte ocorra sobre áreas molhadas (cozinha, banheiro, lavação), circulações verticais (escada) e reservatório (caixa d'água), possibilitando um melhor esclarecimento construtivo da edificação.
(    ) O corte deve evidenciar as cotas horizontais (comprimento e largura) de uma edificação, como as paredes, lajes, vigas, fundações, esquadrias, telhado e níveis de cota.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V.
	 b)
	F - F - V.
	 c)
	F - V - F.
	 d)
	V - V - F.
	2.
	Os valores atrelados ao desenho técnico, linguagem gráfica universal para quem atua na área técnica, principalmente na grande área das engenharias, vão muito além de sistemas de projeção e planos de projeção. Elementos textuais e dimensionais devem complementar as informações que não podem ser expressas apenas em desenho. Logo, desenhos, textos, símbolos e dimensões devem funcionar em conjunto, evidenciando aquilo que conhecemos por desenho técnico. No que se refere à representação de objetos em vistas ortográficas e ao ato de destacar as dimensões em projeto, analise as sentenças a seguir:
I- Os objetos devem ser representados em verdadeira grandeza, ou seja, com dimensões reais ou proporcionais ao objeto representado.
II- Para expressar sua verdadeira grandeza, os objetos devem ser representados em um ou mais planos de projeção, gerando suas vistas ortográficas.
III- Os objetos devem ser devidamente cotados, mas as referências dimensionais não são necessárias para o entendimento e a execução do objeto.
IV- Para expressar as referências dimensionais de determinado objeto, o projetista deve entender a estrutura básica de cotagem, composta pela linha auxiliar (ou de extensão), linha de cota e a própria cota.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a sentença I está correta.
	 b)
	Somente a sentença II está correta.
	 c)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	3.
	No desenho técnico, o uso de diferentes tipos de linhas, como a contínua e a tracejada, hierarquiza a visualização do objeto representado, desenvolvendo a capacidade de visualização espacial do observador. Diante do uso de diferentes tipos de linhas na representação gráfica, analise as sentenças a seguir:
I- As linhas contínuas (contornos visíveis) sempre prevalecem sobre as linhas tracejadas (contornos não visíveis) na representação de um objeto.
II- As linhas de chamada e de cota devem possuir a mesma espessura na representação de um objeto.
III- As linhas de centro, assim como os contornos visíveis, devem ser utilizados como linhas de cota na representação de um objeto.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 b)
	Somente a sentença III está correta.
	 c)
	Somente a sentença I está correta.
	 d)
	Somente a sentença II está correta.
	4.
	Uma edificação é formada, basicamente, pela união de planos horizontais e verticais, definindo um determinado espaço arquitetônico. Assim, é pela união de um plano superior (cobertura) com um plano inferior (base), além de quatro planos verticais (paredes), que uma edificação baseada em um paralelepípedo é gerada. Sobre os elementos constituintes de uma edificação residencial, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Vedação.
II- Estrutura.
III- Circulação.
(    ) Horizontal e vertical, corredores, halls, escadas, elevadores etc.
(    ) Paredes internas e externas.
(    ) Pilares, vigas e lajes.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	III - II - I.
	 b)
	III - I - II.
	 c)
	II - III - I.
	 d)
	I - II - III.
	5.
	Na execução de desenho técnico aplicado à Engenharia e Arquitetura, são utilizados elementos simbólicos devidamente convencionados em norma. De acordo com a simbologia utilizada em projetos de instalações elétricas, o que representam, respectivamente, os símbolos da figura a seguir, utilizados em circuitos elétricos?
	
	 a)
	Fios fase, do circuito e trifásico.
	 b)
	Fios fase, neutro e retorno.
	 c)
	Fios neutro, retorno e fase.
	 d)
	Fios retorno, neutro e fase.
	6.
	Em um período de grande impulso do desenvolvimento industrial, o matemático francês Gaspard Monge (1746-1818) sistematizou a representação de objetos através da geometria descritiva. Foi Monge quem desenvolveu o sistema de projeções de vistas ortográficas, ferramenta indispensável para compreender e visualizar determinado objeto por todas as suas faces. Este sistema auxiliou na construção de máquinas e equipamentos industriais, consolidando o impulso industrial ao longo do século XIX. Com o avanço industrial, normatizou-se a utilização da geometria descritiva como a linguagem gráfica das engenharias e arquitetura, nomeando-a de Desenho Técnico. No que se refere ao sistema de projeções ortográficas, analise as sentenças a seguir:
I- O sistema de projeções ortográficas auxilia na construção das vistas de um determinado objeto.
II- O sistema de projeções ortográficas auxilia na definição das verdadeiras grandezas de um determinado objeto.
III- As vistas auxiliam na leitura espacial de um determinado objeto.
IV- Subjetividade e imprecisão são valores inerentes ao sistema de projeções ortográficas.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	7.
	O entendimento dos elementos básicos de desenho, por mais simples que possam parecer, contribui decisivamente para a formação do profissional da área técnica, principalmente no que se refere ao desenho baseado em projeções ortográficas e desenho de perspectivas. Quanto ao volume, analise a imagem a seguir. Os itens I, II e III são, respectivamente:
FONTE DA IMAGEM: Disponível em: <http://matematicafabiana.blogspot.com.br/2012/08/(...).html>. Acesso em: 12 abr. 2018.
	
	 a)
	Vértice, aresta e face.
	 b)
	Face, vértice e aresta.
	 c)
	Aresta, face e vértice.
	 d)
	Face, aresta e vértice.
	8.
	Desenvolvido pelo matemático francês Gaspard Monge (1746-1818), o sistema de projeções ortográficas é ferramenta indispensável para compreender e visualizar determinado objeto, auxiliando na construção de suas vistas e na definição de suas dimensões. Em desenho técnico, essas vistas devem ser mostradas em um único plano. Para isso ocorrer, os planos de projeção devem ser rebatidos, configurando a épura. Diante desse contexto e considerando a imagem a seguir, classifique V para as sentenças verdadeira e F para as falsas:
(    ) As três vistas básicas de um objeto, de acordo com a norma brasileira, são as vistas frontal, inferior e lateral direita.
(    ) Em épura, o número 1 representa a vista frontal.
(    ) Em épura, o número 2 representa a vista inferior.
(    ) Em épura, o número 3 representa a vista lateral direita.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE DA IMAGEM: Disponível em: <http://www.uel.br/cce/mat/geometrica/php/gd_t/gd_1t.php>. Acesso em:
30 mar. 2017.
	
	 a)
	F - V - F - F.
	 b)
	F - F - V - V.
	 c)
	V - V - F - F.
	 d)
	V - F - V - V.
	9.
	No desenho técnico em engenharia, peças industriais, como parafusos, são representados respeitando uma proporção entre suas dimensões reais e as dimensões em desenho. Com o intuito de facilitar o trabalho do profissional da área técnica, o desenho de um determinado parafuso, vinculado à área metal-mecânica da engenharia, utiliza qual tipo de escala?
	 a)
	Ampliação.
	 b)
	Natural.
	 c)
	Redução.
	 d)
	Real.
	10.
	O sistema de projeções ortográficas é um elemento fundamental para a representação gráfica, gerando as três vistas básicas de determinado objeto. Em desenho técnico, essas vistas devem ser mostradas em um único plano. Para isso ocorrer, os planos de projeção devem ser rebatidos, configurando a épura. Diante desse contexto e considerando a imagem a seguir, classifique V para as sentenças verdadeira e F para as falsas:
(    ) As três vistas básicas de um objeto, de acordo com a norma brasileira, são as vistas frontal, superior e lateral esquerda.
(    ) Em épura, o número 1 representa a vista superior.
(    ) Em épura, o número 2 representa a vista frontal.
(    ) Em épura, o número 3 representa a vista lateral esquerda.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE DA IMAGEM: Disponível em: <http://www.uel.br/cce/mat/geometrica/php/gd_t/gd_1t.php>. Acesso em: 30 mar. 2017.
	
	 a)
	F - V - V - F.
	 b)
	F - V - F - V.
	 c)
	V - F - V - F.
	 d)
	V - F - F - V.
	11.
	(ENADE, 2008) Na linguagem da representação gráfica, são utilizados recursos variados que vão dos traços a mão livre às imagens resultantes de modelos tridimensionais (3D) em computador. Nas áreas técnicas, a comunicação por imagens se dá, principalmente, por meio de desenhos em que se empregam linhas, traçados, técnicas e métodos precisos e claramente definidos. É o chamado desenho técnico. As figuras mostram uma perspectiva técnica de um objeto e três de suas vistas ortográficas, desenhadas de acordo com a norma brasileira NBR 10067. Analisando essas figuras, conclui-se que:
FONTE DA IMAGEM: Disponível em: <http://download.inep.gov.br/download/Enade2008_RNP/ENGENHARIA_I.pdf>. Acesso em: 30 abr. 2019.
	
	 a)
	A linha tracejada no desenho das vistas indica a existência de uma aresta invisível, que não aparece na perspectiva.
	 b)
	Foi desenhada, além das vistas ortográficas, uma perspectiva isométrica, que permite uma boa visualização do objeto.
	 c)
	As faces A e B são as faces frontais do objeto, de acordo com o posicionamento das vistas.
	 d)
	Foi empregado, nas vistas ortográficas, o método de projeção chamado 3º diedro, no qual a vista inferior é desenhada abaixo da vista frontal, e a vista lateral direita é desenhada à direita da vista frontal.
Você não acertou a questão: Tente novamente!
	12.
	(ENADE, 2008) Na linguagem da representação gráfica, são utilizados recursos variados que vão dos traços a mão livre às imagens resultantes de modelos tridimensionais (3D) em computador. Nas áreas técnicas, a comunicação por imagens se dá, principalmente, por meio de desenhos em que se empregam linhas, traçados, técnicas e métodos precisos e claramente definidos. É o chamado desenho técnico. As figuras mostram uma perspectiva técnica de um objeto e três de suas vistas ortográficas, desenhadas de acordo com a norma brasileira NBR 10067. A partir dessas figuras, analise as sentenças a seguir e, após, assinale a alternativa CORRETA:
I- Foi empregado, nas vistas ortográficas, o método de projeção chamado 1º diedro, no qual a vista superior é desenhada abaixo da vista frontal, e a vista lateral esquerda é desenhada à direita da vista frontal.
II- Foi desenhada, além das vistas ortográficas, uma perspectiva cavaleira, que permite uma boa visualização do objeto.
III- As faces A e D são as faces frontais do objeto, de acordo com o posicionamento das vistas.
FONTE DA IMAGEM: http://download.inep.gov.br/download/Enade2008_RNP/ENGENHARIA_I.pdf. Acesso em: 30 abr. 2019.
	
	 a)
	Somente a sentença II está correta.
	 b)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças II e III estão corretas.
Parabéns! Você acertou a questão: Parabéns! Você acertou!
Prova finalizada com 11 acertos e 1 questões erradas.
Parte inferior do formulário

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais