Buscar

Atividade contextualiza controle da poluição

Prévia do material em texto

ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA DE FUNDAMENTOS CONTÁBEIS 
Aluno: Eliezer de Souza Ramos
Matrícula: 04063216
Curso: Gestão Ambiental
 O efeito estufa é fundamental para a existência da vida, como conhecemos hoje, no planeta, já que é o mecanismo responsável por manter a superfície terrestre aquecida. Funciona da seguinte maneira: o Sol emite radiações para o espaço e elas chegam até a Terra. Cerca de um terço da radiação que atinge o nosso planeta é refletida de volta para o espaço assim que alcança a atmosfera, camada de gases que envolve a Terra. O restante penetra na atmosfera e chega aos nossos continentes e oceanos, levando ao aquecimento – essencial à nossa vida.
 No entanto, muito dessa energia que chega à superfície é irradiada de volta para o espaço. Para manter a temperatura equilibrada, sem resfriamento rápido, essa energia é retida pelos gases da atmosfera e isso configura o efeito estufa. Sem ele, estima-se que a Terra seria cerca de 30°C mais fria do que é hoje, transformando-se em um ambiente bem menos adequado à vida humana.
 O problema é que muitas atividades que tiveram crescimento desenfreado nas últimas décadas levam ao aumento dos níveis desses gases, principalmente o dióxido de carbono (CO2), na atmosfera. Por exemplo, o uso de combustíveis fósseis como gasolina e gás natural nos meios de transporte, a aplicação de fertilizantes na agricultura e a forma como o lixo é tratado, entre tantas outras.
 No Brasil, a maior parte dos gases do efeito estufa são provenientes do desmatamento. Isto porque os ecossistemas naturais, como as florestas, têm grande capacidade de absorver e estocar CO2 . Quando eles são incendiados ou desmatados, este dióxido de carbono é liberado para a atmosfera, o que aumenta o efeito estufa e, consequentemente, as temperaturas.
 Para reduzir as emissões de gases do efeito estufa devem ser tomadas medidas para diminuir o desmatamento, aumentar o reflorestamento, priorizar o uso de energias renováveis (como a solar e eólica) e de biocombustíveis (etanol e biodiesel), melhorar o transporte público, entre outras.

Continue navegando

Outros materiais