Buscar

Tubarões - O maior predador dos mares

Prévia do material em texto

Documentário: Tubarões - O maior predador dos mares - documentário de animais.
https://www.youtube.com/watch?v=kR_ObizjU0s
Duração: 43 min.
O documentário traz alguns aprendizados como:
· A austrália é o local com a mais intensa atividade de tubarões do planeta, durante algumas semanas os tubarões brancos desaparecem, o que leva a procura e ao encontro de uma ilha com muitos tubarões brancos.
· São geralmente solitários ao redor do globo, mas existem pontos específicos onde eles se encontram:
· Farallon Islands, California
· Stewart Island, New Zealand
· Guadalupe Island, Mexico
· False Bay, South Africa
· Neptune Islands, Australia
Andy Casagrande, pesquisador e cinegrafista submarino 
Matt Rutins, capitão do barco de pesca
· Os tubarões brancos saem periodicamente da Ilha Neptune, e retornam, mas no documentário fazem 3 semanas que não retornaram. Talvez estejam em um grupo de ilhas bem distante.
· Para atrair os tubarões brancos, Matt não utiliza isca, usa música, um método revolucionário chamado de atração acústica (vibração e ruído da música) o tubarão consegue sentir a vibração através das linhas laterais - Linha lateral é um conjunto de canais que se estende do focinho até a cauda, dentro desses canais células ciliadas detectam mínimas vibrações como a de uma presa ferida.
· Local com focas e boas condições para caçar, acredita-se que haja um berçário de tubarões brancos.
· As fêmeas grávidas têm uma espécie de hormônio que tira o apetite e isso é pra elas não comerem os próprios filhotes após o parto, depois que os filhotes nascem elas ficam com muita fome.
· Os cientistas acreditam que o tubarão branco macho atinge a maturidade sexual quando chegam a medir 3,5 a 4 metros de comprimento.
· As fêmeas tendem a crescer mais do que os machos.
· Os pesquisadores identificam cada tubarão pelas cicatrizes, marcas no corpo e uma técnica de identificação da nadadeira dorsal: os picotes e a coloração da nadadeira dorsal de um tubarão branco são tão específicos como as impressões digitais. 
· Os maiores tubarões tendem a ficar no fundo do mar, faz parte da estratégia de emboscada, eles ficam fora do campo de visão e atacam as focas que nadam na superfície. 
Como ponto positivo principal, o documentário traz que se o local onde os pesquisadores encontraram for mesmo um ponto de reprodução e “maternidade de tubarões brancos”, essa área será estudada e protegida. Também a maneira de estudar o caminho que o animal percorreu, eles utilizaram uma ferramenta que não agrediu o tubarão.

Continue navegando