Buscar

Palestra Uma palavra do conselho COFFITO 4

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Centro Universitário Newton Paiva
Cristhian Matheus da Costa Neves
RA: 11710647
Palestra: Uma palavra do conselho COFFITO-4
Belo Horizonte,
20 de Março de 2020
A palestra começa com uma apresentação sobre como se caracteriza-se o COFFITO e CREFITOs, nos mostrando seus responsabilidades e deveres referentes a cada órgão, tem em vista que o COFFITO é responsável pelas verificar, corrigir e colocar normatização, já o CREFITO tem a responsabilidade de fiscalizar como o profissional estar exercendo, também por registra o profissional, além de fazer com que ele execute as leis, normas e tudo que o tribunal de ética nos orientar.
Vimos também as entidades que estão disponíveis para acesso e servem como facilitadoras para o profissional, tendo em vista que tem leis e deveres a serem compridas, essas entidades são por exemplo as cooperativas, associações e até mesmo o sindicato. Sendo voltada cada uma para uma respectiva função.
Uma parte interessante da palestra que pude notar são as especialidades que são reconhecidas pelo COFFITO, sendo mais de 15, nos abrindo um leque de opções para o profissional, permitindo assim sempre a possibilidade de novos profissionais estarem no mercado. 
Explicou também as questões sobre o estágio curricular e extracurricular, ajudando o estudante a fazer uma escolha correta sobre os estágios, sabendo os critérios referentes a leis federais, sendo os critérios: professor presente (profissional), no máximo 3 estagiários para 1 fisioterapeuta, o aluno deve estar no penúltimo ano 7° ao 10° período, estiver cursando o estágio curricular obrigatório, e já tiver cursado a matéria de ênfase do estágio. Explicou-nos também a diferença de Prescrição X Solicitação e a quem cabe fazer o uso correto delas.
Já voltado para as leis, algumas que me chamou a atenção foram:
· LEI FEDERAL 8856/94: Que limita a hora de jornada de trabalho de um Fisioterapeuta em 30hrs semanais, tendo um artigo do mesmo que não permite reduzir o salário de tal profissional. 
· Lei 938/1969: Que regulamenta a profissão de fisioterapeuta. 
· LEI FEDERAL 6.316/1975: referentes aos nossos deveres e poder.
Posso assim dizer que a palestra foi de suma importância, tendo em vista que tocou em assuntos referentes a dúvidas que surgem com o decorrer da graduação, mostrando que temos órgãos competentes que estão prontos para nos ajudar, vendo também pelo lado da própria matéria de Legislação e Ética Profissional, podemos ver nossos deveres e poderes referente ao profissional que iremos nos torna, podendo assim agir de maneira integra e honesta.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando