Buscar

HIST MOD DA TRANS DO FEUDAL AS REFOR RELIGIOSAS aula 05

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

"É considerado como uma revelação experimental dos segredos da natureza visível e de muitas das suas forças visíveis, estourou a redoma teológica e escolástica que envolvia a ciência e o pensamento político e que impedia o seu contato direto com a atmosfera objetiva da realidade exterior. A investigação científica e a indagação filosófica, retiradas da atmosfera artificial de estufa, em que se estiolavam, adquiriram, como era inevitável, ao sopro vivificador da razão natural, num novo viço e um singular impulso". O texto em questão se refere ao :
	
	
	
	Absolutismo
	
	
	Antropocentrismo
	
	
	Teocentrismo
	
	
	Renascimento
	
	
	Iluminismo
	
	
	
	 
		
	
		2.
		Os séculos XV e XVI foram determinantes para a história européia. Em seu território ocorreram diversas mudanças sociais, econômicas e culturais. Sobre essas transformações podemos afirmar que:
I - O Luteranismo difundiu-se em função da precoce centralização do Estado Alemão.
II - A Igreja Católica tentou, arduamente, conter o avanço protestante através de um movimento denominado Contra-reforma.
III - A moral Calvinista foi bem recebida pela burguesia pois, ao contrário do Catolicismo, defendia a lógica do trabalho e do lucro.
IV - O Humanismo foi uma concepção que reservou ao homem um local de maior importância do anteriormente conferido pela Igreja Católica.
	
	
	
	apenas II, III e IV estão corretas
	
	
	apenas I, II e IV estão corretas.
	
	
	todas estão corretas
	
	
	apenas I e II estão corretas.
	
	
	apenas I, II e III estão corretas.
	
	
	
	 
		
	
		3.
		Sabemos hoje que o modelo de explicação do universo pela teoria geocêntrica não está correto. Entretanto, ela serviu como ponto de partida para a elaboração de novas teorias. À medida em que muitos dos conhecimentos produzidos por este modelo explicativos serviram de base para outras proposições científicas. Sendo assim, podemos afirmar que:
	
	
	
	Esta afirmação é um exemplo de como o conhecimento é cumulativo
	
	
	Não é necessário o rigor teórico nas construções históricas e/ou teológicas
	
	
	O homem moderno dialogava mais com outros saberes que o homem antigo
	
	
	O saber não é algo construído, mas ele nasce de forma instantânea
	
	
	Essa é a dinâmica pela qual os saberes se anulam e se contrariam
	
Explicação:
O saber científico é algo construído, ele não nasce de forma instantânea, por isso, o conhecimento produzido pela humanidade no decorrer da história é sempre validado ou revalidado, destacando a importância do caráter cumulativo de conhecimento, neste processo.
	
	
	
	 
		
	
		4.
		Quando surgiu, era um espaço destinado ao estudo de diversos saberes. Nele, conviviam mestres e alunos com o objetivo principal de ensinar um ofício. Para tal, bastava que existisse alguém capacitado em determinado ofício que estaria, assim, apto para ensiná-lo.  Estas definições referem-se a que instituição?
	
	
	
	Biblioteca de Alexandria
	
	
	Relação Mestre-discípulo
	
	
	Escola socrática
	
	
	Universidades
	
	
	Escolas catedráticas
	
Explicação:
Quando surgiu na Idade Média, as universidades foram utilizadas como espaço múltiplo em que circulavam diversas pessoas com o objetivo de aprender e ensinar um ofício.
	
	
	
	 
		
	
		5.
		Na transição do mundo medieval para o moderno, podemos afirmar que o pensamento medieval não foi simplesmente substituído por uma nova mentalidade. Ele, na verdade, surgiu como base para o pensamento moderno. Mesmo no interior da Igreja Católica, existiam pensadores que procuravam conciliar as novas transformações e descobertas com a ideologia católica, ainda que no mundo medieval, já se percebia a busca pela conciliação da fé coma razão. Podemos citar como exemplo deste esforço as obras de:
	
	
	
	João Nicolau de Hontheim
	
	
	Tomás de Aquino
	
	
	Marquês de Condorcet
	
	
	Prisciliano
	
	
	Euzébio de Cesaréia
	
Explicação:
Tomás de Aquino foi um pensador cristão que procurou conciliar a fé com a razão. Em seus escritos percebe-se como o autor aplicou uma espécie de "verniz cristão" no conhecimento clássico, tentando afirmar a existência de uma base lógica na teologia cristã.
	
	
	
	 
		
	
		6.
		"Crer para poder entender e entender para crer", a frase de São Tomás de Aquino define o pensamento da Idade Moderna, onde o pensamento medieval não foi simplesmente substituído por uma nova mentalidade. Nesse contexto, o pensamento acima discutido é:
	
	
	
	Pensamento tomista em que a Igreja privilegia as explicações míticas da Idade Média.
	
	
	Pensamento iluminista em que a Igreja valoriza a produção de conhecimento científico como modelo de explicação válido
	
	
	Pensamento Sofista em que eram valorizados os ensinamentos da alta Idade Média.
	
	
	Pensamento tomista em que a igreja adquire um fundamento teológico, baseado na Bíblia e um fundamento racional, baseado na filosofia.
	
	
	Pensamento aristotélico que valorizava a razão em detrimento da fé.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando