Buscar

HIST MOD DA TRANS DO FEUDAL AS REFOR RELIGIOSAS aula 10

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Sobre a Contra Reforma Católica, analise os itens a seguir e assinale alternativa incorreta:
	
	
	
	Em 1545 reuniu-se o Concílio de Trento, com o objetivo de investigar os motivos e por fim aos abusos que deram causa à Reforma Protestante.
	
	
	Como resultado do Concílio de Trento, podemos apontar a confirmação dos sete sacramentos e a formulação dos decretos sobre a reforma dos abusos eclesiásticos.
	
	
	A Contra Reforma foi levada adiante pelos clérigos de classe superior e pelo papado, desenvolvendo novas ordens monásticas e criando comissões de moralidade.
	
	
	Em 1648, com a assinatura do tratado da Paz de Westfalia, a guerra entre católicos e protestantes terminou pois foram fixados os limites dos Estados de cada um.
	
	
	Como resultado do Concílio de Trento, temos o princípio de uma cooperação ente o homem e a Igreja mas sem que houvesses laços de subordinação entre ambos.
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		2.
		Sobre a Contra-Reforma Católica, analise as proposições a seguir e assinale a alternativa incorreta:
	
	
	
	A Igreja da Contra-Reforma pretendia, efetivamente, formar um corpo de sacerdotes de elite altamente disciplinados e preparados, que trabalhassem para o bem-estar moral, espiritual e temporal dos leigos.
	
	
	Os sacerdotes emergiram da Contra-Reforma como uma das profissões novas ou em vias de desenvolvimento da nova era e o bom padre era um tipo diferente, especificamente treinado e preparado para exercer funções sacerdotais.
	
	
	A detenção monopolista dos poderes sacramentais tornava a vocação do sacerdote superior a qualquer outra e a noção do padre como orientador paternal e guia dos leigos invadiu a Contra-Reforma.
	
	
	Na nova era da história da Igreja que se instalou, o sacerdote seria diferenciado pela sua preparação profissional e pelo desempenho de seus deveres como uma missão.
	
	
	A partir da Contra-Reforma, a formação para o sacerdócio podia ser feita por qualquer pessoa que se identificasse com a religião católica, sem a necessidade de cursos ou seminários específicos.
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		3.
		"Assim, a partir da segunda metade do século XVI, um problema que não podia ser resolvido pelos meios da ordem tradicional tornava-se cada vez mais virulento: a época impunha a necessidade de encontrar uma solução em meio a igrejas intolerantes, que travavam duros combates e se perseguiam cruelmente, e em meio a frações estamentais ligadas pela religião. Uma solução que contornasse, apaziguasse ou abafasse a luta. Como era possível restabelecer a paz" (Reinhart Koselleck. Crítica e Crise. Rio de Janeiro: Eduerj, 1999. p. 21)
Assinale a alternativa que corresponde a uma correta interpretação do trecho acima:
	
	
	
	as guerras religiosas tiveram pouca repercussão para as formulações políticas, uma vez que circunscreveram-se ao âmbito privado da fé religiosa.
	
	
	a passagem refere-se aos problemas decorrentes das Guerras Religiosas travadas contra o infiel muçulmano que ocupara territórios ao sul do continente europeu;
	
	
	a solução encontrada para o enfrentamento dos problemas decorrentes das guerras religiosas deu-se no âmbito da política com a formulação de um Estado de tipo absolutista;
	
	
	as guerras religiosas em que se viram envolvidas as sociedades européias decorreram dos problemas suscitados pelas determinações do Concílio de Trento, que estabelecia um rigoroso retorno à ortodoxia sob a autoridade papal;
	
	
	as guerras religiosas só puderam encontrar um desfecho após a afirmação de um Estado laico concebido como acima dos interesses particulares, cuja existência deveu-se à Revolução Francesa;
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		4.
		A Reforma Protestante ocorre num momento em que a antiga ordem medieval começava a desmoronar. Sobre o ambiente reformista é correto afirmar.
	
	
	
	Ao atacar as autoridades religiosas e fazer do Evangelho o centro de seus ensinamentos, Lutero afastou-se dos pobres das cidades e campos.
	
	
	A nova ordem religiosa protestante encontrou um terreno fértil onde florescer junto à classe média urbana, aos pobres das cidades e aos dos campos.
	
	
	Lutero manteve-se coerente aos princípios que defendia e apoiou sem reservas os levantes camponeses e as rebeliões urbanas.
	
	
	As pessoas sentiam-se seguras com a emergência das novas forças econômicas, dos monopólios e dos capitalistas.
	
	
	A ordem religiosa católica identificou-se com alguns dos ideais protestantes e buscou o diálogo com essa nova ordem em ascensão, criando uma igreja reformada de acordo com os princípios calvinistas.
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		5.
		As Reformas Protestantes tiveram como marco simbólico a publicação das 95 teses de Lutero. No entanto, antes dele, alguns indivíduos já haviam se levantado contra os desmandos eclesiásticos. Dentre esses indivíduos podemos mencionar:
	
	
	
	Calvino, que se colocou publicamente contra a venda de indulgências
	
	
	Henrique VIII, que denunciava o acúmulo de bens da Igreja em seu território.
	
	
	Nicolau Copérnico, que se posicionava contrariamente à venda de indulgências.
	
	
	John Wycliff, que combatia a corrupção do clero e a arrogância das autoridades eclesiásticas.
	
	
	Galileu Galilei, que defendeu a esfericidade da Terra ao contrário. do que a Igreja preconizava.
	
	
	
	 
		
	
		6.
		O Luteranismo foi o iniciador da cisão que mais tarde denominou-se Reformas Protestantes. Dentre os princípios defendidos por Lutero, é correto identificar:
	
	
	
	aceitação do matrimônio dos líderes religiosos e inexistência dos milagres.
	
	
	salvação obtida pela concessão de favores materiais e livre interpretação da Bíblia.
	
	
	manutenção dos sete sacramentos e apelo ao proselitismo
	
	
	infalibilidade da autoridade papal e crença na salvação individual.
	
	
	crença nos sacramentos do batismo e eucaristia e livre interpretação da Bíblia.
	
	
	
	 
		
	
		7.
		¿As boas obras não tornam bom o homem, mas o homem bom pratica boas obras. As obras más não tornam mau o homem, mas o homem mau pratica obras más¿. A citação normalmente atribuída a Martinho Lutero reflete um princípio do pensamento renascentista que foi importante na concepção religiosa da Reforma Protestante. Marque a alternativa que descreve corretamente este princípio.
	
	
	
	A concepção de salvação que passava exclusivamente pela busca do conhecimento da natureza.
	
	
	A ideia de bondade como inerente à persona humana, muito comum ao humanismo do século XVI.
	
	
	O avanço do individualismo na esfera religiosa.
	
	
	O resgate da cultura greco-romana, perceptível na revalidação de aspectos ligados às condutas morais presentistas do paganismo.
	
	
	A polaridade simplista entre bem e mal como forma de estruturar uma sociedade herdeira de contradições entendidas como medievais
	
	
	
	 
		
	
		8.
		Com relação ao movimento da Contrarreforma ocorrido na Europa no século XVI, é INCORRETO afirmar que:
	
	
	
	Barroco como expressão de uma cultura contrarreformada caracteriza-se por uma tensão permanente entre fé e razão, própria do homem da modernidade.
	
	
	Significou uma reação ao poder temporal da Igreja e ao papel de instituição mediadora entre os homens e o Criador, desempenhado pela hierarquia religiosa;
	
	
	tratava-se de um reação da Igreja católica ao movimento da Reforma protestante e caracterizou-se por um reforço dos princípios hierárquicos da Igreja como instituição temporal;
	
	
	o Concílio de Trento definiu os princípios de uma política contra-reformista baseada em uma revalorização dos dogmas da Igreja Católica;
	
	
	a cultura do Barroco, como expressão peculiar do homem moderno, está articulada ao movimento da Contrarreforma em seus aspectos culturais;

Continue navegando