Buscar

Avaliação II - Teoria Politica II

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Disciplina:
	Teoria Política II (CPO05)
	Avaliação:
	Avaliação II - Individual FLEX ( Cod.:650460) ( peso.:1,50)
	Prova:
	22434739
Parte superior do formulário
	1.
	A Rússia do início do século XX era governada pela linhagem dos Czares, cuja origem remonta ao século XVI. Era um estado absolutista monárquico e, portanto, pautado por estruturas políticas e sociais de matriz feudal. A economia era majoritariamente agrária. No entanto, as pressões da primeira e segunda Revolução Industrial pressionavam pela modernização das estruturas econômicas russas, o que inevitavelmente incide sobre as estruturas de políticas e de poder dos Czares. Em 1917, decorrente das contradições entre o modelo feudal vigente e os interesses burgueses em ascensão, explode a Revolução Russa. A partir da oposição ao governo dos Czares surgiu em fins do século XIX o Partido Social Democrata Russo (POSDR), constituído por duas alas: os mencheviques e os bolcheviques. No que concerne aos aspectos da Revolução Russa, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Os mencheviques eram compostos por membros que faziam uma interpretação fidedigna do pensamento marxista, entendendo que a após os ajustes necessários diminuir as diferenças sociais, o poder deveria ser devolvido aos Czares.
	 b)
	Os mencheviques eram compostos por membros que faziam uma interpretação fidedigna do pensamento marxista, entendendo que a burguesia deveria assumir o poder e, assim, ampliar as forças produtivas ao máximo, conduzindo aos acontecimentos necessários do socialismo.
	 c)
	Por seu turno, os bolcheviques partiam do pressuposto de que o poder deveria ser assumido diretamente pelos representantes da Igreja Ortodoxa Russa conduzindo as reformas necessárias para dinamizar o exercício da fé, bem como da economia russa com o intuito de diminuir, senão acabar com as diferenças sociais.
	 d)
	Por seu turno, os bolcheviques partiam do pressuposto de que o poder deveria ser assumido diretamente pelos representantes do anarco-capitalismo, conduzindo a revolução que aniquilaria todas as instituições burguesas, devendo aos seres humanos sua liberdade primordial em estado de natureza.
	2.
	Rosa Luxemburgo não se apresenta como uma autora que defende a democracia como um valor universal ou resultado de consenso da maioria no seio de uma sociedade burguesa que opera diuturnamente, mecanismos de manutenção de concentração de renda e riqueza, promovendo a desigualdade social com sua marca distintiva. A partir destes pressupostos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Numa sociedade desigual, as formas de representação e de disputa de interesses no espectro político se apresentam iguais. 
(    ) É sobre esses pressupostos que é preciso reconhecer a falácia da democracia burguesa apresentada como consenso da maioria. 
(    ) Para Rosa Luxemburgo é preciso reconhecer a veracidade e a consistência da democracia burguesa expressa na liberdade de opinião, que permite aos indivíduos terem acesso a notícias e informações a partir de fontes confiáveis e verídicas. 
(    ) Numa sociedade desigual também os bens culturais e a educação são distribuídos de forma desigual, circunscrevendo de forma distinta o horizonte de possibilidade de compreensão e ação das classes subalternas em relação às classes privilegiadas.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - V - V.
	 b)
	F - V - F - V.
	 c)
	V - F - F - V.
	 d)
	V - V - F - F.
	3.
	Uma das obras polêmicas publicada por Georg Lukács intitula-se: "História e consciência de classe". A referida obra se circunscreve no contexto dos acontecimentos e transformações resultantes da Revolução Russa e por extensão na expectativa difusa de que o movimento revolucionário se espalhasse pela Europa. Evidentemente, esta expectativa se fundamentava numa visão mecanicista da dinâmica social, pois partia do pressuposto de que, diante das contradições do capitalismo, a revolução socialista era inevitável. Sobre aspectos relevantes desta obra, analise as sentenças a seguir:
I- Lukács escreve esta obra procurando demonstrar o equívoco do evolucionismo mecanicista na interpretação das contradições do capitalismo.
II- Na referida obra, Lukács anuncia a necessidade de uma renovação das ideias e, formas de análise do marxismo como condição necessária para o enfrentamento dos desafios do tempo presente. 
III- A partir desta obra, Lukács circunscreve entre aqueles pensadores marxistas que anunciam a necessidade de uma revisão do marxismo, mas que foram relegados ao ostracismo a partir da hegemonia teórica e prática do stalinismo soviético. 
IV- A intensidade do debate desenvolvido por Lukács em História e consciência de classe influenciou diversas correntes e escolas filosóficas a partir dos anos 1930, do século XX, entre elas: o criticismo kantiano; o empirismo inglês; a filosofia política de Maquiavel; e as perspectivas econômicas de Ludwig von Mises. 
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	4.
	Althusser é um crítico das versões do marxismo romântico que se constituíram nos anos 1960 do século XX. Até meados do século XX, o debate no interior do marxismo norteava-se pela questão da emancipação social. Estes debates eram norteados por pensadores como Lênin, Trotski, Rosa Luxemburgo, Kautski, entre outros. Suas preocupações e temáticas vinculavam-se a questões como imperialismo, internacionalismo, revolução, reforma, contrarrevolução, organização partidária e sindical. Após a Segunda Guerra Mundial, estas pautas de debate perdem intensidade, em parte em função dos rumos que a Revolução Russa assumiu no período de Stalin, configurando-se como um regime autoritário, bem como numa espécie de capitalismo planificador de Estado. No que concerne à crítica de Althusser às diversas versões do marxismo, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Crítico das versões românticas do marxismo característico dessa década, mas, sobretudo, do humanismo cristão e do personalismo de Emmanuel Mounier. Tais movimentos interpretavam Marx como sendo o teórico por excelência da ausência de alienação sob as condições de vida do sistema econômico capitalista.
	 b)
	Crítico das versões românticas do marxismo característico dessa década, mas, sobretudo, do humanismo marxista da Escola de Frankfurt e do existencialismo marxista de Jean-Paul Sartre. Tais movimentos interpretavam Marx como sendo o teórico por excelência da alienação produzida sob as condições de vida do sistema econômico capitalista.
	 c)
	Crítico das versões românticas do marxismo característico dessa década, mas, sobretudo, do humanismo fenomenológico de Edmund Husserl e do existencialismo heideggeriano Martin Heidegger. Tais movimentos interpretavam Marx como sendo o teórico por excelência da alienação do ser sob as condições de vida do sistema econômico capitalista.
	 d)
	Crítico das versões românticas do marxismo característico dessa década, mas, sobretudo, do humanismo greco-romano e do epicurismo helênico. Tais movimentos interpretavam Marx como sendo o teórico por excelência da alienação produzida sob as condições hedonistas de vida do sistema econômico capitalista.
	5.
	A obra História e consciência de classe exerceu significativa influência, desdobrando-se em várias perspectivas analíticas. Entre elas, dissidentes dos movimentos comunistas a utilizaram para tecer críticas à forma do leninismo de interpretar o marxismo, bem como a ideologia oficial comunista implantada, sobretudo por Stalin, entre outras críticas a vertentes do pensamento marxista que a partir da referida obra se afirmaram.  A partir destes pressupostos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A crítica inspirada na obra de Lukács também se dirigiu à forma da organização partidária centralizada concebida e proposta por Lênin e assumida por parte significativa
dos partidos comunistas.  
(    )  A Escola de Frankfurt também influenciada pelas ideias de História e consciência de classe encontrou na fragmentação do mundo burguês e seus impactos nas ciências humanas o mote para seus desenvolvimentos teóricos e conceituais. 
(    ) A referida obra também alcançou repercussões no âmbito literário, permitindo que se estabelecessem críticas à obra de Dostoievsky e de Herman Melville. 
(    ) A crítica inspirada na obra de Luckács alcançou também as concepções de pensadores políticos formuladores de algumas das principais utopias nos primórdios da modernidade, entre eles: Tomaso Campanella e Thomas More. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F - V.
	 b)
	V - F - F - V.
	 c)
	F - F - V - V.
	 d)
	V - V - F - F.
	6.
	Na constituição de sua teoria dos Aparelhos Ideológicos de Estado, Althusser chama a atenção para o reconhecimento do paradoxo de que não são as instituições que produzem ideologias, mas determinados aspectos de uma ideologia de Estado que alcançam efetividade em instituições específicas. Deste argumento se desdobra a observação de manifestação de outras formas ideológicas, além da ideologia de Estado. A partir destes pressupostos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Althusser distingue entre a Ideologia de Estado que se constitui e se realiza nos Aparelhos Ideológicos de Estado e na ideologia produzida e difundida no interior dos próprios aparelhos de Estado, o que lhe permite a classificação entre Ideologia Primária realizada pelo Estado e Ideologia Secundária que se constitui como subproduto da prática a partir da qual se realiza a Ideologia.
(    ) Althusser, ao constituir a Teoria dos Aparelhos Ideológicos de Estado, amplifica a teoria marxista de Estado demonstrando que as classes detentoras do Poder de Estado colocam em curso sua política de classe através dos Aparelhos Repressores e Ideológicos produzindo contradições e paradoxos sociais que alimentam a luta de classes. 
(    ) Althusser estabelece íntima relação entre sua concepção de Estado com a luta de classes. O que está em jogo na disputa do Estado é o controle de seu Aparelho Repressor e dos Aparelhos Ideológicos de Estado como forma de dar garantias de sustentabilidade a hegemonia do poder burguês sobre a classe trabalhadora.  
(    ) Aparelhos Repressores ou Coercitivos de Estado e Aparelhos Ideológicos de Estado constituem a unidade do Estado como instrumento de manutenção das estratégias de expropriação e exploração de classe.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - V - V.
	 b)
	V - V - F - F.
	 c)
	V - V - V - V.
	 d)
	V - F - V - V.
	7.
	Para Marx, a revolução é o único meio para o alcance da autoemancipação das classes trabalhadoras. As classes dominantes não possuem motivos para promover a emancipação dos trabalhadores, uma vez que tal condição compromete o regime de exploração e expropriação a partir do qual se extrai a "mais-valia" (o lucro) do trabalho executado e, pertencente ao trabalhador. Esta questão é fundamental para a compreensão de que, no pensamento de Marx, não viceja unilateralmente uma visão determinista da realidade em que a revolução é o resultado inevitável do aprofundamento das contradições do capitalismo. No que concerne à questão da revolução no pensamento de Marx, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	A revolução é um fenômeno natural que obedece invariavelmente as leis da natureza, afetando invariavelmente a natureza humana em suas relações e em sua condição sociável.
	 b)
	A revolução é o resultado de movimentos sociais e políticos conservados avessos a toda e qualquer mudança científica e tecnológica que se apresenta no mundo.
	 c)
	A revolução é o resultado de crenças populares de que o mundo deve mudar sua forma de organização social, política e econômica constantemente com forma de manter as excelentes condições de vida de que gozam os seres humanos.
	 d)
	A revolução é o resultado das condições materiais degradantes a que os trabalhadores são lançados, e a tomada de consciência de que tais condições são insustentáveis.
	8.
	Rosa Luxemburgo permaneceu próxima ao pensamento de Marx no conceito de Filosofia da Práxis, bem como no conceito de revolução. No entanto, Luxemburgo partiu do pressuposto de que a consciência revolucionária somente pode se expandir no decurso de um movimento prático em que a transformação das classes populares desvalidas somente pode generalizar-se na dinâmica da própria revolução. A partir destes pressupostos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O conceito de revolução de Rosa Luxemburgo permanece coerente com a Filosofia da Práxis, expressando a concepção de que a revolução é uma espécie de toupeira ardilosa que segue necessária e, pacientemente, sua marcha, independentemente de suas vitórias ou de suas derrotas. 
(    ) Luxemburgo ressalta as derrotas como momentos de profunda depressão do aprendizado em direção ao alcance do objetivo final, a conquista de aumento do salário mínimo pago ao proletariado. 
(    ) Reside no conceito no conceito de Revolução de Rosa Luxemburgo uma concepção pessimista de que a revolução, independentemente de seus resultados favoráveis ou desfavoráveis, segue seu curso necessário.
(    ) Reside no conceito de Revolução de Rosa Luxemburgo uma concepção otimista de que a revolução, independentemente de seus resultados favoráveis ou desfavoráveis, segue seu curso necessário.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - F - V.
	 b)
	F - F - V - V.
	 c)
	V - V - F - F.
	 d)
	V - V - F - V.
	9.
	A Filosofia da Práxis pode ser considerada o fio condutor do pensamento e da ação de Rosa Luxemburgo, que se situou entre os poucos marxistas próximos desta perspectiva analítica, teórica e prática marxista. Seu pensamento é resultante da intensa reflexão em movimento que aprende e se enriquece com a experiência histórica. Em seus debates, no Partido Social Democrata Alemão insiste que o avanço do capitalismo, sua evolução o conduz ao desmoronamento e, que esta condição é a via histórica que conduz a instauração da sociedade socialista. Estamos diante de uma pensadora filha de seu tempo, vinculada à variável socialista do progresso linear e inevitável presente no pensamento ocidental de forma generalizada desde o iluminismo, ou filosofia da ilustração. Nesta perspectiva, analise as sentenças a seguir:
I- O que diferencia o pensamento de Rosa Luxemburgo da constelação e pensadores marxistas de seu tempo é sua pedagogia da ação revolucionária, que a afirma que somente no curso de lutas demoradas e tenazes, poderá o proletariado chegar ao grau de maturidade política que lhe permita obter a vitória definitiva da revolução.
II- A posição pedagógica revolucionária de Rosa entrou em confronto com a concepção de Lênin a respeito do papel centralizado e dirigente que o partido deve exercer, conduzindo as massas no processo revolucionário. 
III- O que diferencia o pensamento de Rosa Luxemburgo da constelação e pensadores marxistas de seu tempo é sua pedagogia da  ação revolucionária, que a afirma que somente através do acesso e permanência na escola e, portanto, somente a partir de uma sólida educação poderá o proletariado chegar ao grau de maturidade política que lhe permita obter a vitória definitiva da revolução.
IV- Para Luxemburgo, é somente no conjunto das contradições e no seio dos confrontos de classe que o proletariado toma consciência da finalidade de sua luta. O movimento de tomada de consciência é endógeno, dialético, não obedece às sucessivas etapas, como queriam os marxistas bolcheviques e seus adeptos etapistas, entre as quais a organização dos trabalhadores, a conscientização e por decorrência da revolução. 
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças II e
III estão corretas.
	10.
	Em seus estudos, Althusser propõe a distinção entre Poder de Estado, Aparelhos de Estado e, Aparelhos Ideológicos de Estado, que são constitutivos das estratégias de conformação da realidade social. Assim, Althusser concebe como Aparelho Repressor de Estado, o que os teóricos concebiam como Aparelho de Estado e, os Aparelhos Ideológicos de Estado como constitutivos da superestrutura e que se distingue do Aparato Repressor coercitivo do Estado. É nessa direção que seus esforços se constituem como forma de contribuição para o desenvolvimento da teoria marxista de Estado, a partir da formulação da Teoria dos Aparelhos Ideológicos de Estado (AIE). A partir destes pressupostos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Na perspectiva de Althusser, os Aparelhos Ideológicos de Estado são constituídos como sistemas articulados por instituições e organizações que agem predominantemente filtrando e cerceando a disseminação das ideologias para o harmonioso funcionamento da política.
(    ) Althusser argumenta que o Estado e seus aparelhos repressivos e ideológicos são instrumentos do proletariado - que pode se constituir como classe dominante, circunscrevendo a ditadura do proletariado.
(    ) Na perspectiva de Althusser, os Aparelhos Ideológicos de Estado são constituídos como sistemas articulados por instituições e organizações que agem predominantemente na disseminação de ideologias. 
(    ) Althusser argumenta que o Estado e seus aparelhos repressivos e ideológicos são instrumentos da burguesia - que se constitui como classe dominante circunscrevendo no direito constitucional suas garantias.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - V - V.
	 b)
	F - V - F - V.
	 c)
	V - V - F - F.
	 d)
	V - F - F - V.
Parte inferior do formulário

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando