Buscar

Prova II Economia

Prévia do material em texto

Ir para o menuIr para o conteúdoIr para o cabeçalho
Parte superior do formulário
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
Parte inferior do formulário
	Acadêmico:
	
	
	Disciplina:
	Economia (ECO20)
	Avaliação:
	Avaliação II - Individual FLEX ( Cod.:454667) ( peso.:1,50)
	Prova:
	13767947
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	Dentro da Teoria Microeconômica existe um enfoque especial que aborda o comportamento das unidades de produção (empresas) denominado de Teoria da Firma ou Teoria da Empresa. Uma subdivisão da Teoria da Firma é a Teoria dos Custos de Produção, que se dedica a explicar os custos envolvidos no processo produtivo de algum bem ou serviço. Com relação aos custos envolvidos no processo de produção, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Os custos fixos de produção são independentes da quantidade física produzida e são relativos às despesas que a empresa incorrerá, mesmo que não produza nenhuma unidade.
	 b)
	Os custos variáveis de produção são aqueles que não estão ligados ao volume de produção, mas à estrutura operacional de produção de cada empresa.
	 c)
	Custo de oportunidade ocorre quando o empresário manipula a produção para evitar os custos variáveis.
	 d)
	Os custos fixos de produção são dependentes exclusivamente da quantidade física produzida.
	2.
	A elasticidade-preço da procura apura o grau de sensibilidade das quantidades procuradas em função da variação no preço das quantidades. Matematicamente, esta análise pode ser interpretada por meio da função da elasticidade-preço da procura. Existem pelo menos três grandes grupos de elasticidade-preço da procura: Procura Elástica, Elasticidade Unitária e Procura Inelástica. Com relação a esses grupos, analise as sentenças a seguir: 
I- Na procura elástica, a variação relativa das quantidades procuradas é menos do que o proporcional à variação relativa dos preços.  
II- Na procura inelástica, um aumento nas quantidades procuradas é mais do que proporcional à redução relativa dos preços.         
III- Na elasticidade unitária, a variação relativa das quantidades procuradas é exatamente proporcional à variação relativa dos preços. 
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a sentença I está correta.
	 b)
	Somente a sentença III está correta.
	 c)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 d)
	Somente a sentença II está correta.
	3.
	A Lei da Procura diz que a intensidade na procura de um produto está determinada sobre a relação entre o preço e a quantidade que o consumidor está disposto a adquirir desse produto. Sobre a Lei da Procura, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Quanto mais altos os preços, maiores poderão ser as quantidades procuradas.
(    ) Quanto mais baixos os preços, maior será o número de consumidores dispostos a adquirir a mercadoria.
(    ) Quanto mais altos os preços de um determinado produto, logo os consumidores começarão a procurar por produtos substitutos, sempre e quando esses produtos tenham preços competitivos e ofereçam características semelhantes.
(    ) Quanto mais baixo os preços de um determinado produto, menor quantidade de famílias prestes a consumir essa mercadoria terá.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - V - F.
	 b)
	V - F - F - V.
	 c)
	V - F - V - F.
	 d)
	F - V - F - V.
	4.
	Custos de produção são determinados de maneira direta pelos preços dos fatores de produção, dos processos produtivos e dos avanços tecnológicos. Quanto menores os preços dos fatores de produção e mais avançada for a tecnologia envolvida no processo produtivo, menores serão os custos unitários de um determinado produto. A tecnologia, portanto, possui um papel fundamental. Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir:
I- Avanços tecnológicos nos processos de produção geram processos mais produtivos, nos quais a produtividade "hora/homem" aumenta drasticamente.
II- Avanços tecnológicos geram constantes inovações e novas invenções, um ciclo virtuoso, que vai se refletindo na produção de produtos com menores quantidade de recursos básicos e por meio de processos bem mais rápidos.
III- O avanço tecnológico gera um aumento considerável na capacidade efetiva de ofertar produtos e serviços. Este fator aumenta drasticamente a fronteira de produção.  
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a sentença I está correta.
	 b)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 d)
	As sentenças II e III estão corretas.
	5.
	Segundo a Lei da Oferta, o empresário dispõe-se a produzir mais de um determinado produto em função dos preços praticados no mercado e das perspectivas de futuros aumentos no preço deste. Analise as sentenças a seguir: 
I- Se os preços aumentarem no mercado, as quantidades produzidas e ofertadas tenderão a ser menores.
II- Quanto maior for o preço no mercado, maior será o interesse do empresário em produzir. 
III- Se o preço de um produto no mercado for menor do que os custos de produção, logo o empresário ficará incentivado a produzir. 
IV- As quantidades produzidas e ofertadas são norteadas pelos preços. Assim, quanto menores os preços, maior será a quantidade ofertada. 
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 b)
	Somente a sentença IV está correta.
	 c)
	Somente a sentença II está correta.
	 d)
	As sentenças I e II estão corretas.
	6.
	No processo produtivo, temos os custos totais, que em resumo é a somatória dos custos fixos mais os custos variáveis. Logo, conforme a produção vai aumentando, começa acontecer o fenômeno conhecido como economias de escalas. Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Os custos totais aumentarão em termos absolutos, mas os custos variáveis e fixos por unidade ficarão iguais, pois o aumento da produção não muda a estrutura de custos.
	 b)
	Os custos variáveis vão diminuir em termos relativos, ou seja, o custo total e por unidade ficarão maiores.
	 c)
	Os custos fixos e variáveis totais vão diminuir, pois à medida que aumentar a produção vai se aproveitar a capacidade instalada.
	 d)
	Esses custos fixos (aluguel, salários etc.) serão diluídos num volume maior de produção, reduzindo o custo total por unidade e reduzindo também o peso relativo dos custos fixos.
	7.
	Sob a visão dos economistas marginalistas, o valor das mercadorias produzidas depende de dois fatores: a utilidade e a raridade. Assim, quanto maior o valor agregado de um produto, maior poderá ser seu preço de venda. Logo, o empresário age racionalmente quando:
	 a)
	Aumenta seu faturamento.
	 b)
	Minimiza suas vendas.
	 c)
	Minimiza seus custos.
	 d)
	Iguala Receita Marginal aos Custos Marginais.
	8.
	A dinâmica da oferta e demanda por produtos determina o nível de preço e a quantidade a ser produzida num determinado período de tempo. Contudo, existem produtos que têm um impacto diferenciado em sua demanda devido à variação em seu preço. Este tema diz respeito à elasticidade-preço dos produtos. Quando a oferta de um produto permanece praticamente inalterada, mesmo depois de mudanças significativas nos seus preços, pode-se afirmar que este produto apresenta:
	 a)
	Oferta elástica.
	 b)
	Oferta inelástica.
	 c)
	Procura elástica.
	 d)
	Procura inelástica.
	9.
	Considerando a teoria microeconômica, o preço de equilíbrio é determinado pelo mercado, por meio de uma dinâmica entre preços e quantidades a serem ofertadas e procuradas pelos agentes econômicos, processo conhecido como a Lei da Demanda e da Oferta. Com relação a esta lei, suponha a seguinte situação com o produto pão francês: o preço do quilo está em R$ 12,90. Em função deste preço, a quantidade procurada pelos consumidores é apenas de 900 quilos, já a quantidade ofertada pelos produtores é bem maior, 11.000 quilos. Considerando isso, analise as sentenças a seguir: 
I- A demanda é menor que a oferta. Em função disso, há uma tendência de queda nos preços.II- A capacidade de produção não vai dar conta da demanda; portanto, há tendência de elevação dos preços. 
III- A quantidade procurada é igual à capacidade ofertada; os preços encontram-se num equilíbrio no mercado. 
IV- Nesta situação, a procura é maior do que a oferta. Em função disso, há uma tendência de queda dos preços. 
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a sentença IV está correta.
	 b)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 c)
	Somente a sentença I está correta.
	 d)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	10.
	Através do mercado, os consumidores e os produtores podem se encontrar e trocar dinheiro por mercadorias e serviços, cuja troca é definida por meio da Lei da Oferta e Procura. Com relação à Lei da Oferta e Procura, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
(    ) Segundo a Lei da Oferta, quanto mais altos forem os preços dos produtos, maiores poderão ser as quantidades procuradas no mercado. 
(    ) De acordo com a Lei da Procura, quanto mais altos forem os preços dos produtos, menor poderá ser o interesse dos empresários em produzir. 
(    ) A procura ou a demanda dos bens e serviços é determinada através da quantidade que os consumidores estão dispostos a comprar em função do seu preço. 
(   ) A oferta dos bens e serviços é determinada através do interesse que os empresários têm em produzir, em função dos preços destes no mercado. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F - F.
	 b)
	V - F - V - V.
	 c)
	F - F - V - V.
	 d)
	F - V - F - F.
Prova finalizada com 10 acertos e 0 questões erradas.
Parte inferior do formulário

Continue navegando