Buscar

APOL I Direito Administrativo e Tributário

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão 1/10 - Direito Administrativo e Tributário
“O regime estatutário é o regime típico dos servidores públicos do quadro efetivo da Administração Pública. Ele é denominado estatutário porque a vida funcional do servidor está prevista em lei, que é chamada de estatuto. O estatuto prevê os cargos, as carreiras, as remunerações, os direitos, as atribuições e os demais deveres dos servidores. O servidor deve se sujeitar ao estatuto, sendo sua relação profissional com o Estado regulada apenas por ele. Não há disposições diversas, como no contrato de trabalho, acordo ou convenção coletiva dos trabalhadores celetistas da iniciativa privada, que podem dispor de seus salários, direitos e deveres por via desses instrumentos. Qualquer alteração do regime dos servidores deve se dar pela alteração do respectivo estatuto, com especial estipulação da Constituição quanto a vencimentos e subsídios (art. 37, X, CF)”.
Fonte: HACK, Érico. Noções Preliminares de Direito Administrativo e Direito Tributário. 2ª. ed. Ver., atual. e ampl. Curitiba: InterSaberes, 2017.
Considerando os conhecimentos apreendidos em Direito Tributário, que trata das características do regime jurídico estatutário, examine os enunciados abaixo e assinale a alternativa que faz uma análise correta.
I - O servidor poderá exercer mandato eletivo sem perder o seu cargo.
II - A estabilidade e a vitaliciedade são características do regime jurídico estatutário.
III - O direito de greve e sindicalização são características do regime jurídico estatutário.
IV - A Administração poderá exigir aviso prévio trabalhado do estatutário sempre que houver decisão de rescindir o contrato de trabalho ao final de determinado período.
Questão 2/10 - Direito Administrativo e Tributário
“Os contratos administrativos têm várias espécies, das quais citamos apenas como exemplo a concessão de serviço público ou de uso de bem público. Verificamos claramente nessas espécies o caráter do contrato administrativo, que decorre do objeto próprio de direito público — a concessão de um serviço público a um particular. Então, devem ser observadas as regras de direito público não só na contratação, mas também no desenvolvimento do contrato, pois se trata de serviço público”. 
Fonte: HACK, Érico. Noções Preliminares de Direito Administrativo e Direito Tributário. 2ª. ed. Ver., atual. e ampl. Curitiba: InterSaberes, 2017.
Tendo em conta o material discutido na disciplina de “Direito Administrativo e Direito Tributário”, examine os enunciados abaixo e assinale a alternativa que faz uma análise correta acerca das caraterísticas dos contratos administrativos.
I - Uma característica dos contratos administrativos é a finalidade pública. É sabido que toda a atuação da Administração Pública deve ter finalidade pública.
II - A forma de contratação deve ser conforme prevê a lei, ou seja, não há liberdade na contratação pelo Poder Público, é preciso que o instrumento obedeça às formalidades legais.
III - A contratação deve seguir o procedimento legal, percorrendo as fases necessárias. Há a exigência de licitação, conforme já vimos, para quase todas as contratações com o Poder Público.
IV - Uma característica dos contratos administrativos é o acordo sem adesão. Nesse caso, trata-se de um acordo de vontades, em que as partes devem entrar em consenso sobre as condições, as alterações e a rescisão.
Questão 3/10 - Direito Administrativo e Tributário
“A administração pública se orienta por um elenco de princípios, dentre os quais figura o princípio da finalidade, de forma que sua atuação, em qualquer ato que lhe exteriorize a vontade só pode ser licitamente praticado se destinado ao seu precípuo objetivo, representado pelo interesse público. O contraste que se estabeleça entre o ato e a sua finalidade torna-o passível de ser atacado através do controle judicial, e também pela via da ação popular, que é meio especial, constitucional de que está munido todo o cidadão nacional para exigir a anulação de ato administrativo que, ao divorciar-se da sua finalidade, mostre-se lesivo ao patrimônio público que se inclui no que seja interesse da coletividade”.
Fonte: FANUCK, Lia Celi. O Estado, os serviços públicos e a administração de pessoal. Cadernos de Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 2, n. 4, p. 440-448, Dec. 1986. Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102311X1986000400004&lng=en&nrm=iso>. access on 30 Oct. 2019.
Partindo do material abordado na disciplina de “Direito Administrativo e Direito Tributário”, assinale a alternativa que faz uma análise correta do princípio da continuidade.
Questão 4/10 - Direito Administrativo e Tributário
“A atuação maior do Estado revelou-se através de atividades de incentivo ou intervenção na economia, algumas vezes normalizando-a e obrigando os particulares a determinados comportamentos e, em outras situações, induzindo os particulares a praticarem ou não certas condutas que o Estado entendia relevantes. Notemos que não se trata de obrigar o particular a fazer ou não algo, mas sim de indicar o caminho a ser seguido, beneficiando quem o adota de alguma forma”.
Fonte: HACK, Érico. Noções Preliminares de Direito Administrativo e Direito Tributário. 2ª. ed. Ver., atual. e ampl. Curitiba: InterSaberes, 2017.
Vimos que a intervenção do Estado na economia ocorre de duas maneiras: intervenção no domínio econômico e intervenção sobre o domínio econômico. Com base nessa informação, examine os enunciados abaixo e assinale a alternativa que faz uma análise correta da intervenção no domínio econômico.
I - Nesse caso, o Estado participa como sujeito da relação econômica, isto é, ele mesmo desempenha atividade econômica, agindo, diretamente, como sujeito ativo do processo.
II - A intervenção no domínio econômico ocorre, por exemplo, com a alta alíquota de Impostos sobre Produtos Industrializados (IPI) aplicados na comercialização de cigarros.
III - Essa forma de atuação pode ocorrer por participação. Quando atua por participação, figura como mais um dos participantes do setor, concorrendo com os privados que também exercem a atividade.
IV - Essa forma de atuação pode ocorrer por absorção. A atuação por absorção ocorre quando o Estado participa com monopólio sobre o setor de atuação, sendo que só ele pode praticar aquela atividade econômica.
Questão 5/10 - Direito Administrativo e Tributário
“Imaginemos que um órgão da Administração Pública limita seu horário de atendimento a apenas uma hora por dia. As senhas se esgotam em questão de minutos e, para garantir o atendimento, o cidadão precisa entrar na fila no dia anterior, várias horas antes do início da distribuição. A direção do órgão, mesmo sabendo dessa situação, nada faz para contorná-la. Tal atuação está em claro desacordo com o princípio da dignidade da pessoa humana, que deve ser buscado por norma constitucional explícita. A atuação dos agentes administrativos não pode ser no sentido de criar uma situação que contrarie os fins almejados pelo Estado, ainda que seja a melhor medida do ponto de vista da eficiência”.
Fonte: HACK, Érico. Noções Preliminares de Direito Administrativo e Direito Tributário. 2ª. ed. Ver., atual. e ampl. Curitiba: InterSaberes, 2017.
Enunciado: Considerando a contextualização acima e o conteúdo discutido na disciplina de “Direito Administrativo e Direito Tributário”, que trata do conceito de direito administrativo, examine as afirmativas abaixo, marcando-as com V para verdadeiro e F para falso para, em seguida, selecionar a alternativa com a sequência correta.
( ) Direito administrativo é o ramo do direito público que disciplina a função administrativa e os órgãos que a exercem.
( ) Direito administrativo é o ramo do direito que visa à regulamentação da atividade do Estado para a busca do interesse público.
( ) Direito administrativo é o ramo do direito financeiro que define como serão cobrados dos cidadãos os tributos e outras obrigações a ele relacionadas, para gerar receita para o Estado.
( ) A tarefa do direito administrativo resume-se em regulamentar comoos órgãos da Administração atuarão para alcançar os fins desejados pelo Estado, de acordo com os princípios estabelecidos.
Questão 6/10 - Direito Administrativo e Tributário
“A função de Estado é o gênero, tendo como espécies as funções legislativa, administrativa e jurisdicional, Cada uma delas caracteriza um dos três poderes: Executivo, Legislativo e Judiciário. Há ainda a função política, que, pelas suas características próprias, engloba atividades que não se enquadram nas demais funções”.
Fonte: HACK, Érico. Noções Preliminares de Direito Administrativo e Direito Tributário. 2ª. ed. Ver., atual. e ampl. Curitiba: InterSaberes, 2017.
Considerando os ensinamentos apreendidos na disciplina de “Direito Administrativo e Direito Tributário”, examine os enunciados abaixo e selecione a alternativa que faz uma análise correta da função administrativa do Estado.
I - A função administrativa é desempenhada em uma estrutura e um regime de hierarquia entre as instâncias e tem seus comportamentos regulados por normas infralegais ou infraconstitucionais.
II - A função administrativa é exercida, primordialmente, pelo Poder Executivo. Entretanto, os outros poderes praticam também atos de administração que são regidos pelo direito administrativo.
III - A função administrativa é aquela que se baseia no interesse coletivo e na vontade do povo. Exemplos de atos da função administrativa são: veto presidencial, declaração de guerra e afastamento por crime de responsabilidade.
IV - Quando os Poderes Judiciário e Legislativo praticam atos para admissão de novos servidores, ou realizam licitações para compras de materiais, ou ainda, realizam a execução
Questão 7/10 - Direito Administrativo e Tributário
“O ato administrativo faz parte da essência do direito administrativo e é vital para a Administração Pública. Por meio dos atos administrativos é que a Administração funciona e desempenha suas atividades. A atuação dos servidores públicos é basicamente realizada por meio da prática de diversos atos administrativos. Por isso que a sua disciplina é tão importante para nosso estudo, pois sem tais atos a Administração não pode atuar, e os atos administrativos contrários à lei acabam por não gerar os efeitos pretendidos. O ato administrativo, para surtir os efeitos desejados, deve ser perfeito, válido e eficaz. Diz-se que o ato é perfeito quando já foram cumpridas todas as fases necessárias para sua produção. Alguns atos podem demandar um processo para serem produzidos, percorrendo distintas fases, e só são considerados perfeitos quando essas fases são superadas e o ato está pronto”.
Fonte: HACK, Érico. Noções Preliminares de Direito Administrativo e Direito Tributário. 2ª. ed. Ver., atual. e ampl. Curitiba: InterSaberes, 2017.
Considerando o conteúdo discutido na disciplina de “Direito Administrativo e Direito Tributário”, examine as afirmativas abaixo, marcando-as com V para verdadeiro e F para falso para, em seguida, selecionar a alternativa que apresenta, corretamente, as características inerentes do ato administrativo.
( )Tipicidade. ( )Imperatividade. ( )Autoexecutoriedade.  ( )Presunção de veracidade e presunção de legalidade.
Questão 8/10 - Direito Administrativo e Tributário
“Maria Sylvia Zanella Di Pietrol (2006) enumera os atos administrativos em espécie, reunindo-os de acordo com alguns critérios. I. Quanto ao conteúdo, entendido como o objetivo que o ato pretende realizar, existem a autorização, a licença, a admissão, a permissão, a aprovação, a homologação, o parecer e o visto. 2. Quanto à forma, entendida como a externalização do ato, ou seja, a forma como ele surge, temos o decreto, a resolução e portaria, a circular, o despacho e o alvará. Assim, o ato é a conjunção da forma com o conteúdo, podendo ter a forma de alvará com conteúdo de licença ou autorização”.
Fonte: HACK, Érico. Noções Preliminares de Direito Administrativo e Direito Tributário. 2ª. ed. Ver., atual. e ampl. Curitiba: InterSaberes, 2017.
Considerando os ensinamentos apreendidos na disciplina de “Direito Administrativo e Direito Tributário”, examine os enunciados abaixo e selecione a alternativa que descreve, corretamente, os elementos dos atos administrativos.
I - A metodologia constitui elemento dos atos administrativos. A metodologia é o estudo dos caminhos para se chegar a um determinado fim.
II - A forma constitui elemento dos atos administrativos. O ato administrativo deve obedecer à forma específica que a lei lhe estabelece, observando as formalidades impostas para a sua prática.
III - A finalidade e o motivo são elementos dos atos administrativos. Finalidade é o resultado que se quer alcançar com a prática do ato. O motivo é uma situação fática que leva a Administração a praticar o ato.
IV - O sujeito e objeto são elementos dos atos administrativos. O sujeito é aquele que tem competência, decorrente da lei, para a prática do ato. O objeto é o conteúdo do ato administrativo, ou seja, o efeito jurídico que ele gera.
Questão 9/10 - Direito Administrativo e Tributário
“A supremacia do interesse público se manifesta, por exemplo, com a faculdade que a Administração Pública tem de, unilateralmente, rescindir contratos ou modificá-los. Se a Administração Pública entende que um contrato ofende o interesse público, pode rescindi-lo unilateralmente, mediante indenização aos prejudicados. Assim feito, o particular pode apenas discutir a indenização, mas não exigir que a Administração o cumpra até o final”.
Fonte: HACK, Érico. Noções Preliminares de Direito Administrativo e Direito Tributário. 2ª. ed. Ver., atual. e ampl. Curitiba: InterSaberes, 2017.
Partindo da contextualização acima e do material abordado na disciplina de “Direito Administrativo e Direito Tributário”, assinale a alternativa que descreve, corretamente, o princípio da supremacia do interesse público sobre o privado.
Questão 10/10 - Direito Administrativo e Tributário
“Como vimos, a regra dos contratos administrativos com terceiros é licitar, mas a própria Constituição Federal admite que existem casos em que não é possível ou conveniente realizar a licitação. São os casos de dispensa e inexigibilidade, disciplinados pela lei. 8.666/1993 e chamados de contratações diretas. Inicialmente, devemos esclarecer que é incorreto o entendimento de que nestas o Poder Público fica livre de qualquer formalidade. Em ambas as situações de contratação direta ocorre procedimento administrativo que visa demonstrar os motivos e as justificativas que ensejam a não realização da licitação. A lei prevê, quando isso pode ocorrer, então se deve demonstrar no caso concreto que este corresponde às hipóteses previstas na lei que possibilitam a exceção”.
Fonte: HACK, Érico. Noções Preliminares de Direito Administrativo e Direito Tributário. 2ª. ed. Ver., atual. e ampl. Curitiba: InterSaberes, 2017.
 
Considerando o conteúdo discutido na disciplina de “Direito Administrativo e Direito Tributário”, que trata dos casos de contratação direta da administração pública, examine as afirmativas abaixo, marcando-as com V para verdadeiro e F para falso para, em seguida, selecionar a alternativa que apresenta a sequência correta sobre o procedimento de inexigibilidade.
( )A inexigibilidade ocorre quando não há a possibilidade de competição, pois só há uma pessoa ou objeto que supre o que se quer com a contratação.
( )A inexigibilidade ocorre em situações excepcionais, geralmente em situações de urgência em que não se pode esperar pelo procedimento licitatório.
( )A licitação tem por fundamento a competição para a busca da melhor proposta, e, no caso da inexigibilidade, a competição não ocorre por impossibilidade absoluta.
( )A inexigibilidade ocorre nos seguintes casos: aquisição de objeto produzido por fornecedor exclusivo; realização de serviços por profissionais ou empresas de notória especialização; e contratação de artista consagrado.

Continue navegando