Buscar

FISIOLOGIA ex 8

Prévia do material em texto

FISIOLOGIA INTEGRATIVA DO CORPO HUMANO
	
		Lupa
	 
	Calc.
	
	
	 
	 
	 
	 
	
	SDE3532_A8_202002751231_V1
	
	
	
	
		Aluno: BIANCA DE SOUZA TORRES
	Matr.: 202002751231
	Disc.: FIS. INT. COR. HUM. 
	2020.2 - F (G) / EX
		Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu TESTE DE CONHECIMENTO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha.
Após responde cada questão, você terá acesso ao gabarito comentado e/ou à explicação da mesma. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
	
	 
		
	
		1.
		Incrementos da temperatura corporal aumentam a taxa de ventilação e a atividade simpática. Qual a consequência fisiológica imediata deste processo?
	
	
	
	Provoca acidose e hipotensão
	
	
	Provoca alcalose e hipertensão
	
	
	Provoca acidose e hipertensão
	
	
	Nenhuma
	
	
	Provoca alcalose e hipotensão
	
	
	
	 
		
	
		2.
		Sabemos que a respiração só é possível em virtude da movimentação conjunta de costelas, músculos intercostais e diafragma, que determinam os movimentos de inspiração e expiração. A respeito desses dois processos, marque a alternativa correta.
	
	
	
	Na inspiração ocorre o relaxamento do diafragma e dos músculos intercostais, fazendo com que o tórax aumente de tamanho.
	
	
	A expiração é o movimento responsável pela entrada de ar pelas vias respiratórias.
	
	
	No processo de inspiração ocorre a contração dos músculos intercostais e do diafragma, ocasionando uma pressão interna maior que a externa.
	
	
	No processo de expiração ocorre a saída de ar dos pulmões em razão de uma diminuição no volume da caixa torácica e um aumento da pressão interna.
	
	
	A inspiração é passiva e involuntária e ocorre sem que o individuo perceba.
	
Explicação:
No processo de expiração ocorre o relaxamento dos músculos intercostais, bem como do diafragma, ocasionando assim a redução do volume da caixa torácica. A redução do volume faz com que a pressão interna seja maior quando comparada à externa, o que permite que o ar saia.
	
	
	
	 
		
	
		3.
		 Quando inspiramos o ar ele passa primeiro pelas narinas e cavidades nasais. Ambas possuem pêlos e muco que apresentam as funçõe de:
	
	
	
	Atuar resfriando e umedecendo o ar
	
	
	Todas as anteriores
	
	
	Atuar resfriando o ar e fornecendo proteção contra entrada de micro-organismos.
	
	
	atuar auxiliando no processo de hematose
	
	
	retirar impurezas do ar, como poeira e agentes patogênicos
	
Explicação:
O pelo e o muco atuam conjuntamente, impedindo a entrada de organismos causadores de doenças e poeira no sistema respiratório. Eles possuem, portanto, uma função de filtro.
	
	
	
	 
		
	
		4.
		Como sabemos o termo hematose se refere a passagem de oxigênio  e a retirada de gás carbônico do sangue. Esse processo ocorre nos alvéolos através do que chamamos de:
	
	
	
	através de uma proteína transportadora presente no alvéolo
	
	
	por transporte ativo que gasta energia
	
	
	Nenhuma das anteriores
	
	
	por ação de enzimas que penetram nos gases
	
	
	Por diferença de tensão dos gases entre alvéolo e capilar
	
Explicação:
As trocas gasosas são feitas nos alvéolos e ocorrem por difusão.
	
	
	
	 
		
	
		5.
		Considere a seguinte frase sobre respiração:
¿O ar entra nos pulmões quando ocorre ¿(I)¿ do diafragma, ¿(II)¿ dos músculos intercostais e consequente ¿(III)¿ da pressão ¿(IV)¿ .¿
Para completá-la corretamente, I, II, III e IV devem ser substituídos, respectivamente, por:
	
	
	
	 relaxamento - relaxamento - aumento - interna.
	
	
	contração - contração - diminuição - interna.
	
	
	relaxamento - contração - diminuição - externa.
	
	
	contração - contração - aumento - interna.
	
	
	contração - relaxamento - aumento - externa.
	
Explicação:
O ar entra nos pulmões quando ocorre contração do diafragma, contração dos músculos intercostais e consequente diminuição da pressão interna.
	
	
	
	 
		
	
		6.
		O espaço que une as pleuras parietal e pulmonar, conhecido como espaço inter-pleural, não pode conter ar. Quando isto ocorre, como em decorrência de um acidente com objeto pérfuro-cortante, institui-se condição chamada de pneumotórax. Qual a consequência do pneumotórax para o equilíbrio ácido básico ?
	
	
	
	Em nada altera o equilíbrio ácido-básico
	
	
	Provoca acidose metabólica
	
	
	Provoca acidose respiratória
	
	
	Provoca alcalose respiratória
	
	
	Provoca alcalose metabólica
	
	
	
	 
		
	
		7.
		Em condições basais, a base do pulmão é mais perfundida que o ápice que mantém seus os capilares colabados e não perfundidos com sangue, impedindo com isso que ocorra a troca gasosa. Assinale a afirmativa correta que descreve a denominação ou característica desta região
	
	
	
	Volume tidal
	
	
	Espaço morto fisiológico
	
	
	Faz parte do espaço morto fisiológico
	
	
	Espaço morto anatômico
	
	
	Faz parte do espaço morto anatômico
	
	
	
	 
		
	
		
		Quando comparamos um mesmo indivíduo em pé ou deitado, o VR não altera, mas a CFR (e o VRE), diminuem. Porque isto ocorre e qual a consequência para a reserva inspiratória ?
	
	
	
	Ocorre porque a elasticidade do peito encontra-se mais reduzida e a ação da gravidade aumenta a pressão sobre o diafragma. O volume de reserva inspiratório diminui
	
	
	Ocorre porque a elasticidade do peito encontra-se aumentada e a ação da gravidade reduz a pressão sobre o diafragma. O volume de reserva inspiratório aumenta
	
	
	Ocorre porque a elasticidade do peito encontra-se mais reduzida e a ação da gravidade aumenta a pressão sobre o diafragm O volume de reserva inspiratório aumenta.
	
	
	Ocorre porque a elasticidade do peito encontra-se aumentada e a ação da gravidade aumenta a pressão sobre o diafragma. O volume de reserva inspiratório aumenta
	
	
	Ocorre porque a elasticidade do peito encontra-se mais reduzida e a ação da gravidade reduz a pressão sobre o diafragma. O volume de reserva inspiratório diminui

Continue navegando