Buscar

ATIVIDADE 4 (A4)

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Revisar envio do teste: ATIVIDADE 4 (A4)
 
	Usuário
	VANESSA SOBRAL DA CRUZ
	Curso
	GRA1605 MATERIAIS DE CONTRUÇÃO CIVIL - AGLOMERADOS E AGREGADOS GR2017202 - 202020.ead-29776398.06
	Teste
	ATIVIDADE 4 (A4)
	Iniciado
	28/09/20 14:20
	Enviado
	28/09/20 17:22
	Status
	Completada
	Resultado da tentativa
	7 em 10 pontos  
	Tempo decorrido
	3 horas, 1 minuto
	Resultados exibidos
	Respostas enviadas, Respostas corretas, Comentários
· Pergunta 1
0 em 1 pontos
	
	
	
	A maioria de materiais compósitos é constituída por apenas duas fases: uma fase contínua denominada matriz, que envolve a outra fase denominada fase dispersa (podem ser fibras ou partículas). De acordo com a geometria da fase dispersa (forma, tamanho, distribuição e orientação), os compósitos podem ser classificados em: compósitos reforçados com partículas, compósitos reforçados com fibras, compósitos estruturais e nanocompósitos.
 
Considerando o exposto, sobre os tipos de materiais compósitos, analise as afirmativas a seguir.
 
I. Nos compósitos reforçados com partículas, a fase dispersa tem geometria equiaxial, ou seja, dimensões similares em todas as direções.
II. Nos compósitos reforçados com fibras, a fase dispersa pode apresentar a geometria de fibras contínuas (fibras longas) ou descontínuas (fibras curtas).
III. Nos compósitos estruturais, a fase dispersa apresenta a geometria de longas fibras orientadas aleatoriamente. 
IV. Nos nanocompósitos, a fase dispersa apresenta dimensões extremamente pequenas na ordem das dezenas de micrometros.
 
Está correto o que se afirma em:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
I, II e IV, apenas.
 
	Resposta Correta:
	 
I e II, apenas.
	Feedback da resposta:
	Sua resposta está incorreta. A alternativa está incorreta, pois a fase dispersa dos compósitos reforçados com partículas tem geometria equiaxial, ou seja, dimensões similares em todas as direções. Nos compósitos reforçados com fibras, as fibras podem apresentar geometria de fibras contínuas (fibras longas) ou descontínuas (fibras curtas). Os compósitos estruturais são formados por camadas múltiplas constituindo laminados e painéis em sanduíche. A fase dispersa no nanocompósitos apresenta dimensões na ordem das dezenas de nanômetros.
	
	
	
· Pergunta 2
1 em 1 pontos
	
	
	
	As tintas utilizadas em construção civil são, basicamente, formadas pela mistura de resinas, pigmentos, solventes e aditivos. Cada componente utilizado na formulação das tintas tem um propósito definido e a sua proporção na composição final da tinta pode variar, já que alguns desses componentes não estão presentes em determinado produto comercial, como os vernizes, que não contêm pigmentos (ou contêm teores baixos) em sua composição. Nesse sentido, qual é a função das resinas na composição das tintas?
 
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
Aglutinar os pigmentos e ser responsável pela formação do filme da tinta.
	Resposta Correta:
	 
Aglutinar os pigmentos e ser responsável pela formação do filme da tinta.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. A alternativa está correta, pois a resina, também denominada veículo não volátil, é a fração da tinta que tem por função aglutinar os pigmentos no estado líquido, a fim de permitir a aplicação da tinta no substrato e formar o filme ou película de tinta durante a secagem.
	
	
	
· Pergunta 3
1 em 1 pontos
	
	
	
	As tintas são materiais constituídos por resinas, pigmentos, solventes e aditivos. A resina aglutina e os pigmentos são responsáveis pela formação do filme da tinta e pelas suas propriedades mecânicas, de aderência, de resistência química etc. De acordo com seu mecanismo de formação de filme, as tintas podem ser classificadas em: tintas que formam filme por polimerização em emulsão, por oxidação e por polimerização catalítica.
 
BAUER, L. A. F. Materiais de Construção : volume 2. São Paulo: LTC, 2000.    
 
A respeito dos mecanismos de formação de filme das tintas, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) Verdadeira(s) e F para a(s) Falsa(s).
 
I. ( ) O mecanismo de polimerização em emulsão envolve a evaporação ou absorção do solvente e a polimerização de suas partículas por meio da adição de um catalisador.
II. ( ) O mecanismo de oxidação envolve a evaporação do solvente e a formação de ligações devido à oxidação espontânea com o oxigênio presente no ar.
III. ( ) As tintas à base de água (látex, acrílica e vinílica) são exemplos de tintas que formam filme por meio do mecanismo de polimerização catalítica.
IV. ( ) O mecanismo de polimerização catalítica envolve a formação de um filme por meio de reações químicas iniciadas pela mistura da resina com o catalisador.
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
F, V, F, V.
	Resposta Correta:
	 
F, V, F, V.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. A alternativa está correta. O mecanismo de polimerização em emulsão envolve a evaporação ou absorção do solvente e a aproximação entre suas partículas, fenômeno conhecido com coalescência. O mecanismo de oxidação, basicamente, envolve a evaporação do solvente e a formação de ligações devido à oxidação espontânea com o oxigênio presente no ar ou devido ao auxílio de secantes. As tintas à base de água formam filme por meio do mecanismo de polimerização em emulsão e não por polimerização catalítica. O mecanismo de polimerização catalítica envolve a formação de um filme por intermédio de reações químicas iniciadas pela adição de um catalisador na tinta.
	
	
	
· Pergunta 4
0 em 1 pontos
	
	
	
	O objetivo de projetar um material compósito é atingir uma combinação de propriedades que não é exibida por nenhum material isolado e incorporar as melhores características de cada um dos materiais que o compõem. Uma ampla variedade de materiais tradicionalmente utilizados na construção civil se refere aos materiais compósitos, por exemplo, o concreto formado por uma matriz de cimento e por uma fase dispersa (partículas) de areia e brita.
 
CALLISTER JR, W. D.; RETHWISCH, D. G. Ciência e engenharia de materiais : uma introdução. 9. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2018.   
A respeito das características dos compósitos na construção civil, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) Verdadeira(s) e
F para a(s) Falsa(s).
 
I. ( ) As argamassas são materiais compósitos formados por uma matriz homogênea de aglomerantes, normalmente cimento e cal e agregados miúdos (partículas).
II. (  ) Os concretos asfálticos são compósitos compostos por brita (partículas) dentro de uma matriz de cimento asfáltico.
III. ( ) As madeiras industrializadas são compósitos formados por partículas ou fibras de madeira unidas por uma matriz de resina, comumente epóxi, fenólica ou ureia-formaldeído.
IV. ( ) As misturas solo-cimento utilizadas na estabilização físico-química de solos são compósitos formados por uma matriz de cimento e material particulado na forma de solo.
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
 
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
V, V, F, V.
	Resposta Correta:
	 
V, V, V, V.
	Feedback da resposta:
	Sua resposta está incorreta. A alternativa está incorreta, pois as argamassas são materiais compósitos formados por uma matriz (mistura de cimento e cal) e fase dispersa insolúvel. Os concretos asfálticos são compósitos formados por uma matriz de cimento asfáltico e uma fase dispersa na forma de partículas (brita 0). As madeiras industrializadas são compósitos formados por uma matriz de resina e uma fase dispersa na forma de fibras e partículas de madeira. As misturas solo-cimento são materiais compósitos formados por uma matriz de aglomerante (cimento) e  fase dispersa na forma das partículas de solo.
	
	
	
· Pergunta 5
1 em 1 pontos
	
	
	
	Os materiais de construção geram diversos impactos ao longo de seu ciclo de vida, que incluem desde a extração de recursos naturais não renováveis, consumo energético, emissão de gases de efeito estufa, até a geração de resíduos sólidos durante seu processo de fabricação, aplicação e após sua vida
útil.
 
A respeito dos impactos ambientais decorrentes da cadeia produtiva dos materiais de construção civil, analise as afirmativas a seguir e assinale V
para a(s) Verdadeira(s) e F para a(s) Falsa(s).
 
I. ( ) A indústria da construção civil é um dos setores que mais consome energia, sendo que a principal fonte energética desse setor consiste, basicamente, nos combustíveis fósseis não renováveis.
II. ( ) Os processos de produção da maioria dos materiais de construção de origem inorgânica, tais como: cerâmicas, cimentos, aços, gesso, envolvem processos térmicos de calcinação, fusão ou queima que liberam gases de efeito estufa.
III. ( ) A cadeia produtiva de materiais de construção civil gera uma grande quantidade de resíduos desde a extração das matérias-primas, fabricação, utilização e após a sua vida útil.
IV. ( ) Os minerais destinados à construção, que incluem rochas, agregados e minérios para a produção de cimento e componentes cerâmicos, constituem o recurso com maior demanda e crescimento entre todos os recursos naturais extraídos.
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
V, V, V, V.
	Resposta Correta:
	 
V, V, V, V.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. A alternativa está correta. A indústria da construção civil é um dos setores que mais consome energia, principalmente combustíveis fósseis não renováveis. A maior parte de processos de fabricação de materiais de construção civil libera gases de efeito estufa decorrentes de processos de calcinação, fusão ou queima. A cadeia produtiva de materiais de construção civil gera uma grande quantidade de resíduos em todas as suas etapas, desde a extração das matérias-primas até sua disposição. Rochas, agregados e minérios para a produção de cimento, componentes cerâmicos e outros materiais de construção se encontram entre as matérias-primas mais extraídas e de maior crescimento.
	
	
	
· Pergunta 6
1 em 1 pontos
	
	
	
	A madeira apresenta algumas desvantagens principalmente relacionadas à variação das suas propriedades em função da sua umidade, sua heterogeneidade e anisotropia. Esses problemas podem ser contornados usando processos de secagem controlada e processos de transformação de madeira em laminados, contraplacados e aglomerados (madeiras industrializadas) que apresentam peças de grandes dimensões com características mais homogêneas.
 
Considerando o exposto, sobre as madeiras industrializadas, analise as afirmativas a seguir.
 
I. A madeira OSB (O riented Strand Board ) é um produto fabricado com finas lascas de madeiras orientadas aleatoriamente e coladas sob pressão à alta temperatura, não sendo estas consideradas materiais estruturais e são, basicamente, MDF, HDF e MDP.
II. A madeira laminada e colada é fabricada por meio da colagem de lâminas de madeira, com fibras na direção paralela, usando adesivos e alta pressão, de modo a obter um produto mais homogêneo sem a presença de nós.
III. A madeira compensada é um produto mais isotrópico (propriedades físicas são iguais em todas as direções) e formada pela colagem (sob pressão a frio ou quente) de três ou mais lâminas, alternando as direções das fibras em ângulo reto.
IV. A madeira microlaminada e colada é fabricada usando finas lâminas de madeira (de 1 a 5 mm de espessura) coladas paralelamente, apresentando uma estrutura mais homogênea. Ela, além disso, tende a ser mais resistente que a madeira laminada colada.
 
Está correto o que se afirma em:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
II, III e IV, apenas.
	Resposta Correta:
	 
II, III e IV, apenas.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. A alternativa está correta, pois a madeira OSB é um produto fabricado pela colagem de finas lascas de madeira. Nas camadas superficiais, as lascas são alinhadas com a direção longitudinal dos painéis, enquanto, nas camadas internas, são dispostas aleatoriamente ou na direção transversal. A madeira laminada e colada é um produto mais homogêneo sem a presença de nós, fabricado por meio da colagem de lâminas de madeira, com fibras na direção paralela. A madeira compensada é um produto mais homogêneo e isotrópico formado pela colagem de três ou mais lâminas, alternando as direções das fibras em ângulo reto. A madeira microlaminada e colada é um produto mais homogêneo e resistente que a madeira laminada colada, fabricada pela colagem de lâminas de madeira (de 1 a 5 mm de espessura).
	
	
	
· Pergunta 7
1 em 1 pontos
	
	
	
	As madeiras são materiais naturais produzidos a partir do tecido vegetal (tronco) de determinadas espécies de vegetais superiores (plantas que possuem vasos condutores de seiva). Os vegetais superiores incluem dois grandes grupos: as gimnospermas (espécies que produzem flores e sementes) e as angiospermas (espécies que produzem frutos). No grupo das gimnospermas, há 4 classes diferentes (cicadáceas, gincófitas, coníferas e gnetófitas), porém somente as coníferas produzem madeira. Dentro do grupo das angiospermas, existem 2 classes diferentes (monocotiledôneas e dicotiledôneas). Entre elas, apenas algumas espécies de dicotiledôneas produzem madeira.
 
A respeito das espécies vegetais que fornecem madeira, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) Verdadeira(s) e F para a(s) Falsa(s).
 
I. ( ) As coníferas são espécies que não produzem frutos e suas sementes são descobertas, formando pinhas.
II. ( ) As dicotiledôneas são madeiras de espécies que produzem frutos e são, normalmente, mais duras e resistentes do que as coníferas.
III. (  ) As coníferas são também conhecidas, popularmente, como “árvores de madeira de lei” e são madeiras mais caras do que as dicotiledôneas.
IV. (  ) As dicotiledôneas também são conhecidas como folhosas e, geralmente, dão origem a madeiras de cor clara e macia.
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
V, V, F, F.
	Resposta Correta:
	 
V, V, F, F.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. A alternativa está correta. As coníferas não produzem frutos, mas produzem flores e suas sementes são descobertas, normalmente tendo o formato de pinhas. As dicotiledôneas produzem frutos e são, ordinariamente, mais duras e resistentes do que as coníferas. As dicotiledôneas são conhecidas, popularmente, como “árvores de madeira de lei” e são madeiras mais caras do que as coníferas. As dicotiledôneas também são conhecidas como folhosas e, geralmente, dão origem a madeiras de cor variada e consistência dura.
	
	
	
· Pergunta 8
0 em 1 pontos
	
	
	
	As madeiras são materiais naturais renováveis que apresentam características técnicas, econômicas e estéticas dificilmente encontradas em outros materiais, possibilitando que esses materiais sejam utilizados na construção civil para múltiplas finalidades, tais como: coberturas (residenciais, comerciais, industriais e rurais), cimbramentos, transposição de obstáculos (pontes e viadutos), acabamento de paredes e piso, elaboração de formas de madeira para concreto etc.
 
BAUER, L. A. F. Materiais de Construção : volume 2. São Paulo: LTC, 2000.    
 
A respeito das características da madeira, analise as afirmativas a seguir e assinale V
para a(s) Verdadeira(s) e F para a(s) Falsa(s).
 
I. (  ) A madeira apresenta alta resistência mecânica (se comparável ao concreto armado) com a vantagem de ter peso menor.
II. (  ) O consumo de energia para a sua produção de madeira é mínimo e não gera poluição durante a sua produção.
III. ( ) A madeira apresenta afeiçoamento e simplicidade de ligações, podendo ser trabalhada usando ferramentas simples.
IV. (  ) A madeira é um material natural renovável que, durante seu crescimento, sequestra  grandes quantidades de carbono presentes na atmosfera.
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
F, F, F, F.
	Resposta Correta:
	 
V, V, V, V.
	Feedback da resposta:
	Sua resposta está incorreta. A alternativa está incorreta, já que a madeira apresenta resistência mecânica comparável ao concreto armado com a vantagem
de ter o peso próprio reduzido.  A produção de madeira não gera poluição e seu consumo de energia é mínimo. A madeira pode ser trabalhada facilmente usando ferramentas simples, já que estas podem ser ligadas umas às outras por meio de cintas metálicas, encaixes, colas, parafusos etc. A madeira é um recurso renovável e de baixo impacto ambiental, pois, durante o crescimento da árvore, grandes quantidades de carbono são absorvidas da atmosfera.
	
	
	
· Pergunta 9
1 em 1 pontos
	
	
	
	A madeira utilizada para fins comerciais é obtida a partir de tecido vegetal (tronco) de plantas traqueófitas (árvores e arbustos lenhosos). O tronco apresenta uma estrutura heterogênea composta, em sua maioria, por células longitudinais ocas (sistema tubiforme) que transportam nutrientes das folhas até as raízes. As partes que compõem o tronco são, basicamente, a casca exterior, casca interior, câmbio, lenho ativo (alburno), lenho inativo (cerne) e medula.
 
A respeito da estrutura do tronco, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) Verdadeira(s) e F para a(s) Falsa(s).
 
I. ( ) A casca exterior é formada por tecido morto e seco que protege a árvore do meio externo.
II. ( )  A medula é um tecido macio e esponjoso localizado no centro do tronco da árvore que não tem resistência mecânica e sua presença em peças de madeira constitui um defeito.
III. ( ) O lenho ativo ou alburno é a região interior mais antiga do tronco, formada por células mortas, confere resistência às árvores, sendo geralmente, de cor mais escura.
IV. ( ) Câmbio é a camada intermediária entre a casa e o lenho, responsável pela formação de células do lenho e da casca.
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
V, V, F, V.
	Resposta Correta:
	 
V, V, F, V.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. A alternativa está correta. A casca exterior é a parte do tronco formada por tecido morto e seco que tem por função proteger a árvore do meio externo. A medula é um tecido macio e esponjoso localizado no centro do tronco da árvore que não tem resistência mecânica, nem durabilidade, e sua presença em peças de madeira é considerada um defeito. O lenho ativo ou alburno é a região do lenho mais clara e que contém células vivas. Por outro lado, o lenho inativo é a parte mais antiga do tronco, sendo formada por células mortas. O câmbio é a camada intermediária entre a casa e o lenho, que produz células do lenho e da casca.
	
	
	
· Pergunta 10
1 em 1 pontos
	
	
	
	A peças de madeira podem apresentar defeitos aparentes decorrentes do crescimento e estrutura da própria madeira, erros ocorridos nos processos de produção ou por ação do ataque de agentes biológicos. Os defeitos presentes nas madeiras podem ser sistematizados em quatro grupos: defeitos de crescimento, de secagem, de produção e de alteração.
 
BAUER, L. A. F. Materiais de Construção : volume 2.  São Paulo: LTC, 2000.    
 
A respeito dos defeitos nas madeiras, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) Verdadeira(s) e F para a(s) Falsa(s).
 
I. Os defeitos de secagem (abaulamento, rachaduras, fendilhado e curvatura) são decorrentes de secagem mal conduzida.
II. Os defeitos de produção (fraturas, fendas e cantos esmoados) são decorrentes das etapas de desdobro (configuração do corte) e aparelhamento das peças.
III. Os defeitos de alteração (manchas e furos) podem ser provocados por ataque de fungos e insetos.
IV. Os defeitos de crescimento (nós, desvios e fibras torcidas) são originados por alterações no crescimento e estrutura fibrosa do material.
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
 
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
V, V, V, V.
 
 
 
 
 
 
 
 
	Resposta Correta:
	 
V, V, V, V.
 
 
 
 
 
 
 
 
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. A alternativa está correta. Abaulamento, rachaduras, fendilhado e curvatura são defeitos de secagem originados, de fato, no processo de secagem. As fraturas, as fendas e os cantos esmoados são defeitos de produção decorrentes das etapas de desdobro (configuração do corte) e aparelhamento das peças. Os furos e as manchas escuras e brancas são defeitos de alteração provocados por ação de fungos e insetos. Os nós, os desvios e as fibras torcidas são defeitos de crescimento originados por alterações no crescimento e estrutura fibrosa do material.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais