Buscar

Método de Hoffman

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Protocolo de Exames Parasitológicos
 
Nome do exame parasitológico 
Método de Hoffman, Pons e Janer, também conhecido como método de Lutz. 
Materiais e Equipamentos utilizados 
· Palito de Madeira 
· Frasco de Borrel ou copo plástico descartável
· Água destilada ou filtrada
· Filtro de papel ou gaze 
· Cálice cônico ~ 250ml
· Pipeta Pasteur 
· Lâmina e Lamínula 
· Lugol
· Microscópio
Fundamento do método .
 No ano de 1934 Hoffman, Pons e Janer aprimoraram uma técnica criada por Lutz em 1919. O método baseia-se na sedimentação espontânea, sendo uma técnica qualitativa e de baixa sensibilidade, descrita primordialmente para o diagnóstico de ovos de Schistosoma mansoni, sendo após expandida para o diagnóstico de diversas parasitoses. A sedimentação espontânea é o método parasito­lógico mais utilizado nos laboratórios de análises clínicas devido a sua amplo abrangência, melhor observação dos parasitos em diferentes estágios, facilitando a identificação das espécies, baixo custo e facilidade para execução.
O método possui como fundamento a lei gravitacional, isto é, quando uma porção da amostra é homogeneizada em água destilada até que a dissolução seja obtida e separe sedimentos. O conteúdo filtrado é transferido para um cálice cônico completando o volume do recipiente, com água até cerca de 1 cm da borda e mantendo em repouso por uma hora a 24 horas até que se obtenha o sedimento. Os ovos, larvas, cistos ou oocistos, por serem mais densos, vão acumular-se no fundo do recipiente
Método:
1. Colocar 2g de fezes em um borrel ou copo descartável, com 5 mL de água e triturar com bastão de vidro ou palito de picolé. 
2. Acrescentar 20 mL de água. 
3. Filtrar a suspensão para um cálice cônico através de uma tela ou gaze, os detritos retidos são lavados, agitando-se constantemente com o bastão, e o líquido da lavagem é recolhido. 
4. Deixar em repouso de 2 a 24 horas. 
5. Observar o aspecto do líquido sobrenadante: 
a) se o líquido estiver turvo: descartá-lo cuidadosamente, colocar mais água até o volume anterior e deixar em repouso por mais 60 minutos; 
b) se o líquido estiver límpido: coletar uma amostra do sedimento. 
6. Coleta do sedimento para exame: 
a) Pipetagem do líquido. 
b) Desprezar o sobrenadante, homogeneizar o sedimento e coletar uma gota. 
7. Colocar a gota do sedimento em uma lâmina e fazer um esfregaço. 
8. Examinar com as objetivas de 10x ou 40x. 
OBS: Para a identificação de cistos de protozoários e larvas de helmintos, corar a preparação com lugol.
Indicação do método 
Possui como principal indicação a pesquisa de formas evolutivas de parasitos pesados como ovos de média a grande densidade, embora tenha boa sensibilidade para diagnóstico de formas evolutivas de helmintos e protozoários. É eficaz para o diagnóstico de Schistosoma mansoni, de cistos de amebídeos, cistos de Giardia duodenalis, larvas de Strongyloides stercoralis e ovos de Ascaris lumbricoides e Trichuris trichiura.
Estruturas observadas 
As formas parasitárias que podem ser encontradas incluem ovos e larvas de helmintos, cistos de protozoários, e alguns oocistos maiores como o de Isospora belli.
As tabelas abaixo mostram, de forma simplificada, a indicação e a forma dos parasitos que podem ser visualizados com a aplicação do método de Hoffman.
	PRINCIPAIS HELMINTOS 
	Classe
	Trematoda
	Cestoda
	Nematoda
	Gênero
	Schistosoma
	Fasciola
	Hymenolepis
	Ascaris, Ancylostoma, Necator e Trichuris
	Espécie
	S. mansoni
	F. hepatica
	H. nana e H. diminuta
	Ascaris lumbricoides, Ancylostoma duodenale e Ancylostoma ceylanicum, N. americanus, T. trichiura
	Forma
	Ovo
	Ovo
	Ovo
	Ovo
	 PRINCIPAL PROTOZOÁRIO
	Classe
	Sporozoa
	Gênero
	Isospora
	Espécie
	Isospora belli
	Forma
	Oocisto
Referências Bibliográficas 
FERREIRA, Ana Flávia V.; BARBOSA, Chayenne Luiza; ARAÚJO, Marina Rodrigues A.; HOFMANN, Natássia Alfenas A.; RANCANTI, Victória Paes C. Atlas de Parasitologia; Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais. 2012. Disponível em:<https://sites.google.com/site/atlasdeparasitologiafcmmg/metodos-diagnosticos/mtodo-de-hoffman-pons-e-janer-hpj>. Acesso em: 14 de set. de 2020.
LIMA, Felicson Leonardo Oliveira. Um século do exame parasitológico de Lutz e sua relevância atual. RBAC, v. 52, n. 1, p. 32-4, 2020.
NAKASHIMA, Flávia Terumi; UCHÔA, Claudia. Atlas Virtual de parasitologia: Técnica de Lutz. Página única.
NEVES, David Pereira; DE MELO, Alan Lane; LINARDI, Pedro Marcos; VITOR, Ricardo W. Almeida. Parasitologia Humana, 13ª edição; Atheneu. 2016. 541-554p.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando

Outros materiais