Buscar

ENGENHARIA E SOCIEDADE SIMULADO 01

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

ENGENHARIA E SOCIEDADE SIMULADO 01
DEIXE SEU LIKE 
10/10
		1a
          Questão 
	Acerto: 1,0  / 1,0 
	
	O gerente administrativo do Hospital Boa Vida deparou com seu amigo Paulo, um engenheiro que se encontra desempregado. Ficou sensibilizado com a situação pessoal e as dificuldades econômicas que a família do amigo estava passando. Foi para casa disposto a ajudá-lo e pensou:
I. Infelizmente, não existem atividades profissionais para um engenheiro em um hospital.
II. Somente engenheiros biomédicos podem ser contratados para o hospital.
III - O engenheiro pode ser contratado para atuar na melhoria da eficiência energética do hospital.
É correto o que se afirma em 
		
	
	II, apenas.
	
	I, II e III.
	
	II e III, apenas.
	
	I e III, apenas.
	
	I, apenas.
	Respondido em 28/09/2020 18:39:53
	
		2a
          Questão 
	Acerto: 1,0  / 1,0 
	
	Considere as afirmativas abaixo e assinale a resposta correta. 
I.  Nos dias de hoje, o desenvolvimento socioeconômico de um determinado local, cidade ou nação independe da infraestrutura estabelecida, pois tudo pode ser rapidamente instalado.
 
II.  A comunicação atual é instantânea, facilitando qualquer processo de comunicação, ou seja, o comercial, educacional, social ou pessoal.
 
III.  Hoje, as fontes renováveis são consideradas como limpas, e representam mais de 60% da oferta interna de eletricidade no Brasil. 
 
É correto o que se afirma em 
		
	
	I, apenas. 
	
	II e III, apenas.
	
	II, apenas.
	
	I, II e III
	
	I e II, apenas.
	Respondido em 28/09/2020 18:38:06
	
		3a
          Questão 
	Acerto: 1,0  / 1,0 
	
	Marque a alternativa correta. 
Com relação à imigração italiana é correto afirmar que 
		
	
	foi de fácil assimilação pelos brasileiros
	
	foi responsável pelo uso das pimentas na culinária brasileira
	
	foi impedida até os anos de 1950
	
	foi responsável pelo povoamento da região sul
	
	foi iniciada no fim da década de 1930
	Respondido em 28/09/2020 18:40:53
	
		4a
          Questão 
	Acerto: 1,0  / 1,0 
	
	Marque a alternativa correta. 
Entre as grandes contribuições da herança negra para a formação da identidade nacional podemos indicar
		
	
	o carioca, o samba, o maracatu
	
	o samba, as pimentas, o catupiry
	
	a feijoada, a mulata, a cerâmica
	
	a mulata, o maracatu, as pimentas
	
	o samba, o corso, o maracatu
	Respondido em 28/09/2020 18:41:09
	
		5a
          Questão 
	Acerto: 1,0  / 1,0 
	
	"Por isso entender as diversas culturas implica ultrapassar padrões de leitura exclusivos da própria cultura, para compreender o ser em relação com outrem, estender o campo de visão, por exemplo, para outros modos de fazer religião, bem como religiosidade. As religiões são diferentes, bem como a prática da religiosidade; ambas têm significados específicos para seus praticantes e podem ser traduzidas, ao mesmo tempo, por imagens diferentes, dependendo de quem as observa, porém jamais captadas no sentido pleno de quem as pratica." (CORRÊA, Rosa Lydia Teixeira. Cultura e diversidade. Curitiba, Intersaberes, 2012. Pg. 103).
Em relação à questão da Diversidade no mundo contemporâneo, analise a opção correta:
		
	
	Movimentos de afirmação de identidade cultural perdem sua força nas discussões sobre Diversidade.
	
	No mundo contemporâneo, a discussão sobre Diversidade é ainda restrita apesar da maciça aceitação das diferenças.
	
	A hibridização cultural, própria da pós-modernidade, contribui para a pouca aceitação da diversidade, acirrando preconceitos.
	
	Práticas e crenças religiosas vinculados a grupos étnicos são hoje amplamente aceitas em virtude das discussões sobre Diversidade.
	
	A Diversidade Cultural significa o respeito e a inclusão de culturas que foram historicamente excluídas.
	Respondido em 28/09/2020 18:41:36
	
		6a
          Questão 
	Acerto: 1,0  / 1,0 
	
	(Texto 1) "Muitos estudos mostraram que na América Latina, o racismo contra os indígenas e as pessoas de descendência africana é um problema social maior. Neste aspecto, a América Latina, infelizmente, segue os passos da Europa e da América do Norte, além de outras regiões do mundo onde os europeus brancos são o grupo étnico-racial dominante." (DIJIK, Teun. et al. Racismo e discurso na América Latina. São Paulo, Contexto, 2008, pg. 11).
 
(Texto 2) "A abolição da escravatura no século XIX não pôs fim à colonização. Pelo contrário, em muitas partes do mundo, e especialmente na África e no Sul da Ásia, as mais severas formas de exploração colonial e opressão continuaram durante décadas após a abolição, até o período da descolonização após a Segunda Guerra Mundial." (DIJIK, Teun. et al. Racismo e discurso na América Latina. São Paulo, Contexto, 2008, pg. 11)
1. Considerando as informações apresentadas, avalie as afirmações a seguir:
I) As mais explícitas formas de racismo começaram com a chegada do negro ao Brasil e com o status de "coisa" que foi atribuído a eles pelos brancos, para que pudessem ser comercializados e trabalharem como escravos nas plantações de cana de açúcar.
II) Os genocídios nazistas da Segunda Guerra erradicaram o racismo na Europa, trazendo uma conscientização dos cidadãos.
III) Preconceitos contra negros e outras práticas discriminatórias trouxeram riquezas, ostentação e garantiram a mobilidade social.
IV) O racismo não é inato. Ele se aprende nas formas como as pessoas organizam suas visões de mundo e como declaram isso a outras pessoas.
É correto apenas o que se afirma em:
		
	
	I e IV
	
	I
	
	II e III
	
	III
	
	II e IV
	Respondido em 28/09/2020 18:41:52
	
		7a
          Questão 
	Acerto: 1,0  / 1,0 
	
	"O cidadão é um indivíduo que tem consciência de seus direitos e deveres e participa ativamente de todas as questões da sociedade. Tudo que acontece no mundo acontece comigo..." (Herbert de Souza - Betinho) 
Segundo a definição acima, podemos afirmar que:
		
	
	O cidadão é aquele que vive em sociedade.
	
	O cidadão é o indivíduo que se omite frente ao debate político.
	
	A cidadania é apenas restrito aos estudiosos e políticos.
	
	A cidadania compreende a necessidade que as pessoas têm de participarem da vida política sempre visando o funcionamento da sociedade.  
	
	É o cidadão que é proativo, mas de acordo com seus interesses sem levar em conta a coletividade. 
	Respondido em 28/09/2020 18:42:08
	
		8a
          Questão 
	Acerto: 1,0  / 1,0 
	
	De acordo com o que dispõe a Declaração Universal dos Direitos Humanos, resolução aprovada em Paris em 10 de dezembro de 1948, assinale V para a afirmação verdadeira e F para a falsa.
(  )Ninguém será arbitrariamente preso, detido ou exilado.
( ) Toda pessoa vítima de perseguição tem o direito de procurar e gozar asilo em outros países.
( ) O direito de procurar e gozar asilo em outros países pode ser invocado em caso de perseguição legitimamente motivada por crimes de direito comum.
( ) Toda pessoa tem o direito de deixar qualquer país, inclusive o próprio, e a este regressar.
( ) Todos são iguais perante a lei e têm direito, mas nem todos têm direito a igual proteção contra qualquer discriminação que viole a Declaração Universal dos Direitos Humanos.
A sequência correta de cima para baixo é:
		
	
	F, V, V, F, F
	
	F, F, V, F, V
	
	V, F, F, V, F
	
	V, V, F, V, F
	
	V, F, F, V, V
	Respondido em 28/09/2020 18:42:22
	
		9a
          Questão 
	Acerto: 1,0  / 1,0 
	
	Pesquisa realizada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) apontou que grande parte dos setores industriais brasileiros está defasado em relação à adoção de tecnologias digitais. Tais setores estão ameaçados de ficarem para trás na corrida tecnológica devido a desvantagens competitivas referentes à quarta revolução industrial, denominada indústria 4.0.
De forma geral, há uma percepção de que captar dados e saber usá-los de forma eficiente é o que gera valor, competitividade e redução de riscos nos negócios. Na indústria 4.0, essa percepção é acentuada, pois estamos diante de uma nova era de possibilidades
de mineração e processamento de uma grande quantidade de dados disponibilizados em nuvem. Mas temos que questionar o que eles nos permitem fazer, quais modelos de negócios podemos criar e quais propósitos atingir para atender às necessidades e exigências dos clientes, o que continuará sendo essencial em qualquer tipo de negócio.
 
A partir das informações apresentadas, avalie as afirmações a seguir.
I. A indústria 4.0 trouxe o conceito de coleta, tratamento e mineração de dados (data mining) e tornará obsoletos os modelos de negócios tradicionais que não a adotarem.
 
II.  A dinâmica competitiva tende a selecionar as empresas que se adaptam melhor e mais rápido às exigências do mercado, e alguns setores industriais brasileiros podem ficar para trás nessa corrida tecnológica.
 
III.  Novos modelos de negócio, como as fintechs e os bancos digitais, que operam serviços mais ágeis via internet e aplicativos de celular, têm inserido inteligência artificial no atendimento virtual aos clientes.
 
IV.  A computação em nuvem (cloud computing) amplia a capacidade analítica de tomada de decisão dos gestores, fortalecendo as vantagens competitivas das empresas e dos setores industriais.
 
É correto apenas o que se afirma em:
		
	
	I e IV.
	
	I e III.
	
	I, II e IV.
	
	II, III e IV.
	
	II e III.
	Respondido em 28/09/2020 18:42:51
	
		10a
          Questão 
	Acerto: 1,0  / 1,0 
	
	Schumpeter (1949), numa visão clássica, define o Empreendedor como aquele que ¿destrói a ordem econômica existente pela introdução de novos produtos e serviços, pela criação de novas formas de organização ou pela exploração de novos recursos e materiais. A respeito do domínio empreendedor e sua relação com o processo inovativo é correto AFIRMAR
		
	
	A estrutura orgânica propicia melhores condições para o aumento da criatividade e inovação na organização
	
	A criação de novos mercados é um exemplo de inovação incremental.
	
	Quando nasce no indivíduo o espírito empreendedor, o planejamento passa a assumir papel secundárioParte inferior do formulário
	
	O conceito de inovação cíclica envolve a comunicação eficaz com clientes e até com concorrentes organizados em redes para criação de novos produtos e serviços, a partir de ideias geradas fora dos ambientes de pesquisa e desenvolvimento das organizações.
	
	Os saltos descontínuos na tecnologia de produtos estão relacionados às melhorias gradativas em produtos

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando