Buscar

Aula 8

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Aula 8
	Segundo Karl Marx o trabalhador foi separado, pelo capitalismo, do controle autônomo que exercia sobre o seu trabalho e também do fruto deste trabalho. O trabalho é, então, percebido pelo trabalhador como algo fora de si, que pertence a outros. (...) Eles veem a dominação de uma classe sobre a outra com um fato natural. (Rodrigues, Alberto Tosi, Sociologia da Educação, RJ, Ed. Lamparina, pg. 40). A este processo Marx deu o nome de:
		
	
	
	
	
	
	
	 
	alienação.
	
Segundo Karl Marx as forças produtivas e as relações sociais de produção compõem a:
		
	
	
	
	
	
	
	 
	infraestrutura.
	 
Observe a figura abaixo, leia o texto e responda à questão proposta (adaptada do ENADE 2008)
 A foto acima, da americana Margaret Bourke-White (1904-71), apresenta desempregados na fila de alimentos durante a Grande Depressão, que se iniciou em 1929. Além da preocupação com a perfeita composição, a artista, nessa foto, revela:
		
	
	
	 
	 
As contradições da sociedade capitalista
	
Como Fenômeno analisado por Marx, as mercadorias adquirem uma forma fantásticas, e são capazes de oferecer mais que utilidade, trazem felicidade, poder, status; pois ocultam as relações de produção e ganham aparência de vida própria. A premissa neste caso corresponde ao conceito marxista de:
		
	
	
	
	
	
	
	
	
	 
	Fetichismo
	Respondido em 13/08/2020 10:35:30
	Os movimentos sociais que buscam a inclusão de grupos historicamente marginalizados e/ou explorados em determinada sociedade, pode ser classificado, na perspectiva marxista, como:
		
	 
	Práxis
	
A telenovela difunde uma maneira de ver o mundo na qual tudo pode acontecer, todos podem ser ricos, os pobres são felizes, há sempre um príncipe encantado que resolve os problemas da moça pobre e assim por diante. Que conceito marxista é o mais apropriado à análise desta situação social?
		
	
	
	
	
	 
	Ideologia
	
A concepção de Ideologia em Karl Marx contempla as dimensões expressas nas alternativas a seguir, À EXCEÇÃO DE UMA. Assinale-a.
		
	
	
	
	
	
	
	 
	Desenvolve-se de forma independente das relações sociais.
	
No que se refere ao entendimento acerca das leis, Karl Marx ressalta que,
		
	 
	São as instituições e leis que deveriam se adequar a sociedade para resolver as questões sociais.
	
	
	
	
	
	
	
	
	1) São pressupostos do Modo de Produção Capitalista, na análise de Karl Marx (HUNT, 2005):
I ¿ Na dinâmica do Capitalismo podem ocorrer crises cíclicas, algumas delas podem ser observadas na história recente, inclusive, porém, essas crises, não são um fenômeno inerente ao capitalismo.
II ¿ Os Economistas clássicos, além do próprio Marx, reconheciam o papel fundamental da distribuição de renda para o equilíbrio da economia e como fator determinante dos preços das mercadorias.
III ¿ As FORÇAS PRODUTIVAS, segundo Marx, são as tecnologias de produção que envolvem conhecimento técnico, ferramentas, prédios e também as  matérias primas.
Somente é CORRETO o que se afirma nas afirmativas:
 
		
	
	
	 
	II e III são verdadeiras
	
A ideologia marxista apresenta relação intrínseca com o capitalismo, assim podemos dizer como se dá o processo de alienação e qual a possibilidade da mudança de classe em nossa sociedade:
 
I. O capitalismo é fato e não tem como alterar essa realidade, mas o comportamento e o pensamento das classes em relação à alienação pode ser alterado.
II.  Compreendendo a dimensão do valor da força de trabalho e que os meios de produção podem ser alternados, assim, o proletariado tem a condição em suas mãos para transformar o processo de produção escravista em condição real de crescimento econômico e sem dúvida do âmbito social.
III. O capitalismo é fato, mas tem como alterar essa realidade, enquanto o comportamento e o pensamento das classes em relação à alienação não pode ser alterada.
IV. Compreendendo a dimensão do valor da força de trabalho e que os meios de produção não podem ser alternados,  o proletariado também não tem a condição em suas mãos para transformar o processo de produção escravista em condição real de crescimento econômico e de âmbito social.
 
Está  correta a opção:
		
	
	
	
	
	 
	I e II
	
Sobre o pensamento de Karl Marx em relação ao capitalismo, é correto afirmar que (adaptado UNICENTRO 2012):
		
	
	
	
	
	
	
	
	
	 
	Os conflitos existentes na relação entre os operários e os empresários constituem o fato mais importante das sociedades modernas.
	
Como Fenômeno analisado por Marx, as mercadorias adquirem uma forma fantásticas, e são capazes de oferecer mais que utilidade, trazem felicidade, poder, status; pois ocultam as relações de produção e ganham aparência de vida própria. A premissa neste caso corresponde ao conceito marxista de:
		
	
	
	
	
	 
	Fetichismo
	
Marx, em suas contribuições, discute o modo de pensarmos as contradições da realidade asim como as diferenças sociais e suas transformações. A este aspecto teórico, em Marx chamamos:
		
	
	
	
	
	
	
	 
	Dialética;
	
	Para Karl Marx, a mais-valia resulta:
		
	
	
	
	
	
	
	 
	da diferença entre o preço pago pela força de trabalho e o valor produzido por ela durante o processo produtivo;
	
Que método de análise foi criado por Karl Marx para analisar as relações sociais ao longo da história da Humanidade?
		
	
	
	
	
	
	
	 
	Materialismo histórico
	
O lucro capitalista está ligado a qual dos conceitos a seguir?
		
	
	
	
	
	 
	mais-valia absoluta e relativa
	
	
	
	
	 Acerca do materialismo histórico e dialético de Marx, é correto afirmar que:
		
	
	
	
	
	
	
	 
	diz respeito à luta de classes, que segundo Marx é o motor da história.
	
Um dos temas encontrado dentre do pensamento de Max é o da alienação do trabalhador, uma situação que provoca a descaracterização do homem, já que, para Marx o trabalho é a essência concreta do homem.
Tendo como referência o pensamento de Karl Marx, qual das revoluções abaixo contribuiu para o processo de alienação do trabalhador.
		
	
	
	
	
	
	
	
	
	 
	Revolução Industrial.
	Respondido em 13/08/2020 10:39:18
	Segundo Karl Marx no capitalismo as relações entre as classes sociais são de:
		
	
	
	
	
	
	
	
	
	 
	antagonismo. exploração e complementaridade.
	
Observe a charge acima e responda.
Procurando entender o papel da população marginalizada nas grandes cidades para o processo de desenvolvimento do modo de produção capitalista, Karl Marx criou o conceito de "exército industrial de reserva". Segundo esse conceito marxista, assinale a alternativa correta.
		
	
	
	
	
	 
	Segundo Marx, a população desempregada ou subempregada que vivia na pobreza junto aos grandes centros industriais representaria uma força de manobra na constante luta entre trabalho e capital.
	
Para Marx, o capitalismo é uma das formas específicas em que meios de produção e força de trabalho se combinam para reproduzir as condições materiais da existência. Em um modo de produção, esta se estabelece na relação entre produtores diretos e a classe exploradora, resultando no que ele entende por apropriação privada dos meios de produção e controle do processo produtivo (Dicionário de Ciências Sociais, FGV, 1995). Dentre as opções abaixo marque uma importante característica que distingue o capitalismo de outros modos de produção descritos por esse autor.
		
	
	
	
	
	
	
	
	
	 
	Relação de Assalariamento.
	Respondido em 13/08/2020 10:39:54
	De forma oposta à teoria de Durkheim, a Sociologia marxista procura realizar uma crítica radical ao capitalismo, evidenciando seus conflitos e contradições. Acerca desta visão teórica é certo afirmar que:
		
	
	
	 
	a) O pensamento de Marx desperta o questionamento acerca da lógica do sistema capitalista
	
Hoje, para a sociedade, as mulheres são as vítimas e as vilãs do aborto clandestino, inseguro, ilegal e malfeito,principalmente as mulheres pobres, em especial as negras. Para as mulheres ricas, existem clínicas seguras, protegidas de infecções.
Assim sonhamos que dia virá em que o aborto seja uma questão em que as mulheres decidam, a sociedade respeite, o Estado garanta¿. Discurso proferido pela presidente do Centro Feminista de Estudos e Assessoria. Jornal CFEMEA. Brasília, n.º 145, 2005, p. 2. O texto evidencia, na perspectiva marxista, uma situação de :
		
	
	
	 
	Desigualdade social
	
Na teoria de Karl Marx, as categorias infraestrutura e superestrutura referem-se, respectivamente:
		
	
	
	
	
	
	
	 
	à base econômica e à esfera jurídico-política e ideológica.
	
	
	Leia atentamente o texto abaixo:
"Os proprietários da simples força de trabalho e os proprietários do capital, cujas respectivas fontes de rendimento são o salário e o lucro, isto é, os trabalhadores assalariados e os capitalistas formam as duas grandes classes da sociedade moderna, baseada no regime capitalista de produção."
Quem é o autor da afirmativa acima?
		
	
	
	
	
	
	
	 
	Karl Marx
	
"A história de todas as sociedades que existiram até nossos dias tem sido a história das lutas de classes. Homem livre e escravo, patrício e plebeu, senhor e servo, mestre de corporação e oficial, numa palavra, opressores e oprimidos, em constante oposição, têm vivido numa guerra ininterrupta, ora franca, ora disfarçada, uma guerra que terminou sempre, ou por uma transformação evolucionária da sociedade inteira, ou pela destruição das suar classes em luta". Marx, Karl. Disponível em: Acesso em: 28 fev. 2014.
De acordo com a teoria de Karl Marx e levando-se em consideração a citação acima, analise as proposições.
I - No sistema capitalista há uma a oposição de interesses entre o capital e o trabalho.
II - No sistema capitalista há uma convergência de interesses entre o capital e o trabalho.
III - É conflituosa relação entre as diferentes classes sociais no sistema capitalista.
IV - É harmoniosa relação entre as diferentes classes sociais no sistema capitalista.
É correto o que se afirma em:
		
	
	
	 
	I e III, apenas.
	Leia com atenção o texto seguinte e em seguida escolha a opção correta. As formas econômicas sob as quais os homens produzem, consomem e trocam são transitórias e históricas. Ao adquirir novas forças produtivas, os homens mudam seu modo de produção e com o modo de produção mudam as relações econômicas, que não eram mais que as relações necessárias daquele modo concreto de produção... as categorias econômicas não são mais que abstrações destas relações reais e são verdades unicamente enq0uanto essas relações subsistem. (Marx, Ideologia Alemã) De acordo com Marx e sobre a forma como os modos de produção são determinantes das relações de produção, é correto afirmar:
		
	
	
	
	
	
	
	 
	Se a produção possui sempre caráter social, a relação entre os homens que se associam para produzir é inevitável, e estas são as relações de produção.
	
Sobre a exploração do trabalho no capitalismo, segundo a teoria de Karl Marx (1818-1883), é correto afirmar:
		
	
	
	
	
	 
	A mais-valia explica como o proprietário dos meios de produção extrai e se apropria do excedente produzido pelo trabalhador, pagando-lhe apenas por uma parte das horas trabalhadas.
	
(Uffs 2011) O processo de integração e de circulação de merca¬dorias para muito além das fronteiras nacionais existe há muito tempo e não é suficiente para caracterizar algo novo. Marx e Engels já escreveram sobre isso na obra Manifesto Comunista, ainda em 1848, na qual mostram o avanço do capitalismo no mundo. Nesse sentido, podemos dizer que esse antigo processo de circulação de mercadorias é hoje designado:
		
	 
	Globalização da Economia.
	
Segundo Karl Marx, "o modo de produção da vida material condiciona o desenvolvimento da vida social, política e intelectual em geral". A partir desta afirmação, Marx resume sua teoria da história, também denominada de:
		
	
	
	
	
	
	
	 
	materialismo histórico.
	
A obra do alemão Karl Marx marcou como um corte de navalha o pensamento ocidental do séc. XIX. Seu objeto de pesquisa fundamental, para não dizer o único foi à sociedade capitalista do seu tempo. (...) Ele observou que havia um processo histórico em curso que, enquanto levava a burguesia à condição de classe dominante, expropriava dos trabalhadores manuais seus instrumentos de produção e seus saberes (Rodrigues, Alberto Tosi. Sociologia da Educação, RJ, Ed. Lamparina, pg. 32). De acordo com Marx, ao serem submetidos a este duplo processo de expropriação, que envolvia as ferramentas e o próprio saber relacionado à produção, os trabalhadores seriam levados a um quadro de...
		
	
	
	
	
	
	
	 
	alienação.
	
(Enem 2013) Na produção social que os homens realizam, eles entram em determinadas relações indispensáveis e independentes de sua vontade; tais relações de produção correspondem a um estágio definido de desenvolvimento das suas forças materiais de produção. A totalidade dessas relações constitui a estrutura econômica da sociedade - fundamento real, sobre o qual se erguem as superestruturas política e jurídica, e ao qual correspondem determinadas formas de consciência social (MARX, K. Prefácio à Crítica da economia política. In: MARX, K.; ENGELS, F. Textos 3. São Paulo: Edições Sociais, 1977, adaptado). Para o autor, a relação entre economia e política estabelecida no sistema capitalista faz com que
		
	
	
	
	
	
	
	 
	O trabalho se constitua como o fundamento real da produção material.
	
	
	No capitalismo, o direito da propriedade dos meios de produção pertence à minoria, os capitalistas, e os trabalhadores são obrigados a venderem a força de trabalho. Diferente da escravidão, onde os próprios corpos dos trabalhadores (escravos) pertencem aos seus senhores, no modo de produção capitalista predomina o trabalho assalariado e livre. De acordo com a perspectiva teórica de Karl Marx, quais são as classes sociais fundamentais no sistema capitalista?
		
	
	
	
	
	 
	Burguesia e proletariado
	
Um tema corrente na Sociologia, no tocante às relações trabalhistas, refere-se ao acúmulo desigual do capital e à luta existentes entre as diferentes classes sociais. Um dos autores clássicos da Sociologia acompanhou as mudanças causadas pela produção industrial, as desigualdades que dela resultaram e escreveu sobre o desenvolvimento do capitalismo. Estamos nos referindo à (adaptado de UNICENTRO 2012):
		
	
	
	
	
	
	
	 
	Karl Marx.
	
Na perspectiva marxista, existe uma relação entre ideologia e capitalismo que se explica pelo fato de que: I- No capitalismo, como o indivíduo é livre, precisa ser controlado pela ideologia para não consumir demais. II- A ideologia reforça e justifica o sistema capitalista, ao invés de questioná-lo. III- Ao comprar/consumir um produto, os indivíduos estão buscando mais do que a própria mercadoria, estão em busca de um estilo de vida que é reforçado pela ideologia. Destas explicações, pode-se considerar que:
		
	
	
	 
	Somente a I está incorreta
	
Sobre a vida nos grandes centros (capitais)  e a  invisibilidade social , um dos mais estudados problemas contemporâneos é a vida nas metrópoles, marcada por uma grande heterogeneidade de tipos que pouco se comunicam, criando uma sensação de ¿solidão na multidão¿.
Como consequência dessa impessoalidade nas relações, o indivíduo adota uma atitude denominada por Georg Simmel, como atitude __________, ou seja, a atitude de nos distanciarmos e darmos pouca importância ao outro que faz parte do mesmo meio social.
		
	
	
	
	
	 
	Blasé
	
"A historia de todas as sociedades que existiram até nossos dias tem sido a historia das lutas de classes." A frase acima corresponde ao pensamento de qual autor?
		
	
	
	
	
	
	
	
	
	 
	KARL MARX
	
O homem, reduzido a gestos mecânicos, tornado esquizofrênico pelo parcelamento das tarefas, foi retratado em Tempos Modernos, filme clássico de Charles Chaplin. Que conceito marxista é o mais apropriado à análise desta situação social:
		
	 
	Alienação
	
Darwinismo Social e Materialismo Histórico são definições ligadas,
respectivamente, a quais movimentos sociológicos?
		
	
	
	 
	Positivismo e Marxismo.
	
Segundo Marx, a sociedade capitalista aparece como um grande ¿depositário¿ de mercadorias. Marx faz tal análise, denunciando que: I- o trabalho dedicado à produção da mercadoria fica encoberto, aparecendo a mercadoria com um poder próprio, tornando-se um fetiche ¿ Fetichização da mercadoria. II- a mercadoria torna-se aparentemente um ser vivo animado, enquanto o homem torna-se coisa, objeto do capitalismo ¿ reificação do trabalhador. III- Na produção capitalista, o excedente de valor produzido é devolvido ao trabalhador, e assim, o trabalhador pode se beneficiar da exploração de seu próprio trabalho. Das afirmativas expostas, pode-se dizer que:
		
	
	
	
	
	 
	Somente a III está incorreta
	"Quanto mais o trabalhador se empenha em seu trabalho, tanto mais poderoso se torna o mundo estranho que ele cria contra si mesmo, tanto mais pobre se tornam ele e seu mundo interior, e menos estes lhe pertencem (...) o trabalhador coloca sua vida no objeto; mas agora ele não mais o pertence (...). O que o produto de seu trabalho é, ele não é."(Karl Marx). Assinale a alternativa cujo conceito desenvolvido por Karl Marx está expresso no texto.
		
	
	
	
	
	
	
	
	
	 
	alienação.
	Respondido em 13/08/2020 10:45:55
	De acordo com Maria Lúcia de Arruda Aranha e M. Helena Pires Martins, em Introdução à Filosofia (São Paulo, Ed. Moderna, Filosofando, 1993), a luta de classes é o confronto entre duas classes antagônicas quando lutam por seus interesses de classe.Na visão marxista, no modo de produção capitalista, a relação antagônica se faz entre:
		
	
	
	
	
	
	
	 
	O burguês, que é o detentor dos meios de produção, do capital e o proletariado que nada possui e só vive porque vende sua força de trabalho.
	
¿Homem livre e escravo, patrício e plebeu, senhor e servo, mestre de corporação e companheiro, numa palavra, o opressor e o oprimido permaneceram em constante oposição um ao outro, levada a efeito numa guerra ininterrupta, ora disfarçada, ora aberta, que terminou, cada vez, ou pela reconstituição revolucionária de toda a sociedade ou pela destruição das classes em conflito¿ (Manifesto Comunista) De acordo com o que foi defendido no Manifesto Comunista de 1848, Marx e Engels propunham que o motor da História da humanidade era:
		
	 
	a luta de classes.
	
Leia o texto a seguir e faça o que se pede: Karl Marx foi um importante pensador sobre a sociedade. Este grande revolucionário, que também participou ativamente de organizações clandestinas com operários exilados, foi o criador da obra o Capital, livro publicado em 1867, que tem como tema principal a economia. Seu livro mostra estudos sobre o acúmulo de capital, identificando que o excedente originado pelos trabalhadores acaba sempre nas mãos dos capitalistas, classe que fica cada vez mais rica as custas do empobrecimento do proletariado. Com a colaboração de Engels, Marx escreveu também o Manifesto Comunista, onde não poupou críticas ao capitalismo. A partir dos estudos empreendidos a respeito dos conceitos marxistas, marque a única alternativa correta:
		
	
	
	
	
	
	
	 
	A dialética materialista une pensamento e realidade, mostrando que a realidade é contraditória ao pensamento dialético. Contradições estas, que é preciso compreender para então, transpô-las através da dialética. Marx fala da dialética sempre em um contexto de luta de classes, diferentes interesses, que geram a contradição.
	
O materialismo histórico elaborado por Karl Marx (1818-1883) refere-se à uma forma de compreensão da sociedade a partir da importância dada à sua infraestrutura material e à relação dessa com a superestrutura ideológica. Nesse sentido é correto afirmar que, para Marx, no capitalismo:
		
	
	
	
	
	 
	A infraestrutura material está associada à indústria e a superestrutura ideológica está associada ao Estado burguês.
	
Segundo o materialismo histórico de Karl Marx, para estudar a sociedade devemos ter como ponto de partida (adaptado FGV/CAERN 2010):
		
	
	
	
	
	
	
	 
	a análise das relações do homem com a natureza e das relações entre os homens na atividade produtiva.
	
Segundo a concepção de Karl Marx de que o entendimento da realidade da visa só é possível à medida que conhecemos o modo de produção da sociedade, destaque quais dos modos de produção abaixo NÃO fazem parte dos métodos de produção vividos historicamente:
		
	
	
	
	
	 
	paleolítico
	
(IFRN-2011) Apesar de Marx e Engels não terem se preocupado em fundar a Sociologia como uma disciplina específica, nem estabelecerem fronteiras rígidas entre áreas do conhecimento, forneceram uma importante contribuição às Ciências Sociais. Nesse sentido, analise as afirmativas a seguir: 1. O estudo da sociedade deve partir de sua base material. 2. A divisão do trabalho acarreta um aumento da solidariedade e cooperação entre os trabalhadores. A falta de regras é que ocasiona os conflitos nas relações de trabalho. 3. Os fatos econômicos são a base sobre a qual se apoiam outros níveis da realidade, como a política e a religião, por exemplo. 4. O capitalismo representava a expressão da modernização e racionalização do homem ocidental. Com base na análise feita, é correto o que se afirma em:
		
	 
	1 e 3.
	
	
	
	
	
	
	
	
	Analise as afirmativas abaixo: I - Há uma coerção da sociedade sobre os indivíduos. II - O social se constrói segundo as ações e as motivações dos indivíduos. III - Há uma coerção da classe dominante sobre o restante da sociedade. IV - Nas sociedades capitalistas a divisão do trabalho social produz solidariedade V - Nas sociedades capitalistas a divisão social do trabalho produz relações de antagonismo, exploração e alienação. Qual delas se referem ao pensamento de Karl Marx?
		
	
	
	
	
	 
	III e V.
	
Karl Marx foi um grande crítico e revolucionário da sociedade. O que ele mais criticava em suas obras?
		
	
	
	
	
	
	
	 
	O sistema capitalista
	
Segundo Karl Marx, "o modo de produção da vida material condiciona o desenvolvimento da vida social, política e intelectual em geral". A partir desta afirmação, Marx resume sua teoria da história, também denominada de:
		
	 
	materialismo histórico.
	
Marque a única alternativa certa. De acordo com a teoria de Karl Marx, a desigualdade social se explica pela(s)
		
	
	
	
	
	 
	divisão da sociedade em classes sociais, decorrente da separação entre proprietários e não proprietários dos meios de produção.
	
O sociólogo que explica os problemas sociais com base no conceito de determinismo econômico e materialismo histórico foi:
 
		
	
	
	
	
	
	
	
	
	 
	
Karl Marx.
	Respondido em 13/08/2020 10:46:18
	Karl Marx viu muito de perto as transformações sociais promovidas pelo surgimento do Capitalismo industrial, a polarização de interesse entre burguesia e proletariado, a exploração da força de trabalho e a concentração dos meios de produção nas mãos dos capitalistas. Sobre a sociologia de Marx, assinale a alternativa INCORRETA.
		
	 
	Marx apresenta as características da sociedade capitalista por meio de sua teoria liberal sobre a dinâmica da economia de mercado.
	
O mundo não é. O mundo está sendo. Como subjetividade curiosa, inteligente, interferidora na objetividade com que dialeticamente me relaciono, meu papel no mundo não é só o de quem constata o que ocorre mas também o de quem intervém como sujeito de ocorrências. Não sou apenas objeto da História mas seu sujeito igualmente. No mundo da História, da cultura, da política, constato não para me adaptar mas para mudar¿. (Paulo Freire: 1997:85-86) No texto acima identificamos um dos princípios básicos do materialismo histórico, metodologia de análise nos estudos sociais desenvolvidos por Marx. Assim, sobre o materialismo histórico é NÃO é correto afirmar que:
		
	
	
	 
	Consiste em uma maneira de pensar as idéias que determinam natural e divinamente a consciência humana
	
O conceito de
alienação, para Marx, diz respeito:
		
	
	
	
	
	
	
	 
	ao processo de desumanização que caracterizava as condições de trabalho industrial, em que as coisas produzidas são separadas do interesse e do alcance de quem as produziu resultando numa situação de não-posse;
	
	
	"O que Marx mais critica é a questão de como compreender o que é o homem. Não é o ter consciência (ser racional), nem tampouco ser um animal político, que confere ao homem sua singularidade, mas ser capaz de produzir suas condições de existência, tanto material quanto ideal, que diferencia o homem."( Jean-Paul Sartre) Com base no materialismo histórico de Karl Marx, o estudo da sociedade deve ter como ponto de partida:
		
	
	
	
	
	 
	a análise das relações do homem com a natureza e das relações entre homens na atividade produtiva.
	
A concepção de Ideologia em Karl Marx contempla as dimensões expressas nas alternativas a seguir, À EXCEÇÃO DE UMA. Assinale-a.
		
	
	
	 
	Desenvolve-se de forma independente das relações sociais
	
De acordo com a teoria de Marx, a desigualdade social se explica
		
	
	
	
	
	 
	pela divisão da sociedade em classes sociais, decorrente da separação entre proprietários e não proprietários dos meios de produção
	
As definições em Marx de: a) O conjunto social da tecnologia de produção, as forças produtivas, e os arranjos sociais através dos quais uma classe une suas forças produtivas para produzir todos os bens, inclusive o excedente, e a outra dele se apropria,as relações sociais de produção. (HUNT, 2005, p. 2) e b)  A parte da produção material da sociedade que sobra, após serem deduzidos os custos materiais necessários para a produção. São consideradas respectivamente como:
		
	
	
	 
	Modo de Produção e Excedente de Produção
	
A telenovela difunde uma maneira de ver o mundo na qual tudo pode acontecer, todos podem ser ricos, os pobres são felizes, há sempre um príncipe encantado que resolve os problemas da moça pobre e assim por diante. Que conceito marxista é o mais apropriado à análise desta situação social?
		
	
	
	 
	Ideologia
	
O homem, reduzido a gestos mecânicos, tornado esquizofrênico pelo parcelamento das tarefas, foi retratado em Tempos Modernos, filme clássico de Charles Chaplin. Que conceito marxista é o mais apropriado à análise desta situação social:
		
	 
	Alienação
	
O trecho abaixo, retirado da letra da música de Geraldo Vandré, "Pra não dizer que eu não falei de flores", permite-nos pensar sobre um conceito basilar do pensamento marxista. "Caminhando e cantando e seguindo a canção, somos todos iguais, braços dados ou não, pelas ruas, escolas, campos, construções, caminhando e cantando e seguindo o refrão! Vem, vamos embora que esperar não é saber quem sabe faz a hora não espera acontecer..." Que conceito expressa o texto em referência?
		
	
	
	
	
	
	
	 
	Práxis
	
-¿A ideologia é um conjunto lógico, sistemático e coerente de representações (ideias e valores) e de normas ou regras (de conduta) que indicam e prescrevem aos membros da sociedade o que devem pensar e como devem pensar, o que devem valorizar e como devem valorizar, o que devem sentir e como devem sentir, o que devem fazer e como devem fazer.¿ (Chauí,M. O que é ideologia. São Paulo: Brasiliense, 1980). Numa interpretação marxista da ideologia, é certo afirmar que:
		
	
	
	 
	A ideologia atua por meio de uma ilusão, e como tal, é capaz de criar uma representação abstrata e invertida do real, criando uma aparência social.
	
"O que Marx mais critica é a questão de como compreender o que é o homem. Não é o ter consciência (ser racional), nem tampouco ser um animal político, que confere ao homem sua singularidade, mas ser capaz de produzir suas condições de existência, tanto material quanto ideal, que diferencia o homem."( Jean-Paul Sartre) Com base no materialismo histórico de Karl Marx, o estudo da sociedade deve ter como ponto de partida:
		
	
	
	
	
	 
	a análise das relações do homem com a natureza e das relações entre homens na atividade produtiva.
	
A concepção de Ideologia em Karl Marx contempla as dimensões expressas nas alternativas a seguir, À EXCEÇÃO DE UMA. Assinale-a.
		
	
	
	 
	Desenvolve-se de forma independente das relações sociais
	
De acordo com a teoria de Marx, a desigualdade social se explica
		
	
	
	
	
	 
	pela divisão da sociedade em classes sociais, decorrente da separação entre proprietários e não proprietários dos meios de produção
	As definições em Marx de: a) O conjunto social da tecnologia de produção, as forças produtivas, e os arranjos sociais através dos quais uma classe une suas forças produtivas para produzir todos os bens, inclusive o excedente, e a outra dele se apropria,as relações sociais de produção. (HUNT, 2005, p. 2) e b)  A parte da produção material da sociedade que sobra, após serem deduzidos os custos materiais necessários para a produção. São consideradas respectivamente como:
		
	
	
	 
	Modo de Produção e Excedente de Produção
	
A telenovela difunde uma maneira de ver o mundo na qual tudo pode acontecer, todos podem ser ricos, os pobres são felizes, há sempre um príncipe encantado que resolve os problemas da moça pobre e assim por diante. Que conceito marxista é o mais apropriado à análise desta situação social?
		
	
	
	 
	Ideologia
	
O homem, reduzido a gestos mecânicos, tornado esquizofrênico pelo parcelamento das tarefas, foi retratado em Tempos Modernos, filme clássico de Charles Chaplin. Que conceito marxista é o mais apropriado à análise desta situação social:
		
	 
	Alienação
	
O trecho abaixo, retirado da letra da música de Geraldo Vandré, "Pra não dizer que eu não falei de flores", permite-nos pensar sobre um conceito basilar do pensamento marxista. "Caminhando e cantando e seguindo a canção, somos todos iguais, braços dados ou não, pelas ruas, escolas, campos, construções, caminhando e cantando e seguindo o refrão! Vem, vamos embora que esperar não é saber quem sabe faz a hora não espera acontecer..." Que conceito expressa o texto em referência?
		
	
	
	
	
	
	
	 
	Práxis
	
-¿A ideologia é um conjunto lógico, sistemático e coerente de representações (ideias e valores) e de normas ou regras (de conduta) que indicam e prescrevem aos membros da sociedade o que devem pensar e como devem pensar, o que devem valorizar e como devem valorizar, o que devem sentir e como devem sentir, o que devem fazer e como devem fazer.¿ (Chauí,M. O que é ideologia. São Paulo: Brasiliense, 1980). Numa interpretação marxista da ideologia, é certo afirmar que:
		
	
	
	 
	A ideologia atua por meio de uma ilusão, e como tal, é capaz de criar uma representação abstrata e invertida do real, criando uma aparência social.
	
	
	
	
	
	
	"O que Marx mais critica é a questão de como compreender o que é o homem. Não é o ter consciência (ser racional), nem tampouco ser um animal político, que confere ao homem sua singularidade, mas ser capaz de produzir suas condições de existência, tanto material quanto ideal, que diferencia o homem."( Jean-Paul Sartre) Com base no materialismo histórico de Karl Marx, o estudo da sociedade deve ter como ponto de partida:
		
	
	
	
	
	 
	a análise das relações do homem com a natureza e das relações entre homens na atividade produtiva.
	
A concepção de Ideologia em Karl Marx contempla as dimensões expressas nas alternativas a seguir, À EXCEÇÃO DE UMA. Assinale-a.
		
	
	
	 
	Desenvolve-se de forma independente das relações sociais
	
De acordo com a teoria de Marx, a desigualdade social se explica
		
	
	
	
	
	 
	pela divisão da sociedade em classes sociais, decorrente da separação entre proprietários e não proprietários dos meios de produção
	
As definições em Marx de: a) O conjunto social da tecnologia de produção, as forças produtivas, e os arranjos sociais através dos quais uma classe une suas forças produtivas para produzir todos os bens, inclusive o excedente, e a outra dele se apropria,as relações
sociais de produção. (HUNT, 2005, p. 2) e b)  A parte da produção material da sociedade que sobra, após serem deduzidos os custos materiais necessários para a produção. São consideradas respectivamente como:
		
	
	
	 
	Modo de Produção e Excedente de Produção
	
A telenovela difunde uma maneira de ver o mundo na qual tudo pode acontecer, todos podem ser ricos, os pobres são felizes, há sempre um príncipe encantado que resolve os problemas da moça pobre e assim por diante. Que conceito marxista é o mais apropriado à análise desta situação social?
		
	
	
	 
	Ideologia
	
O homem, reduzido a gestos mecânicos, tornado esquizofrênico pelo parcelamento das tarefas, foi retratado em Tempos Modernos, filme clássico de Charles Chaplin. Que conceito marxista é o mais apropriado à análise desta situação social:
		
	 
	Alienação
	
O trecho abaixo, retirado da letra da música de Geraldo Vandré, "Pra não dizer que eu não falei de flores", permite-nos pensar sobre um conceito basilar do pensamento marxista. "Caminhando e cantando e seguindo a canção, somos todos iguais, braços dados ou não, pelas ruas, escolas, campos, construções, caminhando e cantando e seguindo o refrão! Vem, vamos embora que esperar não é saber quem sabe faz a hora não espera acontecer..." Que conceito expressa o texto em referência?
	
	
	
	
	
	
	
	 
	Práxis
	
-¿A ideologia é um conjunto lógico, sistemático e coerente de representações (ideias e valores) e de normas ou regras (de conduta) que indicam e prescrevem aos membros da sociedade o que devem pensar e como devem pensar, o que devem valorizar e como devem valorizar, o que devem sentir e como devem sentir, o que devem fazer e como devem fazer.¿ (Chauí,M. O que é ideologia. São Paulo: Brasiliense, 1980). Numa interpretação marxista da ideologia, é certo afirmar que:
		
	
	
	 
	A ideologia atua por meio de uma ilusão, e como tal, é capaz de criar uma representação abstrata e invertida do real, criando uma aparência social.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando