Buscar

AOL 2 Educação em Direitos Humanos Univeritas

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Avaliação On-Line 2 (AOL 2) - Questionário
10/10
As respostas corretas não são mostradas para essa avaliação
1. Pergunta 1
/1
Sobre a participação da Sociedade Civil organizada na educação em direitos humanos, destaca-se a atuação de organizações não governamentais, fundações, empresas, dentre outros atores, diretamente nos processos de ensino-aprendizagem sobre o tema.
Sobre os desafios da educação em direitos humanos em espaços da sociedade civil organizada, compreendendo como tal organizações para ação social, julgue a afirmativas falsa:
Ocultar opções de resposta 
1. 
As Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos prevêem ações específicas para as organizações da sociedade civil.
2. 
É necessária a formação continuada no tema da educação em direitos humanos para professores e demais profissionais que trabalham com a educação em direitos humanos mesmo em espaços não formais de ensino.
3. 
As organizações da sociedade civil possuem um trabalho específico sobre educação em direitos humanos, competindo aos espaços formais de educação o esforço pelo ensino da educação em direitos humanos. 
4. 
As organizações da sociedade civil colaboraram com o governo brasileiro na elaboração do Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos.
5. 
Os tratados internacionais de direitos humanos levam em consideração a participação da sociedade civil para a garantia e proteção de direitos humanos. 
2. Pergunta 2
/1
O Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos, documento elaborado pelo governo federal em conjunto com organizações da sociedade civil, define os parâmetros, os objetivos e os fundamentos da educação em direitos humanos em âmbito nacional, refletindo o estabelecido internacionalmente sobre o tema.
A respeito da definição de educação em direitos humanos de acordo com o plano defina quais afirmativas são verdadeiras:
I.A educação em direitos humanos é compreendida como um processo sistemático e multidimensional que orienta a formação do sujeito de direitos.
II.Para o plano, uma das dimensões da educação em direitos humanos diz respeito a apreensão de conhecimentos historicamente conhecidos sobre os direitos humanos e sua relação com os contextos internacional, nacional e local.
III.Não faz parte das dimensões da educação em direitos humanos a formação de uma consciência cidadã capaz de se fazer presente em níveis cognitivo, social, ético e político.
IV.O Plano enfatiza como dimensão da educação em direitos humanos o desenvolvimento de processos metodológicos participativos.
V.O Plano destaca que os valores, atitudes e prática sociais que expressem a cultura dos direitos humanos devem ser trabalhados no espaço de educação formal exclusivamente.
Ocultar opções de resposta 
1. 
As afirmativas I, II e III são as verdadeiras.
2. 
As afirmativas I, II e IV são as verdadeiras.
3. 
As afirmativas I, II, III, IV e V são as verdadeiras.
4. 
As afirmativas I e II são as verdadeiras.
5. 
As afirmativas III e V são as verdadeiras.
3. Pergunta 3
/1
Em dezembro de 2004 a Assembléia Geral das Nações Unidas proclamou o Programa Mundial para a educação em direitos humanos cujo objetivo decidido pelos países membros da instituição é promover a aplicação de programas de educação em direitos humanos em todos os setores, visando resultados de grande alcance.
Sobre os objetivos do Programa Mundial para a Educação em Direitos Humanos, identifique a afirmativa falsa. 
São objetivos do PMEDH:
Ocultar opções de resposta 
1. 
Elaborar um novo marco internacional de proteção aos direitos humanos com foco na educação. 
2. 
Contribuir para o desenvolvimento de uma cultura de direitos humanos.
3. 
Promover o entendimento comum com base em instrumentos internacionais, princípios e metodologias básicas para a educação em direitos humanos.
4. 
Ampliar as oportunidades de cooperação e associação em todos os níveis.
5. 
Assegurar que a educação em direitos humanos receba a devida atenção nos planos nacional, regional e internacional.
4. Pergunta 4
/1
A Constituição de 1988, elaborada e promulgada no período de redemocratização do Brasil, prevê em seu preâmbulo que “Nós, representantes do povo brasileiro, reunidos em Assembléia Nacional Constituinte para instituir um Estado Democrático, destinado a assegurar o exercício dos direitos sociais e individuais, a liberdade, a segurança, o bem-estar, o desenvolvimento, a igualdade e a justiça como valores supremos de uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos, fundada na harmonia social e comprometida, na ordem interna e internacional, com a solução pacífica das controvérsias, promulgamos, sob a proteção de Deus, a seguinte CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL.” O artigo 5º da Constituição versa sobre os “Direitos e Garantias Fundamentais”.
São Direitos e Garantias Fundamentais previstos na Constituição de 1988, exceto: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
é livre o exercício de qualquer trabalho, ofício ou profissão, atendidas as qualificações profissionais que a lei estabelecer. 
2. 
Homens e mulheres são iguais em direitos e obrigações, nos termos desta Constituição.
3. 
Ninguém será submetido a tortura nem a tratamento desumano ou degradante.
4. 
É assegurada, nos termos da lei, a prestação de assistência religiosa nas entidades civis e militares de internação coletiva.
5. 
é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, desde que previamente aprovados por órgãos oficiais.
5. Pergunta 5
/1
Sobre a educação em direitos humanos na educação básica, o Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos compreende que a educação em direitos humanos deve ocorrer na comunidade escolas em interação com a comunidade local, abarcando questões concernentes aos campos da educação formal, à escola, aos procedimentos pedagógicos, às agendas e instrumentos que possibilitem uma ação consciente e libertadora.
Sobre as ações programáticas para a educação em direitos humanos no ensino básico, julgue a afirmativa verdadeira:
Ocultar opções de resposta 
1. 
Solicitar às agências de fomento a criação de linhas de apoio à pesquisa, ao ensino e à extensão na área de educação em direitos humanos.
2. 
Inserir a temática da história recente do autoritarismo no Brasil em editais de incentivo a projetos de pesquisa e extensão universitária.
3. 
Integrar os objetivos da educação em direitos humanos aos conteúdos, recursos, metodologias. Contudo, a avaliação dos sistemas de ensino deve estar alinhada aos critérios dos exames nacionais de seleção. 
4. 
Propor a inserção da educação em direitos humanos nas diretrizes curriculares da educação básica.
5. 
Incorporar a temática da educação em direitos humanos nos programas de inclusão digital e de educação a distância.
6. Pergunta 6
/1
A garantia dos direitos da 1ª geração foi fruto da luta por limitar os poderes do estado perante os cidadãos, garantindo direitos civis e políticos. Já os direitos de 2ª geração foi fruto das lutas de lutas sociais por maior liberdade coletiva e igualdade, além de dignidade humana.
Surgem ainda, ao longo da história, direitos da 3ª geração relacionados à solidariedade. Alguns autores falam que mais gerações de direitos, alguns chegando à 8ª geração.
Correlacione as colunas do quadro abaixo:
IMG 1_v1.PNG
Ocultar opções de resposta 
1. 
I – A, II – C, III – E, IV – D, V - B
2. 
I – B, II – A, III – D, IV – C, V - E
3. 
I – E, II – B, III – A, IV –E, V – C
4. 
I – C, II – A, III – B, IV – E, V – D
5. 
I – D, II – C, III – B, IV – D, V - E
7. Pergunta 7
/1
Um dos temas emergentes no Brasil no que se refere aos direitos humanos e à educação em direitos humanos é a questão étnico-racial.
O Brasil é hoje uma das sociedades mais multirraciais do mundo, abrigando um contingente expressivo de descendentes do continente africano. Todavia, a questão étnico-racial no país apresenta, ainda, uma série de desafios.
Julgue as afirmativas abaixo e identifique a afirmativa verdadeira. 
Ocultar opções de resposta 
1. 
A pauta de reivindicações do movimento negro não inclui a questão da educação, sendo
o foco a questão da violência.
2. 
A identidade negra faz parte de um processo de construção tanto social quanto individual, tendo diversas formas de elaboração.
3. 
O Brasil nunca participou em âmbito internacional de debates sobre a questão étnico-racial, tendo se isolado internacionalmente sobre o tema. 
4. 
O movimento negro se constituiu nos anos 2000 com a emergência das questões de identidade.
5. 
A sociedade brasileira, por ser multicultural e multirracial, não possui desafios decorrentes da questão étnico-racial.
8. Pergunta 8
/1
Sobre a Declaração Universal dos Direitos Humanos, de 1948, organizada em âmbito da Organização das Nações e aprovada pela Assembleia Geral da instituição, foi solicitado que todos os estados membros divulgassem, lessem, mostrassem e explicassem o documento em escolas e instituições de ensino a fim de promover os direitos humanos e, em especial a educação em direitos humanos.
Sobre a Declaração, selecione a afirmação falsa:
Ocultar opções de resposta 
1. 
A declaração de 1948 prevê deveres além de direitos. 
2. 
Os direitos econômicos, sociais e culturais não são objeto da Declaração, mas de outros documentos que versam sobre os direitos humanos. 
3. 
O direito de não ser preso, detido ou exilado arbitrariamente é previsto na Declaração de 1948.
4. 
A Declaração Universal de 1948 defende o direito humano ao repouso e ao lazer. 
5. 
A Declaração Universal dos Direitos Humanos tem em seu Artigo I a afirmativa que “todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos”.
9. Pergunta 9
/1
A educação em direitos humanos está relacionada, em sua metodologia de implementação, à prática de ensino-aprendizagem voltada para a transversalidade e a articulação de conhecimentos e práticas entre o ambiente educacional e os demais atores sociais.
Sendo assim, analise as afirmativas abaixo sobre as formas de se incentivar a educação em direitos humanos e identifique a alternativa falsa: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
Incentivar o conhecimento histórico sobre o processo de desigualdade social no país, assim como os demais problemas que impactam negativamente na questão da inclusão social.
2. 
Focar em ações para o futuro, evitando o enfoque exagero em questões de memória e consciência do passado, a fim de ganhar efetividade.
3. 
Buscar o abordagem multidisciplinar, transversal e interdisciplinar sobre os direitos humanos.
4. 
Reinventar as técnicas e metodologias utilizadas constantemente a fim de se adequar ao público alvo e as mudanças de contexto.
5. 
Aprofundar o processo de conscientização sobre os direitos humanos de forma crítica e reflexiva.
10. Pergunta 10
/1
A Organização das Nações Unidas (ONU) foi criada em 1945 como resposta às atrocidades da 2ª Guerra Mundial e para estimular a cooperação entre as nações, evitando novos conflitos como as grandes guerras mundiais. A organização é composta de diversos órgãos, com finalidades diferentes. Sobre os órgãos das Nações Unidas, selecione a opção que indica a descrição correta sobre o que faz cada órgão para todos aqueles identificados: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
Assembleia Geral - É o principal órgão deliberativo da ONU. É lá que todos os Estados-Membros da Organização (193 países) se reúnem para discutir os assuntos que afetam a vida de todos os habitantes do planeta; Secretariado - presta serviço a outros órgãos das Nações Unidas e administra os programas e políticas que elaboram; Corte Internacional de Justiça - Com sede em Haia (Holanda), é o principal órgão judiciário das Nações Unidas; Conselho de Segurança - É o órgão coordenador do trabalho econômico e social da ONU, das Agências Especializadas e das demais instituições integrantes do Sistema das Nações Unidas; Conselho Econômico e Social (ECOSOC) - é o órgão da ONU responsável pela paz e segurança internacionais.
2. 
Conselho Econômico e Social (ECOSOC) - presta serviço a outros órgãos das Nações Unidas e administra os programas e políticas que elaboram; Corte Internacional de Justiça - É o principal órgão deliberativo da ONU. É lá que todos os Estados-Membros da Organização (193 países) se reúnem para discutir os assuntos que afetam a vida de todos os habitantes do planeta. Secretariado - o órgão da ONU responsável pela paz e segurança internacionais; Assembleia Geral - É o órgão coordenador do trabalho econômico e social da ONU, das Agências Especializadas e das demais instituições integrantes do Sistema das Nações Unidas; Conselho de Segurança - Com sede em Haia (Holanda), é o principal órgão judiciário das Nações Unidas.
3. 
Corte Internacional de Justiça - é o órgão da ONU responsável pela paz e segurança internacionais; Secretariado - presta serviço a outros órgãos das Nações Unidas e administra os programas e políticas que elaboram; Assembleia Geral - É o principal órgão deliberativo da ONU. É lá que todos os Estados-Membros da Organização (193 países) se reúnem para discutir os assuntos que afetam a vida de todos os habitantes do planeta; Conselho Econômico e Social (ECOSOC) - Com sede em Haia (Holanda), é o principal órgão judiciário das Nações Unidas; Conselho de Segurança - - É o órgão coordenador do trabalho econômico e social da ONU, das Agências Especializadas e das demais instituições integrantes do Sistema das Nações Unidas.
4. 
Secretariado - presta serviço a outros órgãos das Nações Unidas e administra os programas e políticas que elaboram; Corte Internacional de Justiça - Com sede em Haia (Holanda), é o principal órgão judiciário das Nações Unidas; Conselho Econômico e Social (ECOSOC) - É o órgão coordenador do trabalho econômico e social da ONU, das Agências Especializadas e das demais instituições integrantes do Sistema das Nações Unidas; Conselho de Segurança - é o órgão da ONU responsável pela paz e segurança internacionais. Assembleia Geral - É o principal órgão deliberativo da ONU. É lá que todos os Estados-Membros da Organização (193 países) se reúnem para discutir os assuntos que afetam a vida de todos os habitantes do planeta.
5. 
Conselho de Segurança - é o órgão da ONU responsável pela paz e segurança internacionais; Assembleia Geral - presta serviço a outros órgãos das Nações Unidas e administra os programas e políticas que elaboram; Secretariado - É o principal órgão deliberativo da ONU. É lá que todos os Estados-Membros da Organização (193 países) se reúnem para discutir os assuntos que afetam a vida de todos os habitantes do planeta; Conselho Econômico e Social (ECOSOC) - Com sede em Haia (Holanda), é o principal órgão judiciário das Nações Unidas; Corte Internacional de Justiça - É o órgão coordenador do trabalho econômico e social da ONU, das Agências Especializadas e das demais instituições integrantes do Sistema das Nações Unidas.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais