Buscar

td direito constitucional 6

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

TD – DIREITO CONSTITUCIONAL
PROF: LUCAS TORRES
85– (FCC) É sempre gratuita a ação:
a) de mandado de segurança;
b) de mandado de segurança coletiva;
c) de mandado de injunção
d) de habeas data;
e) popular.
86 - (FCC) A proteção do direito líquido e certo relativo à liberdade de locomoção ameaçada por ilegalidade é garantida por:
a) mandado de segurança;
b) mandado de segurança preventivo
c) habeas corpus;
d) habeas data;
e) mandado de injunção.
87 –( FCC) Conceder-se-á habeas data:
a) sempre que alguém sofrer ou se achar ameaçado de sofrer violência ou coação em sua liberdade de locomoção, por ilegalidade ou abuso de poder.
b) para assegurar o conhecimento de informações relativas à pessoa do impetrante , constantes de registros ou bandos de dados de entidades governamentais ou de caráter público;
c) sempre que a falta de norma regulamentadora tremo inviável o exercícios de direitos e liberdades constitucionais e das prerrogativas inerentes à nacionalidade , à soberania e à cidadania;
d) para anular ato lesivo ao patrimônio de entidade de que o Estado participe, à moralidade administrativa, ao meio ambiente e ao patrimônio histórico e cultural;
e) para obter do Estado indenização por erro judiciário.
88 – (FCC) Conceder-se-á hábeas corpus: 
a) para proteger direito líquido e certo quando o responsável pela ilegalidade ou abuso de poder for autoridade pública ou agente de pessoa jurídica no exercício de atribuições do Poder
Público;
b) sempre que alguém sofrer ou se achar ameaçado de sofrer violência ou coação em sua liberdade de locomoção, por ilegalidade ou abuso de poder;
c) sempre que a falta de norma regulamentadora torne inviável o exercício dos direitos de liberdades constitucionais e das prerrogativas inerentes à nacionalidade, à soberania à cidadania;
d) sempre que alguém sofrer ou se achar ameaçado de sofrer violência ou coação em sua liberdade de expressão do pensamento ou de crença religiosa por ilegalidade ou abuso de poder;
e) para assegurar o conhecimento de informação relativas à pessoa do impetrante, constantes de registros ou bandos de dados de entidades governamentais ou de caráter público.
89 – (FCC) Conceder – se – á mandado de segurança: 
a) sempre que alguém sofrer ou se achar ameaçado de sofrer violência ou coação em sua liberdade de locomoção, por ilegalidade ou abuso de poder;
b) sempre que a falta de norma regulamentador torne inviável o exercício dos direitos e liberdades constitucionais e das prerrogativas inerentes à nacionalidade, à soberania e à cidadania;
c) para assegurar o conhecimento de informações relativas à pessoa do impetrante, constantes de registros ou bancos de dados de entidades governamentais ou de caráter público; 
d) para a retificação de dados, quando não se prefira fazê-lo por processo sigiloso judicial ou administrativo;
e) para proteger direito líquido e certo, não amparado por hábeas corpus ou hábeas data quando o responsável pela ilegalidade ou abuso de poder for autoridade pública ou agente de pessoa jurídica no exercício de atribuições do Poder público.
90 – (FCC) O mandado de segurança coletivo pode ser impetrado:
a) por organização sindical, entidade de classe ou associação legalmente constituída em funcionamento há pelo menos dois anos;
b) somente por sindicato ou entidade de classe legalmente constituída e reconhecida que esteja em funcionamento, pelo menos, há seis meses;
c) por organização sindical, entidade de classe ou associação legalmente constituída em funcionamento há pelo menos um ano;
d) por qualquer da pessoa jurídica acima mencionadas, independentemente de prazo de funcionamento, desde que a impetração tenha fundamento no interesse de seus membros ou associados;
e) por qualquer das pessoas jurídicas mencionadas na alíneas c, desde que se trate de direito líquido e certo não amparável por habeas corpus ou mandando de injunção e os impetrante s tenha pelo menos, dois meses de funcionamento.
91 – (FCC) A retificação de dados informativos sobre uma pessoa constantes de registros ou bancos de dados de entidade governamentais ou de caráter público é feita:
a) por meio de habeas data, apenas;
b) por procedimentos administrativos, sem prejuízo de seu caráter publicístico obrigatório;
c) por processo administrativo, com ou sem caráter sigiloso, judicial ou administrativo,
apenas;
d) pela via do hábeas data ou processo sigiloso, judicial ou administrativo;
e) por processo administrativo, com ou sem caráter publicístico.
92 – Aos litigantes, em processo judicial ou administrativo, e aos acusados em geral, são assegurados o contraditório e a ampla defesa com os recursos e meios a ela inerentes.
93- O Civilmente identificado poderá sempre ser submetido á identificação criminal.
94 – A lei regulará a individualização da pena e adotará, entre outras, a privação ou restrição liberdade, perda de bens, multa e banimento.
95 – Constitui crime imprescritível e afiançável a ação de grupos armados contra ordem constitucional e o Estado democrático.
96 – A defesa do consumidor será promovida pelos Estados – membros, na forma de lei complementar federal.
97 - (CESPE TRF 5º REGIÃO 2004 Cargo: Juiz Federal) A constituição proíbe a extradição de estrangeiro por crime político ou de opinião, assim com , em caráter absoluto, a extradição de brasileiros.
98 – (CESPE TCDF/PROCURADOR 2002) Na disciplina estabelecida pela Constituição da República de 1988, é assegurada a liberdade de manifestação do pensamento, garantido o direito ao anonimato. 
99 - (CESPE TCDF/PROCURADOR 2002) Na ordem constitucional vigente no Brasil, há, além da previsão genérica do direito de propriedade , outras normas que tutelam tipos especiais de propriedade, como a propriedade de recursos minerais, a propriedade urbana, a propriedade rural e a propriedade de empresa jornalística e de radiodifusão sonora de sons e imagens.
100- (CESPE TCDF/PROCURADOR 2002) O direito ao trabalho e ao livre exercício profissional está consagrado entre os direitos sociais previstos na Constitucional da República de 1988.
101- (CESPE TCDF/PROCURADOR 2002) É direito dos trabalhadores, além de outros que visem à melhoria de sua condição social,o estabelecimento da idade mínimo de dezesseis anos para o trabalho noturno, perigoso ou insalubre e de quatorze anos para qualquer trabalho, salvo a condição de aprendiz.
102 – (FCC TRT-2004) A Constituição Federal declarada expressamente que as normas definidores dos diretos e garantias fundamentais têm aplicação imediata.
103 -(FCC TRT-2004) É assegurado a todos o direito de petição aos Poderes Públicos em defesa de direito ou contra ilegalidade ou abuso de poder, desde que pagas as taxas correspondentes.
104 - (FCC TRT-2004) Independentes do pagamento de taxas, é assegurado a todos a obtenção de certidões em repartição públicas, para defesa de direitos e esclarecimento de situações de interesse pessoal.
105- (FCC TRT-2004) A ação de grupos armados, civis ou militares, contra a ordem constitucional e o Estado Democrático constitui crime inafiançável e imprescritível.
106 - (FCC TRT-2004) As presidiárias não têm o direito de permanecer com seus filhos durante o período de amamentação, porque isso implicaria a ilegal prisão de uma criança.
107- (FCC TRT-2004) Pode propor, sem nenhum outro requisito, o mandado de segurança coletivo: a organização sindical, em defesa dos membros ou associados.
108 - (FCC TRT-2004) Quanto á previsão dos direitos sociais, segundo garantia da Constituição Federal , o Trabalhador doméstico também é contemplado com a licença à gestante, sem prejuízo do emprego e do salário, com a duração de cento e vinte dias.
109- (CESPE / AGU / PROCURADOR FEDERAL 2003) O princípios constitucional da igualdade não veda que a lei estabeleça tratamento diferenciado entre pessoas que guardem distinções de grupo social, de sexo , de profissão, de condição econômica oi de idade, entre outras; não se admite é que o parâmetro diferenciador seja arbitrário, desprovido de razoabilidade, ou deixe de atender a alguma relevante razão de interesse
público.
110 - (CESPE TRF 5º REGIÃO 2004 Cargo: Juiz Federal) Em tempo de paz, os direitos de liberdade de locomoção e de liberdade de reunião somente podem ser afastados mediante prévia e fundamentada decisão judicial.
111 - (CESPE TRF 5º REGIÃO 2004 Cargo: Juiz Federal) O atendimento da função social da propriedade rural justifica atos de invasão da propriedade privada ou propriedade pública improdutivas ou subutilizadas, como instrumento de legitimação democrática para, com fins de reforma agrária, reivindicar a expropriação estatal, no caso de bens particulares, ou a definição de política de utilização, no caso de bens públicas.
112 – (CESPE AG. PENITENCIÁRIO FEDERAL 2005) O ordenamento constitucional brasileiro não prevê a aplicação da pena de morte.
113 - (CESPE AG. PENITENCIÁRIO FEDERAL 2005) O direito à vida é garantido também aos estrangeiros residentes no Brasil.
114 – (CESPE AGENTE POLÍCIA FEDERAL) Se Pedro é Agente de Polícia Federal e juntamente com outros colegas, está de posse de um mandado de prisão expedido pelo Juiz Federal competente, contra Marcelo, por este haver participado de tráfico internacional de entorpecente, e se Marcelo é encontrado, à noite , pela equipe policia no barraco em que mora, e não consente na entrada dos policiais nem aceita entregar-se então Pedro poderá ingressar na residência de Marcelo e efetuar a prisão imediatamente.
115 - (CESPE AGENTE POLÍCIA FEDERAL) Se Carlos, suspeito de participar de tráfico de armas na região de fronteira internacional do Brasil e, por isso, investigado pela Polícia Federal, embora sem antecedentes criminais, um dia, transitando em uma cidade brasileira dessa região, foi abordado por uma equipe comandada pelo Agente de Polícia Federal Augusto, que, apenas em razão das suspeitas pendentes sobre ele o deteve para maiores averiguações, então, nessas circunstâncias, Augusto agiu inconstitucionalmente.
116- (CESPE AGENTE POLÍCIA FEDERAL) O indivíduo que sofrer ato ilegal de agente público contra o direito líquido e certo de locomoção pode recorrer ao Poder Judiciário, por meio de mandado de segurança, contra a ilegalidade, sem prejuízo da ação penal que poderá vir a ser instaurada, caso se afigurar o crime de abuso de autoridade.
117 – (NCE DELEGADO POLÍCIA CIVIL – DF/2004) Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiro e aos estrangeiros domiciliados há, pelo menos, um ano ininterrupto no País, a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade.
118 – (CESPE – AGENTE POLÍCIA CIVIL RORAIMA 2003) O sigilo das comunicações telefônicas pode ser quebrado por determinação do Ministério Público, durante inquérito policial.
119 – (CESPE – AGENTE POLÍCIA CIVIL RORAIMA 2003) O racismo constitui crime prescritível no período de dois anos. 
120 – (CESPE – AGENTE POLÍCIA CIVIL RORAIMA 2003) Um cidadão com residência em Porto Alegre pode ajuizar ação popular contra ato do governador de Roraima, em defesa do patrimônio deste estado.
121– (CESPE – AGENTE POLÍCIA CIVIL RORAIMA 2003) O Estado, por interesse social, pode impor ao proprietário a perda de seu imóvel.
122 – (CESPE – AGENTE POLÍCIA CIVIL RORAIMA 2003) O habeas data é meio adequado para o cidadão conhecer informações suas constantes de banco de dados de caráter público.
123– (CESPE – AGENTE POLÍCIA CIVIL RORAIMA 2003) O ajuizamento de habeas corpus depende do pagamento de taxa judicial, salvo para os pobres.
124 -(NCE DELEGADO POLÍCIA CIVIL – DF/2004) A garantia constitucional que deve ser usada para incluir nos assentamentos do impetrante a justificativa sobre informação verdadeira, mas que está pendente de decisão administrativa ou judicial, denomina-se habeas data.
125 (CESPE DELEGADO DE POLÍCIA CIVIL-DF) Sendo certo que o direito de petição em defesa de direito corresponde um dever de resposta por parte do Estado, é legítima que seja cobrada uma taxa para prestação deste serviço.
126 - (CESPE DELEGADO DE POLÍCIA CIVIL-DF) O direito de utilização, publicação ou reprodução das obras pode ser transmitido pelo autor a seus herdeiros, pelo tempo que este último fixar.
127-(CESPE DELEGADO DE POLÍCIA CIVIL-DF) É característica da instituição do júri a competência para julgar os crimes dolosos contra a vida.
128 – (NCE / DELEGADO CIVIL / DF/2004) O habeas corpus pode ser impetrado por qualquer pessoa física, desde que nacional, sendo vedada a sua utilização por pessoa jurídica, ainda que em favor de pessoa física, e pelo Ministério Público.
129 – (NCE / DELEGADO CIVIL / DF/2004) Conceder-se –à mandado de segurança para proteger direito líquido e certo, sempre que a falta de norma regulamentadora torne inviável o exercício dos direitos e liberdades constitucionais e das prerrogativas inerentes à nacionalidade, à soberania e à cidadania.
130 – (NCE / DELEGADO CIVIL / DF/2004) Conceder-se-á habeas data para assegurar o conhecimento de informações relativas à pessoa do impetrante, constantes de registros ou bancos de dados de entidades governamentais ou de caráter público, assim como para retificação de dados, quando não se prefira fazê-lo por processo sigiloso, judicial ou administrativo.
131 – (NCE / DELEGADO CIVIL / DF/2004) Qualquer pessoa, física ou jurídica, é parte legítima para propor ação popular que vise a anular ato lesivo ao patrimônio público.
132 – (NCE / DELEGADO CIVIL / DF/2004) Conceder-se-á mandado de injunção para proteger direito líquido e certo, não amparado por habeas corpus ou habeas data, quando o responsável pela ilegalidade ou abuso de poder for autoridade pública ou agente de pessoa jurídica no exercício de atribuições do Poder Público.
133 – (CESPE / ESCRIVÃO PF/1998) Os chamados remédios constitucionais, ou remédios do direito constitucional, constituem meios à disposição do individuo para promover a atuação das autoridades competentes, com o fim de evitar ou sanar ilegalidade e abuso de poder em prejuízo de direitos e interesses individuais ou coletivos.
134 - (CESPE AGENTE PENITENCIÁRIO 2005) A respeito da previsão constitucional do direito à vida é o mais fundamental de todos os direitos, pois constitui verdadeiro requisito à existência de todos os demais direitos.
135-(CESPE AGENTE PENITENCIÁRIO 2005) O direito à vida compreende tanto o direito de permanecer vivo quanto o direito de ter uma vida digna.
136- (CESPE AGENTE PENITENCIÁRIO 2005) A constituição protege a vida de uma forma geral,
inclusive a uterina.
137- (CESPE AGENTE PENITENCIÁRIO 2005) O ordenamento constitucional brasileiro não prevê a aplicação da pena de morte.
138-(CESPE AGENTE PENITENCIÁRIO 2005) O direito à vida é garantido também aos estrangeiros residentes no Brasil.
139- (FCC –TRF 4R An.Exec-2001) Em caso de iminente perigo público, a autoridade competente deve indenizar o proprietário da propriedade particular que for usada, mesmo que não decorra dano.
140-(FCC –IPEA-2004) A Constituição Federal prevê que ninguém será privado de direito por motivo de crença religiosa ou de convicção filosófica ou política, salvo se as invocar para eximir-se de obrigação legal a todos imposta e recusar-se a cumprir prestação alternativa, fixada em lei.
141-(FCC – TRT/2004) Descobriu hoje que Lamartine estava preso em cumprimento de pena criminal, cujo prazo já se expirara havia dez dias. Na mesma investigação, apurou-se que Braga tinha sido vítima de erro judiciário, visto que foi condenado por crime que não cometeu. Nesse casos, nenhum dos dois tem direito à indenização do Estado, que se portou sempre nos estritos limites da legalidade.
142 - (ESAF / Técnico da Receita Federal / Área tributária e aduaneira / 2006) Sobre direito e deveres individuais e coletivos, marque a única opção correta.
a) No texto constitucional brasileira, o direito de reunião pacífica, sem armas, em locais abertos ao público, independentemente de autorização, não sofre qualquer tipo de restrição.
b) O ingresso na casa, consentimento do proprietário, só poderá ocorrer em caso de flagrante delito ou desastre
ou, durante o dia, para a prestação de socorro.
c) Segundo a Constituição Federal de 1988, a lei assegura aos autores de inventos industriais privilégio permanente para sua utilização, bem como proteção às criações industriais e à propriedade das marcas.
d) No caso de iminente perigo público, a autoridade competente poderá usar de propriedade particular, sendo assegurada ao proprietário, nos termos da Constituição Federal, a indenização pelo uso, independentemente de dano.
e) Nos termos da constituição Federal, as entidades associativas têm legitimidade para representar seus filiados judicial ou extrajudicialmente, apenas quando expressamente autorizadas.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando