Buscar

CRIMINALIDADE, SOCIEDADE, VIOLENCIA E CONTROLE SOCIAL - Atividade A1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Perguntas: Entender a criminalidade na sociedade contemporânea é aspecto de extrema relevância e urgência. O crescimento das condutas violentas e criminosas, além da corrupção de autoridades, cria um círculo perverso responsável por aumentar a própria demanda pela lei e pela ordem. Exige-se mais polícia, não importando que, por vezes, ela seja arbitrária e, até mesmo, empregue o abuso da força, fechando o mencionado círculo sem aparentes saídas. Para estes estudos, a criminologia mostra-se um estudo essencial, podendo ser definida como um conjunto de saberes derivados de outras ciências (como a Sociologia, a Filosofia e, até mesmo, a Psicanálise). Presta-se esse papel de análise, mas antes que a criminalidade, na sociedade brasileira, seja colocada em foco, é preciso compreender o nascimento dessa disciplina, assim como suas mais importantes alterações, com o passar dos anos. Sobre a criminologia, analise as diferentes vertentes e defina os conceitos das vertentes da criminologia científica, acadêmica, analítica, crítica e cultura, e opine sobre qual você entende ser mais aplicável ao contexto atual da modernidade. 
prova parcial de criminologia
		Analise a reportagem abaixo e marque a opção correta quanto aos estudos da criminologia e seu objeto de estudo: "Santo Daime não causa reações violentas, mas seu uso deve ser assistido, diz o especialista professor Dartiu Xavier. Mas a droga pode causar reações adversas em pessoas com distúrbios mentais, como no caso do estudante de 24 anos, principal suspeito de assassinar Glauco Villas Boas e seu filho. O rapaz sofre de esquizofrenia, segundo relatam alguns parentes."
	 
	
	 
	 
	O caso permite uma análise interdisciplinar, visando entender a realidade, podendo-se utilizar da biologia e da psicologia para melhor analisá-lo
	 
	 
	Os fatos só poderão ser analisados juridicamente, utilizando-se dos dispositivos legais em vigor
	 
	 
	Como a criminologia analisa apenas os fatos segundo a sociologia em nada pode contribuir na análise do caso
	 
	 
	A criminologia não pode ser utilizada pois o crime é de competência do Tribunal do Júri
	 
	 
	a criminologia possui um só objeto de estudo que é a relação da vítima com o criminoso
Tendo em vista que a criminologia é um estudo interdisciplinar, a única resposta correta é a: "O caso permite uma análise interdisciplinar, visando entender a realidade, podendo-se utilizar da biologia e da psicologia para melhor analisá-lo"
As demais opções estão erradas pois:
A criminologia estuda fatos aquém o direito o compreende (vide conceito patológico de criminoso, através dos diversos estudos realizados por lobotomia e etc); A criminologia utiliza muito mais do que a sociologia para compreender um fato; A criminologia não se trata de competência e sim ramo da ciência, motivo pelo qual excluí-lo sobre o obste de usurpar competência de tribunal de juri é paradoxal e ilógico; Reduzir o objeto de estudo da criminologia apenas a análise e sintese das relações de vítima/criminoso é ter visão ultrarreducionista de tal ciência.

Continue navegando