Buscar

sustentabilidade 4

Prévia do material em texto

Em nenhum período conhecido da história humana, ela precisou tanto de mudança de paradigma, de uma EDUCAÇÃO renovadora, libertadora. Mais do que produzir painéis solares mais baratos, reciclar e dotar os carros de células de combustível, em vez de petróleo, precisamos de um processo mais completo, que promova o desenvolvimento de uma compreensão mais realista do mundo.
Como a Educação Ambiental pode colaborar para um novo cenário?
I- Treinando as pessoas para um consumo consciente.
II- Impondo leis para que as pessoas tenham menos filhos.
III- Contribuindo para o desenvolvimento das questões sociais, econômicas e ambientais, de forma sustentável.
Qual das alternativas abaixo é a verdadeira, em relação à análise dessas afirmativas?
 
	
	
	
	Apenas I está correta.
	
	
	Apenas II está correta.
	
	
	Apenas II e III estão corretas.
	
	
	I, II e III estão corretas.
	
	
	Apenas I e III estão corretas.
	
	
	 
		
	
		2.
		A primeira Conferência Intergovernamental sobre Educação Ambiental foi realizada na capital da Geórgia, CEI (ex-URSS), de 14 a 26 de outubro de 1977, organizada pela UNESCO, em cooperação com o PNUMA, e constituiu-se num marco histórico para a evolução da EA. Até o presente, ela é a referência internacional para o desenvolvimento de atividades de educação ambiental. A conferência em questão é conhecida como:
	
	
	
	Conferência de Tbilisi
	
	
	Conferência de Prata
	
	
	Conferência da União Soviética
	
	
	Conferência do Rio de Janeiro
	
	
	Conferência das Nações Unidas
	
	
	 
		
	
		3.
		Qual foi o evento, em Paris, que deu continuidade ao tema da cooperação internacional em pesquisas científicas sobre o meio ambiente, que havia sido inicialmente abordado, em 1949, na Conferência Científica das Nações Unidas sobre a Conservação e Utilização de Recursos?
	
	
	
	Conferência Intergovernamental sobre Educação Ambiental
	
	
	Rio -92
	
	
	Comissão de Bruntland
	
	
	Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano
	
	
	Conferência Intergovernamental de Especialistas sobre as Bases Científicas para Uso e Conservação Racionais dos Recursos da Biosfera
	
	
	 
		
	
		4.
		A educação ambiental deve ser oferecida:
	
	
	
	por meio da conscientização pública para a preservação do meio ambiente.
	
	
	 no sistema regular e oficial de ensino e ao público em geral, a quem se garante o acesso gratuito a cursos especializados.
	
	
	aos interessados, por meio de cursos de extensão universitária.
	
	
	no nível superior, apenas.
	
	
	em todos os níveis de ensino público.
	
	
	 
		
	
		5.
		Analise as afirmativas a seguir:
I. A Educação Ambiental é um instrumento que pode proporcionar mudanças na relação do homem com o ambiente e surge como resposta à preocupação da sociedade com o futuro da vida.
II. Vários autores apontam a Keele Conference on Education and Countryside, realizada em 1965, na Universidade de Keele (Inglaterra), como um marco a partir do qual o termo Environmental Education (educação ambiental), que circulava em meios específicos, alcançou ampla divulgação.
III. A educação ambiental também pode ser chamada de EA, sua abreviação, e tem como proposta principal a superação da dicotomia entre natureza e sociedade, através da formação de uma atitude ecológica nas pessoas.
IV. A primeira Conferência Intergovernamental sobre Educação Ambiental (Conferência de Tbilisi) foi realizada em Tbilisi na capital da Geórgia, CEI (ex-URSS), de 14 a 26 de outubro de 1977, organizada pela UNESCOA, em cooperação com o Pnuma, e constituiu-se num marco histórico para a evolução da EA.
São verdadeiras as afirmativas:
	
	
	
	II, III e IV
	
	
	I, II, III e IV
	
	
	I, II e IV
	
	
	I e IV
	
	
	I e III
	
	
	 
		
	
		6.
		A primeira Conferência Intergovernamental sobre Educação Ambiental (Conferência de Tbilisi) produziu um documento chamado - Livro Azul, que até hoje é uma importante fonte de consulta para ações em Educação Ambiental. Porque Este documento explica que a educação ambiental deve ser dirigida a todas as idades, em todos os níveis, tanto formalmente como informalmente, devendo estimular comportamentos positivos com relação ao meio ambiente.
	
	
	
	A primeira afirmativa é falsa e a segunda afirmativa é verdadeira.
	
	
	A primeira afirmativa é falsa e não justifica a segunda afirmativa.
	
	
	As duas afirmativas são falsas.
	
	
	A primeira afirmativa é verdadeira e a segunda afirmativa é falsa.
	
	
	A primeira afirmativa é verdadeira e justifica a segunda afirmativa.
	
	
	 
		
	
		7.
		A primeira conferência da Organização das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente, denominada Conferência de Estocolmo, que foi realizada na capital da Suécia, em 1972, trouxe a tona:
	
	
	
	A ideia era de que o meio ambiente é uma fonte inesgotável.
	
	
	A noção de ambiente global e a importância de conscientizar a sociedade mundial sobre melhorar a relação com o meio ambiente.
	
	
	A importância de melhorar a relação com o meio ambiente, buscando evitar atender as necessidades da sociedade atual, comprometendo as gerações futuras.
	
	
	A necessidade de preservar o meio ambiente e ampliar os espaços para a industrialização a qualquer preço.
	
	
	O conceito de promoção da saúde apontando, dentre os condicionantes do processo saúde-doença, o ecossistema instável, os recursos sustentáveis e a desigualdade.
	
	
	 
		
	
		8.
		A sociedade humana, empurrada por padrões de consumo insustentáveis, impostos por modelos de desenvolvimento insanos, completados por um mórbido e renitente crescimento populacional, tornou-se mais injusta, desigual e insensível de poucas décadas para cá. Agora experimenta um profundo colapso de ética e de valores humanísticos, verificável em suas atitudes diárias, permitindo o crescimento da corrupção, a corrosão da democracia e o alargamento do fosso entre ricos e pobres (Dias, 2004). Vamos acrescentar a essa fala de Genebaldo Freire Dias todas as alterações ambientais globais, induzidas por dimensões humanas. Qual alternativa abaixo NÃO corresponde a essas alterações induzidas pelo homem?
	
	
	
	poluição atmosférica
	
	
	perda da biodiversidade
	
	
	poluição dos solos
	
	
	Erupções Vulcânicas que desmatam áreas e aumentam a temperatura local
	
	
	poluição das águas

Continue navegando