Buscar

As Ciências Sociais fazem parte do grande grupo das Ciências Humanas

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

As Ciências Sociais fazem parte do grande grupo das Ciências Humanas. As Ciências Sociais englobam e Antropologia, a Sociologia e a Ciência Política. Estas ciências têm objetos específicos mas sua abordagem é integrativa. É objeto da Ciência Política:
		
	 
	As campanhas eleitorais.
	
	Os novos modelos de família.
	
	Os hábitos alimentares dos políticos.
	 
	A coercitividade dos fatos sociais.
	
	A diferenciação religiosa em uma sociedade.
	Respondido em 10/09/2020 22:06:39
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
		2a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	Segundo Cristina Costa ¿durante séculos, o homem pensou sobre si mesmo e sobre o mundo, adquiriu conhecimentos, estabeleceu interpretações ajustadas à vida cotidiana. Entretanto, o tipo de problemas que o levava a isso mudou sensivelmente conforme as culturas e o passar dos séculos.¿
Segundo as aulas ministradas e as contribuições da autora citada, avalie as questões abaixo e assinale a única alternativa INCORRETA:
		
	
	As atividades desenvolvidas pelas diversas áreas do saber se destinam a vida do ser humano, por isso a sociologia é uma ramo do saber que ser de instrumento valioso.
 
	
	O surgimento do capitalismo e das novas tecnologias abriram um largo espaço de atuação para o estudo sociológico.
	 
	O aparecimento da sociologia significou que as questões concernentes às relações entre os homens deveriam ser apenas matéria religiosa e do senso comum: não podendo interessar também aos cientistas.
 
	
	A Revolução Industrial pretendiam terminar com as barreiras que impediam o livre desenvolvimento da indústria e do comércio pelo mundo.
 
	
	O surgimento do capitalismo foi responsável por uma nova ordem econômica e por uma transformação radical nas diversas relações sociais.
 
	Respondido em 10/09/2020 22:09:39
	
		3a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	(Unesp 2012) Cada cultura tem suas virtudes, seus vícios, seus conhecimentos, seus modos de vida, seus erros, suas ilusões. Na nossa atual era planetária, o mais importante é cada nação aspirar a integrar aquilo que as outras têm de melhor, e a buscar a simbiose do melhor de todas as culturas. A França deve ser considerada em sua história não somente segundo os ideais de Liberdade-Igualdade- Fraternidade promulgados por sua Revolução, mas também segundo o comportamento de uma potência que, como seus vizinhos europeus, praticou durante séculos a escravidão em massa, e em sua colonização oprimiu povos e negou suas aspirações à emancipação. Há uma barbárie europeia cuja cultura produziu o colonialismo e os totalitarismos fascistas, nazistas, comunistas. Devemos considerar uma cultura não somente segundo seus nobres ideais, mas também segundo sua maneira de camuflar sua barbárie sob esses ideais. (Edgard Morin. Le Monde, 08.02.2012. Adaptado.) No texto citado, o pensador contemporâneo Edgard Morin desenvolve:
		
	 
	uma reflexão crítica acerca do contato entre a cultura ocidental e outras culturas na história.
	
	uma defesa do caráter absoluto dos valores culturais da Revolução Francesa.
	
	reflexões elogiosas acerca das consequências do etnocentrismo ocidental sobre outras culturas.
	
	argumentos que defendem o isolamento como forma de proteção dos valores culturais.
	
	um ponto de vista idealista sobre a expansão dos ideais da Revolução Francesa na história.
	Respondido em 10/09/2020 22:14:17
	
		4a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	É importante ressaltar que "crenças" transmitidas por profetas, sobre o reconhecimento que pessoalmente alcançam os heróis e os demagogos, durante as guerras e revoluções, nas ruas e nas tribunas, convertendo a fé e o reconhecimento em deveres invioláveis que lhes são devidos pelos governados, corresponde a um tipo de dominação. A obediência a uma pessoa se dá devido às suas qualidades pessoais. Segundo Weber estamos nos referindo a:
		
	
	Dominação Tradicional
	 
	Dominação Carismática
	
	Dominação Cultural
	
	Dominação Legal
	
	Dominação Instável
	Respondido em 10/09/2020 22:18:16
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
		5a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	O Estado de Natureza, idealizado por Thomas Hobbes, como sendo um espaço social hipotético onde não existe um poder comum a todos os homens, pode ser enquadrado na teoria dos três Estados de Augusto Conte como sendo uma expressão do:
		
	
	O Estado Místico.
	 
	O Estado Metafísico.
	
	O Estado Positivo.
	
	Todas as alternativas estão incorretas.
	
	O Estado Teológico.
	Respondido em 10/09/2020 22:48:25
	
		6a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	Na perspectiva durkheimiana, o que garante a coesão social nas sociedades complexas, industrializadas?
		
	
	Solidariedade mecânica
	
	Solidariedade estática
	 
	Solidariedade orgânica
	
	Solidariedade anômica
	
	Solidariedade revolucionária
	Respondido em 10/09/2020 22:26:48
	
	Explicação:
Solidariedade orgânica é típica das sociedades capitalistas, onde, pela acelerada divisão do trabalho social, os indivíduos se tornam interdependentes.(Nas sociedades capitalistas a consciência coletiva se afrouxa).
	
		7a
          Questão
	Acerto: 0,0  / 1,0
	
	Como era chamada a sociologia estudada por Max Weber?
		
	 
	Sociologia Compreensiva
	 
	Sociologia weberiana
	
	Sociologia Entendida
	
	Sociologia protestante
	
	Sociologia católica
	Respondido em 10/09/2020 22:35:26
	
		8a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	O homem, reduzido a gestos mecânicos, tornado esquizofrênico pelo parcelamento das tarefas, foi retratado em Tempos Modernos, filme clássico de Charles Chaplin. Que conceito marxista é o mais apropriado à análise desta situação social:
		
	 
	Alienação
	
	Práxis
	
	Anomia
	
	Ação social
	
	Ordem social
	Respondido em 10/09/2020 22:37:10
	
	Explicação:
Marx chamou de "alienação" a condição onde o trabalho ao invés de ser instrumento para a realização plena do homem e de sua condição de humano torna-se, pelo contrário, um instrumento de escravização, acabando por desumanizá-lo, tendo sua vida e seu próprio valor medidos pelo seu poder de acumular e possuir.
  
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
		9a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	O principal articulador do atual modelo econômico chinês argumenta que o mercado é só um instrumento econômico, que se emprega de forma indistinta tanto no capitalismo como no socialismo. Porém os próprios chineses já estão sentindo, na sua sociedade, o seu real significado: o mercado não é algo neutro, ou um instrumental técnico que possibilita à sociedade utilizá-lo para a construção e edificação do socialismo. Ele é, ao contrário do que diz o articulador, um instrumento do capitalismo e é inerente à sua estrutura como modo de produção. A sua utilização está levando a uma polarização da sociedade chinesa. OLIVEIRA, A. A Revolução Chinesa. Caros Amigos, 31 jan. 2011 (adaptado) No texto, as reformas econômicas ocorridas na China são colocadas como antagônicas à construção de um país socialista. Nesse contexto, a característica fundamental do socialismo, à qual o modelo econômico chinês atual se contrapõe é a
		
	
	d) formação de sindicatos trabalhistas.
	
	a) desestatização da economia.
	 
	e) extinção gradual das classes sociais.
	
	c) manutenção da livre concorrência.
	
	b) instauração de um partido único.
	Respondido em 10/09/2020 22:40:21
	
	Explicação:
As classes sociais são naturais do modelo de mercado, que se divide em donos dos modos de produção e trabalhadores
	
		10a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	A partir dos anos 1970, ainda que fosse dominante o modelo da família nuclear, surgem versões inéditas de conjugalidade, sendo os indivíduos das camadas médias urbanas os que primeiro buscaram alternativas fora dos padrões institucionalizados.
Apesar do predomínio do modelo nuclear conjugal, entre as famílias das camadas médias, aumentaram as experiências de vínculos afetivo-sexuais variados e o contingente de mulheres optando pela maternidade fora da união formalizada, por exemplo. Estas mudanças da concepção de família, desde então, ganhou mais recentemente um novo capítulo:
		
	
	o fortalecimento jurídico da família tradicional;
	
	estigma sobre as famílias homoafetivas;
	
	o enfraquecimento da família homoafetiva;
	
	a substituição da família nuclear pela família homoafetiva
	 
	o reconhecimento social e jurídico da família homoafetiva;
	Respondido em 10/09/2020 22:46:10
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
			
	FUNDAMENTOS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS
	
		Lupa
	 
	Calc.
	
	
	 
	 
	 
	 
	
	CCJ0001_A1_201803144386_V1
	
	
	
	
		Aluno: DAIANE DA SILVA OLIVEIRA
	Matr.: 201803144386
	Disc.: FUND. FIL. SOCIOLOG 
	2020.2 (G) / EX
		Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu TESTE DE CONHECIMENTO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha.
Após responde cada questão, você terá acesso ao gabarito comentado e/ou à explicação da mesma. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
	
	 
		
	
		1.
		Trata-se do tipo de conhecimento calcado na fé, na crença do divino, do transcedente:
	
	
	
	Mítico
	
	
	Religioso
	
	
	Filosófico
	
	
	Científico
	
	
	Senso comum
	
Explicação:
O conhecimento religioso  se dá a partir da separação entre as esferas do sagrado e do profano. As religiões também apresentam, de forma geral, uma explicação sobrenatural para o mundo; porém, para aderir a uma religião, é condição fundamental crer ou ter fé nessa explicação.
	
	
	
	 
		
	
		2.
		Considere os tipos de conhecimento: I - Este tipo de conhecimento do mundo se dá a partir da separação entre as esferas do sagrado e do profano; II - Pode ser traduzido como amor à sabedoria, à busca do conhecimento; III - Esse tipo de conhecimento nasce da tentativa do homem de resolver os problemas da vida diária. Daí esse tipo de saber implicar em juízos pessoais acerca das coisas, pois parte dos valores de cada indivíduo, mediante as situações vivenciadas. IV- É definido como aquele que resulta de investigação metódica, sistemática da realidade. Transcende os fatos e os fenômenos em si, analisa-os para descobrir suas causas e concluir as leis gerais que os regem. Marque a sequencia correta de acordo com os tipos de conhecimento:
	
	
	
	I. Conhecimento filosófico; II. Conhecimento senso comum; III. Conhecimento científico; IV. Conhecimento religioso.
	
	
	I. Conhecimento científico; II. Conhecimento senso comum; III. Conhecimento religioso; IV. Conhecimento filosófico.
	
	
	I. Conhecimento religioso; II. Conhecimento senso comum; III. Conhecimento filosófico; IV. Conhecimento científico.
	
	
	I. Conhecimento religioso; II. Conhecimento filosófico; III. Conhecimento senso comum; IV. Conhecimento científico.
	
	
	I. Conhecimento senso comum II. Conhecimento filosófico; III. Conhecimento religioso; IV. Conhecimento científico.
	
Explicação:
As formas de pensamento humano podem ser entendidas a partir de duas matrizes: Racional e Mítica.
O Pensamento Mítico se subdivide em dois: religioso e senso comum.
O Pensamento Racional se subdivide em dois: filosofia e ciência.
O pensamento religioso cuida da relação humana com a dimensão divina em sua vida terrena. O senso comum municia o ser humano de saberes comuns, populares que servem para transitarmos no meio social de modo confortável, sem profundas reflexões. A filosofia consiste numa reflexão questionadora sobre todas as coisas, a partir de um amor pelo saber, condição propriamente humana. Enquanto, a ciência se refere a busca pela certeza metodológica sobre questões importantes da vida humana.
	
	
	
	 
		
	
		3.
		O senso comum analisa os problemas sociais de forma etnocêntrica. Assim, o etnocentrismo é: 
	
	
	
	Visão de mundo característica de quem tem uma postura científica perante ao objeto de estudo que pode ser um grupo ou uma sociedade.
 
	
	
	Visão de mundo característica de quem considera o seu grupo étnico, nação ou nacionalidade socialmente menos importante do que os demais.
	
	
	Visão de mundo característica de quem considera o seu grupo étnico, nação ou nacionalidade socialmente mais importante do que os demais.
	
	
	Visão de mundo característica de quem considera o seu grupo étnico, nação ou nacionalidade socialmente ora mais importante, ora menos importante do que os demais.
	
	
	Visão de mundo característica de quem tem uma postura neutra perante ao objeto de estudo que pode ser um grupo ou uma sociedade.
	
Explicação:
 Visão de mundo característica de quem considera o seu grupo étnico, nação ou nacionalidade socialmente mais importante do que os demais.
 
	
	
	
	 
		
	
		4.
		Sobre a sociologia, como ciência que investiga as relações humanas em sociedade, é CORRETO afirmar que:
	
	
	
	A sociologia é o estudo da vida social humana, dos grupos humanos e das sociedades. O objeto de estudo é o comportamento dos indivíduos como seres sociais e não sociais.
	
	
	A sociologia é o estudo da vida social humana, dos grupos humanos e das sociedades. O objetivo é estudar as relações sociais e as formas de associação, não considerando as interações que ocorrem na vida em sociedade.
	
	
	A sociologia é o estudo da vida social humana, dos grupos humanos e das sociedades. O objeto de estudo é restrito à análise de algumas situações sociais específicas.
	
	
	A sociologia é o estudo da vida social humana, dos grupos humanos e das sociedades. O objetivo da sociologia é apresentar visões particulares de mundo dos sociólogos.
	
	
	A sociologia é o estudo da vida social humana, dos grupos humanos e das sociedades. O objeto de estudo são os grupos sociais, a divisão da sociedade em classes, a mobilidade social , bem como os processos de cooperação, competição e conflito na sociedade.
		
	Gabarito
Comentado
	
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		5.
		CESGRANRIO - 2010 - Ciente de que nossa visão é repleta de prenoções e juízos de valor, a construção de um olhar sociológico principia com o estranhamento, ao se observar a realidade. Tal procedimento confronta o conhecimento do senso comum e possibilita a construção do conhecimento científico. Essa reflexão propõe:
	
	
	
	buscar as suas próprias experiências para a explicação do conhecimento científico.
	
	
	tomar decisões fundamentadas no conhecimento do cotidiano.
	
	
	fazer diferentes leituras do fato social, tomando por base o senso comum.
	
	
	considerar verdadeiras as explicações biológicas para o comportamento humano em sociedade.
	
	
	estudar a realidade observada, segundo o critério teórico-metodológico.
	
	
	
	 
		
	
		6.
		O homem , na sua relação com o mundo:
A- Desenvolve atitudes instintivas, como alimentar-se.
B -Demonstra capacidade de estabelecer relações de parentesco, através de sua bagagem genética.
C- Adquire comportamentos aprendidos na convivência com outros homens.
	
	
	
	As afirmativas A, B e C estão corretas.
	
	
	Somente a afirmativa A está correta.                  
	
	
	Nenhuma das afirmativas está correta.
	
	
	Somente a afirmativa C está correta.                 
	
	
	Somente as afirmativas A e B estão corretas.
	
Explicação:
É na convivência que o outro que o homem se socializa, formando padrões de comportamento, regras, crenças e valores.
	
	
	
	 
		
	
		7.
		No que diz respeito às diversas formas de conhecimento humano é correto afirmar que:
	
	
	
	Há uma hierarquia entres saberes, visto que o pensamento científico é superior ao pensamento religioso, pois exige uma maior capacidade cognitiva de quem o pratica.
	
	
	A classificação entre as diferentes
formas de conhecimento não leva em conta os processos históricos em que essa classificação é produzida.
	
	
	Não há hierarquia entre saberes, pois os diferentes tipos de conhecimento - religioso, mitológico, científico - expressam formas distintas de compreensão da realidade.
	
	
	O conhecimento científico se distingue de outras áreas do conhecimento por ser metódico e sistemático, chegando sempre a conclusões particulares e subjetivas.
	
	
	O senso comum é um conhecimento metódico, pois decorre de uma experiência cultural que orienta a sobrevivência humana nos seus mais variados aspectos,
	
	
	
	 
		
	
		8.
		O Conhecimento Religioso é caracterizado pela separação entre a esfera do sagrado e do profano, dessa forma é PODEMOS AFIRMAR: I. As religiões também apresentam, de forma geral, uma narrativa sobrenatural para o mundo, porém, para aderir a uma religião, é condição fundamental crer ou ter fé nessa narrativa. II. Essa narrativa sobrenatural pode proporcionar ao homem uma garantia de salvação, bem como prescrever maneiras ou técnicas de obter e conservar essa garantia, que são os ritos, os sacramentos e as orações. III. Para aderir a uma religião, não é condição fundamental crer ou ter fé nessa narrativa. ASSINALE A ALTERNATIVA CORRETA:
	
	
	
	apenas I e II são verdadeiras.
	
	
	apenas I e III são verdadeiras.
	
	
	apenas II é verdadeira.
	
	
	apenas I é verdadeira.
	
	
	nenhuma das afirmações são verdadeiras.
	
Explicação: O DISCENTE DEVE ANALISAR AS CARACTERÍSTICAS DO CONHECIMENTO RELIGIOSO.
	
	
	
	 
	 
	Não Respondida
	 
	 
	 Não Gravada
	 
	 
	Gravada
	
Exercício inciado em 01/10/2020 14:52:05.
		
	FUNDAMENTOS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS
	
		Lupa
	 
	Calc.
	
	
	 
	 
	 
	 
	
	CCJ0001_A2_201803144386_V1
	
	
	
	
		Aluno: DAIANE DA SILVA OLIVEIRA
	Matr.: 201803144386
	Disc.: FUND. FIL. SOCIOLOG 
	2020.2 (G) / EX
		Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu TESTE DE CONHECIMENTO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha.
Após responde cada questão, você terá acesso ao gabarito comentado e/ou à explicação da mesma. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
	
	 
		
	
		1.
		Se as Ciências da Natureza aspiram instaurar as leis objetivas gerais, universais e necessárias dos fatos, as Ciência Sociais a investigação científica compreende:
	
	
	
	Os valores e significados dados socialmente dados aos fatos sociais.
	
	
	A neutralidade e objetividade na análise dos fenômenos sociais .
	
	
	O conhecimento positivo e empírico dos fatos sociais.
	
	
	Os valores e regras sociais através de leis invariáveis.
	
	
	Métodos ou técnicas rígidas para estudo da vida em sociedade.
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		2.
		Consumo de carne vermelha traz benefícios ao organismo Wilson Rondô Fonte: http://www.minhavida.com.br/alimentacao/materias/13169-consumo-de-carne-vermelha-traz-beneficios-ao-organismo (...) Ela (a carne vermelha) também contém todos os aminoácidos essenciais ao corpo humano, além de ser rica em ferro, zinco, e vitaminas do complexo B, principalmente a vitamina B12 - indispensável para o funcionamento das células nervosas do corpo humano. O texto acima apresenta uma visão relativa:
	
	
	
	às Ciências Tecnológicas
	
	
	às Ciências Sociais
	
	
	às Ciências Naturais
	
	
	às Ciências Filosóficas
	
	
	às Ciências Exatas
		
	Gabarito
Comentado
	
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		3.
		Conforme aprendemos no terceiro slide da aula 2, em "Lição de Anatomia", Rembrandt retrata uma aula na qual um cientista, junto ao corpo morto de um homem, ensina aos seus alunos a composição e a forma de um corpo humano. Tal atividade insere-se no campo do que se convencionou chamar de...
	
	
	
	"ciências sociais".
	
	
	"ciências naturais".
	
	
	"ciências educacionais".
	
	
	"ciências físicas".
	
	
	"ciências biológicas"
		
	Gabarito
Comentado
	
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		4.
		Como se chama, de acordo com a classificação de Wright Mills, o processo através do qual o indivíduo consegue estabelecer conexões entre sua experiência pessoal e a sociedade em que vive?
	
	
	
	Prespectiva sociológica
	
	
	Investigação sociológica
	
	
	Análise sociológica
	
	
	Imaginação sociológica
	
	
	Filosofia sociológica
	
Explicação:
A imaginação sociológica remete ao processo através do qual o indivíduo consegue estabelecer conexões entre sua experiência pessoal e a sociedade em que vive. Isto significa dizer que os indivíduos só podem compreender sua existência social percebendo-se parte de um contexto histórico-cultural determinado.
	
	
	
	 
		
	
		5.
		Segundo o antropólogo Roberto Da Matta a pesquisa de campo leva o estudioso a encarar a sua própria visão de mundo, sua religião, seus valores morais etc. Devemos levar em conta seriamente essa noção para evitar interferir na pesquisa. Segundo Da Matta, nasce assim a dialética entre investigador e investigado. DA MATTA, Roberto in Relativizando: uma introdução à antropologia social É correto afirmar que:
	
	
	
	Ao analisarmos os fenômenos mais próximos deixamos de ser cientistas sociais
	
	
	A relação dialética entre investigador e investigado é uma relação que impossibilita a prática científica
	
	
	Os fenômenos sociais que estão bem perto de nós não devem ser analisados pelas Ciências sociais
	
	
	Nas ciências sociais devemos nos esforçar para trabalhar com neutralidade, mesmo sendo está quase inalcançável devido a complexidade dos objetos
	
	
	A relação é muito complexa e faz com que o investigador estude apenas outros universos sociais fora da sua experiência de vida
		
	Gabarito
Comentado
	
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		6.
		São características das ciências humanas e sociais:
	
	
	
	Dois pesquisadores em lugares distantes chegam sempre à mesma conclusão em suas pesquisas.
	
	
	Estudam fenômenos simples, situados em planos de causalidade e determinação complicados. 
	
	
	Nos eventos que constituem a matéria-prima do cientista social, é fácil isolar causas e motivações exclusivas.
	
	
	Nos eventos que constituem a matéria-prima do cientista social, é possível reproduzir em laboratório os fenômenos.
	
	
	Estudam fenômenos complexos, situados em planos de causalidade e determinação complicados. 
	
Explicação:
As Ciências Sociais estudam fenômenos complexos, situados em planos de causalidade e determinação complicados. Nos eventos que constituem a matéria-prima do antropólogo, do sociólogo, do historiador, do cientista político, do economista e do psicólogo, não é fácil isolar causas e motivações exclusivas.
	
	
	
	 
		
	
		7.
		"Nas Ciências Naturais os fenômenos podem ser percebidos, divididos, classificados e explicados, objetivamente, dentro de condições de relativo controle em laboratório; nas Ciências Sociais os eventos estudados têm determinações complexas e que podem ocorrer em ambientes diferenciados, pois o laboratório é a sociedade". A partir deste fragmento de texto retirado do nosso livro didático, o que afirmar sobre a questão da "neutralidade e objetividade científica"?
	
	
	
	É alcançada facilmente por todo tipo de investigação científica.
	
	
	É inviabilizada pela subjetividade das Ciências Naturais.
	
	
	É mais difícil de ser alcançada nas Ciências Sociais.
	
	
	É impossível de ser alcançada nas Ciências Naturais.
	
	
	É mais difícil de se conseguir nas Ciências Naturais.
		
	Gabarito
Comentado
	
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		8.
		Segundo Cristina Costa ¿durante séculos, o homem pensou sobre si mesmo e sobre o mundo, adquiriu conhecimentos, estabeleceu interpretações ajustadas à vida cotidiana. Entretanto,
o tipo de problemas que o levava a isso mudou sensivelmente conforme as culturas e o passar dos séculos.¿
Segundo as aulas ministradas e as contribuições da autora citada, avalie as questões abaixo e assinale a única alternativa INCORRETA:
	
	
	
	As atividades desenvolvidas pelas diversas áreas do saber se destinam a vida do ser humano, por isso a sociologia é uma ramo do saber que ser de instrumento valioso.
 
	
	
	O surgimento do capitalismo e das novas tecnologias abriram um largo espaço de atuação para o estudo sociológico.
	
	
	O surgimento do capitalismo foi responsável por uma nova ordem econômica e por uma transformação radical nas diversas relações sociais.
 
	
	
	A Revolução Industrial pretendiam terminar com as barreiras que impediam o livre desenvolvimento da indústria e do comércio pelo mundo.
 
	
	
	O aparecimento da sociologia significou que as questões concernentes às relações entre os homens deveriam ser apenas matéria religiosa e do senso comum: não podendo interessar também aos cientistas.
 
	
	
	
	 
	 
	Não Respondida
	 
	 
	 Não Gravada
	 
	 
	Gravada
	
		Disc.: FUND. FIL. SOCIOLOG 
	2020.2 (G) / EX
		Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu TESTE DE CONHECIMENTO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha.
Após responde cada questão, você terá acesso ao gabarito comentado e/ou à explicação da mesma. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
	
	 
		
	
		1.
		"O entendimento do significado da cultura, da relatividade dos hábitos, costumes e valores e da sua transitoriedade poderão tornar o ser humano mais tolerante, pois aquilo que julgamos certo ou errado, justo ou injusto, bom ou ruim pode ter diferentes significados em outros lugares, e num outro momento"(DIAS, 2005) . Uma atitude contrária a esta tendência é denominada de:
	
	
	
	darwinismo social
	
	
	relativismo cultural
	
	
	diversidade cultural
	
	
	difusão cultural
	
	
	etnocentrismo
		
	Gabarito
Comentado
	
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		2.
		É amplamente reconhecida a importância de promover e proteger a memória e as manifestações culturais representadas, em todo o mundo, por monumentos, sítios históricos e paisagens culturais. Mas não só de aspectos físicos se constitui a cultura de um povo. Há muito mais, contido nas tradições, no folclore, nos saberes, nas línguas, nas festas e em diversos outros aspectos e manifestações, transmitidos oral ou gestualmente, recriados coletivamente e modificados ao longo do tempo. A essa porção não-material da herança cultural dos povos, dá-se o nome de:
	
	
	
	Patrimônio cultural invisível
	
	
	Patrimônio cultural material
	
	
	Patrimônio cultural folclórico
	
	
	Patrimônio cultural imaterial ou intangível
	
	
	Patrimônio cultural mutável
	
Explicação:
A cultura humana pode ser compreendida por dois aspectos: material e imaterial. O material diz respeito a toda produção concreta humana, como ferramentas, objetos e construções. O imaterial diz respeito a toda construção abstrata, simbólica associada ou não a objetos concretos, como por exemplo as crenças, os valores e as tradições orais.
	
	
	
	 
		
	
		3.
		Por socialização entendemos o processo:
	
	
	
	De construção de laços de amizade e afetividade.
	
	
	De divisão da riqueza social produzido pelos homens.
	
	
	Por meio do qual o indivíduo aprende a ser um membro da sociedade.
	
	
	De transformação da comunidade em sociedade
	
	
	De constituição de grupos sociais.
	
Explicação:
Ninguém nasce com cultura. Assim a socialização é o processo ininterrupto de aprendizado de modos de vida.
	
	
	
	 
		
	
		4.
		Na segunda metade do século XIX a "antropologia de gabinete" é questionada. Afinal, como falar sobre uma cultura que nunca se viu? Como descrever eventos que nunca se vivenciou? Com esses questionamentos nasce uma nova prática na antropologia que tem características próprias das Ciências Sociais e é chamada de
	
	
	
	Antropologia de Gabinete
	
	
	Etnocêntrica
	
	
	Relativista
	
	
	Estudo de caso
	
	
	Etnografia
		
	Gabarito
Comentado
	
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		5.
		O fato de vermos o mundo através dos parâmetros culturais e sociais da nossa própria cultura tem como consequência a propensão para considerar o seu modo de vida como o mais correto e melhor. A tendência a subjulgar a cultura do outro denomina-se
	
	
	
	Egocentrismo
	
	
	Nenhuma das opções
	
	
	Heterocentrismo
	
	
	Heliocentrismo
	
	
	Etnocentrismo
	
Explicação:
Etnocentrismo é um conceito antropológico que ocorre quando um determinado individuo ou grupo de pessoas, que não têm os mesmos hábitos e caráter social, discrimina outro, julgando-se melhor ou pior, seja por causa de sua condição social, pelos diferentes hábitos ou manias, por sua forma de se vestir, ou cultura diferente.
	
	
	
	 
		
	
		6.
		Sabe-se que o comportamento etnocêntrico resulta em apreciações negativas dos padrões culturais de povos diferentes, práticas de outros sistemas culturais são vistas como absurdas. Neste aspecto é exemplo de atitudes etnocêntricas:
	
	
	
	Alteridade
	
	
	Relativização cultural
	
	
	Intolerância racial
	
	
	Equidade racial
	
	
	Declaração dos direitos humanos
	
	
	
	 
		
	
		7.
		"A natureza não age por saltos. O primata, como ironizou um antropólogo físico, não foi promovido da noite para o dia ao posto de homem. O conhecimento científico atual está convencido de que o salto da natureza para a cultura foi contínuo e incrivelmente acelerado."(LARAIA, 2000) Tomando a CULTURA como um conceito antropológico é correto afirmar que ela:
	
	
	
	É uma dádiva divina para diferenciar o homem do animal.
	
	
	É passada de geração em geração como uma herança biológica.
	
	
	É parte constitutiva do sistema adaptativo humano.
	
	
	É obtida a partir da escolarização do indivíduo.
	
	
	É uma característica dos povos ocidentais.
		
	Gabarito
Comentado
	
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		8.
		INFANTICÍDIO EM TRIBOS INDÍGENAS: RESPEITO Á CULTURA OU AOS DIREITOS HUMANOS. Por questões de crenças e dogmas tribos indígenas ainda cometem a barbárie de matarem crianças pelos mais diversos meios tais como envenenadas, afogadas, queimadas, enforcadas e enterradas vivas. Em regra é a própria mãe quem deve executar a criança, embora haja casos em que pode ser auxiliada por outros índios. Os motivos que levam uma comunidade indígena a realizar tamanha crueldade variam de tribo para tribo, por motivo de cultura da região onde estão localizadas. Recém-nascidos portadores de deficiências físicas ou mentais, índios que nascem com simples manchas na pele, e os gêmeos são sacrificados, praticamente, em todos os casos surgidos. Algumas etnias acreditam que gêmeos representam o bem e o mal e, desta forma um viria para fazer o bem e o outro para amaldiçoar a tribo, assim, por não saber quem é quem, encerram com a vida de ambos. Outras creem que só os bichos podem ter mais de um filho de uma só vez, diminuindo o homem a condição de animal, ou seja, irracional (Disponível em http://www.webartigos.com). Existem sociedades em que os fatos sociais, os comportamentos individuais e a coesão se devem essencialmente à comunhão de crenças, sentimentos e de tradições que atuam de forma determinante sobre os comportamentos individuais. Com base na análise antropológica da cultura, assinale a única alternativa correta.
	
	
	
	A postura relativista da Antropologia permite compreender o modo de vida de povos diferentes dos nossos.
	
	
	A cultura é estática e cria padrões que permanecem inalterados ao longo do tempo.
	
	
	Alguns indivíduos não possuem cultura porque não
tiveram a oportunidade de frequentar a escola.
	
	
	Etnocentrismo corresponde ao trabalho descritivo que o antropólogo desenvolve no campo
	
	
	Os cientistas sociais estão totalmente convencidos de que as diferenças genéticas são determinantes das diferenças culturais.
		Disc.: FUND. FIL. SOCIOLOG 
	2020.2 (G) / EX
		Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu TESTE DE CONHECIMENTO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha.
Após responde cada questão, você terá acesso ao gabarito comentado e/ou à explicação da mesma. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
	
	 
		
	
		1.
		Carta Capital - 06/03/2013 - Multidão acompanha cortejo de Hugo Chávez Brasília " Acompanhada por uma multidão de simpatizantes e seguidores, a urna com o corpo do presidente da Venezuela, Hugo Chávez, deixou o Hospital Militar, em Caracas, ao meio-dia, e iniciou o cortejo rumo ao Forte Tiuna, na Academia Militar, onde começou a ser velado. (...) A multidão, que portava bandeiras vermelhas, identificam o Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV), entoava canções que expressavam seu carinho pelo líder bolivariano, a quem reconhece sobretudo pelas políticas de inclusão social e pela defesa da unidade latino-americana."Chávez é nosso pai. Mesmo que não esteja aqui conosco, sempre nos acompanhará. Um homem como ele aparece a cada 200 ou 300 anos", disse, emocionado, um homem de cerca de 60 anos. Ao lado, uma jovem de não mais que 20 anos, exibia, chorando, uma bandeira com o rosto do presidente, que dizia: "Todos somos Chávez". A multidão que acompanhou o funeral de Hugo Chaves e as expressões do tipo "Chávez é nosso pai", reportada na notícia acima, nos recorda qual conceito central na teoria dos tipos puros de dominação elaborada por Max Weber?
	
	
	
	Dominação bolivariana.
	
	
	Dominação carismática.
	
	
	Dominação capitalista.
	
	
	Dominação protestante.
	
	
	Dominação política.
		
	Gabarito
Comentado
	
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		2.
		Em sociedades tradicionais ela se estabelece pela pertença a um grupo (geralmente familiar) e pela posse de uma postura individual que permite evocar estes valores tradicionais perante os demais. Já a dominação carismática tem sua origem no que se convenciona chamar de prestígio, ou seja, um tipo de valorização simbólica do detentor de alguns tipos de títulos que legitimam seu destaque. Ex: um sacerdote de um culto iniciante e seus seguidores. A Dominação carismática geralmente se associa aos líderes revolucionários neste sentido. E por último a dominação de natureza burocrática (ou racional) se apóia na competência técnica com a qual o indivíduo maneja as estruturas sociais do aparato burocrático, esteja ele no âmbito social em que estiver (mas geralmente referido à burocracia do Estado ou a uma grande empresa). Que tipo de dominação apresenta as sociedades em que o poder é passado hereditariamente?
	
	
	
	Carismática.
	
	
	Tradicional.
	
	
	Formal e Legal
	
	
	Burocrática.
	
	
	Tradicional e Burocrática.
		
	Gabarito
Comentado
	
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		3.
		Max Weber propõe as seguintes formas puras de dominação:
	
	
	
	carismática, simbólica e racional-legal.
	
	
	carismática, racional-legal e tradicional.
	
	
	carismática, total e legal.
	
	
	carismática, racional-legal e ideológica.
	
	
	carismática, carismático-legal, tradicional.
		
	Gabarito
Comentado
	
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		4.
		Na década de 30 do século XIX, Tocqueville escreveu as seguintes linhas a respeito da moralidade nos EUA: "A opinião pública norte-americana é particularmente dura com a falta de moral, pois esta desvia a atenção frente à busca do bem-estar e prejudica a harmonia doméstica, que é tão essencial ao sucesso dos negócios. Nesse sentido, pode-se dizer que ser casto é uma questão de honra". TOCQUEVILLE, A. Democracy in America. Chicago: Encyclopædia Britannica, Inc., Great Books 44, 1990 (adaptado).
Do trecho, infere-se que, para Tocqueville, os norte-americanos do seu tempo:
	
	
	
	tinham na vida moral uma garantia de enriquecimento rápido.
	
	
	acreditavam que o comportamento casto perturbava a harmonia doméstica.
	
	
	buscavam o êxito, descurando as virtudes cívicas.
	
	
	relacionavam a conduta moral dos indivíduos com o progresso econômico.
	
	
	valorizavam um conceito de honra dissociado do comportamento ético.
	
Explicação:
A interpretação do trecho coloca em evidência os apontamentos de Tocqueville nos seguintes aspectos: a vida moral tem valor imprescindível para que a vida econômica se desenvolva com a seriedade necessária, uma vez que valores morais e desenvolvimento econômico para os indivíduos estão ligados, um é a extensão do outro, e a rigidez moral irá se refletir no desenvolvimento econômico e social.
	
	
	
	 
		
	
		5.
		O termo "contratualismo" indica uma classe abrangente de teorias que tentam explicar os caminhos que levam as sociedades a formarem Estados, que tem como objetivo manter a ordem social. Todos os autores abaixo são pensadores contratualistas dos séculos XVII e XVIII, EXCETO:
	
	
	
	Thomas Hobbes
	
	
	 John Locke
	
	
	Montesquieu
	
	
	Imanuel Kant
	
	
	Jean Jacques Rousseau
	
Explicação:
Dentro dos nomes listado todos são considerados filósofos contratualistas execeto, Immanuel Kant que era um filósofo idealista alemão do século XVIII
	
	
	
	 
		
	
		6.
		(UFU, 2011) Na concepção de Weber, a política é uma atividade geral do ser humano. A atividade política se desenvolve no interior de um território delimitado e a autoridade política reivindica o direito de domínio, ou seja, o direito de poder usar a força para se fazer obedecer. Se há obediência às ordens, ocorre uma situação de dominação. Sobre os tipos de dominação, assinale a alternativa correta.
	
	
	
	A dominação legal racional é a mais impessoal, pois se baseia na aplicação de regras gerais aos casos particulares.
	
	
	A dominação carismática constitui um tipo bastante comum de poderio, na medida em que se baseia na crença em qualidades pessoais corriqueiras.
	
	
	O patrimonialismo é o tipo mais característico de dominação legal racional.
	
	
	O patrimonialismo é o tipo mais característico de dominação legal racional relacionado a fins.
	
	
	A forma mais típica de dominação tradicional é a burocracia.
	
	
	
	 
		
	
		7.
		De acordo com a teoria de Max Weber acerca da Dominação Carismática, assinale as alternativas corretas.
I - Nesta dominação a autoridade é pessoal.
II - O poder de comando é exercido por um líder que comprove ter alguma qualidade extraordinária, tipo um profeta.
III - O líder é escolhidos por causa de suas qualificações técnicas especiais e competências para o cargo.
	
	
	
	Os itens I e II estão corretos
	
	
	Os itens II e III estão corretos 
 
	
	
	Apenas o item I está correto
	
	
	Os itens I e III estão corretos 
	
	
	Os itens I, II e III estão corretos 
	
Explicação:
A Dominação carismática está baseada na autoridade de uma única pessoa. O poder de comando é exercido por um líder, um profeta, um herói ou um demagogo, que comprove possuir carisma em virtude de poderes mágicos, revelações, heroísmos, ou outros dons extraordinários. As pessoas que obedecem a tais líderes são discípulos ou seguidores que acreditam em suas qualidades extraordinárias, mas do que em regras estipuladas ou na dignidade de uma posição santificada pela tradição. Sob o domínio de um líder carismático, os funcionários são selecionados em termos de seu próprio carisma e sua devoção pessoal e não por causa de qualificações especiais, seu status ou dependência pessoal. Esses ¿funcionários discípulos¿ dificilmente constituem uma organização tudo
depende do julgamento do líder que analisa caso por caso. Portanto nesta dominação os seguidores são, discípulos, ou mesmo fãs, mas não súditos. Súditos e seguidores estão relacionados a dominação tradicional.
	
	
	
	 
		
	
		8.
		O Iluminismo foi um movimento intelectual que rompeu definitivamente com qualquer herança medieval e buscava compreender a sociedade e suas relações como fenômenos sujeitos a leis naturais. Essa nova visão possibilitou a construção de modelos sociais, políticos e econômicos centrados na ideia do Estado como um "contrato social"
	
	
	
	Este contrato social permitiria aos homens passar de um "estado de anomia" - em que predominava a barbárie - para um "estado de submissão" - em que predominam as leis.
 
	
	
	Este contrato social permitiria aos homens passar de um "estado de inocência" - em que predominava a bondade- para um "estado da maturidade" - em que predominava a barbárie.
	
	
	Este contrato social permitiria aos homens passar de um "estado de barbárie" - em que predominava o tribalismo- para um "estado civil" - em que predominam as leis.
 
	
	
	Este contrato social permitiria aos homens passar de um "estado de natureza" - em que predominava a barbárie - para um "estado civil" - em que predominam as leis.
	
	
	 Este contrato social permitiria aos homens passar de um "estado real" - em que predominava a barbárie - para um "estado civil" - em que predominam as utopias.
	
Explicação:
Jean Jacques Rousseau (1712-1778), autor do livro O Contrato Social,  afirmava que o Estado é resultado de um acordo entre diversas pessoas. Este contrato social permitiria aos homens passar de um "estado de natureza" - em que predominava a barbárie - para um "estado civil" - em que predominam as leis.
	
	
		Aluno: DAIANE DA SILVA OLIVEIRA
	Matr.: 201803144386
	Disc.: FUND. FIL. SOCIOLOG 
	2020.2 (G) / EX
		Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu TESTE DE CONHECIMENTO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha.
Após responde cada questão, você terá acesso ao gabarito comentado e/ou à explicação da mesma. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
	
	 
		
	
		1.
		Qual dos seguintes estudiosos foi o criador da matriz filosófica chama Positivismo?
	
	
	
	Max Weber
	
	
	Émile Durkheim
	
	
	Maximilien Robespierre
	
	
	Augusto Comte
	
	
	Karl Marx
	
Explicação:
Auguste Comte é considerado o Pai da Sociologia, pois foi o fundador da teoria positivista, que traçou as bases do pensamento social científico.
	
	
	
	 
		
	
		2.
		1ª Questão: (1.0 PONTO) marque com um X a questão correta. Os problemas sociais são do interesse da Sociologia porque são fenômenos sociais, isto é, fatos passíveis de observação e, portanto, de explicação cientifica. Problemas sociológicos, que dizer os problemas de explicação teórica do que acontece na vida social. Neste sentido, tanto o funcionamento fluente da família quanto a sua desorganização entram no campo de interesse também da Sociologia. Neste sentido é correto afirmar que quanto ao objetivo da Sociologia. ( RODRIGUES, 2003)
	
	
	
	E ( ) Com a sociologia a ciência poderia avançar, sem o que permite o conhecimento cientifico, sendo este o diferencial de outras espécies de conhecimento.
	
	
	A ( ) É o Estudo objetivo das relações que surgem e se reproduzem, especificamente, com base na coexistência de diferentes pessoas ou grupos em uma sociedade mais ampla, bem como das instituições, normas, leis e valores conscientes ou inconscientes que essas relações tendem a gerar no seio do grupo.
	
	
	C ( ) Não possui como teoria cientifica a explicação de algum fenômeno, ou conjunto de fenômenos, ou conjunto de fenômenos, com base na observação, direta ou indireta, dos fatos que a confirmam.
	
	
	D ( ) Tem no conhecimento cientifico a predominância do método dedutivo, baseado na observação dos fatos, comportando, porém, o concurso da dedução quando se trata de áreas pouco ou nada investigadas, nas quais não é possível avançar senão através de hipóteses formuladas dedutivamente.
	
	
	B ( ) As doutrinas sociais se baseiam nas observações dos fatos, mas em ideias sobre como a realidade presumivelmente é, ou, principalmente como a realidade deve ser. De uma doutrina não se exige a sua demonstração pelos fatos.
	
	
	
	 
		
	
		3.
		Para Auguste Comte considerado por muitos como fundador da sociologia, entendia que as sociedades humanas, em sua busca de entendimento do mundo, passavam por fases evolutivas que comporiam a chamada Lei dos Três Estados, a respeito das quais é possível afirmar que:
I - No estado metafísico o pensamento era conduzido pela crença de que a sociedade se constituía como expressão da vontade divina.
II - No estado teológico, com a superação das explicações sobrenaturais, a sociedade passou a ser entendida em termos naturais, sob a égide da argumentação filosófica, condição esta que teria emergido por ocasião da Renascença.
 III - No estado positivo, balizado pelas descobertas e pelas realizações de Galileu, Copérnico, Newton, passou a verificar-se a aplicação de técnicas científicas ao mundo social. O esforço da sociologia seria de elaboração de leis gerais explicativas da sociedade.
Assinale, dentre as alternativas apresentadas abaixo, a que melhor reflete o resultado de sua análise:
	
	
	
	As afirmativas I e II estão corretas.
	
	
	As afirmativas II e III estão corretas.
	
	
	Somente a afirmativa II está correta.
	
	
	Somente a afirmativa I está correta.
	
	
	Somente a afirmativa III está correta.
		
	Gabarito
Comentado
	
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		4.
		Comte, em sua classificação das ciências, utilizou dois critérios, a generalidade e a complexidade. A este propósito podemos afirmar que:
	
	
	
	A matemática é a mais evoluída de todas pois tem o maior grau de generalidade.
	
	
	A Biologia é a mais evoluída de todas, pois tem o maior grau de generalidade.
	
	
	A Astronomia é a mais evoluída de todas, pois tem o maior grau de complexidade.
	
	
	A Física é a mais evoluída de todas, pois tem o maior grau de complexidade.
	
	
	A Sociologia é a mais evoluída de todas, pois tem o maior grau de complexidade.
		
	Gabarito
Comentado
	
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		5.
		Para Augusto Comte, uma das funções da Sociologia ou Física Social era encontrar leis sociais que conduzissem o progresso da humanidade. Sobre os estágios do progresso social discutidos pelo autor, é correto afirmar:
	
	
	
	O estágio mais simples é o mítico, seguido pelo teológico e pelo científico, que é o mais elaborado.
	
	
	O estágio teológico nega a existência de apenas uma explicação divina para os fenômenos naturais e sociais.
	
	
	O primeiro estágio do conhecimento é o metafísico, em que conceitos abstratos explicam o mundo.
	
	
	A Europa exemplificava uma sociedade em estado de desenvolvimento teológico.
	
	
	O positivismo é o estágio superior do progresso social, porque se sustenta nos métodos científicos.
	
	
	
	 
		
	
		6.
		Na segunda metade do século XIX, os países europeus que haviam realizado a Segunda Revolução Industrial, notadamente a Inglaterra, expandiram suas fronteiras para outros continentes em busca de novos fornecedores de matéria-prima e novos mercados consumidores. Essa expansão imperialista se deu principalmente em direção à:
	
	
	
	América do Norte e Ásia
	
	
	América do Sul e África
	
	
	Ásia e América do Sul
	
	
	África e América do Sul
	
	
	África e Ásia
		
	Gabarito
Comentado
	
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		7.
		O Darwinismo Social, numa analogia a teoria de Darwin, foi utilizado para explicar a evolução dos grupos sociais. Conforme esta teoria podemos afirmar:
Os grupos sociais demonstram-se não adaptados, lutando para sobreviver;
	
	
	Os grupos sociais se modificam independentemente do caráter biológico;
	
	
	os grupos sociais mostram-se evoluídos e sem aspectos a desenvolver.
	
	
	Os grupos sociais se modificam e se desenvolvem, saindo do estado inferior para alcançar o superior.
	
	
	Os grupos sociais mantêm-se os mesmos desde a Antiguidade;
		
	Gabarito
Comentado
	
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		8.
		A Sociologia passa a ter mais importância a partir de dois eventos que são a Revolução Francesa e a Revolução Industrial. Essas duas revoluções favoreceram:
	
	
	
	O surgimento das sociedades capitalistas
	
	
	O surgimento das sociedades tribais
	
	
	O surgimento das sociedades midiáticas
	
	
	O surgimento das sociedades intelectuais
	
	
	O surgimento das sociedades feudais
	 
		
		
	FUNDAMENTOS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS
	
		Lupa
	 
	Calc.
	
	
	 
	 
	 
	 
	
	CCJ0001_A6_201803144386_V1
	
	
	
	
		Aluno: DAIANE DA SILVA OLIVEIRA
	Matr.: 201803144386
	Disc.: FUND. FIL. SOCIOLOG 
	2020.2 (G) / EX
		Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu TESTE DE CONHECIMENTO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha.
Após responde cada questão, você terá acesso ao gabarito comentado e/ou à explicação da mesma. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
	
	 
		
	
		1.
		O conceito usado por Emile Durkheim para explicar a coesão social nas sociedades modernas e que contribui para o aumento das individualidades, é o de:
	
	
	
	sistema orgânico.
	
	
	solidariedade orgânica.
	
	
	norma social.
	
	
	solidariedade mecânica.
	
	
	cooperação social.
	
Explicação:
a solidariedade orgânica que é a do tipo que predomina nas sociedades ditas "modernas" ou "complexas" do ponto de vista da maior diferenciação individual e social (o conceito deve ser aplicado às sociedades capitalistas). Além de não compartilharem dos mesmos valores e crenças sociais, os interesses individuais são bastante distintos e a consciência de cada indivíduo é mais acentuada..
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		2.
		Segundo Cristina Costa: ¿toda teoria sociológica de Durkheim pretende demonstrar que os fatos sociais têm existência própria e independem daquilo que pensa e faz cada indivíduo em particular. Embora todos possuam sua consciência individual, seu modo próprio de se comportar e interpretar a vida, podem-se notar, no interior de qualquer grupo ou sociedade, formas padronizadas de conduta e pensamento.¿
Isto posto, marque a alternativa INCORRETA.
	
	
	
	A consciência coletiva, segundo Durkheim é um conjunto de regras fortes e estabelecidas que atribuem valor e delimitam os atos individuais.
	
	
	Segundo Durkheim, a consciência coletiva representa uma anomalia da sociedade, produzindo a divisão social.
	
	
	A consciencia coletiva, segundo Durkheim, era mais forte nas sociedades antigas.
	
	
	A consciência coletiva segundo Durkheim, é a forma moral vigente na sociedade.
	
	
	A consciência coletiva é o ¿tipo psíquico da sociedade¿ que não seria apenas o produto das consciências individuais, mas algo diferente, que se imporia aos indivíduos e perduraria através das gerações.
	
	
	
	 
		
	
		3.
		Leia com atenção as afirmativas: (I) O indivíduo é socializado porque, embora tenha sua individualidade, depende dos demais e, por isso, se sente parte de um todo. (II) Cada indivíduo possui uma consciência individual que sofre influência da consciência coletiva, que nada mais é que a combinação das consciências individuais de todos os homens ao mesmo tempo. (III) Dentro da perspectiva sociológica durkheimiana, a existência de uma sociedade só é possível a partir de um determinado grau de consenso entre seus membros constituintes: os indivíduos. (IV) A consciência coletiva seria responsável pela formação de nossos valores morais, e exerce uma pressão externa aos indivíduos no momento de suas escolhas. A soma da consciência individual com a consciência coletiva forma o ser social. Estão corretas as assertivas:
	
	
	
	I, II, IV
	
	
	I, III, IV
	
	
	III, IV
	
	
	II, III
	
	
	I, II, III, IV
	
	
	
	 
		
	
		4.
		Dentre os principais autores articuladores da Sociologia na sua fase inicial de desenvolvimento, é CORRETO citar os nomes de:
	
	
	
	Marx e Foucault
	
	
	Descartes e Marx
	
	
	Durkheim e Platão
	
	
	Aristóteles e Comte
	
	
	Comte e Durkheim
		
	Gabarito
Comentado
	
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		5.
		(UFMA) Os principais fatos histórico-sociais que propiciaram o surgimento da sociologia foram:
	
	
	
	d) a Revolução Mexicana e a Revolução Nicaraguense.
	
	
	b) a Revolução Industrial e a Revolução Francesa.
	
	
	e) a Revolução Cubana e a Revolução Chinesa.
	
	
	a) a Revolução dos cravos em Portugal e a Revolução Moçambicana.
	
	
	c) a Revolução Russa e a Revolução Chinesa.
	
Explicação:
A sociologia surgiu, na primeira metade do século XIX, sob o impacto da Revolução Industrial e da Revolução Francesa. As transformações econômicas, políticas e culturais suscitadas por esses acontecimentos criaram a impressão generalizada de que a Europa vivia o alvorecer de uma nova sociedade.
	
	
	
	 
		
	
		6.
		Anomia é um conceito:
	
	
	
	criado por Durkheim e significa ausência de leis e regras na sociedade.
	
	
	desenvolvido por Durkheim e significa a pressão da sociedade para o fato social se tornar normal.
	
	
	que explica as emoções da ação social afetiva de Weber.
	
	
	definidor da luta de classe para Marx.
	
	
	desenvolvido por Marx e significa uma falsa consciência produzida pelos especialistas no trabalho intelectual.
		
	Gabarito
Comentado
	
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		7.
		O objeto de investigação sociológico de Émile Durkheim (1858-1917) denomina-se fato social. Para Durkheim, o fato social representa as regras que regem o comportamento e as maneiras de se conduzir em sociedade. Considere as afirmativas abaixo quais as características do fato social para o autor.
	
	
	
	O fato social expressa o predomínio do ser individual sobre o ser social.
	
	
	Nenhuma das opções
	
	
	O fato social caracteriza-se por exercer um poder de coerção sobre as consciências individuais e é exterior ao indivíduo.
	
	
	O fato social é todo fenômeno que ocorre ocasionalmente na sociedade.
	
	
	O fato social analisa o indivíduo e seus sentimentos.
	
Explicação:
A Coercitividade é uma das características do Fato Social. Significa o poder de coerção do Fato Social sobre os indivíduos. O Fato Social é obrigatória, mas o desvio é possível e acompanhado de sanção. As outras dua características do Fato Social são a Generalidade e a Exterioridade.
	
	
	
	 
		
	
		8.
		Em uma de suas obras fundamentais, As regras do método sociológico, publicada em 1895, Durkheim definiu com clareza o objeto da sociologia: os fatos sociais. Durkheim distingue 3 características dos fatos sociais, a primeira delas é a coerção social. O grau de coerção dos fatos social se torna evidente pelas sanções a que o indivíduo estará sujeito quando tenta se rebelar contra elas. As sanções podem ser:
	
	
	
	Legais ou ilegais.
	
	
	Espontâneas ou individuais.
	
	
	Espontâneas ou ensaiadas.
	
	
	Legais ou espontâneas.
	
	
	Legais ou especiais.
	
Explicação:
Sanções Legais são aquelas decorrentes da Lei ou prevista em alguma norma.
Sanções Espontâneas são aquelas que independem de previsão legal, mas se revelam por meio do senso comum.
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
	 
	Não Respondida
	 
	 
	 Não Gravada
	 
	 
	Gravada
	
		Aluno: DAIANE DA SILVA OLIVEIRA
	Matr.:
201803144386
	Disc.: FUND. FIL. SOCIOLOG 
	2020.2 (G) / EX
		Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu TESTE DE CONHECIMENTO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha.
Após responde cada questão, você terá acesso ao gabarito comentado e/ou à explicação da mesma. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
	
	 
		
	
		1.
		Weber diz que só existe uma ação social quando o indivíduo a faz orientando-se pela ação de outros. Exemplo disto, é comemorar aniversários, seguir os mandamentos de uma religião, seguir a moda, etc..Neste caso, Weber se refere ao tipo de:
	
	
	
	ação social relativa a fins
	
	
	ação social tradicional
	
	
	ação social instrumental
	
	
	ação social afetiva
	
	
	ação social relativa a valores
		
	Gabarito
Comentado
	
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		2.
		O objeto da sociologia, por excelência, é a ação social. Tal concepção é atribuída a:
	
	
	
	Rousseau
	
	
	Karl Marx
	
	
	Max Weber
	
	
	Emile Durhkeim
	
	
	Gilberto Freire
	
Explicação:
A Ação Social é um conceito que Weber estabelece para as sociedades humanas e a essa ação só existe quando o indivíduo estabelece uma comunicação com os outros. Na visão de Weber, a função do sociólogo é compreender o sentido das ações sociais, e fazê-lo é encontrar os nexos causais que as determinam.  Assim, o objeto da Sociologia é uma realidade infinita e para analisá-la é preciso construir tipos ideais, que não existem de fato, mas que norteiam a referida análise.
	
	
	
	 
		
	
		3.
		O fenômeno da compra impulsiva virou objeto de estudo de muitos profissionais de marketing, por se tornar uma situação bastante comum que, na maioria dos casos, ocorre de forma inconsciente. Propagandas com apelo emocional ou que provoquem algum dos cinco sentidos são alguns dos artifícios utilizados pelas empresas para atrair clientes. https://www.ecommercebrasil.com.br/eblog/2014/05/21/
Como podemos interpretar a partir da teoria de Max Weber,  o tipo ideal ou puro de ação social das compras impulsivas?
	
	
	
	Tradicional
	
	
	Racional com relação a fins
	
	
	Carismática
	
	
	Afetiva
	
	
	Racional com relação a valor
		
	Gabarito
Comentado
	
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		4.
		Weber define três tipos puros de dominação como: racional-legal ou burocrática, dominação tradicional e a carismática. Sobre a dominação racional-legal ou burocrática podemos conceitua-la da seguinte forma:
	
	
	
	Repousa na crença das tradições, costumes que existem desde outros tempos. É a legitimidade na crença dos indivíduos nas ordens e poderes senhoriais tradicionais.
	
	
	É o tipo de dominação em que o poder é exercido segundo regras fixas de sucessão.
	
	
	É a autoridade exercida pelos mais velhos, em idade, sendo os melhores conhecedores da tradição sagrada.
	
	
	Pode ser caracterizada pelo seu caráter de tipo extraordinário e irracional. Dominação atribuída a um indivíduo que possui poderes ou qualidades sobrenaturais.
	
	
	É exercida dentro de um quadro administrativo composto de regras e leis escritas que devem ser seguidas por todos, não havendo privilégios pessoais.
	
	
	
	 
		
	
		5.
		Como Max Weber conceituou a ideia de ¿ação social¿?
	
	
	
	Uma ação social é toda ação que se configura em meio coletivo e sempre com um sentido político.
	
	
	Uma ação social é toda ação voltada para a remediação de problemas sociais.
	
	
	Uma ação social é toda ação tomada de forma coordenada e com outros sujeitos.
	
	
	Uma ação social é qualquer ação realizada por um sujeito em um meio social que possua um sentido determinado por seu autor.
	
	
	A ação social de Max Weber era voltada para o socorro dos mais necessidades
	
Explicação: A resposta correta é a letra ¿D¿. O conceito de ¿ação social¿ é concebido por Weber como qualquer ação realizada por um sujeito em um meio social que possua um sentido determinado por seu autor. Em outras palavras, uma ação social constitui-se como ação que parte da intenção de seu autor em relação à resposta que deseja de seu interlocutor.
	
	
	
	 
		
	
		6.
		O método compreensivo weberiano de pesquisa é considerado antipositivista, e, uma consequência a crítica de Weber a limitação da teoria maxista as questões econômicas. Desta forma Max Weber constrói uma nova metodologia de psquisa que busca a :
	
	
	
	diagnosticar a hierarquia na sociedade e realizar intervenções.
	
	
	a liberdade na construção teórica
	
	
	a formação de modelos padronizados para garantir a ordem social
	
	
	a interpretação subjetiva do pesquisador
	
	
	a interpretaçãoe assim o sentido das ações sociais
	
	
	
	 
		
	
		7.
		Considere o texto abaixo no que se refere a teoria da ação social de Max Weber:
"Nos países ricos, os consumidores cada vez mais rechaçam a importação de bens e serviços de instituições que não cuidam do meio ambiente. Na globalização, vai ficando claro que agredir o meio ambiente é escândalo mundial em tempo real. Por isso, empresas e governos buscam meios de se garantir nessas questões. O desrespeito ambiental gera consequências jurídicas e econômicas. Está se tornando crime passível de apreciação - e sanção - internacional."
Segundo Weber, a ação social é uma ação com um sentido gerada por uma motivação. Neste sentido, a ação social dos consumidores expressa no texto, compreende ...
	
	
	
	o comportamento a que o agente se entrega em função de um fim que se quer alcançar.
	
	
	o comportamento a que o agente se entrega em função de um forte sentimento de amor, raiva, ódio ou vingança.
	
	
	o comportamento a que o agente se entrega em função de uma causa política, ética, moral ou religiosa.
	
	
	o comportamento a que o ator se entrega com a finalidade de projeção pessoal.
	
	
	o comportamento a que o agente se entrega em função de um costume enraizado em sua cultura.
		
	Gabarito
Comentado
	
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		8.
		Sobre a teoria do conhecimento weberiana assinale a única alternativa correta:
	
	
	
	Weber defendia que a sociologia deveria ter o mesmo grau de objetividade das ciências naturais.
	
	
	A construção teórica de tipos ideais se aproxima da teoria positivista.
	
	
	Weber procurou negar qualquer tipo de subjetividade nas Ciências Sociais.
	
	
	Weber afirma a possibilidade de um conhecimento absoluto, livre de quaisquer pressupostos, capaz de definir de modo completamente neutro qual a verdade absoluta.
	
	
	O modelo teórico weberiano procura valorizar a interpretação do sociólogo na análise das ações sociais, por isso seu método é identificado como método compreensivo.
	
Explicação:
A Sociologia compreensiva de Max Weber representou grandes avanços para o conhecimento  sociológico. O valor de seu trabalho é inestimável, de forma que grande parte dos trabalhos que investigam fenômenos recentes busca auxílio em suas obras.
	
	
	
		DAIANE DA SILVA OLIVEIRA
	Matr.: 201803144386
	Disc.: FUND. FIL. SOCIOLOG 
	2020.2 (G) / EX
		Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu TESTE DE CONHECIMENTO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha.
Após responde cada questão, você terá acesso ao gabarito comentado e/ou à explicação da mesma. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
	
	 
		
	
		1.
		Para Karl Marx, a mais-valia resulta:
	
	
	
	do confisco revolucionário feito pelos patrões sobre o patrimônio dos trabalhadores assalariados.
	
	
	da diferença entre o preço pago pela força de trabalho e o valor produzido por ela durante o processo produtivo;
	
	
	da sistemática expropriação
econômica dos trabalhadores pelos meios de produção;
	
	
	da diferença entre o preço do salário e o valor total dos insumos e mercadorias circulantes em um mercado específico;
	
	
	da exploração direta do excedente de valor, pelo capitalista, sobre os filhos e esposas da classe trabalhadora;
	
Explicação:
A mais valia é o trabalho ou tempo de trabalho (mais valia absoluta) ou intensidade de trabalho (mais valia relativa) efetivamente realizado pelo trabalhador, mas não remunerado a este dentro do processo produtivo.
O próprio Marx define a mais-valia como a apropriação, pelo capitalista, do trabalho excedente na produção de produtos com valor de troca.
	
	
	
	 
		
	
		2.
		De acordo com Maria Lúcia de Arruda Aranha e M. Helena Pires Martins, em Introdução à Filosofia (São Paulo, Ed. Moderna, Filosofando, 1993), a luta de classes é o confronto entre duas classes antagônicas quando lutam por seus interesses de classe.Na visão marxista, no modo de produção capitalista, a relação antagônica se faz entre:
	
	
	
	O Colono, que é o detentor dos meios de produção, do capital e o burguês que nada possui e só vive porque vende sua força de trabalho.
	
	
	O burguês, que é o detentor dos meios de produção, do capital e o escravo que nada possui e só vive porque vende sua força de trabalho.
	
	
	O proletariado , que é o detentor dos meios de produção, do capital e o colono que nada possui e só vive porque vende sua força de trabalho.
	
	
	O proletariado, que é o detentor dos meios de produção, do capital e o burguês que nada possui e só vive porque vende sua força de trabalho.
	
	
	O burguês, que é o detentor dos meios de produção, do capital e o proletariado que nada possui e só vive porque vende sua força de trabalho.
	
	
	
	 
		
	
		3.
		A estrutura social da sociedade capitalista está dividida em classes. A apropriação econômica é o principal definidor da estratificação social, assinale a alternativa que apresenta às principais características da sociedade capitalista.
	
	
	
	feudo, mais-valia, escravos.
	
	
	salário, mercadoria, mais-valia.
	
	
	ócio, comércio, mais-valia.
	
	
	solidariedade mecânica, alienação e corporações de ofício.
	
	
	mercadoria, renda fundiária, servos.
	
	
	
	 
		
	
		4.
		Sobre o trabalho no capitalismo, segundo a teoria de Karl Marx (1818-1883), é correto afirmar:
	
	
	
	O trabalho é remunerado.
	
	
	O trabalho é voluntario.
	
	
	O trabalho é patriarcal.
	
	
	O trabalho é escravo.
	
	
	O trabalho é servil.
		
	Gabarito
Comentado
	
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		5.
		"Não é a consciência dos homens que determina o seu ser; é o seu ser social que, inversamente, determina a sua consciência." MARX. Contribuição à crítica da economia política. São Paulo: Martins Fontes, 1977, p. 23.
 Com relação ao trecho acima, assinale a única alternativa correta:
	
	
	
	O modo de produção da vida material condiciona o desenvolvimento da vida social, política e intelectual em geral.
	
	
	Na produção social de sua existência, a consciência dos homens não se altera ao longo do processo histórico, apenas as relações de produção
	
	
	Trata-se do princípio da dialética que é fundamental para a perspectiva da história na teoria de Marx
	
	
	A transformação da base econômica não altera a esfera da superestrutura
	
	
	A infraestrutura ou base material é determinada pelas ideologias
	
Explicação:
Para Marx, na produção social da sua existência, os homens estabelecem relações determinadas, necessárias, e independentes da sua vontade, relações de produção que correspondem a um determinado grau de desenvolvimento das forças produtivas materiais. Sendo que o conjunto dessas relações de produção constitui a estrutura econômica da sociedade, a base concreta sobre a qual se eleva uma superestrutura jurídica e política e à qual correspondem determinadas formas de consciência social.
		
	Gabarito
Comentado
	
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		6.
		O lucro capitalista está ligado a qual dos conceitos a seguir?
	
	
	
	esta ligado às formas de governo: democracia ou autocracia
	
	
	tipos ideais de acumulação
	
	
	está ligado ao formato do estados: repúblicas ou monarquias
	
	
	menos-valia abstrata e concreta
	
	
	mais-valia absoluta e relativa
	
Explicação:
A Mais Valia é o trabalho expropriado do trabalhador na produção, ou seja, trabalho não pago.
	
	
	
	 
		
	
		7.
		Karl Max não era apenas um pensador, era também um militante político que pretendia colocar suas ideias em prática para transformar a realidade social. Ele acreditava que não bastava somente conhecer e interpretar a realidade, há que transformá-la. Nesse sentido, Marx: 1 - Pretende ver a realidade como ela é, dissecando-a e reconstruindo-a conceitualmente para entendê-la; 2- Parte de uma concepção metodológica definida como materialismo histórico; No que se refere o pensamento de Max.
	
	
	
	Somente a primeira perspectiva está correta.
	
	
	Ambas opções estão corretas.
	
	
	Seu pensamento não é materialista.
	
	
	Ambas estão erradas.
	
	
	Somente a segunda perspectiva está correta.
		
	Gabarito
Comentado
	
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		8.
		O homem, reduzido a gestos mecânicos, tornado esquizofrênico pelo parcelamento das tarefas, foi retratado em Tempos Modernos, filme clássico de Charles Chaplin. Que conceito marxista é o mais apropriado à análise desta situação social:
	
	
	
	Anomia
	
	
	Ação social
	
	
	Alienação
	
	
	Ordem social
	
	
	Práxis
	
Explicação:
Marx chamou de "alienação" a condição onde o trabalho ao invés de ser instrumento para a realização plena do homem e de sua condição de humano torna-se, pelo contrário, um instrumento de escravização, acabando por desumanizá-lo, tendo sua vida e seu próprio valor medidos pelo seu poder de acumular e possuir.
  
		
	Gabarito
Comentado
	
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	
		Aluno: DAIANE DA SILVA OLIVEIRA
	Matr.: 201803144386
	Disc.: FUND. FIL. SOCIOLOG 
	2020.2 (G) / EX
		Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu TESTE DE CONHECIMENTO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha.
Após responde cada questão, você terá acesso ao gabarito comentado e/ou à explicação da mesma. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
	
	 
		
	
		1.
		FUNERAL DE UM LAVRADOR Esta cova em que estás Com palmos medidos É a conta menor Que tiraste em vida É de bom tamanho Nem largo nem fundo É a parte que te cabe Deste latifúndio Não é cova grande É cova medida É a terra que querias Ver dividida (...) (João Cabral de Mello Neto). O texto acima é um trecho da obra MORTE E VIDA SEVERINA; ele nos fala de vários problemas sociais que permanecem no campo, mesmo com o considerável desenvolvimento econômico que o Brasil experimentou nos últimos anos. Marque a alternativa que representa um desses problemas que afetam a vida rural brasileira:
	
	
	
	A redução da desigualdade social, que se dá de forma homogênea em todo o país.
	
	
	A má distribuição das terras, que não gera violência nas áreas rurais do Brasil.
	
	
	O respeito aos direitos dos homens que trabalham no campo.
	
	
	A má distribuição das terras no país, que gera uma série de conflitos no campo.
	
	
	A equitativa distribuição das terras no país, que permite reduzir a desigualdade no campo.
		
	Gabarito
Comentado
	
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		2.
		O ato de restringir a certos indivíduos oportunidades ou privilégios que estão disponíveis para outros indivíduos, fazendo uma distinção de certas pessoas, de modo a levá-las à exclusão ou à marginalização,
chama-se:
	
	
	
	Todas as alternativas são incorretas.
	
	
	segregação.
	
	
	reclusão.
	
	
	preconceito.
	
	
	discriminação.
	
	
	
	 
		
	
		3.
		"O homem se tornou lobo para o homem, porque a meta do desenvolvimento industrial está concentrada num objeto e não no ser humano. A tecnologia e a própria ciência não respeitam valores éticos e, por isso, não tiveram respeito algum com o humanismo, para a convivência e para o sentido mesmo da existência. Na própria política, o que contou no pós-guerra foi o êxito econômico e, muito pouco, a justiça social e o cultivo da verdadeira imagem do homem. Fomos vítimas da ganância e da máquina. Das cifras. E, assim, perdemos o sentido autêntico da confiança, da fé, do amor. As máquinas andaram por cima da plantinha sempre tenra da esperança. E foi o caos. De acordo com o texto, pode-se afirmar que:
	
	
	
	A confiança, a fé, a ganância e o amor se impõem para uma convivência possível.
	
	
	A industrialização, embora respeite os valores éticos, não visa o homem.
	
	
	A política do pós-guerra eliminou totalmente a esperança entre os homens.
	
	
	O desenvolvimento tecnológico e científico não respeitou o humanismo.
	
	
	O sentido da existência encontra-se instalado no êxito econômico e no conforto.
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		4.
		Um carro esportivo é financiado pelo Japão, projetado na Itália e montado em Indiana, México e França, usando os mais avançados componentes eletrônicos, que foram inventados em Nova Jérsei e fabricados na Coréia. A campanha publicitária é desenvolvida na Inglaterra, filmada no Canadá, a edição e as cópias, feitas em Nova York para serem veiculadas no mundo todo. Teias globais disfarçam-se com o uniforme nacional que lhes for mais conveniente. A viabilidade do processo de produção ilustrado pelo texto pressupões o uso de:
	
	
	
	c) controle estatal e infraestrutura consolidada
	
	
	e) gestão centralizada e protecionismo econômico
	
	
	d) organização em rede e tecnologia de informação
	
	
	a) linhas de montagem e formação de estoques
	
	
	b) empresas burocráticas e mão de obra barata
	
Explicação:
A sociedade contemporânea tem se caracterizado pelo processo de globalização. Este por sua vez, só é possível, nos termos atuais, graças as novas tecnologias de informação e ao sistema de redes, que permitem a intensificação dos contatos sociais , responsáveis pelos fluxos (culturais, econômicos-produtivos, políticos e etc) entre os atores em cena. A globalização atual é baseada na alta tecnologia da informação e no sistema de rede entre os atores internacionais (paíse, corporações e indivíduos).
	
	
	
	 
		
	
		5.
		Anthonny Giddens foi um dos principais estudiosos sobre a globalização e suas consequências. Segundo ele: ¿A intensificação de relações sociais mundiais que unem localidades distantes de tal modo que os acontecimentos locais são condicionados por eventos que acontecem a muitas milhas de distância e vice-versa¿
 
	
	
	
	Esta frase está errada porque, na globalização, os países não são imapctados pelos acontecimentos que ocorrem em outros países
 
 
	
	
	Esta frase está errada porque a globalização é visto apenas sobre a ótica econômica e não tem impactos sob as relações sociais
 
	
	
	Esta frase está correta
	
	
	Esta frase está errada porque, na globalização, os acontecimentos locais são condicionados por eventos que acontecem distantes, mas o contrário não ocorre
 
 
	
	
	Esta frase está errada porque a globalização não intensificou as relações socais
 
	
Explicação:
A frase acima pertence a Anthony Giddens e não apresenta erros
	
	
	
	 
		
	
		6.
		A __________________ é uma ação política, pautada em leis ou normas, que tem como objetivo manter à distância, em espaços próprios que lhes são reservados, determinados indivíduos ou grupos considerados indesejados ou inferiores. Para isso, são estabelecidas fronteiras espaciais ou sociais que aumentam as desvantagens entre grupos discriminados.
	
	
	
	Segregação
	
	
	Antiglobalização
	
	
	Nacionalidade
	
	
	Cultura
	
	
	Etnia
	
Explicação:
O Conceito que se aplica a esta premissa é da segregação urbana, que também   é considerada como segregação sócio espacial. Este termo indica marginalização de determinadas pessoas ou grupos sociais por fatores econômicos, culturais, históricos e até raciais no espaço das cidades.
 
	
	
	
	 
		
	
		7.
		No final do século XX e em razão dos avanços da ciência, produziu-se um sistema presidido pelas técnicas da informação, que passaram a exercer um papel de elo entre as demais, unindo-as e assegurando ao novo sistema uma presença planetária. Um mercado que utiliza esse sistema de técnicas avançadas resulta nessa globalização perversa.
(SANTOS, M. Por uma outra globalização. Rio de Janeiro: Record, 2008 (adaptado).
Uma consequência para o setor produtivo e outra para o mundo do trabalho advindas das transformações citadas no texto estão presentes, respectivamente, em:
	
	
	
	d) Concentração das áreas manufatureiras e redução da jornada semanal.
	
	
	a) Eliminação das vantagens locacionais e ampliação da legislação laboral.
	
	
	b) Limitação dos fluxos logísticos e fortalecimento de associações sindicais.
	
	
	e) Automatização dos processos fabris e aumento dos níveis de desemprego.
	
	
	c) Diminuição dos investimentos industriais e desvalorização dos postos qualificados.
	
Explicação:
O debate é bastante controverso, mas vários cientistas sociais defendem que a globalização proporcionada, especialmente, pela ampliação das tecnologias de base microeletrônica, possibilitaram a ampliação da automação industrial, o uso intensivo das tecnologias da informação e comunicação, causando, dentre outras coisas, o desemprego em vários segmentos do setor produtivo.
	
	
	
	 
		
	
		8.
		Leia o texto a seguir:
Como argumentaram com muita propriedade diversos críticos da tradição sociológica [...] As nações e os estados nacionais não interagem simplesmente entre si; sob as condições modernas, eles formam "ou tendem a formar" um mundo, isto é, um contexto global com os seus próprios processos e mecanismos de integração. A forma nacional de integração, dessa forma, desenvolve-se e funciona em conexão íntima e num conflito mais ou menos acentuado com a forma global. [...] Para apreender a sua relevância em relação à análise do nacionalismo, é necessário ter em mente que a globalização de modo algum é sinônimo de homogeneização [...]. Pelo contrário, ela deve ser entendida como uma nova estrutura de diferenciação. (ARNASON, J. P. Nacionalismo, globalização e modernidade, In: FEATHERSTONE, M. (Org.)
De acordo com o texto, é correto afirmar:
	
	
	
	Apesar da resistência dos Estados Nacionais, a globalização resulta em homogeneização severa em todos os países que atinge.
	
	
	Os Estados Nacionais possuem total autonomia quanto à globalização, por isso não sofrem reflexos deste processo, garantindo a homogeneidade, a simetria e unidade contra as distinções.
	
	
	A globalização é um processo que atinge e subverte todos os Estados Nacionais, que tendem ao desaparecimento com construção política moderna de regulação das relações sociais locais.
	
	
	Inexiste relação direta entre globalização e Estados Nacionais, pois, estes últimos se preservam por meio de mecanismos de defesa autóctones e totalitários.
	
	
	Em virtude da presença dos Estados Nacionais, a tendência de homogeneização própria à globalização deve ser relativizada, pois muitas vezes, ao invés de uma homogeneização, ela acaba por promover novas formas de diferenciação.
		
	Gabarito
Comentado
	
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
	 
	Não Respondida
	 
	 
	 Não Gravada
	 
	 
	Gravada
	
		Aluno: DAIANE DA SILVA OLIVEIRA
	Matr.: 201803144386
	Disc.: FUND. FIL. SOCIOLOG 
	2020.2 (G) / EX
		Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu TESTE DE CONHECIMENTO!

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando