Buscar

avaliando administrativo 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

5
	4
	3
	2
	1
	          Questão
	Acerto: 0,1  / 0,1
	
	Dispõe o artigo 173 caput, da Constituição Federal que, ¿ressalvados os casos previstos nesta Constituição, a exploração direta de atividade econômica pelo Estado só permitida quando necessária aos imperativos da segurança nacional ou relevante interesse coletivo, conforme definido em lei. Assim, a sociedade de economia mista e as empresas públicas que explorem atividade econômica dentre outras situações:
	
	
	
	detêm juízo privativo e gozam do privilégio de isenção tributária relativa aos postos estaduais e municipais;
	
	não se sujeitam às normas que dispõem sobre o procedimento licitatório no âmbito da Administração Pública Federal;
	
	gozam de privilégios fiscais não extensivos às empresas do setor privado, que integram o denominado terceiro setor;
	 Certo
	sujeitam-se ao regime jurídico próprio das empresas privadas, inclusive quanto ao direitos e obrigações civis, comerciais, trabalhistas e tributários.
	
	responderão de forma objetiva pelos danos que seus agentes, nessa qualidade causarem a terceiros, assegurado o direito de regresso contra o responsável nos casos de dolo ou culpa;
	Respondido em 05/06/2020 19:59:37
	
Compare com a sua resposta: Resposta Sugerida: Tratando-se a questão de alteração de contrato administrativo que excede, em valor, os limites preestabelecidos pela Lei no 8.666/93, em vista de uma situação imprevista quando das escavações de terreno para a construção de uma barragem, imperioso se faz lembrar que a mutabilidade é da própria natureza do contrato administrativo, é inerente a ele. Pode-se dizer que, faltando a prerrogativa, ou melhor, o dever-poder da Administração para instabilizar o vínculo, mediante alteração ou rescisão unilateral, não existe contrato administrativo. É de se ver que tal prerrogativa não decorre de uma condição de superioridade própria da Administração em relação ao contratado, mas senão de sua condição de curadora dos interesses públicos primários, também denominados interesse coletivos primários. É a supremacia do interesse público e a indisponibilidade deles que fundamenta a existência do contrato administrativo e do seu traço distintivo: a mutabilidade. E é o que se deduz do art. 58, I, da Lei no 8.666/93, in verbis: Art. 58. O regime jurídico dos contratos administrativos instituído por esta Lei confere à Administração, em relação a eles, a prerrogativa de: I ¿ modificá-los, unilateralmente, para melhor adequação às finalidades de interesse público, respeitados os direitos do contratado.
	
	          Questão
	Acerto: 0,0  / 0,1
	
	(TJRJ ANALISTA JUDICIÁRIO 2008) Maria, que é diretora não-empregada de uma sociedade de economia mista federal, com sede no estado do Rio de Janeiro, é a responsável pela área de contratos dessa empresa. Veiculou-se, na imprensa, que essa sociedade estaria firmando um contrato com o TJRJ. Tendo como referência a situação hipotética acima, assinale a opção correta acerca da administração direta e indireta.
	
	
	 Certo
	Eventual conflito judicial, no que se refere ao cumprimento do referido contrato, não havendo foro de eleição, deverá ser julgado pela justiça estadual.
	
	Maria será regida pela Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT).
	
	As sociedades de economia mista são criadas por lei específica, devendo registrar os seus atos constitutivos em cartório como forma de aquisição de personalidade jurídica.
	 Errado
	O TJRJ compõe a chamada administração pública direta, sendo um órgão independente.
	
	As sociedades de economia mista são imunes aos impostos.
	Respondido em 05/06/2020 20:00:22
	
Compare com a sua resposta: A) Sim. A utilização dos instrumentos de parcelamento e edificação compulsórios depende de previsão no plano diretor, tal como se depreende do Art. 182, § 4º, inciso I, da CRFB/88 OU do Art. 5º da Lei nº 10.257/01 (Estatuto da Cidade) OU do Art. 41, inciso III, da Lei nº 10.257/01 (Estatuto da Cidade). B) Sim. A gestão democrática das cidades constitui importante diretriz elencada no Art. 2º, inciso II, da Lei nº 10.257/01 (Estatuto da Cidade), a ser implementada por meio da participação popular, que é obrigatória no processo de elaboração do plano diretor, na forma do Art. 40, § 4º, da Lei nº 10.257/01 (Estatuto da Cidade).
	
	          Questão
	Acerto: 0,1  / 0,1
	
	(Adaptação OAB/FGV) Suponha que a Administração do Distrito Federal (DF) determinou que feirantes, ocupantes de área pública, deveriam ser transferidos para outro local que lhes fora destinado. A Administração fixou prazo para que se procedesse à transferência. Expirados todos os prazos fixados, foi dada ordem para que a Polícia Militar providenciasse a desocupação da área pública. Os ocupantes, em número de quinze, resistiram, usando paus e pedras, às tentativas de desocupação. A polícia, com um efetivo de 30 homens, usou de força para cumprir as ordens recebidas. Terminado o confronto, dois feirantes foram mortos e vários sofreram lesões corporais graves provocadas por tiros disparados pela polícia. Em face dessa atuação hipotética, assinale a opção correta:
	
	
	
	a atitude da polícia deve ser considerada lícita. A coercibilidade é uma das características do poder de polícia;
	
	somente à polícia judicial é lícito o uso da força.
	
	a atitude da polícia seria considerada lícita apenas se estivessem os policiais dando cumprimento a ordem judicial;
	 Certo
	a coercibilidade é característica do poder de polícia.
	
	o uso da força pela polícia será sempre considerado como violador de direitos e garantias individuais;
	Respondido em 05/06/2020 20:01:29
	
Compare com a sua resposta: Sim. Trata-se de dação em pagamento prevista na alínea ¿a¿ do art. 17 da Lei 8666/93. As exigências legais são: Manifestação do interesse Público justificado; Avaliação do imóvel; Autorização Legislativa (específica para dação em Pagamento); o bem público tem que ser dominical.
	
	          Questão
	Acerto: 0,1  / 0,1
	
	Não é elemento do ato administrativo
	
	
	
	finalidade
	
	competência
	
	objeto
	
	forma
	 Certo
	culpa
	Respondido em 05/06/2020 20:02:25
	
Compare com a sua resposta: A alegação de usurpação da competência legislativa da união está incorreta, visto que o artigo 22, inciso XXVII, afirma que é de competência da união legislar sobre REGRAS GERAIS de licitação, cabendo a cada Estado membro, através de seus poderes legislativos, criarem Leis observando a regra geral insculpida na Lei 8.666.
	
	          Questão
	Acerto: 0,0  / 0,1
	
	Marque a alternativa correta:
	
	
	
	A empresa pública tem capital público que pode ser dividido em unisubjetivo e plurisubjetivo e este último pode ser constituído apenas da Administração direta;
	
	A sociedade de economia mista tem capital misto que pode ser dividido em unisubjetivo e plurisubjetivo e este último pode ser constituído apenas da Administração direta;
	 Errado
	A sociedade de economia mista tem capital misto que pode ser dividido em unisubjetivo e plurisubjetivo e este último pode ser constituído apenas da Administração indireta;
	
	A empresa pública tem capital público que pode ser dividido em unisubjetivo e plurisubjetivo e este último pode ser constituído apenas da Administração indireta;
	 Certo
	A empresa pública tem capital público que pode ser dividido em unisubjetivo e plurisubjetivo, e este último pode ser constituído pela Administração direta e indireta;

Outros materiais