Buscar

Contabilidade resumo

Prévia do material em texto

· Subscrição = Promessa (compromisso assumido por escrito, pelo qual alguém promete contribuir com determinada quantia para empresa,).
· Total de credito igual a debito (correspondem um ou mais débitos e um ou mais créditos, sendo que a soma dos créditos será igual à soma dos débitos correspondentes. Se uma conta possuir mais débitos que créditos, terá saldo devedor, e se possuir mais créditos que débitos, terão saldo credor).
· Capital a integralizar (AIT) - Capital a integralizar é a parte do capital da empresa que ainda não é parte efetiva do seu caixa, tendo sido prometida pelo acionista ou quotista do empreendimento. ... Dessa forma, o capital a integralizar deve ser descrito no balanço de abertura da empresa, pois será ele quem dará origem ao patrimônio da sociedade.
· Capital Social - O capital social é o poder financeiro de uma empresa, o montante investido pelos sócios quando o negócio ainda estava no início de suas atividades. Quando você ouve dizer que uma companhia vale determinada quantia de dinheiro, saiba que parte desse valor é diretamente ligado ao capital social.
· Integração de capital - O capital social subscrito diz respeito a um determinado valor que cada um dos sócios assume que colocará na empresa que estão constituindo juntos. Estes recursos passam a ser chamados de capital social integralizado no momento em que deixam de ser uma promessa e são concretamente investidos no negócio.
· Aquisição – Adquirindo vai entrar no ativo é bem que adquiriu. (ato, processo ou efeito de adquirir, de tomar posse de algo.). 
· Se é um pagamento a vista vai pro caixa (Se foi em dinheiro saiu do caixa, se for em cheque sai do banco)
· PL – Patrimônio liquido - O patrimônio líquido ou capital próprio representa os valores que os sócios ou acionistas têm na empresa em um determinado momento. (O valor final da conta)
· Ativo – Conjunto de bens e direitos (Lado esquerdo) 
· Passivo – Corresponde ao saldo das obrigações devidas (O passivo é a coluna da direita num balanço patrimonial)
· Banco movimento – Conta corrente - (É um demonstrativo de transações financeiras e que serve para controle de operações monetárias ou transações comerciais de um determinado período). 
· Depósito – Entrou dinheiro na conta corrente. (Banco)
· Compra de mercadoria – (Bens de revenda, “Estoque”).
· Cheque – Tirar do banco ( Saiu do banco) ( Lado passivo – Direito) 
· Razonete – Serve para saber que conta estamos mexendo na contabilidade.
· Notas Promissórias – Á pagar (Passivo) 10x2. 600 = 2600 (A nota promissória é um título executivo extrajudicial, através do qual o devedor assume a obrigação de pagar determinado valor ao credor, dentro de um prazo estipulado entre eles).
· (Total de ativo/ Igual ao total de passivo) - O total ativo e passivo são iguais porque, da mesma forma que existe um débito e um crédito que se igualam nas movimentações contábeis, o total ativo e passivo também devem se igualar. No Ativo, temos contas de Saldo Devedor e no Passivo temos Saldo Credor.
· Juros e Despesa - Juros é cobrado como remuneração pelo empréstimo de dinheiro, ou pela postergação do recebimento. Despesas Bancarias são as taxas cobradas pelo banco pela manutenção da conta, e a custas bancarias normalmente são cobradas pela abertura de cadastro, ou um evento específico.
· Duplicatas - Duplicata é um título de crédito, pelo qual o comprador se obriga a pagar dentro do prazo a importância representada na fatura.
· CMV – Custo de mercadorias vendido – É um cálculo que aponta resultados, sem necessariamente mensurar a quantidade de produto ou matéria-prima. Além disso, o indicador não costuma aparecer no balanço patrimonial. Por outro lado, o estoque costuma ser considerado no relatório e é classificado como ativo.
· DRE (Demonstração de Resultados do Período)

Continue navegando