Buscar

CASO - DIREITO ADM

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

DIREITO ADMINISTRATIVO I
CASO 6
O Governador do Estado Y criticou, por meio da imprensa, o Diretor-Presidente da Agência Reguladora de Serviços Delegados de Transportes do Estado, autarquia estadual criada pela Lei nº 1.234, alegando que aquela entidade, ao aplicar multas às empresas concessionárias por supostas falhas na prestação do serviço, "não estimula o empresário a investir no Estado". Ainda, por essa razão, o Governador ameaçou, também pela imprensa, substituir o Diretor-Presidente da agência antes de expirado o prazo do mandato daquele dirigente.
Considerando o exposto, assinale a afirmativa correta.
	A)
	A adoção do mandato fixo para os dirigentes de agências reguladoras contribui para a necessária autonomia da entidade, impedindo a livre exoneração pelo chefe do Poder Executivo.
Correta:
O mandato fixo dos dirigentes das Agências Reguladoras, também nominadas de Agências Controladoras, são verdadeiras autarquias em regime especial, característica que impede a exoneração “ad nutum” dos dirigentes, ou seja, a livre exoneração pelo chefe do Executivo.
	 
	 
	B)
	A agência reguladora, como órgão da Administração Direta, submete-se ao poder disciplinar do chefe do Poder Executivo estadual.
	 
	 
Incorreta:
As agências reguladoras, ao lado das executivas, compõem uma nova forma de estrutura e qualificação na Administração Pública. São órgãos unidades desprovidas de personalidade jurídica, autarquias em regime especial, pessoas jurídicas de Direito Público, integrantes da Administração Indireta.
	C)
	A agência reguladora possui personalidade jurídica própria, mas está sujeita, obrigatoriamente, ao poder hierárquico do chefe do Poder Executivo.
Incorreta:
As agências são autarquias, ou seja, fruto do processo de descentralização administrativa, e, por este motivo, integrantes da Administração Indireta. E entre as Administrações Direta e Indireta não há hierarquia, somente um controle finalístico ou vinculação.
	 
	 
	D)
	Ainda que os dirigentes da agência reguladora exerçam mandato fixo, pode o chefe do Poder Executivo exonerá-los, por razões políticas não ligadas ao interesse público, caso discorde das decisões tomadas pela entidade.
Incorreta:
O chefe do Executivo não poderá exonerar mandato fixo, porque este impede a exoneração a qualquer tempo. Para que haja a exoneração de ofício, existe a necessidade de contraditório e de ampla defesa.

Outros materiais