Buscar

Eclusas: Funcionamento e Contribuição para o Transporte de Cargas

Prévia do material em texto

Curso: Engenharia de Produção – Fenômenos de Transporte
Campus: Mooca
1 O que é uma eclusa?
Eclusa é uma obra de engenharia hidráulica que permite que embarcações subam ou desçam os rios ou mares em locais onde há desníveis (barragem, quedas de água ou corredeiras).
2. Como é seu princípio de funcionamento?
Eclusas funcionam como degraus ou elevadores para navios: há duas comportas separando os dois níveis do curso d'água. Quando a embarcação precisa subir o rio ela entra na eclusa pelo lado jusante e permanece na câmara.
3. Quais as dificuldades que devem ser superadas no projeto para tornar um rio navegável?
As maiores dificuldades existentes para implantação das eclusas encontram-se no seu dimensionamento e na garantia da sua eficiência, ainda na fase de projeto. Itens que precisam ser analisados:
A segurança das embarcações em trânsito em uma eclusa pode ser traduzida, em termos dos riscos de colisões e de danificação dos materiais transportados e das embarcações.
A cavitação, encontrada nas eclusas, limitando o aumento de altura das eclusas.
Os servomecanismos das comportas das eclusas de navegação são responsáveis pelo controle de vazão nos circuitos de enchimento e esvaziamento da eclusa.
A perturbação da água no interior da câmara da eclusa provoca esforços adicionais nos cabos de amarração.
4. Como as eclusas podem contribuir para a melhoria do transporte de cargas no Brasil?
1. Redução no custo dos transportes.
O transporte de cargas, de grande volume e baixo valor agregado e a grandes distâncias, por meio de hidrovias, sem dúvida nenhuma reduz gastos com a logística de transporte. Exemplos: grãos (soja, milho, etc.) e minérios (ferro, manganês, etc.) – quadro 01 na página 25.
2. Redução do custo de manutenção de rodovias, já que temos hoje comboios de até, aproximadamente, 100 caminhões/contêineres – eles seriam retirados das estradas.
3. Menor risco de acidentes fatais.
4. Menor emissão de poluentes.
Ressaltamos a importância dos estudos desenvolvidos para utilizar os créditos de carbono com a retirada dos caminhões das estradas e conseqüente diminuição dos poluentes. Com os créditos obtidos pode-se investir mais em hidrovias.
5. Promoção do desenvolvimento socioeconômico nas regiões ribeirinhas.
6. Não há necessidade de desmatamento de áreas, já que a via navegável é natural.
7. Ganho de competitividade do produto nacional.
8. Maior eficiência energética no transporte de mesmo volume de carga – quadros 02 e 03 na página 25.
9. O transporte hidroviário é o que necessita de menos investimentos em infra-estrutura, além de possuir melhor resultado econômico quando comparado aos demais modelos.
5. Existem eclusas na sua região? Elas são muito ou pouco utilizadas? Você já viajou através de uma eclusa? Tem vontade?
Não conheço nenhuma. Sim ,um dia quem sabe.

Continue navegando