Buscar

5 ambiental

Prévia do material em texto

Qual documento ambiental é discutido numa audiência pública para o licenciamento de uma atividade poluidora?
	
	
	
	Estudo de Impacto Ambiental
	
	
	Relatório de Impacto Ambiental
	
	
	Plano de Controle Ambiental
	
	
	Relatório de Ações Ambientais
	
	
	Análise de Risco
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		2.
		A Avaliação de Impacto Ambiental (AIA) é um instrumento disciplinado na Política Nacional do Meio Ambiente (PNMA), Lei n. 6.938/81, artigo 9°, inciso III. A esse respeito, analise as afirmativas a seguir:
I - Trata-se de um instrumento amplo que visa assegurar o exame sistemático dos impactos ambientais de um determinado projeto e de suas alternativas viáveis.
II - Embora seja considerado um instrumento avançado, a AIA não abrange aŕeas urbanas, mas auxilia em atividades como mineração, produção rural e hidrelétricas.
III - A AIA desdobra-se em outros instrumentos, aplicados a situações e etapas específicas, tais como Estudo de Impacto Ambiental, o Plano de Controle Ambiental e o Estudo de Impacto de Vizinhança.
Assinale a alternativa correta:
	
	
	
	Estão corretas apenas I e II, pois o Plano de Controle Ambiental não pode ser considerado como parte da AIA.
 
	
	
	Estão corretas apenas I e III, pois a AIA pode abranger áreas urbanas, por meio inclusive do Estudo de Impacto de Vizinhança, por exemplo.
	
	
	Estão corretas apenas I e II, e II invalida III.
 
	
	
	Estão corretas apenas I e III, pois a AIA não se aplica também a projetos de hidrelétricas, caso em que outros tipos de estudos ambientais podem ser realizados.
 
	
	
	Estão corretas apenas II e III, pois a AIA não deve contemplar as alternativas viáveis de um projeto.
 
	
Explicação:
O aluno deve ter compreendido o contexto do direito ambiental abordado em aula para responder a questão e verificar o conteúdo online da aula 5, a partir da página 12, além de utilizar seus conhecimentos gerais, o que aponta o trecho do enunciado e o que aborda a disciplina a respeito da questão ambiental. 
As afirmativas II e III se contrariam.
Não abranger áreas urbanas feriria o próprio objetivo da PNMA, de modo que deve-se considerar tal afirmação falsa.
	
	
	
	 
		
	
		3.
		Qual é a licença ambiental que no procedimento administrativo licenciamento ambiental autoriza a operação da atividade ou empreendimento, após a verificação do efetivo cumprimento do que consta das licenças anteriores, com as medidas de controle ambiental e condicionantes determinados para a operação?
	
	
	
	Licença operacional.
	
	
	Licença de operação administrativa.
	
	
	Licença de operação.
	
	
	Licença prévia.
	
	
	Licença administrativa-operacional.
	
Explicação:
De acordo com o artigo 8, inciso III da Resolução CONAMA n. 237/97, trata-se da licença de operação.
	
	
	
	 
		
	
		4.
		A partir das disposições da Resolução 237/97 do CONAMA, o órgão ambiental estadual é competente para promover o licenciamento ambiental quando:
	
	
	
	apenas, cujos impactos ambientais diretos provenientes da atividade, ultrapassem os limites territoriais de um ou mais Municípios e quando delegada pela União.
	
	
	apenas referente às atividades localizadas ou desenvolvidas conjuntamente no Brasil e em país limítrofe; no mar territorial; na plataforma continental; na zona econômica exclusiva; em terras indígenas ou em unidades de conservação do domínio da União.
	
	
	apenas das atividades delegadas pelo IBAMA.
	
	
	apenas das atividades delegadas pela União e pelo município.
	
	
	das atividades localizadas ou desenvolvidas em mais de um Município, as atividades delegados pela União por instrumento legal ou convênio, dentre outras.
	
	
	
	 
		
	
		5.
		Licença Ambiental a ser concedida na fase de planejamento do empreendimento:
	
	
	
	Licença de Operação.
	
	
	Licença Prévia.
	
	
	Licença de Construção.
	
	
	Licença de Instalação.
	
	
	Planejamento Estratégico Ambiental.
		
	Gabarito
Comentado
	
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		6.
		Assinale a alternativa CORRETA sobre as Licenças Ambientais previstas na Resolução CONAMA 237
	
	
	
	A Licença de Instalação deverá ser concedida na fase preliminar do planejamento do empreendimento ou atividade, aprovando sua localização e concepção, atestando a viabilidade ambiental e estabelecendo os requisitos básicos e condicionantes a serem atendidos nas próximas fases de sua implantação
	
	
	A Licença Prévia autoriza a instalação do empreendimento ou atividade de acordo com as especificações constantes dos planos e programas, a serem aprovados, não incluindo as medidas de controle ambiental e demais condicionantes, da qual constituem motivo determinante.
	
	
	A Licença de Operação deverá ser concedida na fase operacional do planejamento do empreendimento ou atividade, aprovando sua localização e concepção, atestando a viabilidade ambiental e estabelecendo os requisitos básicos e condicionantes a serem atendidos, caso haja necessidade.
	
	
	Uma das modalidades de licença ambiental é a Licença de Operação, que é concedida após a apresentação dos documentos referentes a determinado empreendimento e de seu projeto de implementação e antes da licença de instalação.
	
	
	Licença Prévia, (LP), concedida na fase preliminar do planejamento do empreendimento ou atividade aprovando sua localização e concepção, atestando a viabilidade ambiental e estabelecendo os requisitos básicos e condicionantes a serem atendidos nas próximas fases de sua implementação
		
	Gabarito
Comentado
	
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		7.
		Não há que se falar em ilegalidade do ato quando a fiscalização ambiental é realizada dentro da lei vigente e a licença encontra-se vencida. Sob esse entendimento, a Terceira Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Mato Grosso manteve decisão que reconheceu a impossibilidade de um posto de combustível exercer suas atividades sem a devida licença de operação. O proprietário do posto pleiteava o afastamento das sanções de interdição do estabelecimento. Marque a resposta CORRETA em razão das licenças ambientais estudadas em nossas aulas.
	
	
	
	Cabe ao órgão ambiental local definir os critérios de exigibilidade, o detalhamento e os riscos de atividade potencialmente poluidora ou degradadora, de acordo com os critérios estabelecidos pelo CONAMA
	
	
	As atividades potencialmente poluidoras só podem receber a licença de instalação após audiência pública realizada no Ministério do Meio Ambiente sendo necessária a participação de dois terços dos conselheiros do CONAMA
	
	
	A Lei 6.938/81 - PNMA, em seu Art.10 estabelece que a construção, instalação, ampliação e funcionamento de estabelecimentos e atividades utilizadores de recursos ambientais, efetiva ou potencialmente poluidores ou capazes, sob qualquer forma, de causar degradação ambiental dependerão de prévio licenciamento ambiental
	
	
	Licença ambiental é o procedimento administrativo pelo qual o órgão ambiental competente licencia a localização, instalação, ampliação e operação de atividades e empreendimentos potencialmente poluidores ou de atividades que, sob qualquer forma, possam causar degradação ambiental.
	
	
	A Resolução CONAMA 001/86 e a Constituição Federal regulamentam os aspectos de licenciamento ambiental estabelecidos na Política Nacional de Meio Ambiente¿
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		8.
		A competência para licenciamento ambiental está disciplinada na Resolução nº 237/97 do CONAMA - Conselho Nacional do Meio Ambiente. Deve ser destacado, no que se refere ao licenciamento ambiental no plano federal, que a Lei Complementar nº. 140/2011 praticamente reproduziu o que já havia sido editado pela Resolução CONAMA nº 237/97. Considerando que determinada empresa dedicada à produção de energia elétrica pretende promover o licenciamento ambiental de empreendimento e atividade que envolva a utilização de material radioativo, para produção de energianuclear, em um determinado município localizado no Estado da Bahia, indique a correta competência para apreciar o pedido de licenciamento:
	
	
	
	Ao Estado da Bahia, por meio do órgão estadual de licenciamento ambiental, mediante parecer do IBAMA, pois a competência ambiental é concorrente.
	
	
	À União, por intermédio do IBAMA, mediante parecer da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), pois a competência é exclusiva da União.
	
	
	Aos órgãos municipal, estadual e federal, mediante parecer da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), pois a competência ambiental é comum.
	
	
	Ao município, por meio de seu órgão local de licenciamento ambiental, mediante parecer da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), pois a competência ambiental é exclusiva do município em que o empreendimento for localizado.
	
	
	A competência é exclusiva da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN).

Continue navegando