Buscar

metodo simetrico

Prévia do material em texto

O uso do método de componentes simétricos ou também conhecido como Teorema de fortescue consiste em decompor os elementos de tensão ou corrente das fases, em parcelas iguais, mas com ângulos de fase diferentes. Sendo assim, é possível desmembrar o circuito polifásico em diversos circuitos monofásicos. Este método é utilizado em sua maioria para condições de curto-circuito. Ressaltando que este método é usado em sistema polifásicos desequilibrados.
No caso do sistema trifásico, existem três componentes, sendo: zero, positiva e negativa. 
O teorema em questão, informa que um conjunto de tensão ou correntes desequilibradas podem ser transformadas em N conjuntos com N fases equilibradas. Decompomos nas componentes: zero, positiva e negativa, onde nas componentes de sequência - positiva é constituída de três fasores de módulos iguais e defasadas entre si de 120º, com a mesma sequência de fase ABC do sistema original.
- Na sequência de componentes negativas, são constituídas de três fasores de módulos iguais e defasados entre si de 120º, com a sequência de fase inversa (CBA) do sistema original.
- Nas componentes de sequência zero, são constituídas de três fasores de mesmo modulo e em fase.
Para calcularmos escrevemos uma matriz em função da fase zero, para diminuir o número de incógnitas e facilitar os cálculos. Igualamos as 3 incógnitas da fase equilibrada que desejamos e montamos uma matriz com os valores respectivos das correntes ou tensões desequilibradas. Realizamos os cálculos da matriz e encontramos as tensões ou correntes em função da fase, com isso finalizamos a aplicação do método de componentes simétricos, achando os valores originais equilibrados.

Continue navegando