Buscar

aula 8

Prévia do material em texto

1.
		As mutações introduzem constantemente variação genética nas populações. Nos casos em que essas variações aumentam o valor adaptativo, indivíduos portando a variação têm mais oportunidade de sobreviver e se reproduzir do que aqueles com características de menor valor adaptativo. Esse conceito é conhecido como:
	
	
	
	Seleção artificial.
	
	
	Mutualismo.
	
	
	Seleção natural.
	
	
	Gradualismo.
	
	
	Equilíbrio pontuado.
	
Explicação:
Seleção natural
	
	
	
	 
		
	
		2.
		Nas mutações sinônimas as alterações ocorrem nas sequencias que codificam aminoácidos. O fato dessas mutações não modificarem a sequência de aminoácidos na proteína é devido a:
	
	
	
	presença de múltiplos códons para aminoácidos.
	
	
	ação reparadora da DNA polimerase.
	
	
	ação inibidora no RNA de transporte (transportador).
	
	
	presença de multiplos códons para o RNA mensageiro.
	
	
	presença de enzimas reparadoras no RNA mensageiro.
	
Explicação:
O fato das mutações sinônimas não alterarem a sequência de aminoácidos na proteína deve-se ao fato que múltiplos códons são responsáveis por múltiplos aminoácidos. 
	
	
	
	 
		
	
		3.
		(Fuvest-SP-adaptado) O fungo Neurospora crassa é capaz de crescer sobre substrato pobre em nutrientes (substrato mínimo), pois consegue produzir a maioria dos nutrientes de que precisa. Num experimento realizado nos anos de 1940, a exposição de esporos a raios X produziu uma linhagem de fungo que não conseguia se desenvolver em substrato mínimo. A descrição abaixo mostra como foram feitos os testes de crescimento dessa linhagem de fungo em diferentes substratos e parte dos resultados observados.
Tubo 1-  Espros de novo linhagem + substrato completo (fungo cresceu)
Tubo 2-  Espros de novo linhagem + substrato mínimo (fungo não cresceu)
Tubo 3-  Espros de novo linhagem + substrato mínimo + Nutriente A
Tubo 4- Espros de novo linhagem + substrato mínimo + Nutriente B
Tubo 5- Espros de novo linhagem + substrato mínimo + Nutriente C
a. O experimento mostrou que a nova linhagem de fungo deixou de produzir o nutriente C, mas que produzia os nutrientes A e B. Quais foram os resultados observados nos tubos 3, 4 e 5 que levaram a essa conclusão?
b. Que alterações os raios X devem ter provocado nos esporos para levar ao surgimento de uma linhagem de fungo incapaz de sobreviver em substrato mínimo?
A alternativa a qual responde corretamente às perguntas acima é:
 
	
	
	
	Em relação à pergunta a, pode-se afirmar que nos tubos 3 e 4, o fungo não cresceu e, no tubo 5, o fungo cresceu. Em relação à pergunta b pode-se considerar que os raios X provocaram mutações, inativando genes que codificam as enzimas necessárias para a produção do nutriente C.
	
	
	Em relação à pergunta a, pode-se afirmar que nos tubos 3 e 4, o fungo cresceu e, no tubo 5, o fungo não cresceu. Em relação à pergunta b pode-se considerar que os raios X provocaram adaptação, ativando genes que codificam as enzimas necessárias para a produção do nutriente C.
	
	
	Em relação à pergunta a, pode-se afirmar que nos tubos 2 e 5, o fungo não cresceu e, no tubo 4, o fungo cresceu. Em relação à pergunta b pode-se considerar que os raios X provocaram mutações, inativando genes que codificam as enzimas necessárias para a produção do nutriente B.
	
	
	Em relação à pergunta a, pode-se afirmar que nos tubos 4 e 5, o fungo não cresceu e, no tubo 3, o fungo cresceu. Em relação à pergunta b pode-se considerar que os raios X provocaram adaptação, inativando genes que codificam as enzimas necessárias para a produção do nutriente A.
	
	
	Em relação à pergunta a, pode-se afirmar que nos tubos 1 e 4, o fungo não cresceu e, no tubo 5, o fungo cresceu. Em relação à pergunta b pode-se considerar que os raios X provocaram mutações, ativando genes que codificam as enzimas necessárias para a produção do nutriente C.
	
Explicação:
Ao analisar a descrição apresenta no enunciado da questão e ao observar a pergunta A, pode-se afirmar que nos tubos 3 e 4, houve o crescimento do fungo, no entanto, em relação ao tubo 5, constata-se que o fungo não cresceu. No que diz respeito à pergunta B, pode-se considerar que os raios X acarretam mutações as quais estão relacionadas com a inativação dos genes que codificam as enzimas necessárias para a produção do nutriente C.
	
	
	
	 
		
	
		4.
		As mutações podem trazer algum benefício para o organismo, mas, algumas vezes, são prejudiciais. Fato é que as mutações não surgem com o intuito de suprir uma necessidade. Diante disso, podemos concluir que as mutações são:
	
	
	
	neutras.
	
	
	parciais.
	
	
	tendenciosas.
	
	
	aleatórias.
	
	
	direcionais.
	
Explicação:
As mutações são aleatórias e, quando ocorrem, podem trazer ou não benefícios.
	
	
	
	 
		
	
		5.
		Denominamos de mutação as alterações que ocorrem na estrutura do material genético. Uma dessas alterações é a troca de uma base nitrogenada por outra, uma alteração estrutural no cromossomo conhecida por:
	
	
	
	Adição.
	
	
	Deleção.
	
	
	Inserção.
	
	
	Substituição.
	
	
	Inversão.
	
Explicação:
Denomina-se de substituição a mutação em que ocorre a troca de uma base nitrogenada por outra. Essa troca de base no DNA pode, por exemplo, levar a mudanças na proteína a ser produzida ou desencadear uma produção incompleta da proteína.
	
	
	
	 
		
	
		6.
		A Síndrome de Turner é um exemplo de mutação cromossômica, relacionada aos cromossomos sexuais. Os indivíduos que nascem com esta síndrome apresentam qual cariótipo? 
	
	
	
	 22 pares de cromossomos e apenas um cromossomo sexual, o Y.
	
	
	 21 pares de cromossomos e apenas um cromossomo sexual, o X.
	
	
	 24 pares de cromossomos e 2 pares de cromossomos sexuais X. 
	
	
	 22 pares de cromossomos e apenas um cromossomo sexual, o X.
	
	
	 21 pares de cromossomos e apenas um cromossomo sexual, o Y.

Continue navegando

Outros materiais