Buscar

Democracia em Atenas

Prévia do material em texto

Clístenes empreendeu uma serie de reformas que permitiram o nascimento da democracia em Atenas. Uma dessas reformas permitiu: 
	
	
	
	que todos os moradores da polis ateniense votassem nos candidatos aos diferentes cargos de representação.
	
	
	que o eleitor votasse para os representantes do poder Legislativo, ou seja, aqueles que elaborariam e implantariam as leis, passando a decidir sobre os rumos da pólis. . 
	
	
	que o cidadão escolhesse entre os candidatos do seu distrito.
	
	
	que o cidadão escolhesse seus representantes, que devem representá-lo na condução dos negócios relacionados ao poder público nos diferentes níveis.
	
	
	que as decisões políticas ffossem tomadas diretamente por cada um dos cidadãos reunidos na Eclésia, sem intermediários.
	
Explicação:
A resposta correta é a da letra e, como pode ser virificado na aula online 3, tela 17: Clístenes empreendeu uma serie de reformas, entre elas a que permitiu a participação direta do povo, a partir do comparecimento na Assembleia - Eclésia.
	
	
	
	 
		
	
		2.
		Na atualidade, o mundo é marcado politicamente pelo regime democrático e pelos valores republicanos. Tais idéias, no entanto, bebem em princípios da Antiguidade, tais como a democracia ateniense e a república romana. Nesse regimes predominaram, respectivamente:
	
	
	
	a liberdade e o individualismo.
	
	
	a tolerância religiosa e o direito civil.
	
	
	o consenso e o respeito à privacidade.
	
	
	a demagogia e o populismo.
	
	
	o debate e o bem público.
	
	
	
	 
		
	
		3.
		Qual a principal característica da democracia ateniense na época clássica?
	
	
	
	Atenas era uma cidade-estado autônoma.
	
	
	O governo era exercido pelo Conselho de Éforos.
	
	
	Os poderes estavam concentrados na Assembleia popular
	
	
	Os governantes eram eleitos por todos os residentes na cidade.
	
	
	Os metecos tinham direito à propriedade da terra.
	
Explicação:
De acordo com a etimologia, o estudo da origem das palavras, a expressão democracia ou a expressão grega demokratía é formada pela junção das palavras ¿povo¿ (demos) e ¿domínio¿ (kratein). Portanto, o conceito de democracia deve ser estritamente ligado ao domínio do povo, vontade do povo, em nome do povo, governo do povo ou para o povo etc. Foi com esses conceitos e características que a democracia surgiu em Atenas no período clássico.
	
	
	
	 
		
	
		4.
		Nem todos os habitantes de Atenas tinha acesso à vida política desta pólis, entretanto, este direito estava reservado a todos os cidadãos da cidade. Esta assertiva demonstra que:
	
	
	
	Os cidadãos não tinham privilégios políticos
	
	
	os cidadãos formavam um grupo de iguais
	
	
	para se tornar cidadão, os estrangeiros deveriam ser ricos
	
	
	os estrangeiros tinham direitos iguais aos dos cidadãos
	
	
	só os cidadãos ricos participavam da política
	
Explicação:
O conceito de igualdade dos gregos era bastante rígido, pois só os que se enquadravam nele poderia participar da vida política da pólis. Ainda assim, os cidadãos compartilhavam da mesma identidade na representação social.
	
	
	
	 
		
	
		5.
		As chamadas Guerras Médicas, contra os persas, no século V. a.C., promoveram uma série de transformações políticas, econômicas e culturais no mundo grego. Dentre essas transformações é correto apontar:
	
	
	
	a substituição do domínio econômico do setor agrícola pelo comercial, em Esparta.
	
	
	a formação da Confederação de Delos, uma liga militar de forças terrestres comandada por Esparta.
	
	
	o aprofundamento da percepção de uma identidade cultural comum ao mundo grego, em oposição aos persas, considerados bárbaros.
	
	
	a consolidação da hegemonia de Esparta sobre toda a Grécia, em virtude da forte concentração militar produzida por aquela cidade na região do Peloponeso.
	
	
	a decadência comercial de Atenas, que teve sua frota mercante severamente reduzida pelos ataques persas no mar Egeu.
	
	
	
	 
		
	
		6.
		A Civilização Grega apresentou unidade cultural e fragmentação política. Sobre o assunto, assinale a alternativa correta:
	
	
	
	A conquista da Grécia por Felipe II da Macedônia foi anterior ao domínio romano na região.
	
	
	Tanto Atenas quanto Esparta implantaram governos tipicamente democráticos nos séculos V e IV a.C., tendo a primeira, contudo, mantido a forma monárquica de governo.
	
	
	A agressividade das pólis, ou cidades-estados de Tebas e Corinto, provocou a primeira onda colonizadora grega, que povoou inclusive as ilhas do mar Egeu.
	
	
	Atenas e Esparta, as principais pólis gregas foram igualmente fundadas pelos descendentes dos eólicos, o que explica serem suas economias iguais, baseadas na pesca, artesanato e intenso comércio, inclusive marítimo.
	
	
	Quando as tribos arianas ou indo-européias dos aqueus, eólicos, jônios e dóricos penetraram na Grécia encontraram a região desabitada, o que facilitou-lhes a fixação.
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		7.
		"Ao povo dei tanto privilégio quanto lhe bastasse, nada tirando ou acrescentando à sua honra; Quanto aos que tinham poder e eram famosos por sua riqueza, também tive cuidado para que não sofressem nenhum dano... e não permiti que nenhum dos dois lados triunfasse injustamente." Sobre esse texto, é correto afirmar que seu autor,
	
	
	
	o tirano Sólon, lembra como, astutamente, acabou com as lutas de classes em Atenas, submetendo ricos e pobres às mesmas leis;
	
	
	o filósofo Sólon, evoca de maneira poética a figura do lendário Drácon, estadista e criador da democracia ateniense;
	
	
	o dramaturgo Sólon, reproduz um famoso discurso de Péricles, o grande estadista e fundador da democracia ateniense;
	
	
	o demagogo Sólon, recorre à eloqüência e à retórica para enganar as massas e assim obter seu apoio para alcançar o poder;
	
	
	o legislador Sólon, exprime o orgulho pelas leis, de caráter democrático, que fez aprovar em Atenas quando governou a cidade.
	
	
	
	 
		
	
		8.
		Na História da Grécia Antiga alguns homens, aproveitando do clima de perturbação, deram golpes e tomaram o poder. Esses usurpadores eram conhecidos como "tiranos" palavra que não tinha necessariamente conotação de crueldade ou opressão. Muitos tiranos foram vistos:
	
	
	
	como indivíduos que cederam o poder de suas mãos
	
	
	como bons administradores e com aprovação popular
	
	
	opressores, mas com uma boa causa a defender
	
	
	como violentos defensores da democracia
	
	
	como maus administradores, mas respeitado por todos

Continue navegando

Outros materiais