A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
6 pág.
Aparelho Locomotor Atividade 4 IBMR

Pré-visualização | Página 1 de 2

· Pergunta 1
1 em 1 pontos
	
	
	
	O pé realiza uma grande variedade de movimentos. Nesses movimentos, o mediopé e o antepé podem se mover em bloco ou o antepé pode se mover separadamente do mediopé. Os movimentos em bloco são os de inversão e eversão, nos quais a planta do pé roda para medial ou para lateral. Os movimentos exclusivos do antepé são os movimentos dos dedos, de flexão, extensão, abdução e adução. Como o pé não realiza movimentos finos é difícil movimentar os dedos do pé separadamente, sendo muito frequente que eles se movimentem juntos.
Sobre os músculos do pé leia as proposições abaixo:
I.       Os movimentos de flexão dos dedos do pé são realizados por músculos de todas as camadas musculares do pé, exceto da 4ª camada.
PORQUE
II.    Os músculos da 4ª camada são adutores.
Assinale a alternativa correta.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
A proposição I é falsa, e a II é verdadeira.
	Resposta Correta:
	 
A proposição I é falsa, e a II é verdadeira.
	Feedback da resposta:
	Sua resposta está correta! Você demonstrou que tem conhecimento a respeito da musculatura do pé. Na 4ª camada, estão os músculos interósseos plantares e dorsais, responsáveis pela adução dos dedos.
	
	
	
· Pergunta 2
1 em 1 pontos
	
	
	
	Durante o trabalho de parto, é necessário que o sacro se movimente em relação à coluna vertebral e ao osso do quadril. De maneira geral, a pelve se move com a coluna lombar, pois o formato da articulação entre a pelve e o osso do quadril limitam a mobilidade para favorecer a estabilidade durante a função de suporte do peso do corpo e transferência para os membros inferiores. Entretanto, durante o parto, hormônios ovarianos agem sobre esta articulação aumentando a mobilidade da pelve e o espaço na cavidade pélvica, o que ajuda na expulsão do feto.
A articulação a que o texto se refere e os movimentos que ela realiza são:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
Articulação sacroilíaca; movimentos de nutação e contranutação.
	Resposta Correta:
	 
Articulação sacroilíaca; movimentos de nutação e contranutação.
	Feedback da resposta:
	Sua resposta está correta! A questão abordou a articulação entre o osso do quadril e o sacro, ou seja, a articulação sacroilíaca. Essa articulação realiza movimentos especiais de nutação (a base do sacro bascula para frente e o ápice para trás) e a contranutação (a base do sacro bascula para trás e o ápice para a frente).
	
	
	
· Pergunta 3
1 em 1 pontos
	
	
	
	“O maior músculo da panturrilha é o tríceps sural, formado pelo sóleo e os gastrocnêmios. Inseridos na região posterior do pé através do tendão calcâneo. O sóleo, assim chamado por causa da sua semelhança ao linguado (uma espécie de peixe), é grande e achatado e localiza-se profundamente ao gastrocnêmio. Ele origina-se a partir de uma base ampla da cabeça e na porção proximal da fíbula e da tíbia, converge no tendão calcâneo para inserir-se no calcâneo. O gastrocnêmio (“gastroknemia” é uma palavra grega que significa “ventre da panturrilha”) é o músculo mais superficial da panturrilha e representa a maior parte da sua massa. Ele origina-se a partir de duas cabeças logo acima dos côndilos do fêmur e insere-se no calcâneo por meio do tendão calcâneo, o qual ele compartilha com o sóleo.”
DIMON JR., T. Anatomia do corpo em movimento: ossos, músculos e articulações. 2. ed. Barueri: Manole, 2010. p. 217.
Sobre as ações do músculo tríceps sural, é correto afirmar:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
Participa do movimento de flexão plantar, no qual a planta do pé se aproxima da parte posterior da perna.
	Resposta Correta:
	 
Participa do movimento de flexão plantar, no qual a planta do pé se aproxima da parte posterior da perna.
	Feedback da resposta:
	Sua resposta está correta! O músculo tríceps sural é o principal flexor do tornozelo, realizando a flexão plantar.
	
	
	
· Pergunta 4
1 em 1 pontos
	
	
	
	Os ligamentos são estruturas formadas por tecido fibroso, com abundância de fibras colágenas, bastante vascularizados e que se fixam aos ossos em suas extremidades; são necessários para garantir estabilidade às articulações. Por essa razão, estão localizados em quantidades variadas, em articulações sinoviais do corpo humano. As lesões em um ou mais ligamentos, caracterizadas por ruptura parcial ou total, são denominadas como entorses. A esse respeito, sempre que a articulação é exposta a movimentos tão bruscos que o ligamento não consegue suportar a pressão, a resposta será a ruptura de fibras. Nesses casos, o ligamento deixa de executar sua função primordial, resultando em instabilidade articular no segmento acometido.
Sobre o exposto, assinale a alternativa que contemple o movimento que o ligamento deltoideo impede que ocorra com exagero.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
Eversão.
	Resposta Correta:
	 
Eversão.
	Feedback da resposta:
	A resposta está correta! Para responder a esta questão, foram necessários contextos anteriores relacionados à anatomia e à fisiologia dos ligamentos. Assim, você relacionou corretamente a localização do ligamento deltoide e, graças a isso, foi possível associação com a respectiva função.
	
	
	
· Pergunta 5
1 em 1 pontos
	
	
	
	O complexo articular do quadril caracteriza uma articulação do tipo esferoide, formada pela cabeça do fêmur e o acetábulo. A arquitetura é complexa e o grande número de ligamentos, cápsula articular e a própria anatomia articular propiciam boa coaptação (união entre os segmentos) e estabilidade a essa articulação. Além disso, ao redor são verificadas grandes massas musculares, que também auxiliam a proteção. No que se refere a tal aspecto, verifica-se que o quadril realiza movimentos nos três planos.
Sobre tal fato, assinale a alternativa que contemple corretamente todos os movimentos realizados pela articulação do quadril.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
Flexão, extensão, rotação interna e externa, abdução e adução.
	Resposta Correta:
	 
Flexão, extensão, rotação interna e externa, abdução e adução.
	Feedback da resposta:
	A resposta está correta! Você compreendeu bem a respeito de aspectos e conceitos relacionados aos movimentos do quadril. Vale destacar que a funcionalidade perfeita para realização de tais movimentos é imprescindível para a funcionalidade diária do sistema locomotor. Independentemente da função desempenhada, os movimentos do quadril são indispensáveis.
	
	
	
· Pergunta 6
1 em 1 pontos
	
	
	
	Recentemente, temos observado o aumento do número de casos de doenças contagiosas e campanhas de vacinação têm sido divulgadas na tentativa de conter os avanços das doenças. Profissionais de Educação Física, Fisioterapia, Enfermagem e Educação são exemplos daqueles que têm preferência nas campanhas de imunização, pois, pela natureza de sua ocupação, estão em contato com muitos indivíduos e correm maior risco de se contaminar e propagar a doença. Para cada vacina, há uma via de administração recomendada para que a proteção imunológica seja garantida e não ocorram efeitos adversos. Por exemplo, a vacina contra difteria e tétano deve ser aplicada via intramuscular na região anterolateral da coxa ou nas nádegas.
Nesse caso, quais músculos receberiam a vacina, respectivamente?
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
Músculo vasto lateral e músculo glúteo máximo.
	Resposta Correta:
	 
Músculo vasto lateral e músculo glúteo máximo.
	Feedback da resposta:
	Sua resposta está correta! O músculo vasto lateral é utilizado preferencialmente em crianças pequenas e o músculo glúteo máximo em adultos.
	
	
	
· Pergunta 7
1 em 1 pontos
	
	
	
	Lesões dos músculos isquiotibiais, como a distensão muscular, ocorrem com frequência em atletas que participam de esportes que requerem corrida, como trilha, futebol e basquete. Esses músculos situam-se na parte posterior da coxa e são conhecidos como músculos do jarrete. Apresentam origem em comum no túber isquiático e se inserem nos côndilos da tíbia e uma das lesões mais comuns causadas por esses músculos é a fratura por avulsão (arrancamento) do túber isquiático.

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.