Buscar

O REGIME ADUANEIRO ESPECIAL DENOMINADO REPETR

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

LEGISLAÇÃO ADUANEIRA
	
		Lupa
	 
	Calc.
	
	
	 
	 
	 
	 
	GST1805_A9_201907061525_V1
	
	
	
	
		Aluno: CLAUDIO INACIO DE OLIVEIRA
	Matr.: 201907061525
	Disc.: LEGISLAÇÃO ADUANEIRA 
	2020.3 EAD (GT) / EX
		Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu TESTE DE CONHECIMENTO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha.
Após responde cada questão, você terá acesso ao gabarito comentado e/ou à explicação da mesma. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
	
	 
		
	
		1.
		O Repetro Sped pode utilizar as seguintes modalidades de operação:
Sinalize a opção que NÃO corresponde a uma das modalidades deste regime.
	
	
	
	Exportação de bens, sem que tenha ocorrido sua saída (com Saída Ficta) do território aduaneiro.
	
	
	Importação de bens para permanência definitiva no País com suspensão do pagamento dos tributos federais incidentes na importação.
	
	
	Importação, sob o regime de drawback, na modalidade de suspensão
	
	
	Exportação sob o regime de Drawback na modalidade de Isenção.
	
	
	Admissão temporária para utilização econômica com ou sem dispensa do pagamento dos tributos federais proporcionalmente ao tempo de permanência dos bens no território aduaneiro.
	
Explicação:
O REPETRO SPED utiliza todas as modalidades e regimes aduaneiros especiais mencionados nas opções sugeridas, com exceção da "Exportação sob o regime de Drawback na modalidade de Isenção", porque esta modalidade de exportação não está prevista no Regulamento Aduaneiro Brasileiro.
	
	
	
	 
		
	
		2.
		Questão 2: O REPETRO é um regime aduaneiro especial, que permite a importação de equipamentos específicos, para serem utilizados diretamente nas atividades de pesquisa e lavra das jazidas de petróleo e gás natural, sem a incidência dos tributos federais, funcionando nas seguintes modalidades: (Sinalize a única opção FORA do contexto)
	
	
	
	c) Importação, sob o regime de Drawback, na modalidade ¿Suspensão¿, de produtos utilizados na fabricação dos bens referidos na relação da RFB e posterior comprovação das obrigações decorrentes da aplicação desse regime mediante a exportação sem que tenha ocorrido sua saída do território aduaneiro.
	
	
	d) Importação de bens para permanência definitiva no País com suspensão do pagamento dos tributos federais incidentes na importação.
	
	
	e) Exportação de bens para permanência definitiva no exterior com suspensão do pagamento dos tributos federais incidentes na importação.
	
	
	a) Exportação, sem que tenha ocorrido sua saída (com Saída Ficta) do território aduaneiro e posterior aplicação do regime de admissão temporária, no caso de bens de fabricação nacional, vendidos a pessoa sediada no exterior.
	
	
	b) Exportação, sem que tenha ocorrido sua saída (com Saída Ficta) do território aduaneiro, de partes e peças de reposição destinadas aos bens referidos na relação da RFB, já admitidos no regime aduaneiro especial de admissão temporária.
	
Explicação: Esta opção encontra-se FORA do contexto porque o Repetro é baseado na exportação sem que tenha ocorrido sua saída (com Saída Ficta) do território aduaneiro, inclusive quando do uso do Drawback ou na importação de bens para permanência definitiva no País.
	
	
	
	 
		
	
		3.
		Questão 4: Será aplicada ao REPETRO a legislação referente aos regimes de _____________ e ____________, quando pertinentes. Devido à atual mobilização do setor e para tornar as atividades mais atrativas para as empresas participantes das licitações, o REPETRO, dando origem ao REPETRO SPED, foi prorrogado até_________.
	
	
	
	c) Drawback/Exportação Temporária/2040
	
	
	d) Admissão Temporária/Drawback/2040
	
	
	b) Admissão Temporária/Drawback/2020
	
	
	e) Exportação Temporária/Admissão Temporária/2020
	
	
	a) Exportação Temporária/Drawback/2040
	
Explicação: A legislação aplicada ao Repetro, quando necessário, será a dos regimes de Admissão Temporária e Drawback. A Exportação Temporária não faz parte deste regime, somente a exportação sem saída dos bens do território aduaneiro é aplicada neste regime. A prorrogação do REPETRO vai até ao ano 2040.
	
	
	
	 
		
	
		4.
		Dentre os regimes aduaneiros especiais, qual permite que uma empresa importe, com suspensão de tributos e sob controle aduaneiro informatizado, mercadorias que, depois de submetidas à industrialização, sejam destinadas à exportação?
	
	
	
	REPETRO.
	
	
	REPORTO.
	
	
	RECOM.
	
	
	REPEX.
	
	
	RECOF.
	
	
	
	 
		
	
		5.
		Questão 6: O Repetro, a partir de 2020 será chamado de Repetro-Sped. Quais as principais alterações realizadas na nova versão do regime? Sinalize a única opção FORA do contexto:
	
	
	
	b) Adoção do Sped para seu controle contábil em substituição ao atual sistema informatizado usado para controlar o Repetro;
	
	
	d) Divulgação da lista de bens que podem ser importados definitivamente e de bens que podem ser admitidos temporariamente no Repetro-Sped;
	
	
	a) Inclusão de uma nova modalidade de aplicação do regime: a importação de bens para permanência definitiva no País com suspensão do pagamento dos tributos federais incidentes na importação;
	
	
	c) Repetro-Sped passa a contemplar o controle das admissões temporárias para utilização econômica com pagamento proporcional;
	
	
	e) A Receita Federal não dispensará da habilitação ao Repetro, mesmo aquelas empresas, que admitirem bens temporariamente para utilização econômica com pagamento proporcional dos tributos federais.
	
Explicação: Esta questão está fora do contexto porque a Receita Federal, na legislação do Repetro-Sped, libera da habilitação ao regime, as empresas que admitirem bens temporariamente para utilização econômica com pagamento proporcional dos tributos federais.
	
	
	
	 
		
	
		6.
		Para desafogar o tratamento aduaneiro na importação, a Receita Federal criou a chamada LINHA AZUL. Qualquer importador pode utilizar este procedimento aduaneiro?
	
	
	
	Somente é aplicada a LINHA AZUL para importações via marítima, a qualquer empresa, desde que tenha recolhido todos os impostos de importação, sem multas ou penalidades.
	
	
	Sim, desde que o importador registre a Declaração de Importação - D.I. dentro do prazo.
	
	
	Qualquer importador, desde que tenha o RADAR devidamente habilitado na Receita Federal, poderá utilizar a LINHA AZUL, para agilizar o desembaraço.
	
	
	Somente importadores que tiveram o processo de habilitação aprovado pela Receita Federal, poderão utilizar a LINHA AZUL durante o desembaraço.
	
	
	Somente importadores que tenham feitos desembaraços aduaneiros no canal verde podem transformar o tratamento para uma LINHA AZUL.
		
	Gabarito
Comentado
	
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		7.
		Regime aduaneiro aplicado em áreas especiais que tem por objetivo a promoção do desenvolvimento em áreas fronteiriças da Região Norte do País e o incremento das relações bilaterais com os países vizinhos naquela mesma região, em consonância com a política de integração latino-americana:
	
	
	
	Zona de Processamento de Exportação.
	
	
	Zona Franca de Manaus
	
	
	Área de Livre Comércio.
	
	
	Entreposto Industrial.
	
	
	Loja Franca.
		
	Gabarito
Comentado
	
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		8.
		Dentre os regimes aduaneiros especiais, qual permite a suspensão de tributos na importação de máquinas, equipamentos, peças de reposição e outros bens, para utilização, exclusivamente, em portos brasileiros?
	
	
	
	RECOM.
	
	
	REPEX.
	
	
	REPORTO.
	
	
	REPETRO.
	
	
	RECOF.

Continue navegando