Buscar

Prova bioquímica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Universidade Feevale 
Prova de Bioquímica-ª (Valor de cada questão=1,0ponto)
NOME: 
1) Os fluidos biológicos intra e extracelulares, apresentam pH característico e constante. Os sistemas tampões desempenham papel fundamental na manutenção do pH. Considere a opção incorreta em relação aos sistemas tampões: 
A) o sistema tampão fosfato é efetivo no tamponamento de todos os fluídos celulares, mantendo o pH abaixo de 3,0.
B) mudanças bruscas no pH do meio podem acarretar alterações metabólicas relevantes, como inibição enzimática e desnaturação de proteínas, levando inclusive a morte celular.
C) em condições fisiológicas a água não atua como sistema tampão.
D) o plasma sanguíneo é tamponado, pelo sistema tampão bicarbonato.
2) Em relação aos distúrbios ácido-básicos assinale a alternativa correta. 
A) A alcalose metabólica é um distúrbio clínico caracterizado por pH baixo (concentração de H+ aumentada) e baixa concentração plasmática de bicarbonato.
B) A acidose metabólica é um distúrbio clínico caracterizado por pH elevado (concentração de H+ diminuída) e concentração plasmática alta de bicarbonato, podendo ser produzida por um ganho de bicarbonato ou perda de H+. 
C) A alcalose respiratória deve-se na grande maioria a hiperventilação, o que causa a excessiva retirada do CO2 e, daí, uma diminuição na concentração plasmática de ácido carbônico.
 D) A acidose respiratória deve-se na grande maioria à excreção inadequada do CO2 com a ventilação inadequada, resultando em níveis plasmáticos diminuídos de CO2 e, assim, em níveis diminuídos de ácido carbônico (H2CO3). 
3) As proteínas organizam-se em diferentes níveis estruturais, que variam de acordo com a função exercida por elas. Quando uma proteína apresenta seus aminoácidos dispostos em uma sequência linear, dizemos que ela está em estrutura:
a) primária.
b) secundária.
c) terciária.
d) quaternária
4) O corpo humano é constituído basicamente de água, sais minerais e macromoléculas como carboidratos, proteínas e lipídios. Entre as afirmativas abaixo, assinale a que não está relacionada com as propriedades das proteínas:
a) Fornecem a maior parte da energia para as células e constituem os hormônios esteroides.
b) Quando submetidas a elevadas temperaturas, sofrem o processo de desnaturação.
c) Colágeno, queratina e actina são exemplos de proteínas com função de constituição e estruturação da matéria viva.
d) São catalisadores de reações químicas e participam do processo de defesa como anticorpos contra antígenos específicos.
5) Os aminoácidos são moléculas orgânicas que possuem um átomo de carbono (carbono alfa) ao qual se ligam um átomo de hidrogênio, um grupo carboxila, um grupo amina e um grupo chamado de -R. Sobre a estrutura dos aminoácidos, marque a alternativa incorreta:
a) O hidrogênio e o grupo carboxila e amina sempre são encontrados em um aminoácido.
b) O grupo -R é responsável por diferenciar os 20 aminoácidos existentes.
c) O que determina a estrutura, tamanho e solubilidade de um aminoácido é o grupo carboxila.
d) Na glicina, o grupo -R é outro átomo de hidrogênio.
6) As proteínas são nutrientes que participam da estrutura celular. Ao serem ingeridas por mamíferos, são degradadas sob ação de enzimas e do fluído gástrico e reaproveitadas pelo organismo. A partir dessas informações sobre o processo de aproveitamento desse nutriente, é correto afirmar:
a) A alimentação proteica variada é necessária para o organismo obter os aminoácidos não-essenciais.
b) As enzimas promovem a condensação de carboidratos durante a formação de proteínas.
c) As enzimas são incorporadas aos produtos da degradação de proteínas no organismo.
d) As enzimas diminuem a energia de ativação e a aumentam a velocidade de degradação de proteínas no organismo dos mamíferos.
7) O funcionamento dos organismos vivos depende de enzimas, as quais são essenciais às reações metabólicas celulares. Essas moléculas:
A) possuem cadeias nucleotídicas com dobramentos tridimensionais que reconhecem o substrato numa reação do tipo chave-fechadura.
B) aumentam a energia de ativação necessária à conversão dos substratos em produtos.
C) são desnaturadas em temperaturas altas, paralisando as reações químicas metabólicas.
D) aumentam a velocidade das reações químicas quando submetidas a pH maior que 8,0 e menor que 6,0.
8) A maioria das reações metabólicas de um organismo somente ocorre se houver a presença de enzimas. Sobre as enzimas, analise as afirmativas abaixo.
I. A ação enzimática sofre influência de fatores como temperatura e pH; variações nesses fatores alteram a funcionalidade enzimática.
II. São formadas por aminoácidos e algumas delas podem conter também componentes não proteicos adicionais, como, por exemplo, carboidratos, lipídios, metais ou fosfatos.
III. Apresentam alteração em sua estrutura após a reação que catalisam, uma vez que perdem aminoácidos durante o processo.
IV. A ligação da enzima com seu respectivo substrato tem elevada especificidade. Assim, alterações na forma tridimensional da enzima podem torná-la inativa, porque impedem o encaixe de seu centro ativo ao substrato.
Está correto apenas:
A) I, II e III.
B) I, II e IV.
C) II, III e IV.
D) III e IV.
9) Leia atentamente as tirinhas a seguir e descreva 3 propriedades da água e suas funções no nosso organismo, incluindo as condições metabólicas que podem ocorrer devido a falta de água no organismo.
Dentre as propriedades da água podemos destacar o seu papel como solvente (quebra de substâncias tão pequenas como sal e açúcar que nem possamos enxergar), garantindo um meio propício para a realização da grande maioria das reações químicas. 
A água exerce papel essencial na eliminação de substâncias tóxicas. É por meio da urina, que é 95% composta de água, que liberamos para fora do corpo substâncias que estão em excesso ou que não possuem função no nosso organismo.
A água também é um importante componente do plasma sanguíneo, sendo responsável, portanto, pelo transporte de nutrientes, oxigênio e sais minerais para as células. Assim como ela atua levando substâncias, também funciona transportando os produtos do metabolismo até os locais de sua eliminação.
A regulação da temperatura do corpo também é conseguida pela água. Em dias quentes, nosso corpo produz o suor, que é eliminado para fora do corpo. Ao evaporar, o suor provoca a diminuição da temperatura, portanto, que a temperatura não é controlada pela eliminação de suor, e sim graças à sua evaporação.
10) O estudo das enzimas tem imensa importância clínica. Em algumas doenças as atividades de certas enzimas são medidas, principalmente, no plasma sanguíneo, eritrócitos ou tecidos. Todas as enzimas presentes no corpo humano são sintetizadas intracelularmente. A utilidade diagnóstica da medida das enzimas plasmáticas reside no fato que as alterações em suas atividades fornecem indicadores sensíveis de lesão ou proliferação celular. Estas modificações ajudam a detectar e, em alguns casos, localizar a lesão tecidual, monitorar o tratamento e o progresso da doença. 
Baseado no texto acima, cite duas enzimas que desempenham papel importante para o auxílio do diagnóstico de patologias e explique em que situações/condições clínicas elas estão alteradas. 
Amilase: É uma enzima hidrolase secretada pelas células acinares no pâncreas para o ducto pancreático e assim para o duodeno; havendo uma lesão das células acinares como na pancreatite ou uma obstrução no fluxo do ducto como na carcinoma, a amilase flui para o sistema linfático e por drenagem atinge os vasos sanguíneos em concentração elevada, alcançando um aumento anormal dentro de 12 á 24 horas após o início da doença, assim auxiliando no diagnóstico de patologias pancreáticas, entre outras.
Fosfatase Alcalina: Um grupo de enzimas fosfohidrolases que apresentam atividade máxima em pH alcalino próximo de 10. Sendo em maior concentração no fígado, na biliar e no osso; o fracionamento dessas isoenzimas de ALP servem para diferenciar doenças ósseas de doenças hepáticas, a finalidade laboratorial daALP se aplica no diagnóstico de patologias no fígado e nos ossos. Quando esses valores estão elevados causam cirrose, metástase no fígado, doença de Paget, entre outras.

Continue navegando