Buscar

Atividade contextualizada Planejamento Urbano (1)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Atividade Contextualizada – Planejamento Urbano
Nome Completo: 
Matrícula: 
Curso: Gestão Pública
Inicialmente vale ressaltar que gestão urbana engloba a análise de aspectos sociais e relações políticas e econômicas, cujas características e elementos influenciadores se traduzem e se exteriorizam historicamente no território e fora dele. Pode-se dizer que o termo gestão, de certa forma significa regular ou administrar algo contraditório, também podemos dizer que se traduz em mediar às relações sociais e as condições gerais de produção e de reprodução, a partir de condições específicas às vezes limitadas de recursos e possibilidades.
Enquanto o termo gestão implica em regulação, o termo planejamento implica em antever processos futuros, prognosticar a evolução de tendências, podendo ser implementado nas escalas territorial, regional e urbano, criando ou elaborar um plano ou programa, tendo como foco e objetivo a atividade de coordenar ações preventivas e ou primordiais contra as consequências do crescimento territorial desordenado. Longe de serem concorrentes ou intercambiáveis, planejamento e gestão são distintos e complementares.
No exercício proposto questiona-se no item “a” (se é possível considerar que há gestão de maneira eficaz). Acredita-se que de uma maneira geral sim, é plenamente possível se ter uma gestão de maneira eficaz, desde que sejam levantadas e analisadas todas as variáveis existentes para tal planejamento e com aplicação de todas as ferramentas existentes na elaboração e produção de um planejamento adequado, onde se busca equilibrar todos os aspectos de forma a garantir a função social da propriedade e das cidades, observando as possíveis interferências e obstáculos para a implantação dessa atuação integrada, correlacionando-os com novos elementos trazidos pela Epistemologia Ambiental.
Observa-se que, conforme o caso de estudo apresentado e respondendo o item “b” é possível levantar alguns dos principais aspectos do planejamento urbano do caso proposto, por se tratar de um importante eixo do patrimônio histórico da Cidade de Recife, onde sempre concentrou grande circulação de pessoas por se trata de uma extensa e diversificada área comercial, sendo considerada uma área de polo comercial de Recife, assim como também possui historicamente diversos pontos habitacionais em sua extensão com edificações sem unidade entre si, contando também hoje em dia com a presença de grandes shoppings e centros acadêmicos, característica do urbanismo moderno, um verdadeiro celeiro de diversidade de interesses e diversos. 
Realmente um grande desafio de planejamento e gestão urbana por reunir diversos aspectos que necessitam ser levados em consideração para a construção de um planejamento efetivo e eficaz na solução dos conflitos de mobilidade urbana da localidade, buscando compatibilizar o interesse de todos os agentes urbanos. 
Extrai-se do noticiário jornalístico que todos os aspectos que caracterizam a tão famosa Avenida Conde da Boa Vista, incluindo o aspecto histórico memorial bem como, os aspectos atuais de uma sociedade moderna, foram contabilizados na elaboração de um planejamento efetivo que atendesse os interesses de todos os envolvidos, com ênfase na mobilidade urbana. A implantação do sistema BRT demostrou ser fundamental para sanar antigos problemas de mobilidade na avenida, reduzindo ao máximo a necessidade de transporte individual, com acessos por quarteirão e não de ponta a ponta. 
Contudo um aspecto que se pode considerar mal planejado e foi diagnosticado pelos pesquisadores trazidos na reportagem é o mau dimensionamento das calçadas e das lixeiras, bem como sugeria a inclusão no planejamento da criação de túneis ou passarelas para a transposição da Avenida. 
Referências Bibliográficas:
https://www.vivadecora.com.br/pro/arquitetura/o-que-e-planejamento-urbano/
http://www.publicadireito.com.br/artigos/?cod=8497c3b1d034ce7a
https://www.archdaily.com.br/br/01-174761/10-razoes-pelas-quais-uma-cidade-precisa-de-planejamento-urbano

Continue navegando