Buscar

processo civil 2 - semana 7

Prévia do material em texto

Aluno: Fernando Henrique Rocha Ribeiro
Matricula: 201602563004
Direito Processual 2 – Semana 7
a) 	O ônus da prova incumbe a quem alega, ao autor o fato constitutivo do seu direito e ao réu o fato modificativo ou extintivo do direito do autor (art. 373 NCPC). 
Insta salientar que, o novo código consagrou a distribuição do ônus da prova, ou seja, significa dizer que, a prova incumbirá a quem tiver melhores condições de produzi-la (art. 373, §1º - NCPC);
b) Sim, no caso em tela, a inversão do ônus da prova, é possível, pois trata-se de relação de consumo com permissivo legal disposto nos artigos 6, VIII e 51, VI do CDC, sendo este às hipóteses mais conhecidas estão no Código de Defesa do Consumidor. Todavia, o próprio Código Civil prevê possibilidades de incumbência inversa do ônus. 
Nessa vereda. a sistemática processual do NCPC é possível, considerando-se a distribuição dinâmica do ônus da prova, que trata das situações daqueles que melhor apresenta condições de produzir a prova, o fará, conforme determina o §1º do artigo 373. Há notícias de casos similares ao seu, sendo possível a utilização da prova emprestada aos moldes do artigo 372 do NCPC.
Tribunal Regional do Trabalho da 22ª Região TRT-22 - RECURSO ORDINÁRIO : RO 0000085-85.4201.5.52.2010
Questões Objetivas
1- a) o juiz tem liberdade para apreciar e decidir a causa, mas deve fundamentar apenas as sentenças que resolvem o mérito.
2- a) A parte que alegar direito municipal em juízo poderá ter que provar o teor e vigência, se assim determinar o juiz

Continue navegando