Buscar

pericia contabil II

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Perícia Contábil (CON40)
	Avaliação:
	Avaliação II - Individual Semipresencial ( Cod.:637852) ( peso.:1,50)
	Prova:
	21797740
	Nota da Prova:
	9,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	O planejamento da perícia contábil contempla a etapa inicial do processo, momento em que o profissional desenvolve os chamados "papéis de trabalho". É um procedimento prévio de forma abrangente que deve estabelecer todas as etapas da perícia e os objetivos do planejamento da perícia. Quanto aos objetivos do planejamento, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Conhecer o objeto da perícia, a fim de permitir a adoção de procedimentos que conduzam à revelação da verdade, a qual subsidiará o juízo, o árbitro ou o interessado a tomar a decisão a respeito da lide.
(    ) Estabelecer no planejamento da perícia os procedimentos prévios abrangentes de todas as etapas da perícia. 
(    ) Estabelecer como ocorrerá a divisão das tarefas entre os membros da equipe de trabalho, sempre que o perito necessitar de auxiliares.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V.
	 b)
	F - V - F.
	 c)
	F - F - V.
	 d)
	V - V - F.
	2.
	No momento em que se realiza a apuração dos valores para determinar os acordos ou condenações por parte do juiz, do ponto de vista estritamente pericial, há a necessidade da aplicação de determinada técnica para estabelecer os valores para finalizar os devidos acordos judiciais ou condenações. Esses procedimentos utilizam métodos estatísticos, como média, mediana, desvio padrão etc., e situações mensuráveis conhecidas, utilizadas como parâmetro para se determinar o valor. Assinale a alternativa CORRETA que está relacionada com estes procedimentos:
	 a)
	Exame.
	 b)
	Arbitramento.
	 c)
	Vistoria.
	 d)
	Avaliação.
	3.
	Para a conclusão do trabalho do perito, há a necessidade da elaboração do laudo pericial, conforme as prerrogativas do Conselho Federal de Contabilidade (CFC, 2009), a qual estabelece etapas que devem ser cumpridas de acordo com os seus procedimentos. Desta forma, o laudo pericial contábil e o parecer pericial contábil devem conter alguns itens. Sobre esses itens, analise as sentenças a seguir:
I- Metodologia adotada para os trabalhos periciais.
II- Identificação das diligências realizadas.
III- Transcrição e resposta aos quesitos: para o laudo pericial contábil.
IV- Transcrição e resposta aos quesitos: para o parecer pericial contábil, onde houver divergência, transcrição dos quesitos, respostas formuladas pelo juiz e as respostas e comentários do Ministério Público Federal.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a sentença II está correta.
	 b)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	4.
	As funções contábeis compreendem a emissão de parecer pericial contábil em uma espécie de laudo, onde o profissional sobre determinada matéria o faz segundo as técnicas e abrangências periciais, gerados por quem deles tenha de fazer uso, para a defesa de interesses próprios ou para elucidar algum assunto. Neste entendimento, o parecer pericial contábil é classificado em: judicial, extrajudicial e própria opinião. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O parecer contábil judicial é emitido no intuito de instruir a ação proposta ou para servir de razões a contestar em ações que esteja sofrendo, segundo admite o CPC - Comitê de Pronunciamentos Contábeis.
(    ) O parecer contábil extrajudicial é emitido quando a parte necessita de opinião fundamentada de um técnico sobre determinado assunto contábil ou caso necessite dele para a realização de um negócio.
(    ) O parecer de própria opinião é emitido quando a parte necessita de opinião fundamentada de um técnico sobre determinado assunto contábil, ou caso necessite dele para a realização de um negócio.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - V.
	 b)
	F - V - F.
	 c)
	V - F - V.
	 d)
	V - V - F.
	5.
	No trabalho pericial, existe o Termo de Diligência, que é o instrumento por meio do qual o perito solicita documentos para elaborar seu relatório pericial. O Termo de Diligência também é utilizado para a execução de outros trabalhos que tenham sido solicitados por quem o solicitou (por direito), podendo orientar ou colaborar nas decisões, judiciais ou extrajudiciais. Sobre o Termo de Diligência, quanto à aplicabilidade, analise as seguintes afirmativas:
I- O perito deve mencionar o tempo máximo para o cumprimento da solicitação, para que se observem os prazos que está obrigado a cumprir no seu trabalho.
II- O Termo de Diligência deve apresentar a relação dos documentos e demais informações que o juiz tenha mencionado em petição de honorários judicial ou em contrato.
III- Deve ser apresentada com o laudo ou parecer a cópia do Termo de Diligência, contendo o ciente do diligenciado ou do seu representante legal. 
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas I e II estão corretas.
	 b)
	As afirmativas I e III estão corretas.
	 c)
	Somente a afirmativa III está correta.
	 d)
	As afirmativas II e III estão corretas.
	6.
	O Laudo pericial é um peça escrita na qual os peritos contábeis expõem, de forma circunstanciada, as observações e estudos que fizeram e registram as conclusões fundamentadas da perícia. Assim, quanto aos requisitos de qualidade que um laudo deve conter, classifique V para as sentenças verdadeiras e F paras as falsas:
(    ) Identificação completa do caso, como número do processo, local, data e as partes envolvidas, assim como a identificação do perito.
(    ) Identificação de cada quesito, assim como as respostas de quesito por quesito ou do caso sobre o qual se opina.
(    ) Identificar e definir a natureza, a oportunidade e a extensão dos procedimentos a serem aplicados em consonância com o objeto da perícia.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - F.
	 b)
	V - V - V.
	 c)
	F - F - V.
	 d)
	V - V - F.
	7.
	Para a atuação do perito, torna-se imperativo que desenvolva seu plano de trabalho, de modo ordenado, lógico e racional, de forma que o resultado material do seu trabalho seja a elaboração do Laudo e do Parecer Pericial. Para tanto, o perito deve se valer das técnicas usuais e especiais, classificadas em técnicas preliminares, básicas e científicas. Sobre o exposto, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Técnicas preliminares. 
II- Técnicas básicas. 
III- Técnicas científicas.
(    ) Nesta técnica, os resultados da observação pura e simples estão sustentados pela análise e pela síntese.
(    ) A vistoria é o ato de verificar o documento redigido relativo ao objeto pericial concreto (pessoa, máquina, documento, condições ambientes etc.). 
(    ) Nesta técnica, o perito tem como objetivo definir e estabelecer o objeto da perícia, haja vista que nem sempre o objeto está claro para o usuário do serviço pericial.
(    ) O exame é a análise dos elementos constitutivos da matéria, que pode ser com relação a um elemento qualquer (uma pessoa, um documento, um móvel etc.). 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	II - I - III - II.
	 b)
	I - II - III - I.
	 c)
	III - I - II - III.
	 d)
	III - II - I - II.
	8.
	Na fase das Diligências do trabalho pericial, o perito nomeado pode identificar a necessidade de novos documentos para instruir a elaboração do laudo pericial contábil, oportunidade em que pode contatar o assistente técnico caso a parte o tenho contratado, ou mesmo algum representante da parte, para que lhe forneça os elementos necessários para dar continuidade às atividades periciais. Em concordância com a NBC TP 01, acerca do termo diligências, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) É o instrumento por meio do qual o perito solicita documentos, coisas, dados,bem como quaisquer informações necessárias à elaboração do laudo pericial contábil ou do parecer pericial contábil.
(    ) Caso ocorra a negativa da entrega dos elementos de prova ou para a colaboração na busca da verdade, é dever do perito solicitar providências cabíveis e necessárias, solicitando novas diligências, já que possui autonomia para se reportar ou não a quem o nomeou, contratou ou indicou. 
(    ) Determina que o perito deve observar os prazos a que está obrigado por força de determinação legal e, dessa forma, deve sempre mencionar o tempo máximo para o cumprimento da solicitação a que está obrigado o diligenciado.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V.
	 b)
	F - F - V.
	 c)
	V - V - F.
	 d)
	F - V - F.
	9.
	A produção da prova pericial pode ser expressa através de laudo pericial, parecer técnico e termo de audiência. O laudo e o parecer consubstanciam o trabalho pericial, nos aspectos de exposição e documentação, principalmente no propósito de expressar a opinião do perito do juízo ou do(s) assistente(s) sobre as questões formuladas nos quesitos. O termo de audiência registra os esclarecimentos pertinentes ao laudo e/ou parecer, arguição das partes e depoimentos de testemunhas. Dessa forma, quanto à apresentação do Laudo e do Parecer pericial contábil, analise as sentenças a seguir:
I- Os peritos devem elaborar o laudo pericial contábil e o parecer pericial contábil utilizando-se do vernáculo, sendo admitidas palavras ou expressões coloquiais, inclusive o uso de termos em outros idiomas, mesmo que não sejam comuns em tribunais judiciais ou extrajudiciais.
II- O laudo pericial contábil e o parecer pericial contábil devem contemplar o resultado final de todo e qualquer trabalho alcançado por meio de elementos de prova inclusos nos autos ou adquiridos em diligências que o perito-contador tenha efetuado, por intermédio de peças contábeis e quaisquer outros documentos, tipos e formas. 
III- O laudo pericial contábil e o parecer pericial contábil deverão ser escritos de forma direta, ajustados de acordo com as  necessidades dos julgadores e dos interessados e ao objeto da discussão.  
IV- O laudo pericial contábil e o parecer pericial contábil não devem conter documentos, coisas e/ou informações que possam levar à duvidosa interpretação, evitando a indução dos julgadores e interessados a erro.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a sentença IV está correta.
	 b)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	10.
	O trabalho do assistente técnico não perde as características de laudo à medida que emite juízo técnico ou defende tese ou critério técnico divergente do laudo pericial contábil oficial. Por este motivo, deve-se obedecer a algumas regras básicas. Neste sentido, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O resumo do laudo oficial sintetiza toda a matéria técnica tal qual consta do laudo pericial contábil gerado pelo perito judicial.
(    ) A vistoria consiste na verificação do documento redigido relativo ao objeto pericial concreto. Em outras palavras, é possível dizer que é apreensão do estado do objeto no momento do exame e seu testemunho na instância usuária.
(    ) O encerramento do parecer é realizado nos mesmos moldes do laudo pericial contábil. Poderá ser feita a juntada de anexos que tenha elaborado e documentos que tenha colhido.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - F.
	 b)
	V - F - V.
	 c)
	V - V - F.
	 d)
	F - F - V.
Prova finalizada com 10 acertos e 0 que
Parte inferior do formulário

Continue navegando