Buscar

Resumo NR-32

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Resumo da NR-32
A NR 32 define os padrões mínimos de segurança que devem ser adotados em todos os ambientes destinados a saúde, sejam hospitais, ambulatórios, clinicas, postos de atendimento, dentre outros locais destinados ao atendimento de pacientes, sendo a primeira norma desenvolvida no Brasil com o intuito de estabelecer as diretrizes básicas de segurança a serem adotados nos setores de trabalho. 
O setor da saúde é um dos setores que possuem os maiores índices de acidentes de trabalho, além da presença constante de riscos à saúde dos trabalhadores, tais como os riscos biológicos. 
Desta forma, é essencial a adoção das medidas de controle, coletivas e individuais, além da adaptação das condições do ambiente de trabalho aos requisitos propostos pela NR 32. 
Norma Regulamentadora 32 da Portaria 3.214 de 1978, é o conjunto de normas técnicas que devem ser seguidas no setor de saúde, visando garantir a saúde ocupacional e a segurança dos trabalhadores que atuam no setor de saúde – hospitais, clinicas, etc. 
Todos os hospitais, clinicas ou locais destinados a saúde, pública ou particular, deve adotar as medidas de segurança dos trabalhadores como prioridade máxima, pois o leve descuido pode causar consequências gravíssimas aos trabalhadores. 
Em casos aonde ocorra a exposição do trabalhador, seja de forma acidental ou incidental, a riscos de origem biológica, devem ser adotadas imediatamente as medidas de proteção, mesmo que não estejam previstas no PPRA ou outros programas de saúde ocupacional. 
Todos os locais que possuam a possibilidade de exposição aos agentes biológicos devem conter lavatório exclusivo para a higienização das mãos, provido de água corrente, sabonete líquido, toalha descartável e lixeira provida de sistema de abertura sem contato. 
Todos os trabalhadores devem utilizar de luvas apropriadas para a realização da sua atividade, porém, o uso não substitui o processo de lavagem das mãos, que deve ocorrer antes e depois do uso das mesmas. 
É de responsabilidade do empregador a higienização das vestimentas utilizadas nos centros cirúrgicos e obstétricos, serviços de tratamento intensivo, unidades de pacientes com doenças infectocontagiosas ou quando houver qualquer contato direto com material orgânico. 
O empregador deve assegurar que todos os trabalhadores recebam a devida capacitação antes do início das atividades, sendo que está deve ser adaptada a evolução do conhecimento e à identificação de novos riscos biológicos.

Continue navegando