Buscar

ANGIOSPERMAS BASAIS Edna

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Clarissa Santos Costa / 28268872
1. Quais a sinapomorfias da angiospermas?
As angiospermas são catacterizadas como plantas por possuirem flor e fruto apresentam uma maior diversidade de espécies 250 mil exemplos de angiospermas, podemos citar: a roseira, a mangueira, as orquídeas, o coqueiro, etc. as angiospermas são plantas vasculares que apresentam vasos condutores com sementes que apresentam como característica mais marcante a presença de flores e frutos a presença de fruto envolvendo a semente, esses frutos são formados a partir do desenvolvimento do ovário das flores após o processo de fecundação sendo importantes para o sucesso reprodutivo desse grupo de plantas pois atuam protegendo a semente e auxiliam na dispersão dessas estruturas.
 2. Descreva os processos que dão origem aos gametófitos masculinos e femininos de angiospermas. 
No interior do ovário é encontrados macroesporângios que correspondem ao óvuloacontece a meiose quatro megásporos haplóides, alguns sofrem três divisões nucleares nas quais surgem os gametófitos femininos chamados de saco embrionário, os sacos polínicos que correspondem a microesporângios são encontrados nos estames responsáveis pela produção de micrósporos, as células-mães em cada saco polínico sofrem meiose originando esporos haplóides, os esporos sofrem mitose formando grão de pólen que são os gametófitos masculinos.  
3. Qual é a estrutura do microgametófito maduroe do megagametófito maduro em angiospermas? Ilustre.
 4. Quais são as linhagens mais antigas das angiospermas denominadas angiospermas da grade basal? Caracterize-as. Como o saco embrionário dessas plantas se diferem daqueles presentes nas demais angiospermas ?
Sobre as plantas ancestrais das gimnospermas e angiospermas, as progimnospermas iram iniciaram sua jornada evolutiva, a ancestralidade das progimnospermas com as fanerógamas atuais se comprova pela presença de uma estrutura chamada câmbio vascular bifacial em outras palavras, é um tecido que produz xilema e floema secundário. Um detalhe interessante, porque o câmbio vascular bifacial só existe nas plantas produtoras de sementes, ou seja, gimnospermas e angiospermas, uma questão importante para a investigação da origem das angiospermas é que elas são monofiléticas. 
Essa monofilia pode ser justificada pelo grande número de similaridades que compartilham, pois é mais provável que essas similaridades tenham surgido a partir de um ancestral comum, do que independentemente em diversos grupos, para a procura da origem das angiospermas, os pesquisadores utilizam o registro fóssil, a morfologia comparada e a filogenia de grupos atuais e fósseis relacionados evolutivamente, com os estudos filogenéticos indicam uma origem mais antiga, entre 400–500 m.a., mas não existem evidências fósseis que comprovem uma origem anterior ao Cretáceo. 
 
5. Evolução da flor. Como eram as flores das primeiras angiospermas? Faça uma pesquisa e discorra sobre o assunto (Raven et al. 2014). 
As flores dos primeiros representantes das angiospermas eram, com grande probabilidade, bissexuais, porém flores unissexuais, surgiram muito cedo em diferentes grupos. O fato das primeiras flroes apresentarem um perianto pouco diferenciado logo deu espaço a pétalas e sépalas bem definidas. Ao mesmo passo que as angiospermas evoluíam, as relações com polinizadores especializados foram demonstrando uma especificidade cada vez maior. As quatro tendências a seguir são evidentes:
 – A partir de flores, com muitas ou poucas peças florais de número indefinido, as flores evoluíram para terem um número pequeno e definido de peças florais.
 – O número de verticilos florais reduziu-se de quatro, nas flores mais primitivas, para três, dois ou apenas um nas mais avançadas. O eixo floral foi encurtado, de maneira que o arranjo em espiral das peças florais deixou de ser visível. As peças florais muitas vezes se fundiram.
 – O ovário se tornou ínfero em lugar de súpero e o perianto se tornou diferenciado em cálice e corola.
 – A simetria radial (flores regulares) ou actinomorfa das flores mais antigas deu lugar à simetria bilateral (flores irregulares) ou zigomorfa em flores mais avançadas.
6. Evolução do fruto. Em sentido estrito, o fruto é um ovário maduro. Faça uma pesquisa e discorra sobre o assunto (Raven et al. 2014).
Os frutos são formados a partir do desenvolvimento do ovário após o processo de fecundação. Em alguns casos, outros tecidos, além do ovário, desenvolvem-se e formam partes carnosas. Nesse último caso, temos um fruto acessório, anteriormente chamado de pseudofruto, no fruto, é possível observar três importantes camadas, o exocarpo, o mesocarpo e o endocarpo. O exocarpo é a camada mais externa; o mesocarpo, a camada intermediária; e o endocarpo, a mais interna.
Os frutos podem ser classificados de várias formas. De acordo com sua origem, podem ser classificados em:
- Múltiplos - São aqueles formados a partir de uma inflorescência . Exemplo: Abacaxi.
- Agregados – São formados a partir de vários carpelos separados de uma única flor. Exemplo: morangos.
- Simples – Esse tipo de fruto é formado pelo carpelo de uma única flor e representa o grupo mais variável.
Os frutos simples, por sua vez, podem ainda ser classificados em:
- Carnosos - São aqueles frutos que se apresentam macios quando maduros. Exemplo: tomates e uvas. Os frutos carnosos podem ser classificados ainda em três tipos básicos: bagas, drupas e pomos.
- Secos deiscentes – São aqueles que se apresentam secos e lenhosos quando maduros e abrem-se para liberar a semente. Exemplo: Chichá.
- Secos indeiscentes – São aqueles que se apresentam secos e lenhosos quando maduros e mantêm as sementes dentro do fruto, mesmo depois de cair da planta-mãe. Exemplo: Arroz.

Outros materiais