Buscar

Modelagem_Dados

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O Conceito principal da Modelagem relacional vem da teoria de conjuntos (álgebra relacional) atrelado a ideia de não é relevante ao usuário saber onde os dados estão ou como eles se encontram, são representado por uma coleção de tabelas e relacionamentos (entidade/relação) é um conjunto de linhas (tuplas) uma lista de valores de atributos.
O Modelo entidade relacionamento proposto por Peter P. Chen pode ser melhor compreendido por uma teoria chamada de A lei do Mundo, teoria essa, que conceitua que o mundo está cheio de coisas que possuem características próprias e que se relacionam entre si. Sua análise da teoria pode ser dividida em três partes.
 O mundo está cheio de coisas, que possuem características próprias, e que se relacionam entre si.
Uma entidade ou objeto de dados é a representação genérica de um componente do mundo real, sobre o que desejamos armazenar informações. Entidade são coisas significativas sobre a qual a organização deseja guarda, ou seja, (coletar, manter e etc) dados podendo ser algo tangível ou intangível.
Atributo é tudo que se pode relacionar com a própria entidade, que de alguma forma a qualifique e a distinga de outras.
O relacionamento é a relação existente entre entidades, isto é a ligação logica entre duas entidades que representam uma regra ou restrição de negócio, possibilitando entender como uma entidade se comporta em relação as demais, ou, qual seu grau de dependência de outras entidades e qual a associação de dados existentes entre elas.
Um exemplo de relacionamento de bancos de dados relacional. 
Modelo Star Schema
Modelo NoSql, ou não relacional, um erro muito comum é quando dizem que os bancos de dados não relacionais não armazenam bem dados de relacionamento. Eles podem armazenar dados de relacionamento, mas apenas os armazenam de maneira diferente dos bancos de dados relacionais. De fato, muitos consideram a modelagem relacionamentos nos bancos de dados NoSQL mais fácil do que nos bancos de dados SQL, porque os dados relacionados não precisam ser divididos entre as tabelas.
Os modelos de dados NoSQL permitem por exemplo, que os dados relacionados sejam feitos em uma única estrutura de dados. Diferentemente dos bancos relacionais, a estrutura de dados não precisa ser definida previamente, portanto, em uma mesma “tabela” você pode ter dados com propriedades diferentes.
Existem diversos tipos de banco de dados não relacional, eles são categorizadas pela sua maneira de armazenamento de dados.
Abaixo segue tabela, com tipos de armazenamentos:
Cada vez mais empresas de pequeno, médio e grande porte utilizam banco de dados não relacionais para aplicações diversas, pois seu custo pode ser dimensionado para cada cliente, e pode ser facilmente escalonado e redimensionado conforme a necessidade, visto a alta disponibilidade de serviços no mercado, alocando suas informações em nuvem, caso o cliente necessite de uma banco relacional para modelagem dos dados, ele utilizam integração com um banco relacional por exemplo SQL server, criando modelagem analítica através das ferramentas e tecnologias disponibilizando as informações via Data Warehouse e cubos multidimensionais podendo ser consumido por ferramentas de self services BI como Excel, Power Bi entre outros. Gerando insights para tomada de decisão.

Outros materiais